domingo, 19 de abril de 2020

Mundial de Futibou de Butaum 2020 - Segunda Rodada - Grupos A e B - 19/04/2020

O domingo de céu parcialmente coberto e temperatura agradável foi um dia santo. Nesta data de 19 de abril comemoramos o dia de Santo Expedito, que veio abençoar o Imperatriz Arena vazio para mais uma rodada do Mundial de Futibou de Butaum 2020. Vamos conferir os jogos dos grupos A e B!


ALEMANHA 2x0 FRANÇA

Quarta colocada em 2018 e quinta no último Mundial, a Alemanha vem para a disputa deste ano esperançosa de uma boa campanha. A estreia é contra uma equipe difícil, mas que lhes traz boas lembranças. Na Liga, a Alemanha goleou por 4x1 e é neste retrospecto que os comandados de Lothar Matthaus se apegam, para evitar uma finalização precoce do grupo A. Isso pode ocorrer porque a França apresentou o melhor futebol da primeira rodada e derrotou o Japão por 3x0. Com isso, se vencerem hoje já garantem a vaga nas semifinais. O técnico José Mourinho pede a seus atletas que partam para cima dos adversários e garantam logo a vaga.

Quem vê o placar não sabe o que foi o jogo. A França dominou a partida inteira e a Alemanha se trancou na defesa, em busca dos contra ataques. Guivarch e Henry tinham várias opções para concluir, com Zidane, Deschamps e Lizarazu apoiando o ataque constantemente. Os franceses promoveram um autêntico bombardeio ao gol alemão e viram Neuer se desdobrar para impedir o gol rival. A Alemanha só tinha conseguido concluir uma vez, aos 3 minutos, quando Klose acertou o travessão de Barthez.

A França pressionou tanto e não conseguiu o gol, que fez valer aquela máxima do "quem não faz, leva". Na única jogada em que falhou, tomou o primeiro gol. Eram 9 minutos, quando Thuram foi para o domínio de bola, se assustou com a presença de Kroos e acabou saindo pela linha lateral. Kroos cobrou rápido o lateral nas costas de Thuram. Podolski invadiu a área e chutou cruzado na saída de Barthez, fazendo Alemanha 1x0.

No intervalo, Matthaus não hesitou em tirar os dois melhores jogadores do time. Sacou Thomas Muller e Miroslav Klose para colocar Julian Draxler e Mario Goetze. José Mourinho não perdoou o erro de Thuram e o sacou, junto com Guivarch, para colocar Pires e Trezeguet.

A França continuou dominando a partida. Com as mudanças, Djorkaeff foi para a lateral direita e virou ponta, assim como Lizarazu fazia pelo outro lado. Pires entrou na meia esquerda e, com Deschamps indo para a direita, formou um trio armador ofensivo com Zidane. Trezeguet entrou pelo lado direito do ataque e se movimentou bastante, dialogando com Henry. Os bleus promoveram um autêntico bombardeio ao gol de Neuer, que tampou a meta e não deixou nada passar. E aí veio a máxima de novo...

Aos 9 minutos, Djorkaeff fez ótima jogada pela direita e cruzou para Henry cabecear torto e mandar longe do gol. Neuer cobrou o tiro de meta para Draxler na meia direita, o camisa 14 levantou a cabeça e viu Podolski livre na ponta esquerda. Com um belo lançamento, encontrou o camisa 10 no bico da área. Podolski driblou Desailly para entrar na área e chutar por cima, vencendo Barthez e marcando Alemanha 2x0.

Destaque do jogo: Manuel Neuer. Podolski fez os dois gols da equipe e decretou a vitória, mas esta só aconteceu graças à tarde iluminada do goleiro alemão. Neuer foi bombardeado pelo ataque francês por tudo quanto foi lado. Se esticou de todas as formas, se posicionou bem, foi um gigante e fez defesas incríveis, saindo de campo como o grande nome do jogo.

ARGENTINA 2x1 INGLATERRA

Quarta colocada no último mundial, a seleção da Argentina é um barril de pólvora em constante explosão. A péssima campanha na Liga é complementada pela troca no comando da equipe, já acertada mas pronta só para depois do Mundial. Como cereja no bolo, a comissão técnica atual se recusa a fazer a transição para a que virá, aumentando ainda mais as brigas internas na equipe para a estreia no Mundial. A Inglaterra pode não conseguir a vaga hoje, mas já eliminar a Argentina. Após o empate em 1x1 com o Brasil, o técnico Alex Ferguson ficou satisfeito com o rendimento da equipe no segundo tempo e pediu aos seus jogadores que dominem desde o início, para não dar chances aos rivais.

Mas não foi isso que aconteceu. A Argentina parecia estar jogando uma final, enquanto a Inglaterra era apática. Conca e Messi armavam o jogo e ocupavam o campo de ataque, atuando em todos os cantos e distribuindo o jogo para Tevez e Alario tentarem a conclusão. A Inglaterra tentava sair, mas Owen e Rooney não se entendiam e, pior, começavam a discutir.

O primeiro gol veio aos 2 minutos, após uma conclusão de Tevez ser espalmada por Robinson para lateral. Messi cobrou para Conca nas costas da defesa, dentro da área. O camisa 8 recebeu no pé esquerdo, viu Paul Robinson sair e deu um toque de categoria, por cima do goleiro, para fazer Argentina 1x0.

No intervalo, Carlos Bianchi percebeu que Di Maria atuava muito defensivamente e o sacou, colocando Kranevitter para reforçar a marcação. Tirou, também, Alario. Entrou Scocco, para formar um ataque mais veloz. Alex Ferguson tirou Ashley Cole e Wayne Rooney, colocando Jamie Carragher e Peter Crouch em seus lugares. Carragher faria a lateral direita e Wayne Bridge, a esquerda.

As mudanças de Ferguson deram resultado logo de cara. Na saída de bola, Owen fez o "toca y me voy" com Peter Crouch, recebeu de volta na meia direita e atraiu a marcação. Com um passe pelo meio da zaga, encontrou Crouch livre. O camisa 15 aproveitou-se do fato de que Abbondanzieri estava mal colocado e chutou no canto. Quando o goleiro quis ir, já era tarde: Inglaterra 1x1.

A entrada de Crouch melhorou muito a seleção inglesa. Owen finalmente tinha com quem dialogar e, embora Lampard e Joe Cole não estivessem bem, Beckham e Gerrard assumiram a armação e fizeram um ótimo jogo. Mas a Inglaterra deixava espaços na defesa e a Argentina jogava bem.

Aos 5 minutos, Crouch pegou uma bola e tocou a Joe Cole na esquerda. Mas o camisa 11 estava lento e foi desarmado por Mercado. O camisa 2 tocou a Messi no meio e o camisa 10 viu Tevez livre na direita. O lançamento foi perfeito, Tevez recebeu e viu Terry sair para lhe bloquear. Com um passe para o meio, Tevez encontrou Kranevitter livre. Da meia lua, o camisa 5 chutou rasteiro e mandou no canto de Paul Robinson, para fazer Argentina 2x1.

Aos 9 minutos, ocorreu um lance polêmico. Messi tentou passar para o campo de ataque e atingiu Gerrard e Beckham. O árbitro Carlos Eugênio Simon entendeu que ele acertou Gerrard primeiro, marcando então a falta dupla e lhe aplicando o cartão amarelo. Como já tinha recebido uma advertência aos 3 minutos, o segundo cartão amarelo lhe rendeu o vermelho e, assim, a Argentina ficou com um a menos.

A Inglaterra não teve forças para reagir e o jogo terminou assim. Mas, tão logo o árbitro apitou o final do jogo, os jogadores argentinos partiram para cima dele. O policiamento foi acionado e o clima esquentou, principalmente porque o auxiliar, Anderson Daronco, enfrentou alguns jogadores argentinos. Confusão formada, repórteres foram empurrados por policiais e a dupla de arbitragem foi escoltada até o vestiário.

Destaque do jogo: Dario Conca. Assim como Messi, o camisa 8 fez uma partida incrível. Recebeu daquele a bola para fazer o primeiro gol e participou ativamente das jogadas de ataque de sua equipe. Leva o prêmio porque, ao contrário de Messi, conseguiu terminar o jogo e, agora, os torcedores esperam que ele repita a atuação contra o Brasil, para levar a Argentina às semifinais.

NOTAS RÁPIDAS
  • A segunda rodada do Mundial termina no próximo sábado, com Camarões x Holanda, ocasião em que também se inicia a terceira e última rodada do grupo A, com Japão x Alemanha.
  • Com a derrota, a Inglaterra é a primeira eliminada do Mundial, já que não pode mais alcançar França ou Alemanha como melhor segundo colocado.
  • O TJB foi acionado logo após o final do jogo, julgou e absolveu o árbitro Carlos Eugênio Simon e o auxiliar Anderson Daronco. Os auditores entenderam que o segundo cartão amarelo a Messi era questão interpretativa e, por isso, não poderiam puni-los por isso.
  • A FIFUBO, no entanto, emitiu uma nota sobre a confusão no final do jogo, reproduzida logo abaixo:
FIFUBO - NOTA DE ESCLARECIMENTO
 Em virtude da confusão ocorrida ao final do jogo entre Argentina e Inglaterra, pelo Mundial de Futibou de Butaum 2020, a FIFUBO vem a público para prestar esclarecimentos.
A Federação lamenta o ocorrido, em uma situação onde o árbitro interpretou que o atleta Lionel Messi atingiu dois adversários antes da bola e, por isso, recebeu o segundo cartão amarelo, sendo expulso na sequência. Tratou-se de um lance de responsabilidade do árbitro, que é livre para entender e aplicar a regra. Por este motivo, a FIFUBO dá total apoio à conduta dele no lance.
O que a Federação lamenta é a conduta dos atletas e técnico da seleção da Argentina após o apito final do jogo, partindo para cima do árbitro e cobrando explicações, contrariando a recomendação do Regulamento Geral de Competições, de procurar o TJB para cobrar uma punição ao árbitro. Tal ato é totalmente repudiado pela Federação, que buscará explicações da Federação Argentina e estudará a aplicação de uma sanção à mesma.
Também é lamentável a conduta do auxiliar Anderson Daronco, de procurar o enfrentamento com os jogadores argentinos. A conduta dele foi analisada pelo TJB, que decidiu por sua absolvição, mas totalmente condenável pela FIFUBO, que cobra explicações e um pedido de desculpas por parte do setor de arbitragem da Federação até o próximo jogo.
Com relação à conduta de seus seguranças, a FIFUBO informa que os responsáveis pela agressão a jornalistas que faziam a cobertura é inadmissível e que tomará as devidas providências para que os culpados sejam punidos. A Federação também informa que está buscando uma nova equipe para fazer a segurança dos árbitros e jogadores. 
Mais uma vez, a FIFUBO pede desculpas aos seus torcedores, por esta situação triste, que manchou uma bela partida de seu Mundial. Certa de que este é um fato isolado, a Federação deseja que o restante da competição seja disputado dentro dos limites legais do esporte e que o espetáculo prevaleça.
Gabriel Batistuta - Presidente da FIFUBO. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!