A FIFUBO foi criada em 2001, mas o formato atual, a Era da Modernidade, os botões argolados, só vieram em 2003. Neste ano, só tivemos os torneios Apertura e Clausura.
2003 - Torneio Apertura:
Este campeonato, além de contar com times argolados, ainda tinha uns times de regra dadinho, para encher o certame. Na verdade, só 4 equipes participaram, sendo apenas uma da regra paulista (Dallas Stars) e três da regra dadinho (Araribóias da R.O., Fifa Stars e Imperatriz). Por ter pouquíssimas equipes, foram 4 turnos e playoff final melhor de 3. Ao final dos 4 turnos, Dallas Stars e Imperatriz se enfrentaram e o Imperatriz sagrou-se campeão, após empatar o primeiro jogo em 4x4 (venceu nos pênaltis por 4x3) e vencer o segundo jogo por 4x3. O artilheiro foi Van Basten, do Imperatriz, com 22 gols.
2003 - Torneio Clausura
Neste campeonato, além das equipes do Apertura, tivemos a adição de mais dois da regra paulista (Vasco e CROL). Todos se enfrentaram, em turno e returno, e as 4 melhores equipes jogaram semifinais em ida e volta, classificando duas equipes para a final, em jogo único. Na final, o Vasco se sagrou campeão, ao derrotar o Dallas Stars por 3x2. Bebeto, do Araribóias da R.O., sagrou-se artilheiro ao anotar 16 gols.
2003 - Supercopa FIFUBO
No final do ano, fechando a temporada, os campeões do Apertura (Imperatriz) e Clausura (Vasco) se enfrentaram em jogo único, para decidir o supercampeão da temporada. Em jogo emocionante, o Imperatriz venceu por 3x2 e levantou a taça.
2004 - Torneio Apertura
O ano de 2004 trouxe a Era da Modernidade de vez. Foi a primeira vez que um campeonato foi disputado somente com equipes paulistas/argoladas. CROL, Dallas Stars, Imperatriz, Juventus e Vasco se enfrentaram em 4 turnos, com os 4 melhores jogando playoffs semifinais em melhor de 3 e os vencedores jogando playoff final em melhor de 3 também. O campeonato marcou a Era de Ouro vascaína e o declínio do Imperatriz, que amargou o quinto lugar, sendo a única equipe a ficar de fora dos playoffs. Na final, o Vasco levou o título ao vencer o primeiro jogo (3x2), perder o segundo (2x2 no tempo normal e 2x4 nos pênaltis) e vencer o terceiro jogo (4x1). A Marcelinho, do Vasco, coube a honra de ser o artilheiro ao anotar 17 gols.
2004 - Copa 3 Corações
Neste ano, o intervalo entre os dois principais campeonatos trouxe a Copa 3 Corações (na verdade, 4), com Dallas Stars, Imperatriz, Juventus e Vasco se enfrentando em turno único, com as duas equipes disputando uma final. Na final, o Vasco ganhou o título, vencendo o Juventus por 4x3.
2004 - Torneio Clausura
O Bangu chegou à FIFUBO e o Torneio Clausura teve que se apertar para fechar o calendário direito. Por esse motivo, as equipes se enfrentaram em 3 turnos, com semifinais e final. O Imperatriz reagiu à péssima campanha no Apertura e liderou o campeonato, passando pelas semifinais e chegando à grande final. Porém, não sucumbiu ao excelente ano do Vasco, que venceu na final por 4x1 e ganhou o bi do Clausura. Cláudio Adão, do Bangu, estreou no campeonato conseguindo a artilharia do torneio ao lado de Edmundo, do Vasco, ambos com 16 gols.
Por ter vencido os dois campeonatos, o Vasco não precisou disputar a Supercopa FIFUBO, ficando com o título diretamente. A temporada de 2004 foi inteiramente vascaína.
2005 - Torneio Apertura
O novo ano veio com uma nova equipe. O Fluminense veio a se somar aos outros times. Por conta disso, o Torneio Apertura foi disputado em turno e returno. Ao final, Vasco e Imperatriz voltaram a se enfrentar. No primeiro jogo, Imperatriz 3x2. No segundo jogo, Vasco 4x2. No terceiro e decisivo jogo, o Vasco sobrou em campo e levou o bi do Apertura, ao vencer por 4x1. Cláudio Adão e Edmundo novamente dividiram a artilharia do torneio, anotando 12 gols cada.
2005 - Copa 3 Corações
Novamente, no meio do ano, tivemos a Copa 3 Corações. Novamente, o Vasco levou, desta vez ao empatar em 1x1 com o Dallas Stars e vencendo nos pênaltis por 4x3.
2005 - Torneio Clausura
Este foi o campeonato que nunca acabou, apesar de ser o primeiro com a equipe do Americano de Campos. Das 14 rodadas, apenas 6 foram disputadas e não tivemos conclusão nenhuma. Além da correria do dia a dia, conclusão de faculdade, prova da OAB e tudo mais, tive uma hérnia de disco que me impediu de sequer pensar em jogar botão, ficar curvado em cima de uma mesa, coisa e tal.
Isso impediu a FIFUBO de operar por 5 anos, até que 2010 chegou. Após uma viagem à Argentina em março, surgiu a idéia de refazer os jogos, campeonatos e afins. O Grupo Olé arrendou a Liga, pagou seus débitos e trouxe uma nova Era. Com isso, os campeonatos voltaram e cá estamos, em plena temporada!
2010 - Torneio Apertura
Informalmente conhecido como a Era da Fênix, o Torneio Apertura renasceu das cinzas e luziu como ouro. O formato é o mesmo dos anos anteriores, mas saíram Dallas Stars e Juventus, chegou Viradouro e o campeonato foi disputado por 7 equipes.
Uma temporada perfeita do Imperatriz, com 10 vitórias em 10 jogos e a chegada à final. Do outro lado, um Vasco que tentava conquistar o tricampeonato do Torneio Apertura, que também chegou à final sem problemas.
No primeiro jogo da final, apesar do favoritismo, o Imperatriz sucumbiu ao nó tático vascaíno que, marcando pelo meio e contra-atacando pelas pontas, terminou como vencedor por 2x0.
No segundo jogo, o nó tático se inverteu. Com uma marcação fortíssima e ataques fulminantes, o Imperatriz venceu por 3x2 (após estar vencendo por 3x0) e levou a decisão para o terceiro confronto.
No grande dia, as equipes deram um show em cada tempo. No primeiro, show do Imperatriz e vantagem de 2x0. No segundo, com direito a gol no último lance da partida, o show foi vascaíno e o resultado terminou 2x2. O título foi decidido nos pênaltis e, na segunda série extra, o Vasco chutou na trave com Bruno Lazaroni e o Imperatriz acertou o seu, com Numan, levando o título após 7 anos.
De quebra, ainda teve o artilheiro e melho jogador: Zenden anotou 12 gols e foi o grande nome do campeonato.
A partir do meio de agosto, começa o Torneio Clausura. As rodadas merecerão posts detalhados neste blog e saberemos no fim do ano quem levantará a taça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A FIFUBO quer te ouvir!