sábado, 24 de agosto de 2019

Liga FIFUBO 2019 - Nona Rodada - 24/08/2019

Sábado frio, tempo nublado, ameaça de chuva, poucos motivos para alguém querer sair de casa. Mas dia de rodada na Liga FIFUBO é sempre um motivo mais que suficiente e foi por isso que o Imperatriz Arena se encheu de torcedores. O espetáculo lá embaixo não ficou a desejar e o público aplaudiu seus atletas favoritos. Vamos aos jogos!
SAN LORENZO 1x2 VASCO


Em oitavo na tabela, o San Lorenzo sabe que uma vitória o leva ao G4 pelo número de gols marcados. A equipe vem de derrota (1x3 Imperatriz) e quer voltar ao caminho das vitórias, deixando para trás a sina de jogar bem e perder. O Vasco, por outro lado, precisa vencer desesperadamente. Seu tour por Avellaneda não foi bom (0x2 Independiente e 1x3 Racing), uma sequência que não só acabou com a invencibilidade do time no campeonato, como fez a equipe perder a liderança, cair para a terceira posição e ver os rivais de cima se distanciando.

O Vasco começou o jogo em cima, mas é difícil dizer se a partida seria assim ou se o San Lorenzo ia equilibrar as ações. Um fato, no entanto, mudou o rumo da partida logo a um minuto. A bola saiu a escanteio, Juninho cobrou para Fagner na lateral da área, Migliore saiu da mesma e tocou na bola. O juiz Howard Webb não pensou duas vezes e mostrou o cartão vermelho ao goleiro. No sorteio, o escolhido para ser expulso foi o zagueiro Ameli e isso desequilibrou o jogo de vez, porque a equipe de Almagro precisou se reestruturar toda para cobrir o buraco deixado pela saída de seu zagueiro. O Vasco, por sua vez, só atacava por aquele lado. Fagner, Juninho e Eder Luis fuzilaram o gol e obrigaram Migliore a fazer verdadeiros milagres para impedir as chances do adversário. Faltava alguém que soubesse, realmente, fazer um gol...

Foi somente aos 7 minutos que a pressão vascaína deu resultado. Fagner fez boa jogada pela ponta e cruzou para o lado direito da área. Eder Luis recebeu ali e Reynoso veio para fazer a cobertura. O camisa 7 vascaíno percebeu a chegada do marcador e recuou mais atrás. Adriano recebeu na entrada da área, trouxe para o pé esquerdo e chutou forte para, enfim, vencer Migliore: Vasco 1x0.

No intervalo, Nilson mudou para reestruturar a equipe. Tirou Johnathan Ferrari e Raul 'Pipa' Estevez e colocou Buffarini e Tellechea. A defesa seria composta por Buffarini e Luciatti nas laterais e Tula e Tellechea na zaga, com Reynoso, Piatti, Erviti e Romagnoli formando o meio em losango e Stracqualursi isolado no ataque. Antonio Lopes resolveu apostar na velocidade, tirando Ramon e Diego Souza para colocar Allan e Bernardo.

Bernardo entrou muito mal no jogo. Com menos de um minuto, já tinha errado dois passes que viraram contra ataques perigosos do San Lorenzo. Mas os próprios jogadores do Vasco fizeram questão de botar a bola no chão e acalmaram o camisa 11, buscando passes curtos para fazer a confiança voltar.

A estratégia deu certo. Aos 3 minutos, Allan foi ao ataque, tabelando com Bernardo na esquerda. Buffarini veio e afastou a bola para lateral. Allan repôs para Bernardo, que fez um bom giro, invadiu a área pela ponta e chutou cruzado com categoria, vencendo Migliore e fazendo Vasco 2x0.

O gol fez a confiança voltar ao time brasileiro, mas a equipe não conseguia transformar a superioridade em gols. Para piorar, viu o San Lorenzo descontar na saída de bola. Aos 4 minutos, Romagnoli fez o 'toca y me voy' com Piatti, recebeu de volta na ponta esquerda, driblou Dedé para trazer para o pé direito e chutou com categoria. Romagnoli bateu no peito, apontou ao chão, fez a taunt da Paloma e o San Lorenzo descontou: 1x2.

A partir daí, o jogo ficou dramático. O Vasco se desesperou, o time se desarrumou e foi comum ver Dedé e Anderson Martins no ataque. O San Lorenzo encontrava enormes buracos na defesa e desperdiçava oportunidades. A jogada dos argentinos era com Migliore fazendo o lançamento direto para o campo de ataque, onde Stracqualursi e Romagnoli chutavam na trave ou obrigavam Carlos Germano a operar milagres. Mas o placar não mais se alterou.

Destaque do jogo: Fagner. O camisa 23 fez seu melhor jogo com a camisa do Vasco até aqui. Percebeu o buraco na defesa adversária e não saiu do campo de ataque, servindo os jogadores de ataque e buscando ele mesmo a conclusão. Provocou o cartão vermelho do goleiro e deu o passe pro primeiro gol. No segundo tempo, ficou mais na defesa e ajudou na marcação quando Dedé se foi ao ataque.

VELEZ SARSFIELD 1x4 IMPERATRIZ

A meta de três vitórias em três jogos foi interrompida com o empate na última rodada (2x2 Estudiantes), mas não diminuiu a empolgação do Velez, que pode chegar à zona de classificação com uma vitória. Já o Imperatriz vem com o time em ascensão. A vitória sobre o San Lorenzo (3x1) mostrou que a equipe está bem arrumada e pronta para alçar voos maiores. Prenúncio de um jogão.

E foi mesmo! Ambas as equipes estavam muito bem tática e tecnicamente. Todos os jogadores exibiam uma forma física espetacular e criavam ótimas jogadas. Só a conclusão deixava a desejar. O primeiro tempo foi de um toma lá dá cá incrível, mas os chutes saíam sem direção ou encontravam defesas dos goleiros. O Velez jogava pelo meio, com Insua tendo liberdade pelo campo de ataque para buscar os atacantes. O Imperatriz jogava no estilo do River, com Douglas abrindo para uma das pontas (na maioria das vezes, a direita) e o ponta procurando Suker no comando de ataque.

Mas o único gol do primeiro tempo só veio aos 7 minutos, curiosamente, na única vez em que Maikon Leite foi acionado. O Imperatriz ganhou um lateral no campo de ataque, na lateral da área. Juan cobrou ao camisa 17, que se livrou da marcação de Juan Sabia com um incrível drible em giro. Maikon Leite invadiu a área, fez que ia chutar e deu mais um drible desmoralizante. Sosa não deixou o camisa 17 passar e o atropelou, com o árbitro Chris Kavanagh marcando o pênalti. Robinho cobrou à meia altura no canto esquerdo e Sosa foi para o lado direito: Imperatriz 1x0.

No intervalo, Pearl Jam trocou o lado esquerdo, que levava um baile de Robinho. Saíram Romero e Turco Assad para as entradas de Cubero e Lucas Pratto. Já Dircys preferiu deixar a equipe mais leve e apostar nos contra ataques. Saíram Victor Ramos e Suker e entraram Yago Pikachu e Dagoberto. Emerson iria para a zaga, Mendieta faria a volância esquerda, Yago Pikachu faria a volância direita e formaria o triângulo do lado direito com Claudio Winck e Robinho, enquanto Dagoberto seria um centroavante mais recuado, formando um trio de ataque veloz com Robinho e Maikon Leite.

Apesar do Velez ter continuado bem no jogo, foi Dircys quem acertou nas táticas do intervalo. A entrada de Dagoberto deu muito mais mobilidade ao time, que atacava por todos os lados com velocidade e não demorou a fazer o segundo gol.

Logo a um minuto, Douglas abriu a Robinho na direita, que rolou a Dagoberto no meio. Sebá Dominguez veio e roubou-lhe a bola, mas ao tentar sair jogando, errou o passe, que parou nos pés de Yago Pikachu. O camisa 8 devolveu a Dagoberto dentro da área e o camisa 11 só teve que chutar na saída de Sosa para fazer Imperatriz 2x0.

Ali, a vantagem do Imperatriz era enorme e o Velez sabia disso. Claudio Hussain resolveu participar mais das jogadas de ataque e, com Insua, criou mais jogadas para Dario Hussain. Mas a ida de Emerson para a zaga foi perfeita e o camisa 5 ajudou muito a rechaçar as jogadas rivais.

O Imperatriz, então, teve o contra ataque à sua disposição e ampliou aos 5 minutos. Douglas recebeu no meio e abriu na ponta direita para Robinho. O camisa 7 procurou Dagoberto no campo de ataque, mas Gago afastou a bola, que caiu nos pés de Douglas. O camisa 10 distribuiu o jogo novamente para a ponta direita, onde Robinho preferiu fazer outra jogada clássica do Imperatriz: a jogada de ponta de Euller. Robinho trouxe a bola para dentro, invadiu a área e olhou o posicionamento de Sosa, para decidir se chutaria por cobertura de pé direito ou se chutaria no corredor de pé esquerdo. Enquanto pensava, o goleiro do Velez saiu desesperado do gol e atropelou o camisa 7. Chris Kavanagh não pensou duas vezes e anotou pênalti novamente, que Robinho cobrou rasteiro no canto esquerdo. Sosa ainda tocou na bola, mas não evitou o gol: Imperatriz 3x0.

O Velez descontou na saída de bola. Insua, Claudio Hussain e Cubero fizeram a 'figura 8' e coube a Cubero receber próximo à entrada da área e acertar um lindo chute de pé esquerdo. A bola foi no ângulo de Charlie Brown e o Velez fazia 1x3.

O gol devolvia um pouco de justiça à partida. O Velez não jogava mal para merecer uma goleada e mostrou isso, partindo para o ataque. Insua e Dario Hussain acertaram a trave de Charlie Brown. O Imperatriz também tinha seus bons momentos, principalmente com Douglas e Robinho. Com o tempo, foi vendo que era só tocar a bola e esperar o tempo passar, mas queria finalizar o turno em grande estilo.

Foi por isso que, já nos acréscimos, o Imperatriz resolveu apostar num contra ataque, após Luan afastar um cruzamento de Lucas Pratto para a área. Mendieta jogou a Juan na meia esquerda e o camisa 6 esticou para Maikon Leite na ponta. O camisa 17 avançou em velocidade, se livrou de Gino Peruzzi e Sabia para invadir a área, fez que ia chutar alta e cruzada e só esperou Sosa cair. Com um chute rasteiro, a bola passou entre o goleiro e a trave e o Imperatriz fazia 4x1.

Destaque do jogo: Robinho. Em uma partida de altíssimo nível, Insua e Dario Hussain fizeram um grande jogo pelo Velez. Pelo Imperatriz, Douglas, Maikon Leite, Dagoberto, Juan e Claudio Winck jogaram muito bem. Mas foi Robinho quem se destacou. O camisa 7 infernizou pelo lado direito do ataque, servindo seus companheiros e concluindo. Jogou tanto no estilo do River quanto no do Imperatriz, mostrou que Dircys finalmente encontrou um nome para a ponta direita, órfã desde a aposentadoria de Euller. Os dois gols que fez foram de pênalti, mas serviram para coroar o grande jogo de seu camisa 7.

NOTAS RÁPIDAS

  • A rodada se encerra neste domingo, com o Huracán x Estudiantes e o Superclássico Boca x River.
  • Na LMC, os ciclistas estão disputando o Criterium du Dauphiné, uma prova de seis etapas ainda na França. A primeira etapa foi um contra relógio nesta sexta-feira, que deu a Lance Armstrong sua primeira vitória na LMC, com Luciano Pagliarini em segundo e Chris Froome em terceiro. Ainda neste sábado, os ciclistas disputaram a primeira corrida em linha do Criterium.
  • O milestone da rodada vai para Leandro Romagnoli. Com o gol de honra contra o Vasco, foi a 110ª vez em que ele bateu no peito, apontou ao chão e fez a taunt da Paloma com a camisa do San Lorenzo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!