sábado, 9 de maio de 2020

Mundial de Futibou de Butaum 2020 - Final - 09/05/2020

Sábado, 9 de maio de 2020. Um lindo dia de céu azul e temperatura baixa. Aquele climinha de Copa do Mundo está mantido. A véspera do dia das mães é pra lá de especial, pois é o dia da final do Mundial de Futibou de Butaum 2020! O campeão será coroado!

Infelizmente, o Imperatriz Arena continua vazio. Os planos de fazer o maior público da História do futebol tiveram que ser adiados, por conta da pandemia. O Mundial inteiro foi sem público. Mesmo assim, não falou emoção ao jogo decisivo!

Hoje é dia de decisão!



A decisão do Mundial colocaria frente a frente as duas equipes mais eficientes da FIFUBO em 2020. Os dois primeiros colocados na Liga chegam à decisão invictos. Mas, ao final do jogo, somente um fará a festa. Ao outro, restará o amargo sabor do vice campeonato e o desejo de fazer melhor em 2021.

Alemanha e Coreia do Sul perfilados, para os hinos nacionais

Vice líder da Liga, quarta colocada em 2018 e quinta em 2019, a Alemanha vem para esta decisão como uma equipe que sabe aguentar a pressão. Dono de um eficiente sistema defensivo, o time de Lothar Matthaus só sofreu dois gols até aqui.

Na primeira fase, a Alemanha foi pressionada o jogo inteiro pela França, indo ao ataque somente duas vezes, aos 9 do primeiro e do segundo tempo, para vencer por 2x0. Contra o Japão, soube explorar o nervosismo do adversário, segurou bem e foi à frente no final, para vencer por 1x0, sendo a única equipe a se classificar com 100% de aproveitamento. Nas semifinais, foi massacrada pela Holanda, esteve atrás no placar por duas vezes, mas teve calma para buscar o empate em 2x2 e avançar nos pênaltis (3x2). Invictos na Liga e no Mundial, os alemãs perderam pela última vez em 26/01, no 0x1 contra o Brasil no Torneio Início. De quebra, foram a única equipe da FIFUBO a derrotar a Coreia do Sul (2x1 na Liga).

A Alemanha veio a campo com 1. Neuer; 6. Hummels, 2. Mertesacker, 5. Badstuber, 3. Lahm (c); 7. Schweinsteiger, 4. Reus, 8. Kroos, 13. Muller; 11. Klose, 10. Podolski. O técnico Lothar Matthaus, auxiliado por Parraguez, tinha no banco 9. Goetze e 14. Draxler

Líder da Liga, medalhista de bronze no Mundial de 2019, a Coreia do Sul é a sensação da FIFUBO. Os Tigres Asiáticos jogam um futebol envolvente, de velocidade e muitos gols. Derrota seus adversários com facilidade e é temida na FIFUBO, tanto que foi perder seu primeiro (e único) jogo somente na Liga deste ano, no 1x2 para a Alemanha.

Na primeira fase, caíram em um grupo fácil mas tiveram dificuldades pela própria soberba. Venceram a Holanda (3x2) e empataram com Camarões (3x3) em duas partidas difíceis, que assim foram porque os sul coreanos não se esforçaram o suficiente. Nas semifinais, um difícil empate com o Brasil (1x1) e a vitória nos pênaltis, por 4x2. Os sul coreanos querem, agora, seu primeiro título na FIFUBO.

A Coreia do Sul foi a campo com 1. Wakashimazu (c); 2. Okawa, 3. Nakanishi, 4. Akai Tomeya, 6. Urabe; 5. Sano, 8. Kazuo Tachibana, 7. Masao Tachibana, 10. Jayeon; 9. Joo Sung, 11. Lee Young-Un. O técnico Kozo Kira, auxiliado por Minato Gamo, tinha no banco 12. Kishida e 13. Taki.

O árbitro da final é Chris Kavanagh, que esteve em campo nas três rodadas da primeira fase e, curiosamente, em jogos onde os finalistas estavam envolvidos. Apitou Coreia do Sul 3x2 Holanda e Coreia do Sul 3x3 Camarões e foi auxiliar em Alemanha 2x0 França. Seu auxiliar é Leonardo Gaciba, que só esteve em campo, como auxiliar, em Camarões 2x3 Holanda.

A dupla de arbitragem, pronta para dar início ao jogo.

Antes do jogo, a FIFUBO continuou honrando as suas tradições. Na final de um Mundial, a Federação convida um atleta que marcou época e o escolhido da vez foi Edmundo. Multicampeão na FIFUBO e com alguns títulos em torneios externos, marcou 91 gols e encantou multidões.

Edmundo dá o pontapé inicial da grande decisão.

A final vai coroar um campeão inédito. Se der Alemanha, a taça vai para a Europa pela primeira vez. Se der Coreia do Sul, volta para a Ásia pela segunda vez. Com tudo isso em jogo, só nos resta sentar e curtir a partida. Quem levará o título inédito do Mundial de Futibou de Butaum 2020?

Equipes em campo, vai começar o jogo!

ALEMANHA 1x1 COREIA DO SUL

Pode-se dizer que a partida foi um épico absoluto. Logo no início do jogo, Jayeon fez ótima jogada pela ponta e chutou por cima do gol de Neuer. A Coreia do Sul começou melhor e rondou a área adversária. Aos poucos, a Alemanha foi se organizando em campo e não deixava mais espaço para os asiáticos. Os europeus começaram a dominar a partida e criar oportunidades, principalmente com Klose. Mas o primeiro tempo não saiu do 0x0.

No intervalo, Lothar Matthaus tirou Reus e Podolski para colocar Draxler e Goetze. Reus ficou muito preso na defesa e Podolski, longe da área. Apesar de ter que jogar na esquerda, a entrada de Draxler visava melhorar o passe e, com Goetze na frente, Klose teria mais opções para dialogar.

Kozo Kira tirou Okawa e Lee Young-Un para colocar Kishida e Taki. Okawa estava muito nervoso e Lee Young-Un não participava ativamente do jogo. Kishida melhoraria a marcação pela direita e Taki, o melhor jogador da equipe na competição, poderia incendiar a partida.

O segundo tempo reservava fortes emoções e foi assim desde o pontapé inicial. A Alemanha rondou a área adversária no início, mas Wakashimazu conseguiu afastar o perigo. E aí o contra ataque se apresentou...

Com apenas 1 minuto do segundo tempo, Wakashimazu pulou para afastar um cruzamento da área. A bola caiu na meia lua com Sano, que tocou a Jayeon no meio. O camisa 10 puxou o contra ataque tabelando com Kazuo Tachibana, mas tinha dificuldades para dominar. Cada vez que tentava ir à frente, parecia esquecer a bola e precisava voltar para mais um toque. Assim, Jayeon resolveu tentar o chute da intermediária de ataque. A bola, rente ao gramado, pegou velocidade e uma curva incrível. Neuer se esticou, mas o chute de Jayeon entrou em seu canto esquerdo: Coreia do Sul 1x0.

Curiosamente, os sul coreanos melhoraram incrivelmente após o gol e os alemães, antes tranquilos e organizados, se desesperaram. Os asiáticos rondaram mais a área e chegaram a acertar a trave direita de Neuer, em conclusão de Joo Sung. A Alemanha ia para o ataque com Muller, Kroos, Draxler e Goetze, e também acertou a trave de Wakashimazu, em chute de Kroos que desviou em Kazuo Tachibana. O jogo se aproximava do fim e os sul coreanos viam o título mais perto.

Aos 10 minutos, Masao Tachibana partia para o contra ataque, quando Lahm o desarmou de forma espetacular. O camisa 3 passou a bola para Draxler, que deu um passe em profundidade para Klose. O camisa 11 driblou Tomeya, invadiu a área e chutou forte para, enfim, vencer Wakashimazu e fazer Alemanha 1x1.

O gol no último minuto foi a síntese da emoção que tomou conta da final. Mas, com o empate, o campeão só seria conhecido nos pênaltis. Pela primeira vez, o Mundial da FIFUBO seria decidido na marca da cal! Para registrar este momento histórico, vamos ver as penalidades foto a foto.

A primeira cobrança foi de Thomas Muller. Wakashimazu chegou a tocar na bola, mas ela entrou: Alemanha 1x0.
O craque sul coreano, Jayeon, foi para a primeira cobrança de sua equipe. Ele bateu à meia altura e Neuer espalmou: Alemanha 1x0.
Toni Kroos foi para a segunda cobrança. Ele bateu bem, à meia altura no canto esquerdo, e Wakashimazu não alcançou: Alemanha 2x0.
Hanji Urabe se apresentou para a segunda cobrança sul coreana. O chute forte, no canto esquerdo, explodiu na trave: Alemanha 2x0.
A temida terceira série de cobranças chegava e o primeiro a cobrar foi Phillip Lahm. O capitão alemão deslocou Wakashimazu e fez Alemanha 3x0.
A pressão estava inteira nos pés de Mitsuru Sano. Além de ser o terceiro a cobrar, ele tinha que fazer o gol, ou o campeonato acabava. Com uma cobrança forte, no meio do gol, ele fez Coreia do Sul 1x3.
Miroslav Klose se apresentou para a quarta cobrança. Se marcasse, a Alemanha seria campeã. O camisa 11 chutou rasteiro, no canto direito de Wakashimazu. O goleiro se esticou todo, mas a bola entrou bem no cantinho e deu números finais à disputa: Alemanha 4x1.

ALEMANHA CAMPEÃ DO MUNDIAL DE FUTIBOU DE BUTAUM 2020

A seleção da Alemanha bate a Coreia do Sul nos pênaltis e conquista o inédito título mundial. Com um futebol eficiente, um esquema tático consolidado e jogadores disciplinados, os comandados de Lothar Matthaus derrubam as adversidades e saem da competição como grandes campeões.

Destaque do jogo: Miroslav Klose. O camisa 11 fez uma boa partida no primeiro tempo, levando perigo pelo lado direito do ataque e desperdiçando oportunidades. No segundo tempo, teve mais oportunidades ainda e via Wakashimazu defender suas conclusões. Mas, no final do jogo, fez o gol que levou a disputa para os pênaltis e, lá, cobrou a penalidade que pôs fim à contenda.

PREMIAÇÃO

Bola de Ouro de artilheiro - Miroslav Klose (Alemanha), Rivaldo (Brasil), Louis Mfede (Camarões) e Jayeon (Coreia do Sul) - 3 gols.

Na disputa pela artilharia, se houver empate, o prêmio é dividido. Assim, chegaram ao final da competição os quatro citados e levaram a Bola de Ouro.
"O gol que me levou à artilharia da competição foi o mais importante da minha carreira. Se valeu o título, teve um gosto especial." - Miroslav Klose.
"O prêmio é importante e estou feliz de tê-lo levado. Mas eu trocaria pelo título mundial tranquilamente..." - Rivaldo.
"É incrível ter sido artilheiro mesmo sem avançar às semifinais. Talvez poderia ter marcado mais, se minha seleção avançasse, mas isso mostra que estamos evoluindo. Esse prêmio eu divido com todos os meus companheiros e desejo que seja o primeiro de muitos troféus que Camarões vá levar." - Louis Mfede.
"É bom para fazer justiça pela Bola de Ouro de MVP que não levei no ano passado. Mas celebrar após perder um pênalti e o título mundial é um pouco demais..." - Jayeon.
O lendário jogador do Imperatriz, Euller, entrega a Bola de Ouro de artilheiro para Mfede, Klose, Rivaldo e Jayeon.

Bola de Ouro de MVP - Miroslav Klose (Alemanha).

O prêmio de melhor jogador vai para somente um jogador. Em cada jogo, um atleta é escolhido o destaque e, ao final da competição, aquele que tiver sido escolhido o melhor por mais vezes é o MVP. Se houver um empate, a junta técnica composta pelo presidente da FIFUBO, o vice, o diretor técnico e o diretor de seleções vota entre os empatados. Tantas rodadas de votação serão realizadas até alguém alcançar a maioria.

Na edição deste ano, Dennis Bergkamp e Miroslav Klose empataram, com duas indicações como melhor em campo cada. Foram necessários dois turnos de votação até a junta técnica decidir por Miroslav Klose.

"Um gol no último minuto me fez virar artilheiro e melhor em campo. E, no último minuto,fui eleito MVP do Mundial. Acho que tive um bom dia hoje..." - Klose, após receber a Bola de Ouro de MVP.
O ex jogador do Vasco, Edmundo, entrega a Bola de Ouro de MVP para Klose, que já tinha a de artilheiro em mãos.

Medalha de Bronze - Brasil.

A seleção brasileira, vice em 2018 e campeã em 2019, derrotou a Holanda (4x0) na disputa pelo terceiro lugar e encerrou a competição na terceira posição.

Jogadores e comissão técnica da seleção brasileira, após receberem a medalha de bronze.

"Três competições, três vezes no pódio. O Brasil mostrou que é uma das maiores equipes do mundo. Agora vamos para a conquista da Liga!" - Dorival Junior, técnico da seleção brasileira.

Medalha de Prata - Coreia do Sul.

Após o terceiro lugar em 2019, a Coreia do Sul sobe mais um degrau no pódio e mostra cada vez mais que é uma das maiores equipes da FIFUBO atualmente.

Jogadores e comissão técnica da Coreia do Sul, após receberem a medalha de prata.

"Não estou nada feliz por subir mais um degrau. Não chegamos à final para perder e comemorar um vice campeonato. Trabalhamos duro para sermos a melhor seleção. Se não ganhamos, temos que trabalhar mais! Mas eu disse a eles que estou orgulhoso do que fizeram. Conseguimos 99% do intento. Agora, é trabalhar para conseguir o 1% que falta" - Kozo Kira, técnico da Coreia do Sul.

Medalha de Ouro - Alemanha

Com uma vitória e dois empates, a Alemanha soube ser eficiente, jogou com o regulamento debaixo do braço e coroou seu excelente trabalho com o título mundial.

O presidente da FIFUBO, Batistuta, e o vice presidente, Ruben Paz, entregam os troféus do Mundial de Futibou de Butaum para o capitão da Alemanha, Phillip Lahm, e o vice capitão, Bastien Schweinsteiger.

"Um trabalho sério e eficiente nos trouxe até aqui. A Alemanha nunca fica contente, ao final de uma competição, se o resultado não for o título. Hoje foi. Então, estamos contentes!" - Lothar Matthaus, técnico da Alemanha.
Jogadores e comissão técnica da Alemanha posam com os troféus de campeões mundiais e as Bolas de Ouro de artilheiro e MVP.

"Somos campeões mundiais, temos o artilheiro e o melhor jogador. Fizemos de tudo um pouco neste Mundial. Acho que isso mostra que estamos em um bom nível, não é?" - Phillip Lahm, capitão da Alemanha

NOTAS RÁPIDAS

  • O Mundial de Futibou de Butaum coroa seu campeão e baixa as cortinas. Agora, os atletas se voltam para a Liga FIFUBO, cujo segundo turno começa já no próximo final de semana.
  • O campeão da Liga encontrará a Alemanha no final do ano, para a disputa da Liga dos Campeões.
  • Antes do início do segundo turno da Liga, a FIFUBO publicará o documento final do Mundial, o que deve acontecer no meio da semana.
  • A LMC também retoma o Criterium du Dauphiné no final de semana que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!