sexta-feira, 8 de maio de 2020

Mundial de Futibou de Butaum - Disputa do 3º Lugar - 08/05/2020

Uma sexta-feira maravilhosa, de céu azul e uma temperatura baixa; aquele climinha de Copa do Mundo. O dia estava pedindo uma partida do Mundial de Futibou de Butaum, então vamos conhecer quem conquista a medalha de bronze da competição!

O Imperatriz Arena, pronto para mais uma partida

Do ponto de vista psicológico, a disputa do terceiro lugar é sempre difícil de empolgar. As equipes, derrotadas nas semifinais, se vêem alijadas da corrida pelo título e têm que voltar a campo para um prêmio de consolação. Quem ganhar, fecha a competição com uma vitória e volta na premiação final para ver outra equipe levantar a taça. Quem perder, sai daqui de mãos abanando e aquele sentimento de ter chegado tão perto e não ter conseguido nada.

A Holanda viveu momentos mágicos neste Mundial. Depois do penúltimo lugar em 2018 e o último em 2019, na última posição da Liga e com poucas vitórias no currículo, os comandados de Cruyff vieram para cá dispostos a mostrar algo diferente. Os atletas se soltaram em campo, as jogadas começaram a fluir, os gols apareceram e a classificação às semifinais se tornou realidade. Depois de dominarem a Alemanha e estarem na frente por duas vezes, a eliminação nos pênaltis foi dolorosa. Mas o sentimento de terem feito uma grande campanha ajudou a atenuar a dor. Na primeira fase, 2x3 Coreia do Sul e 3x2 Camarões. Nas semifinais, 2x2 com a Alemanha e derrota nos pênaltis por 2x3. Para este jogo, Jordi Cruyff está mantido no time.
A Holanda veio a campo com 1. Van Der Sar; 4. Numan, 3. Heitinga, 2. Stam, 5. Van Bronckhorst; 6. Davids, 14. Jordi Cruyff, 10. Zenden (c); 7. Bergkamp, 9. Kluivert, 11. Overmars. O técnico Johan Cruyff, auxiliado por Gullit, tinha no banco 8. Seedorf e 12. Triton

Vice campeão em 2018, campeão em 2019, campeão do Torneio Início da Liga e favorito ao título, o Brasil tem um sarrafo um pouco alto quando entra em uma competição. Qualquer resultado que não o título é decepcionante. Mas neste Mundial, a equipe ficou um pouco aquém. Na primeira fase, esteve próximo de ser eliminado, mas uma atuação de gala os levou às semifinais. Lá, contra a Coreia do Sul, arrancou mais um empate e perdeu nos pênaltis. Na primeira fase, 1x1 Inglaterra e 4x1 Argentina. Nas semifinais, 1x1 Coreia do Sul e derrota por 2x4 nos pênaltis. Para este jogo, a ordem é jogar com a habilidade característica e encerrar a competição com vitória.
O Brasil foi a campo com 1. Carlos Germano; 2. Cafu (c), 3. Lucio, 5. Edmilson, 6. Roberto Carlos; 15. Kleberson, 8. Zé Roberto, 7. Alex, 10. Rivaldo; 9. Ronaldo, 17. Denilson. O técnico Dorival Junior, auxiliado por Ivo Wortmann, tinha no banco 4. Roque Junior e 11. Ronaldinho
A arbitragem ficou a cargo de Daniel Pomeroy, que esteve presente como árbitro em todas as fases do Mundial. Antes da fase final, apitou Brasil 1x1 Inglaterra, Alemanha 2x0 França e Japão 0x1 Alemanha. O auxiliar foi Howard Webb, que só apitou um jogo no Mundial: Brasil 4x1 Argentina
O árbitro e seu auxiliar.

A FIFUBO jamais esquece a sua História. Sempre que pode, rende tributos àqueles que ajudaram a criar o mito desta Federação. Por isso, convidou para dar o pontapé inicial da disputa do terceiro lugar o ex jogador do Imperatriz F.B., Euller.

O lendário ponta direita Euller dá o pontapé inicial da partida.


HOLANDA 0x4 BRASIL

Nas três edições de seu Mundial, a FIFUBO viu a disputa do terceiro lugar se tratar de uma equipe disposta a jogar e outra apenas cumprindo figuração. Em 2018, a Inglaterra passeou em cima da Alemanha (3x0) e, em 2019, foi a vez da Coreia do Sul machucar a Argentina (3x1). Aqui, não foi diferente. O Brasil dominou desde o início e a Holanda só observou.

O primeiro gol veio logo aos 30 segundos. Rivaldo fez o "toca y me voy" com Zé Roberto e recebeu de volta na direita, próximo à área. Atraindo a marcação para a ponta, o camisa 10 brasileiro rolou de volta para o centro. Zé Roberto invadiu a área no meio da zaga e chutou bonito na saída de Van Der Sar para fazer Brasil 1x0.

A Holanda até tentou o empate na saída, mas Kluivert se atrapalhou todo e acabou atrapalhando também o camisa 10 Zenden, que chutou mascado. Carlos Germano tocou para o lado e Lucio lançou Zé Roberto no meio de campo. O camisa 8 foi tabelando com Ronaldo até o campo de ataque, quando deu um passe para o Fenômeno na direita. Ronaldo, então, avançou até o bico da área e desferiu um chute cruzado incrível, que encobriu Van Der Sar e fez Brasil 2x0, aos 2 minutos.

Dali em diante, o Brasil deixava a Holanda tentar, sem sucesso, e saía tocando de lado a lado, envolvendo seus oponentes com boas tramas e dribles sensacionais. Mas o primeiro tempo terminou assim.

No intervalo, Johan Cruyff sacou Heitinga e Kluivert para colocar Triton e Seedorf. Pretendia melhorar a marcação na zaga e fazer um ataque flutuante. Ora Zenden voltaria para formar um 4-4-2 em losango, ora jogaria como falso 9, formando um trio ofensivo com Bergkamp e Overmars. Dorival Junior tirou Edmilson e Alex para colocar Roque Junior e Ronaldinho.

As mudanças não mudaram o patamar holandês. Seedorf entrou bem, mas Zenden não atuou bem no ataque, deixando o time laranja bem longe da área brasileira. As do Brasil, por outro lado, foram ótimas. Roque Junior entrou com segurança na zaga, mais uma vez, e Ronaldinho esteve muito bem na armação de jogadas. Pelo lado direito, o camisa 11 trançava boas jogadas com Ronaldo e ainda tinha Cafu apoiando o ataque de vez em quando.

Pois foi numa dessas vezes que o camisa 2 foi ao ataque que saiu o terceiro gol. Aos 4 minutos, Ronaldinho fez boa jogada pela direita, dando dribles desmoralizantes em Triton e indo à linha de fundo. Com um passe para trás, encontrou Cafu livre. O camisa 2 avançou a área em diagonal, sinalizando um chute cruzado de pé esquerdo. Mas acabou cruzando as pernas e chutando de direita, com a parte de fora do pé. Van Der Sar não percebeu a tempo e, quando viu, a bola já entrava mansa no seu canto esquerdo: Brasil 3x0.

A Holanda jogou a toalha de vez e o Brasil tocou a bola à espera do apito final. Mas, aos 9 minutos, encontrou a goleada. Ronaldo fez boa jogada pela direita e foi derrubado por Jordi Cruyff no bico da área. Rivaldo cobrou a falta com perfeição, por cima da barreira e no ângulo de Van Der Sar, para dar números finais ao confronto: Brasil 4x0.

Destaque do jogo: Ronaldo. O camisa 9 fez sua melhor partida na competição. Marcou um gol, deu trabalho constante à defesa adversária, desperdiçou oportunidades, armou o jogo... mostrou por que é o Fenômeno.

NOTAS RÁPIDAS

  • Conhecido o medalhista de bronze, os olhos do mundo do futibou de butaum se voltam para a grande final.
  • Neste sábado, Alemanha e Coreia do Sul decidem quem é o campeão do Mundial de Futibou de Butaum 2020.
  • Os jogadores do Brasil retornarão ao Imperatriz Arena, para receberem a medalha de bronze no cerimonial final.
  • Quem também pode voltar é o holandês Dennis Bergkamp. Ele lidera a corrida para ser o MVP da competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!