sábado, 3 de agosto de 2019

Liga FIFUBO 2019 - Sexta Rodada - 03/08/2019

Até que enfim a sorte virou! Tudo o que devia acontecer aconteceu e pudemos, enfim, voltar à rotina da Liga FIFUBO. O sábado chuvoso afastou o público do Imperatriz Arena, mas quem compareceu teve toda a emoção da Liga de clubes que agita o futibou de butaum mundial. Vamos conferir como foi o retorno das atividades após quase 3 meses sem jogos:

HURACÁN 0x2 VELEZ SARSFIELD

Uma inter temporada bem feita, jogadores voando fisicamente e o desejo de se manter na briga pelo G4. Uma vitória pode levar o Huracán até a vice liderança do campeonato. Do outro lado, uma inter temporada boa do ponto de vista físico, mas uma grande interrogação do ponto de vista tático e técnico. O Velez  é o último colocado, única equipe a não vencer e quer aproveitar a pausa do Mundial para ajustes. A meta do técnico Pearl Jam é vencer os três próximos jogos, para se aproximar do grupo de cima e, enfim, começar a brigar pelo campeonato.

Com essa meta, o Velez está disposto a correr riscos. Jogando verticalmente, a equipe se descuida da parte defensiva, mas usa seus jogadores para sufocar o adversário e, assim, buscar o gol. O adversário não poderia ser melhor para este tipo de tática, já que o Huracán é conhecido por jogar retrancado, buscando contra ataques.

Assim, o Velez ficou no campo do Huracán o tempo todo e fez o primeiro gol com 3 minutos. Após Centurion estourar bola da defesa, Sosa pegou em sua área e reiniciou o jogo com Gago na cabeça de área. O camisa 5 procurou Claudio Hussain mais adiantado no meio de campo e viu o camisa 8 lançar Insua já no campo de ataque. O camisa 11 avançou pelo centro e abriu na direita para Dario Hussain. O camisa 10 recebeu na entrada da área, driblou Walter Ferrero para invadir a mesma e chutou na saída de Islas, fazendo Velez 1x0.

A partir deste gol, a partida caiu muito de produção e virou um festival de passes errados de lado a lado. O Velez estava mal nos passes, com seus volantes e zagueiros tentando armar o jogo e expondo a defesa. Mas o Huracán não tinha criação nenhuma, fruto do péssimo jogo de Ruben Masantonio. Assim, o primeiro tempo terminou com vantagem mínima pro Velez.

No intervalo, Sr Rabina tirou Centurion e Milano para colocar Erramuspe e Barrales, visando reforçar a marcação no meio e liberar Masantonio de vez. Já Pearl Jam promoveu uma mudança tática com as saídas de Turco Assad e Insua, entrando Cubero e Lucas Pratto em seus lugares. Cubero ficaria de primeiro volante, mais adiantado, com Gago fazendo a armação, mais recuado. E Pratto ficaria na área, de centroavante.

As mexidas do Huracán não mudaram o péssimo jogo da equipe, mas as do Velez deram mais equilíbrio e, assim, a equipe pôde arrancar a primeira das três vitórias que marcou como meta.

E ela foi confirmada logo aos dois minutos, em jogada que se desenhava parecida à do primeiro gol. Gago rolou a Dario Hussain na direita e o camisa 10 tentava invadir a área quando Minici lhe roubou a bola. O juiz Carlos Eugênio Simon viu falta e a assinalou, para desespero dos jogadores do Huracán. Islas esperava uma bola por cima da barreira e correu para bloqueá-la, mas Gago cobrou a falta do outro lado, com violência, e a bola entrou na parede da rede: Velez 2x0.

Destaque do jogo: Dario Hussain. O camisa 10 foi a grande peça ofensiva do Velez e um símbolo da nova forma de jogar da equipe. Agrediu o adversário o jogo inteiro, deu opção, fez o primeiro gol e sofreu a falta que originou o segundo.

BOCA JUNIORS 2x1 SAN LORENZO

Equipe que tem a diretoria mais atrapalhada da FIFUBO, o Boca aprontou mais uma no recesso. Com uma péssima campanha, em penúltimo lugar e querendo trocar o treinador, a diretoria não aproveitou a pausa para o Mundial para fazê-lo. Deixou Tripa Seca trabalhar a inter temporada inteira e, na véspera do jogo, anunciou o novo treinador (ver nas notas rápidas). Com isso, Tripa Seca coloca a equipe em campo sabendo que seu trabalho se encerra no apito final. Já o San Lorenzo quer voltar ao caminho das vitórias. A equipe não vence há três rodadas, mas sabe que é só ter calma, pois o Boca deve vir totalmente desmotivado para o campo de jogo e, basta botar a bola no chão, a vitória virá.

Uma das coisas que se diz no meio esportivo é que quem derruba o Boca são os jogadores. Desinteressados, erram e irritam os torcedores e, quando a diretoria anuncia a troca de técnico, os jogadores se entregam como nunca em campo e conseguem vitórias épicas. Foi assim quando conquistaram o Apertura 2014, com Paralelo se despedindo na beira do gramado, foi assim agora. Desde o início, Riquelme e Palermo buscaram tabelas, ocuparam o campo de ataque e deixaram o San Lorenzo em maus lençóis. Mas a equipe de Almagro não ficou atrás. Com Romagnoli e Piatti armando o jogo e Stracqualursi concluindo, o San Lorenzo foi pra cima e o que se viu foi um grande espetáculo futebolístico de butaum.

O primeiro gol veio aos 4 minutos, quando o Boca armava uma blitz para cima do adversário. Palermo concluiu após linda jogada de Romagnoli, Migliore defendeu e, no rebote, Palermo chutou na trave. A bola saiu para lateral na intermediária defensiva do San Lorenzo. Erviti cobrou a Piatti no meio e o camisa 12 procurou Stracqualursi na intermediária de ataque. O camisa 9 foi tabelando com Romagnoli até a entrada da área, quando recebeu de volta, ganhou de Schiavi no corpo e chutou com extrema categoria para vencer Abbondanzieri e fazer San Lorenzo 1x0.

No intervalo, Tripa Seca sacou Cagna e Palacio (que irritava a torcida) para colocar Battaglia e Schelloto. Apesar de Cagna estar bem, o treinador pensou em reforçar a marcação e liberar Riquelme de vez para o campo de ataque. Nilson, por sua vez, pensou nos contra ataques. Tirou Johnathan Ferrari e Raul 'Pipa' Estevez para colocar Buffarini e Bordagaray.

O jogo continuou bom e o Boca, dominando as ações. Mas Nilson foi extremamente infeliz nas mudanças, que não surtiram o efeito desejado. Assim, bastaram dois minutos para Buffarini começar a executar a função que lhe foi confiada e esquecer a bola, deixando um buraco no lado direito da defesa. Foi ali que Palermo se enfiou e, ao receber o passe de Basualdo, invadiu a área e deu um lindo toque de cobertura para vencer Migliore e fazer Boca 1x1.

A partir daí, o jogo melhorou mais ainda. O Boca queria a virada e, por isso, Riquelme corria o campo todo, distribuindo o jogo para a direita com Schelloto ou para a esquerda com Palermo. O San Lorenzo queria voltar a ficar na frente no marcador e, por isso, Romagnoli se mandou para o campo de ataque, buscando as pontas para jogar e cruzar para Stracqualursi.

E foi numa dessas jogadas de ponta que saiu a virada. Romagnoli abriu na esquerda para Luciatti, mas Battaglia estava atento e lhe roubou a bola. Com um passe para o meio, encontrou Riquelme, que abriu na direita para Schelloto e correu por trás do zagueiro. O camisa 13 lhe devolveu a bola já dentro da área. Sem ângulo, Riquelme virou o pé e mandou de trivela uma bola que descreveu um arco inverso incrível e entrou no ângulo oposto de Migliore, um golaço que decretou o placar: Boca 2x1.

Destaque do jogo: Juan Roman Riquelme. Quando quer jogar, é um gênio. Quando quer jogar com Palermo, o Boca vence. Hoje foi assim. Riquelme correu o campo inteiro, distribuiu o jogo, buscou tabelas, concluiu, fez um golaço e saiu de campo aplaudido.

NOTAS RÁPIDAS

  • Na manhã deste sábado, o Boca acertou sua troca de treinadores. Tripa Seca se despede do clube com a bela virada sobre o San Lorenzo e, em seu lugar, Julio Falcioni assume a equipe. O novo treinador deve chegar ao Boca na noite deste sábado e se apresentar aos jogadores visando a continuação do campeonato.
  • Esta não foi a única troca de treinadores que agitou a FIFUBO durante a semana. Após a péssima campanha no Mundial, Sam Allardyce pediu demissão do cargo na França. Em seu lugar, foi contratado José Mourinho, que chega com a missão de preparar a equipe para a Liga 2020.
  • O milestone da rodada vai para Denis Stracqualursi. Ao abrir o placar contra o Boca, ele chegou a 40 gols com a camisa do San Lorenzo.
  • Em sessão no TJB após a rodada de sábado, a reclamação do Huracán foi acatada pelos auditores. Mas a pena imposta ao árbitro Carlos Eugênio Simon foi de advertência e, com isso, ele está livre para atuar na próxima rodada.
  • O atraso enorme no calendário obrigou a FIFUBO a cortar quatro rodadas da Liga. Assim, a próxima rodada (a sétima) será a última do turno e, com isso, a Liga terá 14 rodadas antes de avançar aos playoffs. Espera-se que este seja o último corte de rodadas...
  • A grande notícia da semana foi a profissionalização da LMC. Os ciclistas receberam nova roupagem, com artes feitas pela FIFUBO e botões executados pelo www.jogodebotao.com.br. Assim, a LMC tem botões de acordo com o padrão da FIFUBO e seus atletas, além de disputarem as provas de ciclismo, podem também atuar em partidas de futibou de butaum.
  • Alguns ciclistas mantiveram a arte antiga. Outros receberam novas artes, seja para a foto do ciclista não ficar muito desfocada, seja para corrigir distorções, como foi o caso de Marcel Kittel, que atuava pela Dimension Data e tinha uma foto do Mark Cavendish (!). Agora, o ciclista alemão tem a foto certa e atua pela Katusha.
  • O grande anúncio da profissionalização da LMC foi feito no Imperatriz Arena, durante o lançamento do Tour de France 2019, numa cerimônia onde o presidente Lothaire Bluteau apresentou o troféu do Tour e os ciclistas (ver fotos abaixo).
  • Outra surpresa no evento foi a apresentação do novo líder da equipe de ciclismo do Imperatriz F.B., o iugoslavo-esloveno Primoz Roglic. Corredor por etapas muito combativo, Roglic passou pelo mesmo trabalho de prospecção que os novos jogadores do Imperatriz passaram, com uma junta técnica analisando diversos nomes e suas características, para escolher aquele que melhor cobrisse os critérios desejados. Assim, apesar de nomes como Bradley Wiggins, Axel Merckx e Rinaldo Nocentini terem vindo com força, Roglic acabou como o escolhido para substituir Gaizka Lejarreta no comando da equipe.
  • Por terem o mesmo padrão de botão e terem os números 31 e 32, Primoz Roglic e Rafael Andriato foram inscritos também como jogadores do Imperatriz. Desta forma, podem ser convocados para jogar nas competições da FIFUBO, se assim for o desejo da comissão técnica. No momento, eles estão disputando o Tour de France.
  • Por falar no Tour, a competição teve seu prólogo na sexta-feira passada (02/08/2019), com um contra relógio totalmente dominado por sprinters. O norueguês Thor Hushovd (Credite Agricole) ficou com a vitória, com o espanhol Oscar Freire (Rabobank) em segundo e o alemão André Greipel (Lotto Belisol) em terceiro. O Tour continua neste sábado, enquanto a Liga volta no domingo.
Lothaire Bluteau apresenta o troféu do Tour de France 2019. Inicialmente destinada à Eurocopa, a "orelhuda" foi cedida para o Tour, pois não haverá torneio de seleções europeias na FIFUBO.

Os ciclistas da LMC, em sua nova roupagem padrão FIFUBO. Podem ser utilizados no ciclismo e, também, no futibou de butaum.

Os ciclistas do Imperatriz F.B. no detalhe. O novo líder, Primoz Roglic, ao lado do já consagrado sprinter Rafael Andriato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!