Em 2006, a Copa do Mundo voltava à Alemanha e é lógico que a Adidas não ia perder essa oportunidade. A Nike já vinha mitando em seus comerciais, a tendência era aquela e a guerra entre as duas gigantes estava acirrada. Com esses ingredientes, a Adidas lançou seu comercial José+10.
O comercial é dividido em dois; um chamado "Equipo", onde há a escolha dos times, e o outro é o "Partido", com o jogo. Se passava em uma comunidade carente de algum país de língua espanhola. Embora pareça muito com um povoado mexicano, é mais capaz que o terreno seja a Espanha, mas isso pouco importa. A propaganda começa com os garotos José e Pedro entediados e com uma bola. Até que resolvem levantar e "tirar o time" para a pelada.
Pedro ganha o par ou ímpar e escolhe Cissé. José escolhe Kaká. Pedro escolhe Zidane e José, Beckham. Os garotos vão escolhendo os jogadores e estes vão surgindo, com os uniformes de suas seleções (as que não eram patrocinadas pela Adidas tinham camisas estilizadas), até que José escolhe Beckenbauer. Pedro ri e eis que, realmente, surge Beckenbauer, com a camisa da Alemanha dos anos 70. Zidane cochicha no ouvido de Pedro e manda ele escolher Platini, que aparece com a camisa da França dos anos 80. Escolhidos os times, os garotos começam as escolhas de posições (Defoe vai para o gol) e a tática (Pedro grita para Lampard e Robben para trocarem de lado). Tudo pronto, José rola a bola e o jogo começa, encerrando a primeira propaganda.
No segundo comercial, o jogo está rolando. Aí começam aqueles malabarismos com a bola, característica dos comerciais do final dos anos 90 e primeira década de 2000. Até que Kaká limpa a jogada, vem cara a cara com o goleiro e chuta. Defoe se esconde da bola e ela bate em sua coxa, indo parar num carro que um mecânico consertava por perto. José manda Kaká para o banco e coloca Duff em seu lugar. O jogo continua, Cissé faz a jogada pela ponta e rola a Lampard, que chuta com violência. A bola bate no travessão, quica na linha imaginária do gol (vale lembrar que o campo é de terra) e Khan defende. O time de Pedro comemora o gol; o de José protesta. A mãe de José grita lá de cima que é para ele ir para casa, ele pega a bola das mãos de Khan e vai embora. O comercial termina com José saindo com a bola e ninguém no campo, dando a entender que ele e Pedro imaginaram aquela partida.
Antes de continuar a explanação, vamos às artes dos dois times:
O time de José tem Khan, Schweinsteiger, Beckenbauer, Du Ri Cha, Beckham, Vieira, José, Gerrard, Ballack, Riquelme, Kaká, Defoe e Duff.
O time de Pedro tem Nesta, Lampard, Nakamura, Raul, Zidane, Platini, Pedro, Messi, Podolski, Kevin Kuranyi, Cissé, Trezeguet e Robben.
Apesar de Kaká chutar a bola e Defoe defender, fiz a pesquisa em um site em inglês e este colocava os dois no mesmo time. São 13 jogadores em cada equipe, com uniformes de times (à exceção de Beckenbauer e Platini).
Este comercial encerrou a época de ouro dos comerciais de futebol com habilidade e jogos dos sonhos. Este, em particular, dá uma sensação boa a qualquer amante do futebol, pois nos remete à pelada em campo de terra batida, escolhendo os melhores para a nossa equipe e sonhando com uma pelada entre os maiores nomes do esporte. Depois disso, como dito na postagem da Nike, o futebol se tornou de resultado, marcação forte, volantes e pouca (nenhuma) habilidade.
Fazer esta arte foi um prazer, assim como foi a da Nike. Embora goste muito dos times e da competição, imaginar uma pelada entre grandes nomes do futebol é sempre uma diversão. Tenho até hoje o sonho de tocar o "Projeto Perebas", fazendo botões dos craques de hoje e do passado, sorteando os times e jogando partidas de "10 minutos ou 2 gols".
Repito o que disse na outra postagem. Quem tiver habilidade em artes gráficas pode fazer o campo do jogo de José e ir em uma gráfica, para imprimir em uma lona vinílica, placa acrílica ou PVC e colocar em cima da mesa de botão. Ter a oportunidade de jogar uma partida dessas em um campo de terra batida, com marcação meio apagada, aumenta a diversão.
Você pode conferir as duas propagandas clicando aqui.
Você pode conferir as duas propagandas clicando aqui.
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