quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Arte e Botões - Torneio Secreto da Nike

O sábado e o domingo estão rifados. Por isso, será muito difícil fazer a rodada da Liga FIFUBO nesta semana. Mas isso não significa que o blog ficará parado; muito pelo contrário! Vamos apresentar mais uma arte, com uma história muito divertida. Este é o Torneio Secreto da Nike!


Em 2002, tivemos mais uma edição da Copa do Mundo de Futebol; a primeira com sede compartilhada e a primeira fora do eixo Américas-Europa. Japão e Coreia do Sul abriam as portas do mundo asiático para a febre futebolística que varre o planeta a cada quatro anos. À época, Nike e Adidas eram as gigantes fornecedoras de material esportivo e estavam investindo em novas marcas, design arrojado, mais cores e comerciais que prendiam a atenção do público. Foi aí que a Nike teve a ideia de fazer o seu Torneio Secreto.

Conhecido como "Secret Tournament", "Scorpion KO" ou "The Cage", a campanha teve um orçamento estimado em 100 milhões de dólares, contou com 24 jogadores e Eric Cantona, além de ser dirigida por Terry Gilliam, membro do Monty Python. A trilha sonora era "Little Less Conversation", de Elvis Presley, remasterizada.

Em março, foi lançado um pequeno comercial, mostrando chutes com a câmera focalizando só a chuteira e a marca do escorpião que a Nike estava lançando (daí ser conhecido como "Scorpion KO"), convidando os curiosos a irem no site da Nike pegar mais informações. No site, havia um jogo online do torneio secreto, similar ao FIFA da época.

Os jogadores foram escolhidos a dedo. Por ser uma campanha voltada à Copa de 2002, tinha mais brasileiros e franceses (os dois finalistas em 98), jogadores de outros países top no futebol, um japonês e um sul coreano (justamente as sedes da Copa). Chamou a atenção a ausência de alemães, que foi feita para evitar uma associação com a Adidas.

Em abril, veio a explosão. Os comerciais com o torneio começaram. 24 jogadores ao redor do mundo receberam um estranho convite para uma reunião em um navio. Ao chegarem lá, foram confinados no porão do mesmo, dentro de uma jaula (daí ser conhecido como "The Cage"). Eric Cantona aparecia, como um chefão excêntrico (com direito a uma bengala com o cabo em forma de escorpião), e dizia que aquele era o Torneio Secreto da Nike. Os jogadores seriam divididos em oito times de três e iriam jogar partidas de um gol. Explicadas as regras, o Torneio começava, com Cantona atirando a bola (prateada) de cima da jaula e fechando a portinhola. Cada partida tinha material para quatro comerciais, repletos de jogadas de habilidade e muito drama. Os vencedores avançavam à fase seguinte e os perdedores eram mandados para casa, ou seja, atirados ao mar. A campanha atingiu o mundo em cheio, todos esperando as próximas fases.

Nas quartas de final, Triple Espresso derrotou The Onetouchables, Cerberos derrotou Toros Locos, Os Tornados derrotou Funk Seoul Brothers e Equipo del Fuego derrotou Tutto Bene. Nas semifinais, Triple Espresso derrotou Cerberos e Os Tornados derrotou Equipo del Fuego.

Triple Espresso e Os Tornados fariam a partida decisiva e os fãs ao redor do mundo aguardavam ansiosamente para ver quem levaria o Torneio Secreto. O aguardado comercial começava com os seis jogadores se encarando e se posicionando no campo, aumentando a ansiedade de quem assistia. De repente, Thierry Henry fala alguma coisa no ouvido de Totti, que se abaixa para amarrar a chuteira. Quando Cantona solta a bola lá de cima, Henry corre, pula nas costas de Totti, mete a cabeça na bola e ela vai direto para o gol. Figo protesta, Cantona ri e solta a sua famosa frase "the losers go home! Bye!" (os perdedores vão para casa! Tchau!), atirando os perdedores ao mar.

O excitante Torneio tinha um final broxante e muitos fãs ao redor do mundo escreveram para a Nike com reclamações. Assim, a Nike resolveu lançar uma revanche da grande final. Nela, Triple Espresso e Os Tornados voltavam ao porão do navio e não encontravam a jaula. Quando Figo pergunta onde ela está, Cantona explica que, desta vez, não haverá jaula. Ele pinta dois retângulos, um em cada extremidade do navio, e diz que o derradeiro campeão será aquele que marcar 100 gols.

O novo comercial é repleto de jogadas de efeito, dribles, chutes violentos e gols, muitos gols. Cada gol é um chute na parede do navio e vai arrancando poeira, pedaços de ferrugem e parafusos. Quando a partida está empatada em 99x99, Figo recebe a bola e dá um chute violento, marcando o centésimo gol e se virando para comemorar com seus companheiros. Roberto Carlos olha assustado para ele, a imagem abre e se vê que a parede do navio começa a "fazer água". Os chutes provocaram um buraco no casco e o Torneio termina com o navio afundando e os jogadores tendo que nadar de volta para casa.

Então vamos ver as artes, com os trios separados e até o nosso juizão Cantona!


Os trios estão montados de cima para baixo. As equipes desta arte são: The Onetouchables (Patrick Vieira, Van Nistelrooy e Paul Scholes), Triple Espresso (Thierry Henry, Francesco Totti e Hidetoshi Nakata), Tutto Bene (Tomas Rosicky, Rio Ferdinand e Fabio Cannavaro) e Equipo del Fuego (Claudio Lopez, Gaizka Mendieta e Hernan Crespo).


Na segunda arte, além de Eric Cantona, estão as equipes Toros Locos (Freddie Ljungberg, Javier Saviola e Luis Enrique), Cerberus (Edgar Davids, Lilian Thuram e Sylvain Wiltord), Os Tornados (Ronaldo, Figo e Roberto Carlos) e Funk Seoul Brothers (Seol, Ronaldinho e Denilson).

Este comercial fez tanto sucesso que o mundo inteiro comenta até hoje. Paralelamente aos comerciais, a Nike promoveu "torneios secretos" ao redor do mundo (o brasileiro foi em São Paulo), com grande retorno.

O período de 1998 a 2006 foi muito feliz. Era uma época de futebol de habilidade, grandes craques e gols. A Nike investia pesado no bom futebol, tanto é que seus comerciais sempre tinham jogadores mostrando suas habilidades. As campanhas também faziam alusão ao jogo de habilidade (exemplo: Nike Joga 10 e Nike Joga Bonito). A Adidas também não ficou atrás (veremos em uma arte futura). Depois, o futebol passou a ser de resultados e a marcação se sobrepôs ao talento. Saíram os atacantes habilidosos e entraram os volantes chutadores de canela, culminando naquela horrorosa Copa de 2010. Hoje, apesar de termos comerciais com Cristiano Ronaldo e Messi, não chegam nem perto daquela febre de grandes propagandas que vimos na primeira década do século.

As artes estão aí. Podemos só fazer os botões e jogar normalmente ou tentar um Torneio Secreto. Quem for bom em design gráfico pode até reproduzir o campo de jogo do navio, imprimir em lona vinílica e colocar em cima da mesa para um jogo de trios. Vale a tentativa...

Você pode conferir o resumo do Torneio Secreto clicando aqui

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