quarta-feira, 25 de março de 2020

Arte e Botões - Juventude de Caxias do Sul - 25/03/2020

A quarentena prossegue, mas o blog não vai parar! Quarta é dia de arte e hoje vamos falar de um dos times mais simpáticos do Brasil, que teve seu auge no final dos anos 90 e uma queda vertiginosa logo depois. Estamos falando do Juventude-RS!


O Juventude é um time de Caxias do Sul, da famosa cidade da Serra Gaúcha, que surgiu como terceira força do estado no final dos anos 90. Caiu rapidamente no gosto dos torcedores de outros clubes, fez bonito em algumas competições e sumiu após ser rebaixado da série A para a B em 2007, quebrando uma sequência de 13 anos na primeira divisão nacional. Dois anos depois, caiu da B para a C e, no ano seguinte (2010), chegou à quarta divisão nacional. O retorno à terceira divisão só ocorreu em 2013, no ano do centenário do clube. Dali, foram mais 6 temporadas na série C até conseguir o acesso em 2019. Em 2020, se tivermos campeonato brasileiro, o Juventude disputará a segunda divisão.

A equipe de Caxias do Sul cresceu tanto no futebol brasileiro no rebote do Palmeiras. Em 1993, a Parmalat fez uma parceria com o Juventude que, se não era nos mesmos (e ricos) moldes do irmão paulistano, ao menos deu grande projeção à equipe, no que ficou conhecido como os "Anos Dourados". Nesta época, o Juventude teve Felipão como treinador e jogadores como Cafu, Adailton, Thiago Silva, Naldo e Dante. Em 1994, conquistou o campeonato brasileiro da série B, dando início a mais de uma década na primeira divisão nacional (chegou a ser quinto no campeonato de 1997). Em 1998, ganhou seu único campeonato gaúcho e, impressionante, de forma invicta. Mas o melhor estava para vir no ano seguinte. Em 1999, teve a maior de suas conquistas em pleno Maracanã: a Copa do Brasil.

O ano do rebaixamento poderia ser nova Era de conquistas, pois a Red Bull queria fazer uma parceria no estilo da Parmalat dos anos 90. O clube passaria a se chamar Red Bull Juventude e, certamente, teria o sucesso que outras equipes da empresa tiveram ao redor do mundo. Mas divergências entre a diretoria do clube e os empresários alemães e o resultado nós já sabemos...

Então a brincadeira aqui é sonhar com uma nova parceria. Uma grande empresa, mundialmente famosa, resolveu aproveitar que o Juventude está na série B e fazer um investimento monstruoso, para desbancar os rivais poderosos do Sul, conquistar o acesso à primeira divisão e, quem sabe, conseguir o bi da Copa do Brasil. Tal empresa fez uma reforma no simpático Alfredo Jaconi, aumentando de menos de 20 mil para 40 mil pessoas a capacidade do estádio. Afinal, grandes craques vão passar por lá agora.

A empresa, portuguesa, investiu em jogadores com passagem pela seleção brasileira, mas jovens. Afinal, quer mostrar o renascimento de uma equipe que tem a juventude em seu âmago. Por ser portuguesa, trouxe um jovem e talentoso treinador para montar a equipe. André Villas-Boas aceitou o desafio e chegou a Caxias do Sul com um longo trabalho de observação, a fim de trazer os nomes mais promissores. E o resultado é este:


  • Pro gol, Ivan. O ex goleiro da Ponte Preta, surpresa em convocações de Tite, foi contratado para passar a segurança que impõe entre as traves.
  • Para as laterais, os gêmeos Rafael e Fábio. Os dois começaram no Fluminense e logo foram vendidos para o Manchester United. Podem jogar nas duas extremas, são velozes e se entendem bem, uma espécie de mística entre gêmeos.
  • Para a zaga, Eder Militão e Marquinhos. Enquanto Militão é conhecido por poder atuar tanto na zaga quanto na lateral, Marquinhos é a âncora da equipe. Sua experiência e boa colocação são fundamentais para a equipe se sentir segura.
  • O meio de campo é extremamente versátil. Arthur joga de primeiro volante, mas nos moldes de Iniesta. O camisa 5 foi revelado pelo Grêmio, é constantemente comparado ao craque espanhol e é o homem ideal para fazer a bola sair da defesa para o ataque com qualidade. Ao seu lado, outro homem que veio do Grêmio e tem grande talento. Everton Cebolinha joga de segundo volante pelo mesmo motivo que Arthur. Tem boa saída de bola e vai ajudar muito na criação de jogadas.
  • Na armação, a surpresa da equipe. Por ser português, Villas-Boas pediu alguém revelado pelo Vasco e foi lá em São Januário apresentar o projeto a Guilherme Costa. Este meia, canhoto e de boa visão, é o homem ideal para dar o último passe para os atacantes.
  • No ataque, dois jogadores de velocidade caem pelas pontas. O primeiro é Douglas Costa, que é canhoto e faz as jogadas pela direita. Com sua habilidade e velocidade, pode fazer a jogada pelo fundo e tocar para trás ou cortar para dentro e chutar com sua poderosa canhota. Do outro lado, joga Alex Teixeira. O camisa 11 da equipe, revelado pelo Vasco, já mostrou que joga bem quando atua próximo do gol e marca muitas vezes, com suas jogadas de habilidade.
  • O homem-gol desta equipe é Roberto Firmino. O camisa 9 veio do Liverpool por ter as características de um centroavante que joga bem tabelando com jogadores habilidosos. E sabe se colocar para fazer o gol.
  • O reserva da defesa é Alex Sandro. O camisa 12 pode jogar nas laterais e empurrar algum lateral para a zaga, ou fazer ele mesmo a função.
  • O reserva do meio é David Neres, que faz o jogo pelas pontas, sempre com qualidade.
  • O reserva do ataque é Pedro. Ele ainda não vingou, mas já mostrou ter faro de gol. Fluminense? Flamengo? Fiorentina? A vida de Pedro não está atrelada à letra F, mas ao J, de Juventude, onde fará muitos gols e conquistará os torcedores!
Enfim, esta é a nossa brincadeira da semana. É muito difícil que, algum dia, o Juventude consiga montar um time deste calibre. Mas eu torço muito para que volte à sua época gloriosa, jogando na nossa primeira divisão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!