domingo, 18 de agosto de 2019

Liga FIFUBO 2019 - Oitava Rodada - 18/08/2019

A oitava rodada da Liga FIFUBO 2019 se encerrou neste domingo, um dia de sol, calor e muito seco. Mesmo assim, os torcedores lotaram o Imperatriz Arena, pois os duelos prometiam. Vamos ver como foi o encerramento da rodada!


Antes do primeiro jogo, o campeão do Tour de France, Oscar Freire, foi ao gramado do Imperatriz Arena mostrar o seu troféu e dar o pontapé inicial.

VASCO 1x3 RACING

Um duelo de arrepiar entre os dois primeiros colocados se avizinhava. Vice líder na tabela, o Vasco vem de uma dolorosa derrota (0x2 Independiente), mas o que mais preocupa é o jejum de seus atacantes. Já são cinco jogos sem marcar e isso se reflete no desempenho ruim da equipe nas últimas partidas. Antonio Lopes inovou para este jogo e barrou Adriano. Bernardo jogaria em seu lugar e, mais recuado, faria a equipe jogar praticamente em um 4-4-2 losango. Já o Racing é a cara do sucesso nesta Liga. Assumiu a liderança após a vitória na rodada anterior (2x1 Imperatriz), tem uma equipe bem ajustada tática e tecnicamente e seus atletas estão no auge da forma física.

A mudança surpresa de Antonio Lopes fez o Vasco jogar bem. A equipe buscava os espaços deixados pelo rival e tinha um trio ofensivo atuando em linha, tabelando e buscando o gol. Diego Souza e Eder Luis saíam das pontas para o meio e faziam a Figura 8 com Bernardo, com Juninho chegando de trás. O Racing, por sua vez, buscava as jogadas com Martin Simeone ajudando Ruben Capria na armação.

O primeiro gol, no entanto, só veio aos 7 minutos e justo no momento em que o Vasco era melhor. Saja cobrou tiro de meta para o campo de ataque, na esquerda. Latorre recebeu de costas e, vendo a marcação apertada, reiniciou o jogo para Ruben Capria no meio de campo. O camisa 10 abriu na direita para Acosta, que avançou pela ponta, driblou Ramon, virou o pé e chutou com a parte de fora. A bola veio rasteira e Carlos Germano não alcançou: Racing 1x0.

O gol não fazia justiça ao que era a partida. Se alguém estava mais próximo de abrir o marcador, era o Vasco. A desvantagem no placar fez a equipe brasileira se desestabilizar. Aos 9 minutos, Anderson Martins desarmou Acosta e partiu para o campo de ataque, abrindo a Bernardo na esquerda. Displicente, o camisa 11 não conseguiu dominar a bola e foi desarmado por Diego Capria, que tocou a Acosta na direita. O camisa 9 poderia avançar e tentar driblar Ramon novamente, mas viu o buraco que Anderson Martins deixou na zaga e tocou a bola ali. Ruben Capria invadiu livre, olhou o posicionamento do goleiro e acertou um lindo chute colocado, no ângulo, para fazer Racing 2x0.

O desespero começou a tomar conta dos vascaínos, mas Juninho mostrou por que é o capitão e acalmou a todos, colocando a bola debaixo do braço e os chamando à reação. Já corriam os acréscimos quando Diego Souza deu a saída de bola no 'toca y me voy' para Juninho, recebendo de volta na ponta esquerda. Com um drible desmoralizante, Diego Souza tirou Diego Capria da jogada e viu Gamboa se aproximando. Neste momento, o camisa 10 fez um passe na área para Juninho. O camisa 8 deixou a bola correr um pouco, driblou Saja e empurrou para o gol vazio: Vasco 1x2.

No intervalo, Antonio Lopes percebeu a queda de rendimento de Bernardo e o sacou, junto com Ramon (que levava um baile de Acosta), colocando Adriano e Allan em seus lugares. Paralelo sacou Quiroz e Latorre para colocar Fariña e Hauche.

Allan entrou muito mal. Com menos de um minuto, já tinha errado um passe, que Ruben Capria quase marcou, e fez uma falta em Hauche na entrada da área, que Ruben Capria cobrou e Carlos Germano defendeu. Adriano, por sua vez, entrou bem. Com Diego Souza bem na partida e Eder Luis atuando em velocidade, o camisa 9 teve oportunidades e as desperdiçou. O Racing tinha a bola e explorava os contra ataques, principalmente com Acosta pela direita.

Quando parecia que o Vasco estava mais próximo do empate, nova falha defensiva decretou a vitória dos argentinos. Nilton tentou sair jogando pelo meio e perdeu a bola para Ruben Capria, deixando um buraco pelo meio da defesa. O camisa 10 tocou a bola ali para Hauche, que invadiu a área, fez que ia chutar no ângulo esquerdo e virou o pé no último momento, mandando rasteira no lado direito: Racing 3x1.

Destaque do jogo: Acosta. Novamente, o camisa 9 foi a principal figura da partida. Fez um gol, deu o passe para outro, jogou com inteligência e infernizou a defesa rival. Saiu aplaudido e contribuiu, mais uma vez, para deixar sua equipe na liderança.

INDEPENDIENTE 1x1 RIVER PLATE

Após uma boa vitória na rodada passada (2x0 Vasco), o Independiente chegou ao G4. Mas a equipe foi ultrapassada por Estudiantes e Velez nesta rodada e precisa pontuar para voltar à zona de classificação. Já o River, em último na tabela, precisa desesperadamente vencer. Durante a semana, Francescoli investiu em palestras durante os treinamentos, para mostrar aos jogadores que camisa é aquela que eles vestem.

A ideia de Francescoli foi interessante e deu resultados. O River era outra equipe nesta partida. Motivado, o time de Nuñez jogava com inteligência, trocava passes de pé em pé e rondava o gol do adversário. Gallardo cobrou duas faltas com maestria: uma tocou no travessão e saiu e a outra obrigou Hilário Navarro a uma defesa espetacular. O Independiente começou bem, distribuindo jogadas pelas pontas e desperdiçando oportunidades. Aos poucos, o nível do jogo foi caindo e o primeiro tempo terminou em 0x0.

No intervalo, Bayer tirou Gracián e Facundo Parra e colocou Mauro Burruchaga e Gandin. Já Francescoli tirou Placente e Trezeguet (que jogou muito mal, novamente) e colocou Coudet e Funes Mori. Enquanto Coudet faria a volância esquerda e ajudaria na armação, Barrado iria para a zaga e ajudaria na saída de bola.

Mas Coudet entrou muito mal. Logo no início, Gallardo lhe fez o 'toca y me voy', mas o camisa 8 não conseguiu dominar a bola e viu Fredes se mandar pro contra ataque. Paz recuperou a bola e tocou a Coudet que, novamente, não conseguiu dominar e mandou-a para escanteio. Fredes cobrou no 'elevador de rúgbi' para fora da área. Busse botou a bola no chão e fez um passe espetacular para dentro da área. Mauro Burruchaga entrou pelo meio da zaga, jogou a bola de lado e foi atropelado por Carrizzo. Leonardo Gaciba marcou o pênalti, que Silvera cobrou alto, no canto direito. Carrizzo se esticou, mas não achou: Independiente 1x0, logo a um minuto.

As falhas que resultaram no gol do rival não foram suficientes. Coudet continuou errando muitos passes e irritando a torcida, sendo vaiado cada vez que tocava na bola. O Independiente saía bem nos contra ataques e desperdiçava oportunidades.

Aos 5 minutos, o River finalmente encaixou sua jogada tradicional. Carrizzo cobrou tiro de meta no meio para Gallardo, que recuou a Berizzo na lateral esquerda. O camisa 6 fez o passe no corredor para Buonanotte, que avançou pela ponta e rolou no meio. Funes Mori recebeu na entrada da área, viu Navarro adiantado e tocou por cima. A bola morreu no fundo das redes e o River encontrou seu empate: 1x1.

Destaque do jogo: Mauro Burruchaga. Mesmo jogando só o segundo tempo, o camisa 10 mostrou a que veio. Jogou em velocidade, distribuiu o jogo, organizou o time, serviu os atacantes, concluiu com perigo e sofreu o pênalti que Silvera cometeu. Mais uma vez, entrou para infernizar o adversário.

CLASSIFICAÇÃO

1° Racing - 19 pontos;
2° Imperatriz - 16 pontos;
3° Vasco - 14 pontos;
4° Independiente - 10 pontos;
5° Velez Sarsfield - 9 pontos, 11 gols pró;
6° Estudiantes - 9 pontos, 10 gols pró;
7° Boca Juniors - 9 pontos, 9 gols pró;
8° San Loreno - 8 pontos, 14 gols pró;
9° Huracán - 8 pontos, 9 gols pró;
10° River Plate - 8 pontos, 7 gols pró.

ARTILHARIA

1° Maikon Leite (Imperatriz) e Acosta (Racing) - 6 gols;
3° Gastón Fernandez (Estudiantes), Daniel Cigogna (Huracán), Leandro Gracián (Independiente) e Denis Stracqualursi (San Lorenzo) - 5 gols.

NOTAS RÁPIDAS

  • A próxima rodada é a última do turno e será recheada de clássicos. Já durante a semana (provavelmente, na quarta-feira), Racing e Independiente farão o Clássico de Avellaneda. No domingo, fechando o primeiro turno, o Superclássico entre Boca e River agitará o Imperatriz Arena.
  • Após o encerramento da rodada, uma postagem especial trará um resumo do primeiro turno. Estatísticas, análises, classificação completa e perspectivas para o restante do campeonato.
  • Ainda durante a semana (provavelmente, na segunda-feira), uma postagem especial trará o resumo do Tour de France. Enquanto isso, os ciclistas já se preparam para o Criterium du Dauphiné.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!