quinta-feira, 2 de abril de 2020

Liga FIFUBO 2020 - Resumo do Primeiro Turno - 01/04/2020

Encerrado o primeiro turno da Liga FIFUBO 2020, é hora de fazer um balanço sobre tudo o que aconteceu na competição até agora. Parece brincadeira de primeiro de abril, mas é verdade. O primeiro turno foi realizado sem problemas e em tempo recorde!


Na segunda-feira, 30/03/2020, a FIFUBO encerrava o primeiro turno de sua Liga, com a conclusão da nona rodada em grande estilo, com o Superclássico das Américas que terminou com a vitória da Argentina sobre o Brasil, por 3x1. O campeonato começou em 01/02/2020, após o Torneio Início que começou em 25/01/2020 e se encerrou no dia seguinte.

De lá pra cá, as 9 rodadas apresentaram 36 jogos, com 114 gols marcados (média de 3,16 gols por jogo). O melhor ataque é o da Coreia do Sul e da Inglaterra, com 17 gols marcados cada (média de 2,125 por jogo) e a melhor defesa, da Alemanha, com 7 gols sofridos (média de 0,875 por jogo). Do outro lado, o pior ataque é o da Holanda, com 9 gols marcados (média de 1,125 por jogo) e a pior defesa, a da Argentina, com 19 gols sofridos (2,375). 49 jogadores já marcaram gols nesta edição e 68 atletas ainda não anotaram um gol sequer.

O equilíbrio da Liga é tal que, a cada rodada, a tabela sofria mudanças drásticas, num sobe e desce tremendo. Só para se ter uma ideia, dá para uma equipe saltar da sexta posição para a liderança em apenas uma rodada, pela classificação de hoje. Vamos ver, então, como cada equipe se saiu.

ALEMANHA – Em segundo na tabela, com 16 pontos (4 vitórias, 4 empates, 0 derrota, 14 gols marcados, 7 gols sofridos), os bávaros apresentaram uma regularidade impressionante, basta ver a igualdade entre vitórias e empates. Mesmo com o alto número de empates, conquista a vice liderança com autoridade e é a única equipe invicta na competição. Foi também a única equipe a vencer a líder Coreia do Sul, não só na Liga, mas também na FIFUBO até aqui. A disciplina tática é o principal trunfo alemão, que tem a melhor defesa da competição. O destaque da equipe é Thomas Muller. O camisa 13 já anotou 5 vezes no campeonato e é favorito ao prêmio de MVP da competição.

ARGENTINA – Em oitavo na tabela, com 4 pontos (1 vitória, 1 empate, 6 derrotas, 10 gols marcados, 19 gols sofridos), a albiceleste está muito longe do que dita sua tradição. A equipe não conseguiu se encontrar em campo, os jogadores deixam muitos espaços para os adversários jogarem e os homens de frente não se movimentam. Isso resultou na pior defesa da competição e no ataque pouco eficiente. Somente na última rodada veio a primeira vitória e em grande estilo (3x1 Brasil). Os argentinos esperam que esta vitória possa dar algum embalo no segundo turno para, numa grande arrancada, conseguir a classificação aos playoffs. O destaque da equipe é Carlos Tevez. O camisa 11 começou a Liga no banco e, com gols e boas atuações, virou titular absoluto. Já anotou 4 vezes.

BRASIL – Campeã do Torneio Início, a seleção canarinho veio como franca favorita ao título desta Liga. Mas algumas atuações irregulares foram vistas e, assim, a equipe terminou o turno na quarta colocação, com 12 pontos (3 vitórias, 3 empates, 2 derrotas, 13 gols marcados e 13 gols sofridos). As duas derrotas vieram nas duas últimas rodadas (0x2 Inglaterra e 1x3 Coreia do Sul), mas o saldo de gols zerado mostra que falta ao Brasil uma regularidade maior, um equilíbrio entre os setores. Cotado para ser artilheiro da competição, Ronaldo ainda não mostrou seu potencial e só fez 3 gols na competição. O destaque fica por conta de Denilson. O camisa 17 vem tendo atuações espetaculares, chama o jogo para si, já marcou 5 gols e se candidata a MVP da competição.

CAMARÕES – Candidatos a saco de pancadas, os Leões Indomáveis se tornaram uma das grandes surpresas da competição. O técnico Zlatko Dalic conseguiu dar algum padrão tático à seleção e o resultado é uma forma responsável de se jogar o futebol irresponsável camaronês. Camarões joga de contra ataque, com toques velozes. O futebol alegre irrita os adversários quando estes estão em desvantagem, forçando-os ainda mais ao erro. Isso ficou provado logo no primeiro jogo, quando venceram a França (2x1) e, dali, tiveram outras boas atuações. Camarões virou o turno em quinto lugar, com 11 pontos (3 vitórias, 2 empates, 3 derrotas, 13 gols marcados, 16 gols sofridos) e quer continuar jogando desta forma alegre, para tentar uma vaga nos playoffs. Com 5 gols e grandes atuações, o destaque da equipe é Louis Mfede. O camisa 10 é o armador da equipe, ajuda na organização do jogo e é um dos maiores responsáveis por Camarões jogar de pé em pé, envolvendo o adversário.

COREIA DO SUL – Grande sensação da Liga, os sul coreanos surpreendem a cada jogo. Os Tigres Asiáticos sabem variar o jogo, dependendo do adversário, e não se acanham diante de nomes de peso. A única derrota na competição veio em um jogo duríssimo contra a Alemanha (1x2) e, dali, os sul coreanos tiraram lições valiosas que lhes renderam mais pontos até virarem o turno na liderança, com 17 pontos (5 vitórias, 2 empates, 1 derrota, 17 gols marcados e 10 gols sofridos), além do melhor ataque da competição. O destaque da equipe é Jayeon. O camisa 10 sul coreano é um dos artilheiros da Liga, com 6 gols, e sério candidato a MVP do campeonato.

FRANÇA – A irregularidade é a marca francesa na competição. Favoritos ao título, os bleus iniciaram a Liga com uma surpreendente e dolorosa derrota (1x2 Camarões). Este revés trouxe muitas críticas, mas se seguiu a três vitórias impressionantes (2x0 Holanda, 1x0 Inglaterra e 3x0 Argentina) e a liderança. Os franceses estavam prontos para voos enormes, mas as quatro rodadas seguintes foram de derrota, culminando com um humilhante revés na última rodada (1x4 Alemanha). De líder, a França foi caindo até a sétima posição, com 9 pontos (3 vitórias, 0 empate, 5 derrotas, 10 gols marcados, 14 gols sofridos). A excelente forma física dos jogadores (a melhor da FIFUBO) não é acompanhada por uma formação tática eficiente, nem por boas jogadas. Mesmo assim, os franceses têm esperanças de um segundo turno melhor, principalmente nos pés de Zidane. O camisa 10 é o destaque da equipe na competição, um dos artilheiros (com 6 gols) e candidato a MVP.

HOLANDA – O saco de pancadas da competição até joga um futebol bonito, mas não se preocupa com a parte defensiva e, por isso, sempre perde seus jogos. A única vitória na Liga foi na quarta rodada (2x1 Argentina) e, dali, o que se viu foi um festival de derrotas que deixaram os laranjas na nona e última posição no campeonato, com 4 pontos (1 vitória, 1 empate, 6 derrotas, 9 gols marcados, 18 gols sofridos) e o pior ataque da competição. Zenden ainda é o melhor jogador de futibou de butaum do mundo e, com as boas atuações, vem sendo o destaque da equipe na Liga. Já marcou 3 gols.

INGLATERRA – Favoritos ao título, os Súditos da Rainha tiveram mais bons que maus momentos na competição, mas os maus momentos lhes custaram caro. Após boas vitórias sobre Camarões (4x0) e Holanda (3x1), pegavam uma França ainda desacreditada, amassaram o adversário o jogo inteiro e perderam por 0x1 na única vez que os adversários chegaram em seu gol. Mesmo assim, o English Team vem jogando bem e mostrando força, mas o empate na última rodada (1x1 Coreia do Sul) o fez terminar o turno em terceiro lugar, com 15 pontos (4 vitórias, 3 empates, 1 derrota, 17 gols marcados e 8 gols sofridos). A regularidade inglesa pode ser comprovada no fato de ter o melhor ataque e a segunda melhor defesa da competição. David Beckham e Peter Crouch vêm fazendo gols, mas o grande destaque da equipe é Joe Cole. O camisa 11 é um atleta excepcional, vem atuando quase como um terceiro atacante e sendo peça fundamental nos gols ingleses. Já anotou 3 vezes.

JAPÃO – Após o sucesso nos Mundiais de 2018 (campeão) e 2019 (vice), os Samurais vieram para esta Liga cercados de expectativas. Mas a realidade foi bem diferente. A equipe perdeu seus três primeiros jogos, sendo a derrota para os rivais sul coreanos (1x2) a mais dolorosa. Os Supercampeões demoraram a pegar um bom ritmo e, quando o fizeram, o campeonato já estava adiantado. A equipe terminou o turno na sexta colocação, com 11 pontos (3 vitórias, 2 empates, 3 derrotas, 11 gols marcados, 9 gols sofridos) e precisa recuperar o bom futebol para conquistar uma vaga nos playoffs no segundo turno. Após um começo ruim, a dupla Hyuga e Tsubasa começou a jogar, marcando 4 gols cada. Tsubasa vem se destacando mais, participando das jogadas ofensivas e servindo seus companheiros.

CLASSIFICAÇÃO

1º Coreia do Sul – 8 jogos, 17 pontos, 5 vitórias, 2 empates, 1 derrota, 17 gols pró, 10 gols contra;

2º Alemanha – 8 jogos, 16 pontos, 4 vitórias, 4 empates, 0 derrota, 14 gols pró, 7 gols contra;

3º Inglaterra – 8 jogos, 15 pontos, 4 vitórias, 3 empates, 1 derrota, 17 gols pró, 8 gols contra;

4º Brasil – 8 jogos, 12 pontos, 3 vitórias, 3 empates, 2 derrotas, 13 gols pró, 13 gols contra;

5º Camarões – 8 jogos, 11 pontos, 3 vitórias, 2 empates, 3 derrotas, 13 gols pró, 16 gols contra;

6º Japão – 8 jogos, 11 pontos, 3 vitórias, 2 empates, 3 derrotas, 11 gols pró, 9 gols contra;

7º França – 8 jogos, 9 pontos, 3 vitórias, 0 empate, 5 derrotas, 10 gols pró, 14 gols contra;

8º Argentina – 8 jogos, 4 pontos, 1 vitória, 1 empate, 6 derrotas, 10 gols pró, 19 gols contra;

9º Holanda – 8 jogos, 4 pontos, 1 vitória, 1 empate, 6 derrotas, 9 gols pró, 18 gols contra.

ARTILHARIA

1º Jayeon (Coreia do Sul) e Zinedine Zidane (França) – 6 gols;

3º Thomas Muller (Alemanha), Denilson (Brasil), Louis Mfede (Camarões), Joo Sung (Coreia do Sul) e Peter Crouch (Inglaterra) – 5 gols;

8º Carlos Tevez (Argentina), David Beckham (Inglaterra), Kojiro Hyuga (Japão) e Oliver Tsubasa (Japão) – 4 gols;

12º Ronaldo (Brasil), Roger Milla (Camarões), Kazuo Tachibana (Coreia do Sul), Boudewijn Zenden (Holanda) e Joe Cole (Inglaterra) – 3 gols;

17º Mario Goetze (Alemanha), Miroslav Klose (Alemanha), Lionel Messi (Argentina), Lucas Alario (Argentina), Rivaldo (Brasil), Cyrille Makanaki (Camarões), Stephane Guivarch (França), Thierry Henry (França), Marc Overmars (Holanda), Michael Owen (Inglaterra) e Wayne Rooney (Inglaterra) – 2 gols;

28º Bastien Schweinsteiger (Alemanha), Lukas Podolski (Alemanha), Marco Reus (Alemanha), Toni Kroos (Alemanha), Angel Di Maria (Argentina), Ignácio Scocco (Argentina), Alex (Brasil), Kleberson (Brasil), Emile Mbouh (Camarões), Jean Claude Pagal (Camarões), Kana Biyik (Camarões), Hajime Taki (Coreia do Sul), Hanji Urabe (Coreia do Sul), Lee Young-Um (Coreia do Sul), Dennis Bergkamp (Holanda), Edgar Davids (Holanda), Patrick Kluivert (Holanda), Triton (Holanda), Wayne Bridge (Inglaterra), Jun Misugi (Japão), Shun Nitta (Japão) e Taro Misaki (Japão) – 1 gol.

NOTAS RÁPIDAS

  • Com o final do turno, a Liga dá uma pausa. Nos dois próximos finais de semana, a FIFUBO apresentará a Copa Olé 2020, com a presença dos times argentinos e valendo uma vaga na Supercopa FIFUBO contra o Imperatriz (campeão da Copa 3 Corações) em dezembro.
  • Encerrada a Copa Olé, as seleções voltam a campo para o Mundial de Futibou de Butaum 2020. Após o Mundial, a Liga volta para o seu returno e para os playoffs. O campeão do Mundial enfrenta o campeão da Liga na Supercopa Mundial em dezembro.
  • Ao final da Liga, será disputado o All Star Game, entre o time campeão e a seleção do campeonato, seguindo os moldes que a FIFUBO aplica desde a criação de sua Liga.
  • Não está descartada a aquisição de novas seleções ainda em 2020. Mas, com a Liga em andamento e o Mundial se avizinhando, não será possível que a(s) nova(s) equipe(s) jogue alguma competição oficial este ano. Se o calendário correr tranquilo como foi até agora, é capaz de as competições se encerrarem bem cedo e, com isso, as equipes poderão jogar torneios extraoficiais, onde qualquer um pode participar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!