domingo, 1 de setembro de 2019

Liga FIFUBO 2019 - Décima Rodada - 01/09/2019

Setembro chegou, trazendo um domingo nublado, bem escuro. Nada que impedisse o torcedor de vir em bom número ao Imperatriz Arena, para assistir ao encerramento da décima rodada da Liga FIFUBO 2019, a primeira do segundo turno. Vamos aos jogos!


SAN LORENZO 1x2 INDEPENDIENTE

Em nono na tabela, com um bom ataque e uma defesa medíocre, a missão do San Lorenzo é encontrar um equilíbrio entre os setores, permitindo os resultados positivos retornarem à rotina, após duas rodadas sem vencer. Para este jogo, a equipe não conta com Ameli. O camisa 4 foi expulso no lugar de Migliore, na última rodada, e cumpre suspensão automática. Em seu lugar, joga Tellechea. O Independiente quer acabar com a sina de jogar bem num jogo e mal no outro. Também vem de dois jogos sem vencer. O empate com o Racing foi comemorado pelos jogadores, mas o treinador achou absurda a ideia de se comemorar um empate contra o maior rival. No primeiro turno, Independiente 3x3 San Lorenzo.

O jogo foi horrível. Uma mediocridade enorme tomou conta do campo de jogo. Erros de passe eram constantes, assim como bolas dominadas de forma errada, jogadores perdendo a passada e vaias, muitas vaias. Menos mal que tivemos gols...

O primeiro veio aos 3 minutos. Gracián procurou Facundo Parra na ponta direita e o camisa 17 se atrapalhou com a bola. Gracián pediu de volta, limpou e deu um passe incrível para Busse, dentro da área. O camisa 7 dominou, esperou a saída de Migliore e chutou sem chances, fazendo Independiente 1x0.

Após o gol, esperava-se um San Lorenzo se abrindo mais e um Independiente buscando os contra ataques, mas nada disso aconteceu. A dupla de ataque do time de Avellaneda estava muito mal e não dava sequência às jogadas. Para piorar, falhava. Aos 6 minutos, Vella lançou Facundo Parra na direita e o camisa 17 não conseguiu dominar a bola. Luciatti pegou e lançou no corredor para Erviti, nas costas de Vella. O camisa 11 adiantou a bola, viu Navarro mal posicionado e chutou rasteira, entre o goleiro e a trave. Navarro aceitou e o San Lorenzo empatou: 1x1.

O Independiente ainda encontrou um gol no final do primeiro tempo, quando Gracián recebeu de Montenegro no meio de campo e partiu para o ataque tabelando com seus companheiros. Primeiro, com Fredes, que lhe devolveu na intermediária de ataque. Depois, com Facundo Parra na ponta direita. O camisa 17 dominou mal novamente, mas conseguiu devolver a Gracián. Da entrada da área, o camisa 19 acertou um lindo chute no canto de Migliore e fez Independiente 2x1, aos 9 minutos.

No intervalo, Nilson tirou Johnathan Ferrari e Raul 'Pipa' Estevez, colocando Buffarini e Bordagaray em seus lugares. Ia jogar no 4-4-2 losango e tentar aproximar seus atacantes da área adversária. Bayer não pensou duas vezes ao sacar sua dupla de ataque. Silvera e Parra saíram debaixo de muitas vaias, com Gandin e Mauro Burruchaga entrando em seus lugares.

O jogo não melhorou no segundo tempo. O festival de erros continuou e os torcedores vaiaram em profusão. Burruchaga não conseguiu jogar de atacante e Gandin, um homem de movimentação, não soube jogar de centroavante. Diante de tanta mediocridade, foi um alívio quando Aristeu Tavares encerrou a partida.

Destaque do jogo: Leandro Gracián. Em um jogo de nível técnico tão baixo, o único a merecer aplausos foi o camisa 19 do Independiente. Buscou organizar a partida, distribuiu o jogo, deu bons passes, participou do primeiro gol e fez o segundo, garantindo os 3 pontos para a sua equipe.

RIVER PLATE 2x3 RACING

Na virada do turno, o River terminou em oitavo e antepenúltimo lugar, uma campanha muito aquém de suas tradições. A ordem é virar a chave no returno e partir para uma arrancada rumo à classificação e ao fim do jejum de 4 partidas sem vencer (3 empates e 1 derrota). Para esta partida, Funes Mori continuava como titular e Trezeguet, no banco. Do outro lado, o Racing voa em céu de brigadeiro. A equipe de Avellaneda faz uma temporada perfeita, lidera o campeonato e não perde desde a segunda rodada. No primeiro turno, Racing 1x0 River.

Se San Lorenzo e Independiente entregaram uma partida horrível, River e Racing vieram dispostos a mostrar um espetáculo de primeira grandeza. O River jogou sua melhor partida até aqui e o Racing não ficou atrás. Desde o início, Funes Mori partiu para o campo de ataque e se movimentou por todos os lados, tabelando e buscando a conclusão. O Racing tentava sair, mas o River fazia uma partida taticamente perfeita. Seus marcadores cercavam Ruben Capria e Acosta e matavam qualquer tentativa do rival de atacar.

O único gol do primeiro tempo foi sair somente aos 8 minutos. Gallardo puxou contra ataque pela meia esquerda e procurou um companheiro na frente para o passe. Com os 4 jogadores do River no campo de ataque impedidos, a solução foi fazer um passe para quem vinha de trás. Almeyda passou pelo meio dos defensores do Racing, recebeu a bola, olhou o posicionamento do goleiro e surpreendeu. Da meia lua, soltou uma "bola fubá" rasteira, que tocou na trave e correu pelo lado de dentro da linha: River 1x0.

No intervalo, Francescoli tirou os nulos Gallardo e Buonanotte para colocar Coudet e Trezeguet. Gallardo atuava muito recuado e, nesta função, é melhor contar com Coudet. Buonanotte não jogava bem, então era melhor deslocar Funes Mori para aquele setor e dar uma chance a Trezeguet no comando de ataque. Paralelo tirou Pelletieri e Latorre, dois jogadores que poderiam desafogar o time mas não rendiam. Em seus lugares, entraram Fariña e Hauche.

O jogo melhorou absurdamente no segundo tempo. O River continuou jogando muito bem e o Racing buscava uma brecha no sistema defensivo adversário para poder empatar. Ainda falta um turno inteiro para acabar a fase de classificação, mas já podemos ver um pedacinho de sorte de campeão aparecendo...

Com um minuto, Trezeguet recebeu de Funes Mori, invadiu a área pela esquerda e chutou forte. A bola tocou no travessão e saiu para lateral. Aos 2, Enrique cobrou a Quiroz na entrada da área e o camisa 5 buscou Ruben Capria no meio. O camisa 10 abriu na direita para Fariña, que avançou até a entrada da área e provou por que é o xodó da torcida. Com um lindo chute rasteiro e cruzado, venceu Carrizzo e empatou o jogo: Racing 1x1.

O River não desanimou com o empate do adversário e provou que seus dias de gigante estão voltando. Logo na saída de bola, Trezeguet fez o "toca y me voy" com Coudet e recebeu na meia esquerda. Devolvendo ao camisa 8, Trezeguet correu mais para a ponta, fugindo da marcação de Diego Capria. Recebeu de volta, invadiu a área pela ponta e acertou um chute incrível, no ângulo oposto de Saja, para fazer um golaço: River 2x1. Era o fim do jejum de 4 rodadas sem marcar.

O grande problema do River é que seus jogadores estão afobados, doidos para verem os dias de glória voltarem. Alguns se empolgaram com a brilhante partida e abandonaram o esquema, querendo a consagração. Aos 6 minutos, José Maria Paz saiu da defesa e se mandou ao ataque, tabelando com Trezeguet primeiro e, depois, com Funes Mori. Mas o camisa 9 devolveu errado a bola e Fariña ligou rápido para Acosta na ponta direita. O camisa 9 avançou, viu Berizzo vir na marcação e, com um passe para dentro da área, encontrou Ruben Capria. O camisa 10 recebeu exatamente no buraco deixado por Paz, ajeitou para o pé esquerdo e mandou no ângulo de Carrizzo, fazendo mais um lindo gol: Racing 2x2.

O jogo era eletrizante. O River desperdiçava uma chance aqui, o Racing desperdiçava outra lá. As duas equipes deixaram o torcedor de pé e a partida ficou completamente em aberto.

Foi aí que surgiu a sorte de campeão. Aos 9 minutos, Coudet procurou Funes Mori na esquerda, mas Fariña interceptou o passe, tocando a Ruben Capria no meio. O buraco deixado por Coudet na volância central era o que Capria precisava para avançar. A marcação apertou e ele passou na direita para Acosta. O camisa 9 adiantou um pouco a bola e viu Paz aparecer para bloquear um chute. Achando que Acosta estouraria a bola, Paz pulou para bloquear. Mas Acosta percebeu e chutou rasteira. Quando Carrizzo percebeu, a bola já ultrapassava a linha fatal e o Racing fazia 3x2.

O River ainda teve uma última chance, mas Saja defendeu brilhantemente o chute de Trezeguet. O River não merecia perder esse jogo. Mas, nas palavras de Trezeguet ao final da partida, "dominou 99% da partida; o 1% restante foi o que fez a diferença".

Destaque do jogo: Ruben Capria. Funes Mori fazia uma partida maravilhosa, até falhar no segundo gol. Trezeguet entrou muito bem e encerrou a seca de gols. Acosta fez um gol e deu o passe para o outro. Em um jogo com tantos destaques, o maior de todos foi Ruben Capria. Bem marcado no primeiro tempo, se desdobrou em mil para fazer a equipe buscar a igualdade (e a virada) no segundo. Participou de dois gols e ainda fez mais um, mostrando por que o Racing é líder do campeonato.

CLASSIFICAÇÃO

1° Racing - 23 pontos;
2º Imperatriz - 20 pontos, 20 gols marcados;
3º Vasco - 20 pontos, 14 gols marcados;
4º Independiente - 14 pontos;
5º Estudiantes - 13 pontos;
6º Boca Juniors - 11 pontos;
7º Velez Sarsfield - 9 pontos;
8º Huracán - 9 pontos, 11 gols marcados;
9º River Plate -  9 pontos, 10 gols marcados;
10º San Lorenzo - 8 pontos, 16 gols marcados.

ARTILHARIA

1º Maikon Leite (Imperatriz) e Acosta (Racing) - 8 gols;
3º Robinho (Imperatriz) - 7 gols;
4º Leandro Gracián (Independiente) e Ruben Capria (Racing) - 6 gols.

NOTAS RÁPIDAS
  • Na postagem anterior, foi dito que não teríamos jogos neste domingo. Mas, as coisas fluíram e a rodada pôde se encerrar aqui. A próxima rodada, ninguém sabe como será. Mas deve começar durante a semana.
  • Certo é que a FIFUBO garante, pelo menos, a continuação do campeonato até a quinta rodada. Depois disso, serão jogadas rodada a rodada quantas forem possíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!