terça-feira, 27 de agosto de 2019

Liga FIFUBO 2019 - Resumo do Primeiro Turno

No último domingo, 25/08/2019, o primeiro turno da Liga FIFUBO foi encerrado. E foi em grande estilo, já que a partida derradeira foi o Superclássico entre Boca e River, que terminou 1x1. O campeonato que começou em 16/02 teria nove rodadas até a pausa para o Mundial de Futibou de Butaum, em junho/julho (a competição começou em 29/06). Eram 19 semanas entre uma competição e outra, o que dava para fazer não só o primeiro turno, mas a temporada regular inteira até a pausa para o Mundial. Mas problemas diversos aconteceram. Entre falta de datas, problemas com a mesa e o local onde ela fica, a Liga foi parando. Só para se ter uma ideia, entre o primeiro jogo da quarta rodada (Velez 2x2 San Lorenzo) e o segundo (Huracán 1x4 Racing), passou-se um mês e três dias. Depois, entre o último jogo da quinta rodada (Velez 0x1 River) e o início do Mundial, foram quase sete semanas! Mas, ao fim do Mundial, quase um mês sem jogos e a Liga reiniciou, cumprindo suas rodadas em todas as semanas. Agora, se mantiver a religiosidade de datas, a Liga se encerra na última semana de outubro e o campeão é coroado em novembro. Não será assim, mas faremos um esforço para concluir o campeonato da melhor forma possível.


Até agora, foram disputados 45 jogos, com 131 gols marcados, o que dá uma média de 2,9 gols por jogo. O melhor ataque é o do Racing, com 20 gols (média de 2,2 por jogo) e a melhor defesa, as de Estudiantes, Racing e River Plate, com 10 gols sofridos (média de 1,1 por jogo). Por outro lado, o pior ataque é o do River, com apenas 8 gols marcados (média de 0,89 por jogo) e a pior defesa, a do San Lorenzo, com 19 gols sofridos (média de 2,1 por jogo). 47 jogadores já marcaram gols na Liga; 89 ainda não fizeram um gol sequer. Vamos ver, agora, como cada equipe se saiu na competição.

BOCA JUNIORS - Em sexto na tabela, com 10 pontos (3 vitórias, 1 empate, 5 derrotas, 10 gols marcados, 12 gols sofridos), o Boca faz uma campanha muito aquém de suas tradições. A equipe perdeu nas três primeiras rodadas, sua pior sequência no campeonato, com direito a um 0x3 para o Estudiantes na abertura da competição. Só foi ganhar (e em grande estilo) na quarta rodada, quando fez um 4x0 sobre o Independiente. Dali em diante, perdia um jogo e ganhava outro, até o último jogo, quando empatou com o River. No meio da competição, Tripa Seca foi demitido e, em seu lugar, Julio Falcioni chegou. Se a equipe ainda não engrenou, ao menos já mostra ter um padrão a seguir, que pode fazer o Boca voltar a seus dias de glória. Com um esquema que faz a bola chegar, Palermo já marcou 5 gols na competição, empatado com outros na terceira posição da tabela de artilheiros. Por este motivo, é o destaque da equipe na Liga.

ESTUDIANTES DE LA PLATA - Atualmente em quarto, com 12 pontos (3 vitórias, 3 empates, 3 derrotas, 12 gols pró e 10 contra), o Estudiantes começou a competição de forma avassaladora. Venceu Boca (3x0) e River (1x0) e mostrou-se candidato à classificação aos playoffs. Mas, pelas próximas seis rodadas, aquelas foram suas únicas vitórias. Vieram 3 empates e 3 derrotas, a pior sequência da equipe na competição. A vitória na última rodada (2x0 Huracán) deu à equipe um lugar no G4, mas seus adversários seguem próximos. Gastón Fernandez é o destaque da equipe. Durante as 4 primeiras rodadas, marcou em todos os jogos e figurou entre os artilheiros. Nas 5 seguintes, no entanto, não marcou mais e, agora, é um dos que estão em terceiro na artilharia, com 5 gols.

HURACÁN - Em décimo e último na tabela, com 8 pontos (2 vitórias, 2 empates, 5 derrotas, 9 gols marcados, 17 gols sofridos), o Huracán segue a velha tradição de jogar fechado na defesa e partir em contra ataques, que funciona se a equipe tiver ligação e velocidade. Nesta Liga, não tem. Com Ruben Masantonio e Centurion muito mal na armação de jogadas, o Huracán só se defende e rifa a bola, o que explica a equipe já ter tomado 17 gols na competição. A campanha começou muito bem, batendo o favorito Imperatriz (3x2), mas vieram 3 jogos sem vencer (com direito a uma goleada de 1x4 para o Racing) e, agora, já soma quatro jogos sem vencer. O único destaque da equipe é Daniel Cigogna que, dos 9 gols marcados pelo Huracán, fez 5. Se tivesse companheiros à altura, o Huracán estaria bem melhor na Liga...

IMPERATRIZ - Vice líder da competição, com 19 pontos (6 vitórias, 1 empate, 2 derrotas, 19 gols pró, 12 contra), o campeão da Copa 3 Corações e do Torneio Início chegou como favorito ao título da Liga. Mas, logo de cara, teve sua maior decepção até aqui, com a derrota para o Huracán (2x3). Aos poucos, o time de Niterói começou a se encaixar e viu Douglas, Robinho, Suker e até Claudio Winck subirem de produção e levarem a equipe às vitórias. A derrota para o Racing (1x2) na sétima rodada foi apenas um tropeço de um elenco acostumado a vencer. Maikon Leite chegou debaixo de muitas críticas, mas foi se soltando pela ponta esquerda com um repertório incrível de dribles, jogadas de ponta e meio, chutes de perto e longe e gols, muito gols. Com 7, é um dos artilheiros da competição e o grande destaque não só da equipe, como da competição. Já é candidato a artilheiro e MVP.

INDEPENDIENTE - Em quinto na tabela, com 11 pontos (2 vitórias, 5 empates, 2 derrotas, 13 gols marcados, 14 gols sofridos), o Independiente mostra sua velha classe de ser considerado favorito e ir decepcionando aos poucos. Uma equipe muito bem montada, faz boas jogadas, domina as ações e não conclui. É só ver o elevado número de empates e o saldo negativo de 1 gol. A equipe que consegue arrancar um empate com o Racing (2x2) e vencer o Vasco (2x0) é aquela que, logo a seguir, empata com o River (1x1) ou perde pro Boca (0x4). Assim, fica difícil tentar arrancar na tabela. Curiosamente, apesar de Gracián vir se destacando até com gols (já marcou 5 na competição), o destaque vem do banco. Quando Mauro Burruchaga entra, o sentimento em campo e nas arquibancadas é outro. O camisa 10 inflama todos com seus dribles, passes e gols e leva o Independiente a continuar sonhando com o título.

RACING - O líder do campeonato tem 20 pontos (6 vitórias, 2 empates, 1 derrota, 20 gols pró, 10 contra), uma campanha dos sonhos e um futebol envolvente. O Racing estreou batendo o River (1x0) e, na segunda rodada, sofreu seu único revés (1x2 San Lorenzo). Dali em diante, não perdeu mais. Na quarta rodada, engrenou uma sequência de vitórias sobre Huracán (4x1), Boca (2x0), Estudiantes (2x0), Imperatriz (2x1) e Vasco (3x1), a melhor até aqui no campeonato. Uma equipe sólida, que dá show e não vê ninguém à sua altura tem ainda um dos artilheiros do campeonato. Com 7 gols, Acosta é o grande destaque da equipe, mas divide o protagonismo com Ruben Capria, que já marcou 5 vezes. A continuar assim, o Racing finalmente ganhará uma Liga...

RIVER PLATE - Se o Racing é a sensação do campeonato, o River é a maior decepção. Em oitavo na tabela, com 8 pontos (2 vitórias, 3 empates, 4 derrotas, 8 gols marcados, 10 gols sofridos), a equipe de Nuñez acumula fracassos. Ao perder seus dois primeiros jogos (para Racing e Estudiantes, ambos por 0x1), o gigante da FIFUBO vencia uma aqui e perdia outra ali. Mas já leva quatro rodadas sem vencer. Aquele que já foi marcado por ser um ataque poderoso, que tem o maior artilheiro em atividade na FIFUBO (Trezeguet, com 126 gols), é a única equipe com média inferior a um gol marcado por jogo. Se alguém pode ser considerado destaque nesta equipe é Marcelo Gallardo. O armador vem tentando dialogar com seus companheiros, levar a equipe à frente e, com 3 gols, faz a sua parte. Mas o resto precisa se mexer, para evitar um vexame no segundo turno, já que o River passou a maior parte da competição em último lugar.

SAN LORENZO DE ALMAGRO - Em nono lugar na tabela, com 8 pontos (2 vitórias, 2 empates, 5 derrotas, 15 gols marcados, 19 gols sofridos), o San Lorenzo é uma equipe que joga bem, de igual para igual, sabe se adaptar ao adversário, mas peca na defesa. Começou bem a competição, com um belo empate com o Independiente (3x3) e uma vitória sobre o Racing (2x1), a única equipe a derrotar os líderes. Mas, dali em diante, os triunfos escassearam. Muitas vezes, jogou melhor que seus rivais, mas perdeu por capricho, tanto é que já marcou 15 gols na competição. Com um estilo de toque de bola de pé em pé, a equipe de Almagro tem em Stracqualursi e Romagnoli seus destaques. Cada um já fez 5 gols na competição e, tal qual Acosta e Ruben Capria no Racing, fazem uma dupla que leva a equipe à frente. Mas, diferentemente daqueles, não têm companheiros que ajudem a segurar a equipe nos momentos de aperto e isso pode ser a justificativa para os sucessivos fracassos do San Lorenzo.

VASCO DA GAMA - Em terceiro na tabela, com 17 pontos (5 vitórias, 2 empates, 2 derrotas, 13 gols pró, 11 gols contra), o Vasco começou a competição a mil por hora. Batendo Velez (2x1), Huracán (3x1) e Boca Juniors (1x0), a equipe carioca liderou a competição desde o início. Vieram empates com Estudiantes (1x1) e Imperatriz (1x1), além da vitória sobre o River (2x1) e o Vasco era o único invicto da competição em seis rodadas. Mas o tour por Avellaneda não só derrubou a invencibilidade (0x2 Independiente e 1x3 Racing) como fez a equipe despencar do primeiro para o terceiro lugar na tabela, de onde não saiu mais. Uma explicação para isso vem desde a terceira rodada. Quando Adriano fez o gol da vitória sobre o Boca, os atacantes do Vasco não fizeram mais. Coube a Juninho e Felipe levarem o time à frente e isso, talvez, explique o baixo número de gols de uma equipe acostumada a goleadas. Felipe, inclusive, é o destaque da equipe. O camisa 6 vem atuando mais adiantado, dando passes precisos e marcando gols (com 4, é o artilheiro do time na competição). Mas vem cobrando maior participação dos atacantes, pro Vasco voltar ao caminho das conquistas.

VELEZ SARSFIELD - Na ressaca da conquista da Copa Olé, o Velez engrenou uma sequência péssima. Foram cinco rodadas sem vencer e a última posição na tabela até a comissão técnica traçar o plano de três vitórias nos três próximos jogos. A equipe venceu duas e empatou uma (perdeu para o Imperatriz, 1x4, na última rodada), mas pontuou bem e terminou o primeiro turno em sétimo, com 9 pontos (2 vitórias, 3 empates, 4 derrotas, 12 gols pró, 16 gols contra). A equipe de Liniers começa a mostrar um padrão de jogo que pode levá-los à classificação aos playoffs. Com Federico Insua se movimentando e Dario Hussain concluindo, o Velez encontra o caminho do gol. Falta achar uma solução para o outro lado, já que Turco Assad ainda não se encontrou na competição.

CLASSIFICAÇÃO

1° Racing - 9 jogos, 20 pontos, 6 vitórias, 2 empates, 1 derrota, 20 gols marcados, 10 gols sofridos;
2° Imperatriz - 9 jogos, 19 pontos, 6 vitórias, 1 empate, 2 derrotas, 19 gols marcados, 12 gols sofridos;
3° Vasco - 9 jogos, 17 pontos, 5 vitórias, 2 empates, 2 derrotas, 13 gols marcados, 11 gols sofridos;
4º Estudiantes - 9 jogos, 12 pontos, 3 vitórias, 3 empates, 3 derrotas, 12 gols marcados, 10 gols sofridos;
5º Independiente - 9 jogos, 11 pontos, 2 vitórias, 5 empates, 2 derrotas, 13 gols marcados, 14 gols sofridos;
6º Boca Juniors - 9 jogos, 10 pontos, 3 vitórias, 1 empate, 5 derrotas, 10 gols marcados, 12 gols sofridos;
7º Velez Sarsfield - 9 jogos, 9 pontos, 2 vitórias, 3 empates, 4 derrotas, 12 gols marcados, 16 gols sofridos;
8º River Plate - 9 jogos, 9 pontos, 2 vitórias, 3 empates, 4 derrotas, 8 gols marcados, 10 gols sofridos;
9º San Lorenzo - 9 jogos, 8 pontos, 2 vitórias, 2 empates, 5 derrotas, 15 gols marcados, 19 gols sofridos;
10º Huracán - 9 jogos, 8 pontos, 2 vitórias, 2 empates, 5 derrotas, 9 gols marcados, 17 gols sofridos.

ARTILHARIA

1º Maikon Leite (Imperatriz) e Acosta (Racing) - 7 gols;
3º Robinho (Imperatriz) - 6 gols;
4º Martin Palermo (Boca Juniors), Gastón Fernandez (Estudiantes), Daniel Cigogna (Huracán), Leandro Gracián (Independiente), Ruben Capria (Racing), Dennis Stracqualursi (San Lorenzo) e Leandro Romagnoli (San Lorenzo) - 5 gols;
11º Nestor Silvera (Independiente), Erviti (San Lorenzo) e Felipe (Vasco) - 4 gols;
14º Centurion (Huracán), Davor Suker (Imperatriz), Martin Simeone (Racing), Marcelo Gallardo (River Plate), Juninho (Vasco), Adriano (Vasco), Dario Hussain (Velez Sarsfield) e Federico Insua (Velez Sarsfield) - 3 gols;
22º Juan Roman Riquelme (Boca Juniors), Juan Sebastian Verón (Estudiantes), Mathias Sanchez (Estudiantes), Dagoberto (Imperatriz), Mauro Burruchaga (Independiente), Luis Carlos Fariña (Racing), David Trezeguet (River Plate), Funes Mori (River Plate), Eder Luis (Vasco), Fernando Gago (Velez Sarsfield) e Lucas Pratto (Velez Sarsfield) - 2 gols;
33º José Horácio Basualdo (Boca Juniors), Leandro Benítez (Estudiantes), Marco Rojo (Estudiantes), Ruben Masantonio (Huracán), Douglas (Imperatriz), Luciano Vella (Independiente), Facundo Parra (Independiente), Agustin Pelletieri (Racing), Diego Latorre (Racing), Gabriel Hauche (Racing), Diego Buonanotte (River Plate), Raul Estevez (San Lorenzo), Bernardo (Vasco), Lucas Romero (Velez Sarsfield).

NOTAS RÁPIDAS
  • Como já dito, o campeonato sofreu enormes atrasos e, por isso, até sua conclusão ficou em aberto. Mas, com o primeiro turno encerrado, já dá para acionar o Ato Normativo 04 do Regulamento Geral de Competições da FIFUBO, que diz que se o calendário não for suficiente para encerrar a Liga mas um turno já tiver sido completado, os jogos restantes da temporada regular serão cancelados e a classificação até então será a final, partindo para os playoffs da maneira como estiver.
  • Pelos cálculos, dá para fazer as noves rodadas. Mas, como não se sabe como será o dia de amanhã, a FIFUBO estabeleceu metas. Primeiramente, jogar-se-ão cinco rodadas (totalizando 14) e uma nova avaliação será feita. Dali, se der para continuar até o fim de outubro (ou seja, se o campeonato não parar nenhuma semana sequer), a Liga será jogada rodada a rodada até a última semana daquele mês e a classificação levará os quatro primeiros aos playoffs.
  • Isso será feito porque o final de novembro está muito tumultuado e o fim do ano promete ser de paralisação total, não só na FIFUBO, como na LMC também. Então, para não apertar as competições, a Liga será jogada até onde puder para ter as finais.
  • Vale lembrar que, ao final da Liga, será disputado o All Star Game, que é uma partida comemorativa entre o campeão da Liga e a seleção do campeonato. E, depois do All Star Game, teremos a Supercopa FIFUBO, com os campeões da Copa 3 Corações (Imperatriz), Copa Olé (Velez Sarsfield) e da Liga. E, se possível, alguns jogos de fim de ano entre times, seleções, ciclistas e peladas variadas.
  • Para garantir que tudo corra bem, a Liga já continua nesta semana. Na quarta ou sexta-feira, o returno será iniciado, com Boca Juniors x Estudiantes. No final de semana, os demais jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!