domingo, 3 de maio de 2020

Mundial de Futibou de Butaum 2020 - Terceira Rodada - Grupos B e C - 03/05/2020

O mês de maio chegou e mais um final de semana foi prejudicado, com apenas um dia para os jogos do Mundial de Futibou de Butaum. Sem problemas! O domingo chuvoso trouxe emoção de sobra para os fãs que, mais uma vez, não puderam vir ao Imperatriz Arena. Mas a chuva esteve presente o tempo todo. E foi uma chuva de gols. Duas partidas repletas de emoção e nada menos do que seis equipes disputando três vagas nas semifinais. Algumas delas nem estavam em campo; torciam de fora. Vamos ver, então, como foi esta emocionante rodada e quem se classificou para a fase seguinte.


BRASIL 4x1 ARGENTINA

O primeiro jogo deste domingo era o Superclássico das Américas. Para se classificar, o Brasil só podia pensar em um resultado: a vitória. Somente com um triunfo poderia ficar com a primeira posição no grupo B e ir em frente. Sem Edmilson (expulso contra a Inglaterra), Roque Junior seria o substituto. A Argentina jogava por dois resultados para ir à próxima fase. Com uma vitória ou um empate, os platinos conquistariam a vaga, mas tinham um grande problema. Expulso na vitória sobre a Inglaterra (2x1), Lionel Messi cumpre suspensão automática e, em seu lugar, jogaria Kranevitter.

A Argentina começou com tudo e marcou logo no primeiro minuto. Na saída de bola, Conca fez o "toca y me voy" com Di Maria, recebeu de volta na meia direita e, ao invés de buscar a conclusão, devolveu ao camisa 7, pelo meio da zaga. Di Maria recebeu, driblou Kleberson e, da meia lua, acertou um chute forte para vencer Carlos Germano e fazer Argentina 1x0, logo aos 30 segundos.

O jogo ganhou em emoção. Precisando virar, o Brasil saía para o ataque e desperdiçava chances. Bem marcados, os atacantes recuaram e os laterais avançaram, virando autênticos pontas. A Argentina também criava suas oportunidades. Escalado como enganche, no lugar de Messi, Conca não conseguia dar sequência aos lances, mas Di Maria aparecia bem no apoio e servia Tevez e Alario, que desperdiçavam.

Os laterais brasileiros não só avançaram, mas também foram decisivos. Aos 8 minutos, Cafu e Roque Junior tabelaram pelo lado direito e o camisa 4 chutou, para Abbondanzieri espalmar para lateral. Roberto Carlos cobrou para o lado da área, onde Roque Junior recebeu e devolveu atrás para o camisa 6. Roberto Carlos pegou de primeira, no seu característico chute forte, vencendo Abbondanzieri e fazendo Brasil 1x1.

A virada veio no último lance do primeiro tempo, após Carlos Germano salvar em um chute de Alario, de dentro da área. Cafu pegou na meia lua, avançou até o meio de campo e fez um lançamento para Ronaldo no campo de ataque. O camisa 9 deu um toque de primeira e Rivaldo recebeu livre, invadindo a área e sendo derrubado por Abbondanzieri. O próprio Rivaldo cobrou o pênalti no ângulo do goleiro, que se esticou, mas não achou: Brasil 2x1.

No intervalo, Dorival Junior tirou Alex e colocou Ronaldinho, visando melhorar a armação. Carlos Bianchi tirou Conca e colocou Scocco. O camisa 9 iria para o ataque e Tevez seria recuado, para atuar como enganche.

O segundo tempo foi melhor do que o primeiro, com as duas equipes criando e desperdiçando oportunidades. Tevez deu maior volume às jogadas de ataque da Argentina, enquanto Ronaldinho entrou bem e organizou o meio de campo brasileiro. As chances apareciam de lado a lado.

Mas foi o Brasil quem saiu sorrindo na segunda etapa. Aos 4 minutos, Lúcio desarmou Scocco e tocou a Zé Roberto na esquerda. O camisa 8 buscou Rivaldo no campo de ataque e o camisa 10 avançou com a bola dominada pela meia esquerda. Com um passe para o meio, encontrou Ronaldo próximo à meia lua. O Fenômeno arrancou, driblou Mascherano e Demichelis na corrida, invadiu a área e chutou forte na saída de Abbondanzieri para fazer Brasil 3x1.

A partir dali, a Argentina partia freneticamente, em busca dos dois gols que a levariam às semifinais. Mas o Brasil estava em uma tarde inspirada e seus jogadores mostravam toda a magia que os brasileiros têm no pé. Com bons passes, dribles e movimentação, os comandados de Dorival Junior botavam a Argentina na roda e chegavam ao ataque com qualidade.

O golpe de misericórdia veio aos 9 minutos. Kleberson tocou a Ronaldinho no meio de campo e o camisa 11 lançou Zé Roberto na ponta esquerda. O camisa 8 foi ao fundo e cruzou para a área, encontrando Rivaldo livre, na marca do pênalti. O camisa 10 cabeceou para baixo, mas Abbondanzieri pulou e espalmou para a frente da área, em uma linda defesa. O problema é que a bola caiu nos pés de Denilson, que deu um lindo toque por cima, encobriu o goleiro e classificou o Brasil: 4x1.

Destaque do jogo: Cafu. O capitão da seleção brasileira foi um gigante em campo. Ao perceber que os meias e atacantes estavam marcados, se lançou à frente. Buscou tabelas, avançou pela ponta direita, tentou concluir. Quando a Argentina se abriu mais, voltou para recompor o lado direito e foi o responsável por uma infinidade de desarmes cruciais. Saiu aplaudido e classificado.

COREIA DO SUL 3x3 CAMARÕES

Com o resultado do jogo anterior, a última partida da fase de grupos reservava as maiores emoções. No grupo C, Holanda, Coreia do Sul e Camarões ainda poderiam se classificar com o primeiro lugar. Os que não ficassem com a vaga direta ainda iriam disputar com a França a vaga como segundo melhor colocado. A cada gol, a mudança na classificação. A Coreia do Sul venceu a Holanda (3x2) e precisa de vitória ou empate para se classificar. Camarões precisa vencer, marcando pelo menos dois gols.

Os atletas começaram o jogo meio perdidos, errando muitos passes. Mas até esses erros de passe trouxeram emoção ao jogo, pois foi com apenas um minuto que Mfede tentou passar a Oman Biyik e errou, mandando a bola na direção de Sano. O camisa 5 tocou a Kazuo Tachibana, que inverteu para o lado esquerdo, encontrando Jayeon. O camisa 10 avançou em diagonal, driblou Kana Biyik e, da meia lua, acertou um lindo chute no canto de Nkono, fazendo Coreia do Sul 1x0.

Aquele gol eliminou a França do Mundial e, até o momento, colocava a Coreia do Sul e a Holanda nas semifinais. Mas Camarões empatou logo depois. Aos 3 minutos, Akai Tomeya se lançou ao ataque e tentou tabelar com Jayeon duas vezes, mas o camisa 10 não conseguiu dar sequência em ambos os lances. Massing recuperou a última das tentativas e tocou a Mbouh, que lançou rápido para Oman Biyik no campo de ataque, no buraco deixado por Tomeya. Urabe veio no desespero e derrubou o camisa 7 próximo à entrada da área. Mfede cobrou a falta com categoria, viu Wakashimazu se esticar todo e não achar: Camarões 1x1.

A partir daí, o jogo ficou muito emocionante. As duas equipes passaram a se alternar em boas jogadas de ataque e a desperdiçar oportunidades. Os atletas de Camarões mostravam um preparo físico incrível, correndo muito e trocando passes rápidos. Envolvida, a Coreia do Sul recuava cada vez mais e esta foi a sua perdição. Aos 6 minutos, Jayeon errou mais um passe e Camarões saiu rápido. De Kana Biyik, a bola passou pelos pés de Pagal, Mfede, Tataw e Oman Biyik, até chegar a Mbouh no lado direito. A jogada, toda trançada e envolvendo a defesa sul coreana, acabou já dentro da área, onde o camisa 8 só tocou na saída de Wakashimazu e fez Camarões 2x1.

Com este gol, Holanda e Camarões iam se classificando, então a Coreia do Sul tentou sair, mas Jayeon estava muito mal e errava tudo o que tentava. Para piorar, os Leões Indomáveis saíam rápido, tocando de primeira e colocando os Tigres Asiáticos na roda. Assim, não foi surpresa quando, aos 9 minutos, nova trama começou lá no campo de defesa com Tataw, passou por Kana Biyik, Ebwelle, Makanaki e Pagal até chegar a Mfede já no campo de ataque. Na meia esquerda, o camisa 10 dominou com categoria, driblou Okawa e acertou um chute em arco que venceu novamente Wakashimazu e fez Camarões 3x1.

Agora, Camarões se classificava em primeiro e a Holanda, em segundo. Mas a Coreia do Sul descontou na saída de bola. Jayeon fez o "toca y me voy" com Kazuo Tachibana, mas o camisa 8 preferiu ir tabelando com seu irmão, Masao. Os dois fizeram o "twin play" e foram avançando até a meia lua, quando Masao recebeu e virou o pé para chutar rasteiro, no canto de Nkono. O goleiro se atrapalhou com Massing e a bola entrou: Coreia do Sul 2x3, aos 10 minutos.

Com aquele gol, Coreia do Sul, Camarões e Holanda estavam empatados em tudo, disputando duas vagas. No intervalo, Kozo Kira foi extremamente ousado. Tirou Akai Tomeya e Jayeon para colocar Kishida e Taki. Zlatko Dalic tirou Pagal e Oman Biyik para colocar Ndip e Roger Milla.

Se a partida terminasse daquele jeito, um sorteio iria definir os dois classificados e a ordem. Mas o jogo era emocionante e as equipes se entregaram em busca do gol salvador. Camarões melhorou muito com a entrada de Roger Milla, que deu mais movimentação na frente. A Coreia do Sul melhorou com a saída de Jayeon, pois foi quando Joo Sung encontrou espaços no campo e teve a oportunidade de brilhar.

E o camisa 9 brilhou mesmo! Aos 6 minutos, Urabe desarmou Roger Milla e se lançou para o campo de ataque. Tabelou com Taki no meio de campo e recebeu de volta já no campo de ataque. Na esquerda, o camisa 6 tabelou com Lee Young-Un e foi à linha de fundo, cruzando para a área. Joo Sung ajeitou o corpo, subiu com maestria e cabeceou forte, no canto de Nkono, para dar números finais ao confronto: Coreia do Sul 3x3.

Destaque do jogo: Emile Mbouh. Camarões sai do Mundial ainda na primeira fase e sem ter vencido alguma partida. Mas sai de cabeça erguida graças às grandes atuações de seus atletas. Nesta partida, em especial, o seu camisa 8 foi espetacular. Mbouh ajudou na defesa, anulou Jayeon (fazendo-o ser substituído) e, no campo de ataque, armou o jogo e participou dos três gols. Um deles, inclusive, foi Mbouh que marcou.

NOTAS RÁPIDAS
  • Com os resultados do domingo, estão classificados Alemanha (grupo A), Brasil (grupo B), Coreia do Sul (grupo C) e Holanda (melhor segundo colocado).
  • Em sorteio realizado na Federação após o fim da rodada, ficou decidido que as semifinais serão Brasil x Coreia do Sul e Alemanha x Holanda. Quem vencer, avança à final e quem perder, disputa a medalha de bronze. Se houver empate, a decisão vai para os pênaltis.
  • As semifinais serão disputadas no meio da semana, na data provável de quarta-feira. A disputa do terceiro lugar e a final, em dias separados, estão na dependência do Dia das Mães. Se houver alguma reunião, o terceiro colocado será definido na sexta e o campeão, no sábado. Se não, sábado e domingo serão dias de jogo na FIFUBO.
  • Após a eliminação na primeira fase, o técnico Carlos Bianchi e o auxiliar Alfio Basile entregaram seus cargos, deixando a Argentina sem comando. Isso acontece porque o novo técnico, que irá começar os trabalhos na Liga, ainda não chegou. Isso ocorreu graças à mentira contada e à promessa não cumprida pelo fabricante, de que estava fabricando botões normalmente, em meio à quarentena.
  • A Argentina tenta, agora, convocar o auxiliar Cristóvão para assumir a equipe e trazer um auxiliar interino para o seu lugar. Tal situação seria possível até que o novo treinador possa ser contratado.
  • Esta promessa não cumprida também atingiu a LMC, que segurou um pouco o calendário para ter os novos ciclistas prontos para a disputa do Tour de France. Como não se sabe se isso será possível, as competições voltam nessa semana, com o Criterium du Dauphiné.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!