domingo, 24 de maio de 2020

Liga FIFUBO 2020 - Décima Rodada - 24/05/2020

Domingo chuvoso, Imperatriz Arena vazio e encharcado. O encerramento da décima rodada da Liga FIFUBO não teve só a chuva que caiu do céu, mas também de gols, muitos gols! Vamos conferir os jogos!


INGLATERRA 3x2 ALEMANHA

Após mais uma decepção em Mundiais, a Inglaterra precisa se reconstruir. Os Súditos da Rainha vêm de um oitavo e penúltimo lugar naquela competição, mas estão em terceiro na Liga e querem provar que cada campeonato tem a sua história. O problema é que do outro lado vem a seleção campeã do mundo. Além do título, os alemães estão em segundo na Liga e são os únicos invictos na competição. No primeiro turno, Alemanha 1x1 Inglaterra.

Pode-se dizer com tranquilidade que foi o melhor jogo da rodada. Desde o início, as duas equipes partiram para cima com jogadas bem organizadas, construídas a partir de uma linha de raciocínio e concluindo com qualidade, obrigando os goleiros a se desdobrarem para fazer a defesa. Seria um jogo decidido nos detalhes, como os gols mostram.

Aos 3 minutos, Beckham deu um excelente passe para Owen na entrada da área. O camisa 10 quis deslocar Neuer usando a parte de fora do pé, mas mandou a bola muito ao lado e ela saiu em tiro de meta. Neuer cobrou para Thomas Muller no meio e o camisa 13 abriu para Toni Kroos na meia direita. O camisa 8 deu um excelente passe para Klose, em jogada idêntica à desperdiçada pelos ingleses. Mas o artilheiro e MVP do Mundial fez diferente. Klose partiu para cima de Terry, driblou o zagueiro e, na saída de Robinson, chutou por cima e fez Alemanha 1x0.

A Inglaterra não se desanimou com a desvantagem e tratou de buscar o empate, mas se abria para os contra ataques e era assim que os alemães levavam perigo. Aos 6 minutos, Klose fez boa jogada na direita e cruzou para a área, mas Robinson saiu de soco e a bola caiu nos pés de Gerrard na meia lua. O camisa 4 tocou a Joe Cole na esquerda e o camisa 11 procurou Rooney, na intermediária de ataque. O camisa 9 avançou com a bola pela meia esquerda e rolou para o meio, encontrando Lampard. O camisa 8 driblou Mertesacker para entrar na área e chutou com força, vencendo Neuer e fazendo Inglaterra 1x1.

O gol deu ânimo aos britânicos, que passaram a dominar as ações. Mas aí veio aquele que, talvez, tenha sido o lance mais aleatório de toda a Liga. Já nos acréscimos, Rooney fez ótima jogada de contra ataque e passou a Joe Cole pelo meio da zaga, para o camisa 11 entrar livre na área. Mas bateu um vento contrário e empurrou a bola de volta para o meio, caindo aos pés de Schweinsteiger. O camisa 7 passou a Marco Reus, que puxou o contra ataque bávaro. A marcação apertou e o camisa 4 fez um ótimo passe para a esquerda, encontrando Lukas Podolski livre. O camisa 10 invadiu a área em diagonal e chutou cruzado, para fazer Alemanha 2x1 e comemorar com o vento, que iniciou toda a jogada.

No intervalo, Alex Ferguson tirou Ashley Cole e Michael Owen para colocar Jamie Carragher e Peter Crouch. Carragher faria a lateral direita e empurraria Bridge para a esquerda. Lothar Matthaus tirou Hummels e Toni Kroos para colocar Draxler e Mario Goetze, mais por cansaço do que por questões táticas ou técnicas. Draxler iria para a lateral direita e Goetze faria a meia direita.

As mexidas de intervalo mudaram completamente o panorama do jogo. Embora a Alemanha continuasse bem e tivesse boas oportunidades, as substituições promoveram mudanças táticas na equipe, pois Draxler e Goetze são mais ofensivos que os jogadores substituídos e, com isso, a equipe deixava buracos atrás. Já a Inglaterra melhorou bastante. Carragher deu maior poder de marcação às arrancadas de Podolski e Crouch foi uma presença enorme no ataque.

E foi graças ao gigante da camisa 15 que a Inglaterra empatou, aos 5 minutos. Lahm tentou um passe para Reus no meio, mas Rio Ferdinand se antecipou e roubou a bola, tocando a Beckham na direita. O camisa 7 aproveitou o espaço deixado por Lahm e esticou uma bola para Crouch, na área. O camisa 15 deixou a bola rolar, viu Neuer sair e mandou por cima, fazendo Inglaterra 2x2.

Os ingleses cresceram no jogo e tomaram conta do pedaço. Gerrard e Lampard barravam as tentativas de Goetze e Muller armarem o jogo, Terry grudou em Klose e Carragher não deixou Podolski jogar. A equipe britânica saía pelos lados, com Joe Cole e Beckham, acionando Rooney e Crouch.

O gol da vitória veio aos 9 minutos, em uma dessas jogadas. Após Draxler tentar o passe para Klose, Terry ficou com a bola e tocou a Joe Cole na esquerda. O camisa 11 avançou até o campo de ataque e rolou para Rooney na diagonal. Saindo do meio para a direita, o camisa 9 encontrou uma avenida, avançou até a entrada da área e fuzilou Neuer, que fez apenas golpe de vista: Inglaterra 3x2.

Destaque do jogo: Wayne Rooney. Em um jogo de altíssimo nível, o camisa 9 inglês foi essencial para sua equipe derrotar os campeões mundiais e derrubar o último invicto. Com boas arrancadas pela esquerda, dialogou bem com os meiocampistas e atacantes. Deu o passe para o primeiro gol e marcou o terceiro, que selou a vitória inglesa.

FRANÇA 5x1 CAMARÕES

O último jogo do grupo seria aquele que traria a maior goleada do campeonato. Mesmo eliminada na primeira fase do Mundial (quando terminou em quinto) e com a sétima e antepenúltima colocação na Liga, a França tem motivos para se empolgar com o returno. Os bleus tiveram a melhor atuação de uma equipe no Mundial (3x0 Japão) e amassaram a Alemanha, perdendo (0x2) nos dois únicos ataques dos rivais na partida, aos 9 minutos de cada tempo. O técnico José Mourinho fez a equipe treinar finalização à exaustão, pois foi isso que lhes custou a vaga às semifinais do Mundial. Camarões é outra equipe empolgadíssima. Além de encerrar o turno da Liga na quinta posição, os Leões Indomáveis foram bem no Mundial, mesmo perdendo para a Holanda (2x3) e empatando com a Coreia do Sul (3x3), o que lhes rendeu a sétima posição na classificação final. A ótima forma física dos africanos é o trunfo para nova vitória, já que, no primeiro turno, Camarões 2x1 França.

Talvez por causa da chuva, talvez por jogar à sombra do excelente jogo que foi Inglaterra x Alemanha, a partida começou péssima. As duas equipes erravam passes, os jogadores escorregavam, Camarões abusava das faltas e a bola não saiu da intermediária. Foi aí que um jogador resolveu se destacar...

Aos 3 minutos, Djorkaeff cansou de esperar a bola no meio de campo e voltou à defesa para pegá-la com Lizarazu. O camisa 6 partiu pela intermediária defensiva tabelando com Vieira. Depois, no meio de campo, tabelou com Deschamps e recebeu de volta na meia direita. Dali, Djorkaeff avançou até a intermediária de ataque e resolveu arriscar. A bola subiu, descreveu um arco e surpreendeu Nkono, em um golaço: França 1x0.

A partir dali, os bleus acordaram e resolveram construir uma vitória para marcar posição no campeonato. A bola chegava aos pés de Djorkaeff e ele fazia mágica para transformar os outrora dispersos jogadores em destaques da partida. Aos 6 minutos, ele tocou a Vieira e correu para a ponta, pedindo de volta. O camisa 4 lhe lançou, Djorkaeff foi ao fundo e cruzou para a área. Zidane cabeceou bem, no canto de Nkono e fez França 2x0.

Aos 9, Mbouh tentou esticar uma bola para Oman Biyik e o camisa 7 fez falta em Blanc. O camisa 5 cobrou para Vieira, que tocou a Zidane no meio de campo. O camisa 10 abriu a Djorkaeff na direita e o camisa 6 partiu para o campo de ataque, atraindo a marcação. Com um passe para a ponta, encontrou Guivarch livre. O camisa 9 tentou avançar em diagonal, mas se atrapalhou com a bola e, tal qual Jayeon no dia anterior, só tinha uma opção de chute: a bola fubá! Guivarch fez o chute, cheio de efeito, a bola veio girando, tocou no gramado molhado e ganhou velocidade. Nkono tentou parar o chute, mas a bola passou entre suas mãos e lhe rendeu um frango: França 3x0.

No intervalo, José Mourinho tirou Deschamps e Henry para colocar Pires e Trezeguet. Laurent Blanc seria o capitão francês no segundo tempo. Zlatko Dalic tirou Pagal e Oman Biyik para colocar Roger Milla e Ndip.

Camarões descontou logo na saída de bola. Mfede fez o "toca y me voy" com Ndip, recebeu na meia direita, trouxe para o pé esquerdo e, da entrada da área, acertou um lindo chute que venceu Barthez: Camarões 1x3.

Mas a verdade é que aquilo foi só um gol de honra. Se a França já dominava as ações jogando mal no primeiro tempo, no segundo melhorou bastante e o jogo virou um ataque contra defesa. Pires entrou muito bem e armou o jogo pela esquerda. Djorkaeff continuou muito bem e fez o mesmo pela direita. Trezeguet e Guivarch se apresentavam nas pontas para as tabelas. E Zidane vinha como elemento surpresa pelo meio.

Foi assim que os franceses ampliaram aos 4 minutos. Após Vieira interceptar um passe para Roger Milla, a bola caiu nos pés de Pires na meia esquerda. O camisa 11 abriu a Trezeguet na ponta e viu o camisa 13 ir à linha de fundo, cortar para o pé direito e rolar para trás. Zidane virou o pé e, de primeira, mandou no canto de Nkono para fazer França 4x1.

A goleada se completou aos 8 minutos, após uma linda jogada coletiva. Thuram desarmou Makanaki e tocou no corredor para Djorkaeff. O camisa 6 abriu na direita para Guivarch e o camisa 9 trouxe para o meio, fazendo um lançamento para o outro lado. Trezeguet recebeu na esquerda, já no campo de ataque, e rolou para Pires. Com um excelente passe, o camisa 11 encontrou Zidane no meio. O camisa 10 driblou Kunde, invadiu a área e deu um lindo lençol no goleiro, para encerrar uma linda jogada coletiva com um golaço: França 5x1.

Destaque do jogo: Zinedine Zidane. Até então, o melhor em campo era Djorkaeff. Mas é difícil não dar o prêmio a quem faz um hat trick. Zidane começou mal o jogo, mas Djorkaeff o colocou em campo com um lindo cruzamento. Depois disso, o camisa 10 virou o maestro que todos conhecem. Fez lindas jogadas, deu passes, driblou e marcou três gols.

CLASSIFICAÇÃO

1º Coreia do Sul - 20 pontos;
2º Inglaterra - 18 pontos;
3º Alemanha - 16 pontos;
4º Brasil - 15 pontos;
5º França - 12 pontos;
6º Camarões - 11 pontos, 14 gols pró;
7º Japão - 11 pontos, 11 gols pró;
8º Argentina - 4 pontos, 12 gols pró;
9º Holanda - 4 pontos, 9 gols pró.

ARTILHARIA

1º Zinedine Zidane (França) - 9 gols;
2º Jayeon (Coreia do Sul) - 7 gols;
3º Denilson (Brasil), Louis Mfede (Camarões) e Peter Crouch (Inglaterra) - 5 gols.

NOTAS RÁPIDAS
  • O milestone da rodada vai para Miroslav Klose. O gol que abriu o domingo esportivo foi o seu décimo com a camisa da Alemanha.
  • A próxima rodada será no próximo final de semana e, muito provavelmente, será inaugurada pelo ciclista campeão do Tour da Suíça, já que os atletas já estão naquela competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!