segunda-feira, 6 de abril de 2020

Copa Olé 2020 - Quartas de Final - 06/04/2020

A segunda-feira trouxe um lindo dia de céu azul, uma temperatura agradável e um ventinho delicioso. O dia estava perfeito para os torcedores irem ao Imperatriz Arena, para a conclusão das quartas de final da Copa Olé 2020. Mas a quarentena obriga os jogos a serem com portões fechados e o público perde a chance de ver grandes jogos. Mesmo assim, tivemos jogos e gols, muitos gols!


RIVER PLATE 4x1 ESTUDIANTES

O terceiro maior campeão da FIFUBO (11 títulos) vem a campo para tentar acabar com o jejum de conquistas. Em 2018 e 2019, o River não conseguiu levantar uma taça sequer, a despeito de sua linda arrancada na Liga 2019, quando ficou com o vice campeonato. O técnico Francescoli alerta seus jogadores de que qualquer deslize pode significar o último jogo da equipe no ano e pede atenção total para o River continuar no caminho de um título que só conquistou em 2017. O Estudiantes não teve o mesmo passado glorioso que seus rivais. Sua fase mais memorável foi o excelente Clausura de 2017, quando foi vice campeão ao perder para o mesmo River na final. O técnico Cristaldo quer atenção ao toque de bola rival e ataques em velocidade pelos lados do campo.

O Estudiantes começou bem o jogo, com Verón e Leandro Benítez rondando a área do River, mas foi só a bola ser recuperada e saiu o primeiro gol. Após bom passe de Benítez para Verón, José Maria Paz roubou-lhe a bola e inverteu para Placente. O camisa 3 foi ao meio de campo tabelando com Almeyda e ao ataque, em tabela com Ortega. Com um bom passe, deixou o camisa 10 livre no bico da área. Ortega invadiu a área em diagonal e, com um lindo toque de cobertura, jogou por cima de Andujar para fazer River 1x0 logo a um minuto.

A equipe de Nuñez continuava bem no jogo, tocando a bola de pé em pé e desperdiçando oportunidades. Mas se abria demais e parecia esperar o empate. E ele veio aos 6 minutos, após Ortega cruzar para a área e Rodrigo Braña afastar. A bola sobrou na direita para Angeleri, que tocou a Desábato no meio de campo. O zagueiro se lançou ao ataque e abriu na direita para Gastón Fernandez. Com a bola nos pés do artilheiro do time, o River partiu para a marcação, mas Gastón devolveu a Desábato, que correu para a área. O camisa 3 recebeu e tocou na saída de Carrizzo para fazer Estudiantes 1x1, em uma linda jogada de elemento surpresa.

No intervalo, Francescoli tirou Barrado e Buonanotte para colocar Ponzio e Funes Mori. Cristaldo sacou Rodrigo Braña e Boselli para colocar Mathias Sanchez e Hernan Rodrigo Lopez.

As mudanças de Francescoli foram cirúrgicas, melhorando o River consideravelmente. Gastón Fernandez tentava infernizar a vida dos defensores millonarios, mas a entrada de Ponzio cobriu o buraco deixado na defesa e o River não foi mais incomodado. Com isso, Gallardo pôde se mandar para o ataque e formar um quarteto ofensivo com Funes Mori, Trezeguet e Ortega que abria a defesa do Estudiantes e voltava ao meio para fuzilar o gol adversário.

Aos 4 minutos, Ponzio interceptou mais uma bola e tocou a Almeyda, que abriu na esquerda para Funes Mori. Trezeguet correu para a área e atraiu a marcação, então Funes Mori rolou no meio para Gallardo, que entrou livre. Da meia lua, o camisa 11 virou o pé na última hora e acertou o canto de Andujar, fazendo River 2x1.

O Estudiantes tentou empatar, mas o sistema defensivo do River estava intransponível. Aos 7 minutos, Ponzio desarmou Gastón Fernandez novamente e tocou a Almeyda na cabeça de área. O camisa 5 tocou a Gallardo no meio, que tabelou com Funes Mori na intermediária de ataque. Próximo à área, Gallardo tocou a Trezeguet que, de costas pro gol, fez a proteção e devolveu a Gallardo, na esquerda da meia lua. O camisa 11 recebeu, olhou o posicionamento do goleiro e deu um lindo toque de cobertura para fazer River 3x1.

O show de Gallardo no segundo tempo era fruto das mudanças do River, mas também da sua imensa categoria. O camisa 11 flutuava do meio para a frente por todos os cantos e aparecia para concluir. Já tinha feito um gol pela esquerda e outro pelo meio, faltando apenas fazer um pelo lado direito para coroar sua grande tarde. E este gol veio aos 9 minutos, em outra tabela espetacular que fez com Trezeguet. O camisa 7 recebia, trazia para o meio para atrair a marcação e abria de volta a Gallardo. Desta vez, ele recebeu na direita, invadiu a área em diagonal, viu Andujar sair desesperado do gol e deu um lençol sensacional para dar números finais ao confronto: River 4x1.

BOCA JUNIORS 3x1 SAN LORENZO

O Boca é um time talentoso, mas que vive às voltas com problemas de relacionamento e, aqui, não foi diferente. O goleiro Abbondanzieri só se apresentou à equipe na hora do jogo. A equipe entrou em campo descontente com a atitude do goleiro e o clima azedou justo na estreia do torneio que o Boca só conquistou em 2011. Por sorte, do outro lado vem um San Lorenzo totalmente desanimado, que mostra abertamente estar aqui só por figuração.

Os jogadores resolveram deixar pra lá as atitudes de seu goleiro e focaram no jogo, que executaram muito bem na partida. Desde o início, a equipe jogou verticalmente, de pé em pé, com os jogadores chegando no campo de ataque e desperdiçando chances. O San Lorenzo não reagia. O gol era questão de tempo.

E ele veio aos 4 minutos, em uma ótima trama que começou lá atrás com Schiavi, passou por Serna e Cagna no meio de campo e chegou a Riquelme no campo de ataque. O camisa 10 avançou com a bola dominada e passou no meio da defesa, encontrando Palermo livre dentro da área. O camisa 9 ajeitou para o pé esquerdo e chutou com força. A bola bateu no travessão e morreu no fundo do gol de Migliore: Boca 1x0.

Mas o Boca é assim. Quando a equipe está bem, sempre tem alguém para pôr tudo a perder e, como dito no início do jogo, o escolhido da vez era Abbondanzieri. O San Lorenzo deu a saída aos 5, com Romagnoli fazendo o "toca y me voy" com Piatti, que lhe devolveu meio na fogueira. A bola, próxima da entrada da área, estava no meio do caminho entre Romagnoli e Arruabarrena. O camisa 10 percebeu que Abbondanzieri não acreditava numa conclusão perigosa e, com isso, ficou adiantado, sem se preocupar em fechar o ângulo. Aquilo era o combustível que Romagnoli precisava para correr e dividir com Arruabarrena. O camisa 10 chutou a bola no pé do adversário, a bola subiu, encobriu Abbondanzieri e morreu no fundo das redes. Enquanto Romagnoli batia no peito, apontava ao chão e fazia a taunt da Paloma, o resto do time queria agredir o goleiro: San Lorenzo 1x1.

No intervalo, Falcioni tratou de acalmar os ânimos. Tirou Basualdo e Schelloto para colocar Battaglia e Palacio, enquanto Nilson colocava o San Lorenzo para a frente. Tirou Johnathan Ferrari e Raul "Pipa" Estevez para colocar Buffarini e Bordagaray.

O San Lorenzo voltou com mais peças ofensivas, mas Falcioni foi bem nas mudanças, reforçando a marcação e colocando sangue novo na frente. O Boca se reequilibrou, colocou a bola no chão e arrancou para a virada.

Aos 5 minutos, Battaglia roubou a bola de Bordagaray e tocou a Cagna na meia direita. O camisa 8 inverteu para Riquelme na meia esquerda e o camisa 10 avançou tabelando com Palermo. Os dois foram trocando passes e costurando a defesa adversária. Próximo da área, Riquelme correu com a bola para o meio e atraiu a marcação. Fingindo o chute, o camisa 10 deu um corte para fora e tocou a Palermo, que invadiu a área e chutou forte na saída de Migliore, fazendo Boca 2x1.

O gol fazia jus ao maior talento da equipe de La Boca. O San Lorenzo não fez mais nada no jogo e o time xeneize tocou a bola para gastar o tempo. Já nos acréscimos, uma troca de passes envolvendo Escudero, Serna, Ibarra, Riquelme e Palacio chegou ao campo de ataque, com os dois volantes do Boca tabelando. Cagna correu pela ponta direita, fez que ia chutar e viu Luciatti correr para lhe bloquear. De última hora, o camisa 8 fez um passe para dentro da área e encontrou Battaglia livre. O camisa 12 só teve que tocar na saída de Migliore para levar o Boca às semifinais: 3x1.

NOTAS RÁPIDAS
  • Em sorteio realizado na Federação após os jogos, ficou decidido que as semifinais serão Boca Juniors x Independiente e River Plate x Velez Sarsfield.
  • Os jogos dependerão da quarentena da Páscoa. As semifinais podem ocorrer na sexta ou no sábado e a final será no dia seguinte.
  • Dois jogadores do River alcançaram milestone na rodada. Ao abrir o marcador contra o Estudiantes, Ortega chegou a 60 gols com a camisa millonaria. Já o segundo gol de Gallardo foi o de número 90 dele com a camisa do River, abrindo a contagem regressiva para o centésimo gol, o que faria o River ser a primeira equipe da FIFUBO a ter dois jogadores com tal marca, já que Trezeguet tem 133 gols anotados.
  • A FIFUBO também prepara uma grande revolução em seus campeonatos. Os times do Estudiantes, Huracán e San Lorenzo serão postos à venda e a Copa Olé 2021 passará a ter os times brasileiros do CROL, Imperatriz e Vasco em seus lugares.
  • Outra mudança já consolidada, independente da venda dos times acima citados, é na Copa 3 Corações. A competição voltará a ser triangular, com a entrada do River. Assim, aumentam as chances de termos um tríplice coroado a partir de 2021.
  • A vaga aberta pelos três times argentinos será preenchida por seleções, que irão engrandecer o Mundial e farão uma mudança também na Liga. Mas isso só será revelado quando (e se) conseguirmos as seleções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!