sábado, 18 de abril de 2020

Mundial de Futibou de Butaum 2020 - Primeira Rodada - Grupos B e C - 18/04/2020

Sábado de céu entre nuvens, Imperatriz Arena ainda vazio e dia de Mundial de Futibou de Butaum. Os grupos B e C fizeram seus jogos e encerraram a primeira rodada da fase de grupos. Vamos ver as estreias deste sábado!


BRASIL 1x1 INGLATERRA

Atual campeão mundial, o Brasil vem como favorito a mais uma conquista, mas tem um teste difícil. Enfrenta uma equipe que o derrotou recentemente na Liga (0x2) e que protagonizou um dos maiores jogos da História da FIFUBO, no empate em 3x3 no Mundial de 2018. Para passar pelo difícil adversário, Dorival Junior treinou os armadores bem próximos dos atacantes, para furar as linhas de 4 que os ingleses formam e tanto dificultam o drible. A Inglaterra quer, enfim, mostrar que pode disputar títulos. Em 2018, como favorita ao título mundial, terminou com um decepcionante terceiro lugar. Em 2019, mais favorita ainda, deixou a soberba tomar conta e foi eliminada na primeira fase, acabando em um humilhante sétimo lugar. O técnico Alex Ferguson aposta em um ataque leve, de toque de bola e velocidade, com Owen e Rooney.

As duas seleções protagonizaram mais um grande jogo. O Brasil dominou o primeiro tempo, graças à estratégia treinada por Dorival Junior. Rivaldo e Alex atuaram no campo de ataque o jogo inteiro e deram mais opções a Denilson e Ronaldo. A Inglaterra tinha dificuldades em criar, pois os brasileiros montavam uma boa defesa e não saíam muito de suas posições.

O primeiro gol veio aos 8 minutos, quando Denilson cobrou lateral para a área, buscando Ronaldo. O camisa 9 não conseguiu dominar bem, ficou de costas pro gol e percebeu Paul Robinson saindo para bloquear. Assim, ao invés de tentar o giro, Ronaldo rolou atrás, para Rivaldo. O camisa 10 virou o pé e acertou o canto aberto de Robinson, fazendo Brasil 1x0.

No intervalo, Dorival Junior tirou Zé Roberto e Alex para colocar Roque Junior e Ronaldinho. Embora Alex estivesse muito bem, já começava a dar sinais de cansaço. Já a saída de Zé Roberto se deu para reforçar a marcação, pois os ingleses viriam com chumbo grosso no segundo tempo. Alex Ferguson viu que sua defesa era massacrada pelo rival e, por isso, resolveu reforçar a marcação tirando Wayne Bridge para colocar Jamie Carragher. No ataque, tirou Michael Owen (que não produziu nada) para colocar Peter Crouch. Viria com o jogo aéreo no segundo tempo!

As mudanças de Ferguson melhoraram muito sua seleção. A Inglaterra teve muito mais volume de jogo, com Crouch se movimentando pelo campo de ataque e preocupando os zagueiros brasileiros. Mais recuado, Rooney criava as jogadas e tinha a companhia de Joe Cole e Beckham pelas pontas e Lampard e Gerrard pelo meio. Ronaldinho, novamente, não entrou bem. O Brasil perdeu poder de armação e ainda sofreu um golpe duríssimo, quando Edmilson fez uma falta tripla no meio de campo e foi expulso pelo árbitro Daniel Pomeroy, aos 4 minutos.

A expulsão obrigou Dorival a fazer uma mudança tática na equipe. Denilson foi recuado para o meio de campo e deixou Ronaldo isolado no ataque. O Brasil teria Kleberson como único volante e uma linha de três mais à frente, com Ronaldinho na direita, Rivaldo no meio e Denilson na esquerda. Não funcionou e a Inglaterra amassou os adversários em busca do empate.

O gol só veio aos 7 minutos, após um passe errado de Ronaldinho para Ronaldo. Lampard ficou com a bola e tocou a Gerrard na meia esquerda. O camisa 4 abriu na ponta para Joe Cole, que avançou até o campo de ataque e rolou a Rooney no meio. O camisa 9 partiu com a bola em velocidade, driblou Lucio e, da entrada da área, chutou rasteiro para vencer Carlos Germano e fazer Inglaterra 1x1.

Destaque do jogo: Rivaldo. Mesmo com a Inglaterra jogando melhor e o Brasil inoperante no segundo tempo, foi o camisa 10 brasileiro quem se destacou. Com um bom primeiro tempo, levou a equipe à frente e fez o gol de sua seleção. No segundo tempo, todo o time caiu na mediocridade, mas só não perdeu porque Rivaldo soube controlar a partida.

COREIA DO SUL 3x2 HOLANDA

Medalhista de bronze no Mundial 2019, líder da Liga e jogando um futebol incrível, a Coreia do Sul é uma das grandes favoritas ao título deste ano. Os Tigres Asiáticos ainda deram sorte de cair no grupo mais fácil e pegam logo de cara uma seleção desanimada. A Holanda não consegue engrenar nunca. Em dois mundiais, jamais conseguiu passar da primeira fase e nunca venceu. Em 2018, terminou na penúltima posição e, em 2019, foi último. Na Liga não é diferente, figurando em nono e último lugar. A vitória sul coreana é pule de dez.

Com tantas facilidades, não é de se admirar que a Coreia do Sul dominasse o jogo desde o pontapé inicial. Os asiáticos trocavam passes, se espalhavam em campo e iam se sentindo cada vez mais à vontade para construir uma vitória que se avizinhava fácil.

O primeiro gol veio aos 2 minutos, após Wakashimazu cobrar tiro de meta para Kazuo Tachibana na meia direita. O camisa 8 esticou a bola para Joo Sung na ponta e viu o camisa 9 ir á linha de fundo e cruzar para a área. Lee Young-Un apareceu para cabecear de frente e vencer Van Der Sar, fazendo Coreia do Sul 1x0.

A facilidade em chegar à área adversária era um problema, pois os sul coreanos logo sentiram que poderiam golear quando quisessem e passaram a jogar de forma displicente. O técnico Kozo Kira deu uma bronca da beira do campo, pedindo concentração, pois eles estão disputando um Mundial, não uma partida amistosa.

A reclamação deu certo e os sul coreanos se concentraram para ampliar o marcador, desperdiçando algumas boas oportunidades. O segundo gol veio só aos 8 segundos, após Stam tentar dominar a bola na entrada de sua área e tocar com a mão na mesma. O árbitro Chris Kavanagh marcou falta em dois lances, que Jayeon rolou para Kazuo Tachibana. O camisa 8 só pisou na bola e Jayeon já veio batendo no ângulo oposto de Van Der Sar, em um gol parecido com o que Raí fez no Mundial Interclubes de 1992: Coreia do Sul 2x0.

No intervalo, Kozo Kira não perdoou a leniência de alguns atletas. Sacou Masao Tachibana e Joo Sung para colocar Kishida e Taki. Johan Cruyff tirou Van Bronckhorst e Seedorf para colocar Triton e Jordi Cruyff.

A entrada do filho do treinador era tudo o que a Holanda precisava para voltar ao jogo. Logo aos 30 segundos, Zenden fez o "toca y me voy" com Jordi Cruyff e recebeu na medida, pela intermediária direita de ataque. A bola caiu no seu pé esquerdo, ele rolou para dentro e desferiu um ótimo chute, para fazer Holanda 1x2.

As mudanças melhoraram o time europeu, que tinha uma equipe mais bem postada defensivamente e um Jordi Cruyff organizando o jogo. Assim, Zenden podia encostar nos atacantes, enquanto Bergkamp e Overmars podiam criar pelas pontas para Kluivert concluir. Mas a Coreia do Sul domina a FIFUBO atualmente e não é à toa. Foi só perceberem que os holandeses estavam melhores em campo e já tomaram as rédeas da partida novamente.

Aos 3 minutos, Wakashimazu interceptou um cruzamento e mandou para Jayeon na cabeça de área. O camisa 10 avançou com a bola dominada, driblando seus adversários. Com um bom passe para a ponta direita, encontrou Taki livre. O camisa 13 invadiu a área em diagonal e chutou na saída de Van Der Sar, fazendo Coreia do Sul 3x1.

A partir dali, os asiáticos descansaram, com a vitória garantida. Os holandeses tiveram espaço para trabalhar e começaram a incomodar bastante o gol de Wakashimazu. De tanto tentarem, conseguiram o segundo gol aos 8 minutos. Zenden cobrou córner da direita, Bergkamp subiu mais que Akai Tomeya e Sano, cabeceando no alto e vencendo Wakashimazu: Holanda 2x3.

Os europeus ainda tiveram chance de empatar, mas o goleiro sul coreano defendeu bem. Depois disso, os asiáticos tocaram a bola e esperaram o final do jogo.

Destaque do jogo: Jayeon. Zenden e Kazuo Tachibana fizeram um ótimo jogo, mas cada um em um tempo. Jayeon foi brilhante o jogo todo. No primeiro tempo, atuou mais recuado e deixou Kazuo armar. Mas apareceu na frente também e fez um lindo gol. No segundo tempo, deu o passe para o gol de Taki e usou sua habilidade para abrir a defesa holandesa.

NOTAS RÁPIDAS
  • A primeira rodada da fase de grupos se encerrou, mas a segunda rodada já ocorre neste domingo, com Alemanha x França e Argentina x Inglaterra.
  • O jogo que encerra a segunda rodada (Camarões x Holanda) só ocorre no próximo sábado, quando também se encerra o grupo A, com o jogo entre Japão e Alemanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!