segunda-feira, 30 de março de 2020

Liga FIFUBO 2020 - Nona Rodada - 30/03/2020

Segunda-feira, finalzinho de março. A nona rodada da FIFUBO se encerra, encerrando também o primeiro turno da competição, em um dia nublado e muito quente. Quis o sorteio da Liga que a segunda-feira nos reservasse primeiro o choque de líderes e, para encerrar o turno, o Superclássico das Américas. Se tivesse público, seria um espetáculo de primeiríssima grandeza...


INGLATERRA 1x1 COREIA DO SUL

Começando pelo choque de líderes, duas equipes apresentando o fino da bola. Quem vencesse, terminaria o turno na liderança. A Inglaterra vem de uma boa vitória sobre o Brasil (2x0) e quer derrotar os asiáticos para pular do segundo para o primeiro lugar. A Coreia do Sul também vem de uma boa vitória por 2x0, mas sobre a França. Quer continuar sua excelente carreira e derrotar mais um gigante do futebol.

A Coreia do Sul começou o jogo a mil por hora. Com apenas um minuto de jogo, Jayeon já tinha obrigado Paul Robinson a espalmar um chute forte para lateral. Masao Tachibana cobrou para o próprio Jayeon dentro da área, que devolveu para o camisa 7 ainda dentro da área. Paul Robinson saiu para cortar o passe, mas Tachibana foi mais veloz e deu um toque para o lado, sendo atropelado pelo goleiro. Jayeon cobrou o pênalti no alto, no canto esquerdo, para onde Robinson pulou mas não achou: Coreia do Sul 1x0.

A partir daí, o que se viu foi uma partida incrível, com emoção de sobra. As duas equipes atacavam de tudo quanto era lado e desperdiçavam oportunidades. A Inglaterra acertou a trave de Wakashimazu, após bela conclusão de Lampard, enquanto a Coreia do Sul também teve a sua chance que parou no travessão, em bom chute de Joo Sung. Mas o primeiro tempo terminou com o placar inalterado.

No intervalo, Alex Ferguson tirou Rio Ferdinand e Michael Owen para colocar Jamie Carragher e Peter Crouch. Iria aproveitar-se da baixa estatura dos zagueiros rivais e forçar o jogo aéreo. Kozo Kira resolveu apostar nos contra ataques, tirando Nakanishi e Lee Young-Un para colocar Kishida e Taki.

O segundo tempo foi de altíssimo nível, assim como já havia sido o primeiro. As duas equipes partiram para cima e a emoção foi intensa. A Inglaterra buscava o ataque e tinha em Beckham pela direita e Joe Cole e Rooney pela esquerda homens para jogar a bola na área, onde Crouch cabeceava com perigo. A Coreia do Sul tinha o contra ataque e um Jayeon flutuando de um lado a outro, onde Joo Sung e Taki desperdiçavam oportunidades.

A Inglaterra teve a chance do empate aos 6 minutos. Após Crouch cabecear e Wakashimazu espalmar para córner, o próprio Crouch cobrou o escanteio rasteiro, para Rooney. O camisa 9 iria receber nas costas do goleiro, mas Wakashimazu correu e agarrou Rooney. O juiz Leonardo Gaciba marcou pênalti, que Beckham cobrou na trave direita. Parecia que o dia era sul coreano mesmo...

Mas a Inglaterra continuou buscando o empate, aumentando o ritmo de suas jogadas. Aos 9 minutos, Robinson cobrou tiro de meta para Lampard no meio e o camisa 8 abriu a Joe Cole na esquerda. O camisa 11 passou a Rooney no comando de ataque e o camisa 9 driblou Sano para entrar na área e chutou forte, no alto, para fazer Inglaterra 1x1.

Destaque do jogo: Paul Robinson. Em um jogo de altíssima qualidade, os atletas das duas equipes se fartaram de criar jogadas bem elaboradas. Mas o placar só não foi maior graças às grandes defesas do goleiro inglês. Robinson operou verdadeiros milagres e garantiu o empate para a sua equipe.

ARGENTINA 3x1 BRASIL

Nada melhor para encerrar o turno da competição do que o maior clássico entre seleções no mundo. Não fosse a situação da Argentina na tabela, poderia muito bem ser um jogo daqueles comentados a semana inteira. A Argentina disputou 7 partidas até aqui, com 1 empate e 6 derrotas. Vem de uma sequência de 5 derrotas, uma nau sem rumo. Mas o técnico Carlos Bianchi pediu a seus jogadores para suarem sangue nesta partida e mostrarem empenho, pois uma vitória sobre o maior rival daria o embalo necessário para o segundo turno ser de recuperação. O Brasil tem problemas para o jogo de hoje. Rivaldo foi expulso na derrota para a Inglaterra (0x2) e é substituído por Ronaldinho Gaúcho. Com isso, Alex vai jogar na meia esquerda, sua posição de origem.

A Argentina fez contra o Brasil a sua melhor partida na Liga até agora. Desde o início, a equipe atacava com 5 jogadores e a defesa, bem postada, não deixava os adversários se aproximarem. Messi atuava pelas duas pontas, tabelando com Di Maria e Tevez na esquerda e com Conca e Alario na direita, promovendo um verdadeiro massacre na defesa brasileira. O Brasil tentava sair, mas com Alex e Ronaldinho muito discretos na armação, era Roberto Carlos quem tentava arrancar pela esquerda. E foi esse o grande erro brasileiro no primeiro gol.

Aos 4 minutos, o camisa 6 tentou sair ao ataque e tabelar com Denilson, mas Mercado apareceu bem, roubou a bola e saiu jogando. O camisa 2 tocou a Conca na meia direita e o camisa 8 acionou Messi na ponta. O camisa 10 caía pelas costas de Roberto Carlos, obrigando Edmilson a vir para a cobertura. Quando o camisa 5 brasileiro chegou, Messi deu um passe para dentro da área, encontrando Alario livre. O camisa 13 rolou a bola para a frente, esperou Carlos Germano sair e soltou um tiro forte, preciso, para fazer Argentina 1x0.

O Brasil até tentou sair para o empate. Ronaldo e Denilson se movimentavam bem e Alex tentava encostar, mas a defesa argentina estava perfeita, principalmente os laterais Mercado e Vangioni. Com a armação deficiente, o Brasil tentou de novo sair com os homens de trás e, de novo, falhou.

Aos 9 minutos, Kleberson abandonou a cabeça de área para sair jogando, mas foi desarmado por Conca. O camisa 8 tocou mais atrás para Messi, recebeu de volta na meia direita, viu o buraco no centro da defesa brasileira e passou. Tevez saiu da ponta para o meio, recebeu, driblou Lucio e chutou forte, no alto, para vencer Carlos Germano e fazer Argentina 2x0.

No intervalo, Carlos Bianchi tirou Gabriel Milito e Tevez para colocar Kranevitter e Scocco. Apesar de ter feito dois gols com seus dois atacantes, Tevez era quem jogava "menos melhor" naquele ataque e já dava sinais de cansaço. Kranevitter entraria para marcar Ronaldo individualmente. Dorival Junior só tinha um homem no banco de reservas e era o zagueiro Roque Junior. Ele acabou entrando no lugar de Kleberson e foi para a zaga, empurrando Edmilson para a cabeça de área.

A Argentina continuou jogando muito. Com Ronaldo anulado por Kranevitter, Denilson tinha que correr por todo o campo de ataque, mas Mercado e Vangioni continuavam perfeitos na marcação e não deixavam o camisa 17 ter liberdade. O contra ataque era sempre letal, com os cinco homens de frente tabelando de lado a lado e envolvendo a defesa brasileira.

Aos 3 minutos, Vangioni desarmou Ronaldinho e tocou a Di Maria. O camisa 7 procurou Conca na meia direita e o camisa 8 fez um lançamento incrível, de trivela, que encontrou Scocco. Com extrema categoria, o camisa 9 colocou a bola no chão, deu um drible curto para tirar Edmilson da jogada e, da meia lua, acertou um chute forte e rasteiro para ampliar o placar: Argentina 3x0.

A partir dali, os brasileiros começaram a temer uma goleada e os argentinos, tomados pela soberba, passaram a tentar jogadas de efeito, sem muita categoria. Assim, aos 8, Messi tentou um toque de classe para Scocco, mas a bola acabou sobrando para Cafu. O camisa 2 esticou para Ronaldinho na meia direita, o camisa 11 cortou para dentro e inverteu o jogo, encontrando Denilson livre. O camisa 17 partiu para cima de Mercado, driblou-o com facilidade e, da entrada da área, mandou a famosa "bola fubá" para encontrar o canto de Abbondanzieri e descontar para o Brasil: 1x3.

Destaque do jogo: Dario Conca. Na melhor partida da Argentina até agora, o camisa 8 foi um gigante. De seus pés saíam as principais jogadas da equipe e foi com sua categoria que se chegou aos 3 gols. Iniciou a jogada do primeiro e deu a assistência para os dois seguintes. Uma tarde memorável.

CLASSIFICAÇÃO

1º Coreia do Sul - 17 pontos;
2º Alemanha - 16 pontos;
3º Inglaterra - 15 pontos;
4º Brasil - 12 pontos;
5º Camarões - 11 pontos, 13 gols pró;
6º Japão - 11 pontos, 11 gols pró;
7º França - 9 pontos;
8º Argentina - 4 pontos, 10 gols pró;
9º Holanda - 4 pontos, 9 gols pró.

ARTILHARIA

1º Jayeon (Coreia do Sul) e Zinedine Zidane (França) - 6 gols;
3º Thomas Muller (Alemanha), Denilson (Brasil), Louis Mfede (Camarões), Joo Sung (Coreia do Sul) e Peter Crouch (Inglaterra) - 5 gols.

NOTAS RÁPIDAS
  • Com os jogos de hoje, o primeiro turno da Liga está encerrado. Assim, a Liga dá uma pausa de, mais ou menos, um mês.
  • Nos dois finais de semana a seguir, teremos a disputa da Copa Olé. No próximo, as quartas de final e, no seguinte, as semifinais e a final.
  • Superada a Copa Olé, as seleções voltam a campo, mas para a disputa do Mundial de Futibou de Butaum. Somente após o campeão mundial ser coroado a Liga voltará para o segundo turno.
  • Enquanto isso, as emoções no ciclismo continuam. O Giro D'Italia segue, mas deve ser encerrado ainda nesta semana.
  • O milestone da rodada vai para Jayeon. Além de abrir o marcador contra a Inglaterra, garantir a liderança de sua equipe na virada do turno e subir para o topo da tabela de artilheiros, sua cobrança de pênalti perfeita o fez chegar a 10 gols com a camisa da Coreia do Sul.
  • No meio desta semana, uma postagem especial trará todo o resumo do primeiro turno da Liga, com aquele nível de detalhamento que só a FIFUBO faz. Veremos o desempenho de cada equipe, a classificação completa e, também, a tabela de artilheiros inteira. Com isso, a arte da semana deve ser publicada na quinta ou sexta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!