domingo, 29 de setembro de 2019

Arte e Botões - Adidas José+10

Não tivemos rodada da Liga FIFUBO neste final de semana, por conta do Rock in Rio, ou melhor, por conta do Foo Fighters. Mas, pro blog não ficar parado, vamos postar mais uma arte. Se na semana passada tivemos o Torneio Secreto da Nike (que você pode conferir clicando aqui), nesta teremos a Adidas José+10!

Em 2006, a Copa do Mundo voltava à Alemanha e é lógico que a Adidas não ia perder essa oportunidade. A Nike já vinha mitando em seus comerciais, a tendência era aquela e a guerra entre as duas gigantes estava acirrada. Com esses ingredientes, a Adidas lançou seu comercial José+10.

O comercial é dividido em dois; um chamado "Equipo", onde há a escolha dos times, e o outro é o "Partido", com o jogo. Se passava em uma comunidade carente de algum país de língua espanhola. Embora pareça muito com um povoado mexicano, é mais capaz que o terreno seja a Espanha, mas isso pouco importa. A propaganda começa com os garotos José e Pedro entediados e com uma bola. Até que resolvem levantar e "tirar o time" para a pelada.

Pedro ganha o par ou ímpar e escolhe Cissé. José escolhe Kaká. Pedro escolhe Zidane e José, Beckham. Os garotos vão escolhendo os jogadores e estes vão surgindo, com os uniformes de suas seleções (as que não eram patrocinadas pela Adidas tinham camisas estilizadas), até que José escolhe Beckenbauer. Pedro ri e eis que, realmente, surge Beckenbauer, com a camisa da Alemanha dos anos 70. Zidane cochicha no ouvido de Pedro e manda ele escolher Platini, que aparece com a camisa da França dos anos 80. Escolhidos os times, os garotos começam as escolhas de posições (Defoe vai para o gol) e a tática (Pedro grita para Lampard e Robben para trocarem de lado). Tudo pronto, José rola a bola e o jogo começa, encerrando a primeira propaganda.

No segundo comercial, o jogo está rolando. Aí começam aqueles malabarismos com a bola, característica dos comerciais do final dos anos 90 e primeira década de 2000. Até que Kaká limpa a jogada, vem cara a cara com o goleiro e chuta. Defoe se esconde da bola e ela bate em sua coxa, indo parar num carro que um mecânico consertava por perto. José manda Kaká para o banco e coloca Duff em seu lugar. O jogo continua, Cissé faz a jogada pela ponta e rola a Lampard, que chuta com violência. A bola bate no travessão, quica na linha imaginária do gol (vale lembrar que o campo é de terra) e Khan defende. O time de Pedro comemora o gol; o de José protesta. A mãe de José grita lá de cima que é para ele ir para casa, ele pega a bola das mãos de Khan e vai embora. O comercial termina com José saindo com a bola e ninguém no campo, dando a entender que ele e Pedro imaginaram aquela partida.

Antes de continuar a explanação, vamos às artes dos dois times:


O time de José tem Khan, Schweinsteiger, Beckenbauer, Du Ri Cha, Beckham, Vieira, José, Gerrard, Ballack, Riquelme, Kaká, Defoe e Duff.


O time de Pedro tem Nesta, Lampard, Nakamura, Raul, Zidane, Platini, Pedro, Messi, Podolski, Kevin Kuranyi, Cissé, Trezeguet e Robben.

Apesar de Kaká chutar a bola e Defoe defender, fiz a pesquisa em um site em inglês e este colocava os dois no mesmo time. São 13 jogadores em cada equipe, com uniformes de times (à exceção de Beckenbauer e Platini).

Este comercial encerrou a época de ouro dos comerciais de futebol com habilidade e jogos dos sonhos. Este, em particular, dá uma sensação boa a qualquer amante do futebol, pois nos remete à pelada em campo de terra batida, escolhendo os melhores para a nossa equipe e sonhando com uma pelada entre os maiores nomes do esporte. Depois disso, como dito na postagem da Nike, o futebol se tornou de resultado, marcação forte, volantes e pouca (nenhuma) habilidade.

Fazer esta arte foi um prazer, assim como foi a da Nike. Embora goste muito dos times e da competição, imaginar uma pelada entre grandes nomes do futebol é sempre uma diversão. Tenho até hoje o sonho de tocar o "Projeto Perebas", fazendo botões dos craques de hoje e do passado, sorteando os times e jogando partidas de "10 minutos ou 2 gols".

Repito o que disse na outra postagem. Quem tiver habilidade em artes gráficas pode fazer o campo do jogo de José e ir em uma gráfica, para imprimir em uma lona vinílica, placa acrílica ou PVC e colocar em cima da mesa de botão. Ter a oportunidade de jogar uma partida dessas em um campo de terra batida, com marcação meio apagada, aumenta a diversão.

Você pode conferir as duas propagandas clicando aqui.

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