sábado, 5 de janeiro de 2019

Bootecon 2019 - 05/01/2019

Ano novo, vida nova, futibou de butaum na veia! A sexta-feira, 04 de janeiro, foi a data escolhida; a arena de futsal do Imperatriz Arena foi o local. Tudo pronto para o Bootecon 2019, o Fórum de Futibou de Butaum da FIFUBO que abre o ano do esporte. Vamos ver, abaixo, os principais pontos discutidos e registrados nas cinco páginas do documento oficial do evento:

Atletas, técnicos, dirigentes, imprensa... o Imperatriz Arena lotou para o Bootecon 2019.

1.       Abertura – Gabriel Batistuta – Presidente da FIFUBO

O presidente da FIFUBO, Batistuta, no discurso de abertura.

O presidente da FIFUBO, Gabriel Batistuta, abriu o fórum, apresentando a mesa de honra e fazendo o discurso de abertura. Fazem parte da mesa, além do próprio Batistuta, o vice presidente da FIFUBO, Ruben Paz; o diretor técnico, Sr Alemanha; o diretor de seleções, Sr Concha Marítima; e o presidente da Liga Mundial de Ciclismo, Lothaire Bluteau.

Relembrando 2018, disse que o ano começou ruim, com o cancelamento do Torneio Apertura, mas foi melhorando com o clima que se instalou para a primeira edição da Copa do Mundo de Futibou de Butaum. A aquisição de seleções cumpriu a meta inicial, de seis, fechando com oito seleções e realizando o torneio, vencido pelo Japão.

Após a Copa do Mundo, as seleções ainda fizeram alguns torneios e amistosos e, com isso, o calendário foi ficando apertado, motivo pelo qual o Torneio Clausura também foi cancelado. Em contrapartida, durante a Copa do Mundo a FIFUBO se filiou à FMN. Com isso, os times foram realizando jogos externos (internacionais) e participando de eventos. Foram dez visitas ao Praia Clube, antiga sede da FMN, todos documentados. Com a mudança de sede, a FIFUBO resolveu não seguir com a FMN.

Neste período, a FIFUBO reestruturou seu quadro de árbitros, trazendo novos profissionais e uniformizando-os. As equipes fizeram o mesmo com suas comissões e vários técnicos e auxiliares consagrados no mundo do futebol apareceram e começaram a trabalhar, iniciando uma nova Era na FIFUBO, chamada de Era Moderna, mais padronizada.

No dia 01/10/2018, foi realizado o maior e mais ousado movimento da FIFUBO em todos os tempos. Naquele dia, uma ida ao Tijuca Tênis Clube (também documentada) resultou na aquisição do Imperatriz Arena. Pela primeira vez em seus 28 anos de vida, a FIFUBO tinha casa própria e dimensões adequadas para as suas atividades. O primeiro e histórico jogo foi entre Imperatriz e Vasco. Naquele dia 15/10/2018, coube a Vander Carioca fazer o primeiro gol do novo estádio e contribuir para a vitória do Imperatriz, por 4x3.

Prosseguindo com as conquistas, os eternos rivais de Imperatriz e Vasco resolveram reestruturar suas equipes e investiram pesado em contratações. Agora, os dois possuem equipes com botões fechados (inédito para o Vasco), jogadores mais atuais e um elenco compatível com as regras da FIFUBO. Fecharam o ano, junto com o Independiente, fazendo uma inesquecível Supercopa, vencida pelo Vasco.

Por esse motivo, Batistuta destaca 2018 como um dos melhores, senão o melhor ano da História da FIFUBO. Apesar de estar sempre inovando, a FIFUBO considera que as enormes mudanças promovidas no ano que passou marcaram a temporada de forma inesquecível.

Batistuta, então, chamou à mesa principal os capitães das equipes que conquistaram títulos em 2018, para que devolvessem as taças já que, na FIFUBO, a posse é transitória e os troféus são devolvidos no início da temporada. Ao receber os troféus, Batistuta informou que estes seriam levados para a sede da FIFUBO, onde ficarão em exibição, pois uma das novidades para 2019 é a confecção de novos troféus, que serão dados aos vencedores e destaques das competições do calendário, tema que será desenvolvido por Ruben Paz a seguir. Batistuta disse que a FIFUBO segue a padronização em sua Era Moderna e que, com os troféus, será feito o mesmo. Infelizmente, a responsável pela confecção das taças ainda não começou a fazê-los e, por isso, não foi possível apresenta-los no Bootecon. Mas, assim que estiverem prontos, serão apresentados em coletiva de imprensa.

Após este primeiro e bombástico anúncio, Batistuta chamou os dois atletas homenageados nesta edição do Bootecon. O jogador do imperatriz F.B., Robinho, é homenageado por ter feito o último gol de 2018, na pelada de fim de ano Amigos de Ronaldo x Amigos de Zidane x Amigos de Beckham. O ciclista da T Mobile, Mark Cavendish, é homenageado por ter vencido a Prova Ciclística de São Silvestre, a última do ano na LMC.

Batistuta entre Robinho e Mark Cavendish.

2.       Calendário e regulamento de competições – Ruben Paz – Vice presidente da FIFUBO

O vice presidente da FIFUBO, Ruben Paz, discursa sobre o calendário e o regulamento das competições de 2019.

Como todos os anos, o Bootecon acontece na primeira semana de janeiro e abre oficialmente o calendário da FIFUBO. A seguir, a tradicional competição que abre o calendário de competições é a Copa 3 Corações. Como o novo troféu ainda não foi apresentado, a competição ocorrerá daqui a dois finais de semana e não neste, como estava inicialmente previsto. Vasco e Imperatriz disputarão em uma partida o título da Copa 3 Corações, com mando dividido e troca de lado no intervalo da partida. Se houver empate, o campeão será decidido nos pênaltis. Com o fim da Copa Rio, a Copa 3 Corações volta a dar a seu campeão uma vaga na Supercopa FIFUBO.

Após a Copa 3 Corações, provavelmente no final de semana seguinte, será a vez dos oito times argentinos entrarem em campo para a disputa da Copa Olé. As equipes se enfrentam em partida eliminatória única, começando nas quartas de final, avançando às semifinais e à grande final. Em caso de empate, disputa de pênaltis definirá o vencedor da partida. Os duelos da Copa Olé serão decididos por sorteio, em todas as fases (incluindo a final) e o time que sair primeiro no sorteio de cada duelo terá o mando de campo. Não há troca de lado no intervalo das partidas, nem mando dividido, a proporção é de 60x40 em cada partida. O campeão da Copa Olé também terá vaga na Supercopa FIFUBO.

Encerradas as copas nacionais, é o momento da nova criação da FIFUBO. Os Torneios Apertura e Clausura não serão disputados. Em seu lugar, será disputada a Liga FIFUBO, um torneio com dez equipes (os oito argentinos, Imperatriz e Vasco) em turno e returno, com os quatro melhores times ao término da temporada regular disputando semifinais em ida e volta, no sistema primeiro contra quarto e segundo contra terceiro, com as equipes de melhor campanha podendo jogar por resultados iguais em saldo. A final será em jogo único e não haverá vantagem para quem tiver melhor campanha; esta equipe terá apenas o mando de campo na final. Se a partida terminar empatada, o campeão será decidido nos pênaltis.

Por ter mais jogos que o Apertura e o Clausura, a Liga FIFUBO não terá o calendário engessado. Será disputada ao longo do ano e precisará ser encerrada até o final de novembro. Se puder terminar antes, melhor. A competição terá uma pausa ao final do primeiro turno, para a disputa da Copa do Mundo, retornando tão logo esta competição acabe. O regulamento, premiações, critérios e afins serão apresentados em documento próprio, junto ao Regulamento Geral de Competições. A posição inicial de cada time será feita com base em sorteio. O campeão da Liga FIFUBO terá vaga na Supercopa.

Antes de começar a Liga FIFUBO, será realizado o Torneio Início, com as dez equipes que disputarão a Liga. As seis melhores equipes no último Apertura (da forma como foi paralisado) se classificarão direto para as quartas de final. São elas: River Plate, Independiente, Racing, Boca Juniors, San Lorenzo e Estudiantes. As equipes do Velez Sarsfield, Huracán, Imperatriz e Vasco irão disputar oitavas de final e os dois vencedores avançam para encontrar os outros seis times. Em todos os casos, a regra do Torneio Início será utilizada: sorteio de confrontos (e mando), partidas de um tempo de dez minutos, critérios de desempate e afins.

Ao término da Liga FIFUBO, será disputado o All Star Game, entre a equipe campeã e a seleção do campeonato, composta por doze jogadores de linha e um goleiro, obedecendo o esquema 4-4-2 normal. Os reservas serão um para a defesa e outro para o ataque. Os escolhidos serão aqueles que tiverem sido eleitos como melhor em campo mais vezes, sendo que cada atleta só pode competir na posição em que joga. Se houver empate, uma junta composta pelo presidente da FIFUBO, o vice presidente e o diretor técnico escolherá o jogador. O artilheiro da Liga e o MVP receberão um troféu Bola de Prata. Os critérios para a escolha daqueles se mantêm.

O Mundial de Futibou de Butaum será realizado no meio do ano, após o término do primeiro turno da Liga FIFUBO. A princípio, o torneio será igual à Copa do Mundo de 2018, mas há a chance de alguma seleção nova surgir. Se isso acontecer, um novo regulamento e formato será dado à competição. O artilheiro do Mundial e o MVP receberão um troféu Bola de Ouro. Os critérios para a escolha daqueles se mantêm.

Em qualquer momento entre os campeonatos, os torneios extraoficiais de seleções serão encaixados. A princípio, os torneios extraoficiais continuam sendo a Jarra Tropon, a Copa Stanley Rous, a Copa do Rei e o Troféu do Presidente. Mas outros podem ser criados.

Em dezembro, será disputada a Supercopa FIFUBO. Os campeões da Copa 3 Corações, Copa Olé e Liga FIFUBO disputarão um triangular, cujo primeiro duelo será definido por sorteio. O perdedor da primeira partida enfrenta a equipe de fora, que enfrentará o vencedor da primeira partida no terceiro jogo. Todos terão as mesmas condições, com o campeão sendo aquele que somar mais pontos. Os critérios de desempate a seguir são número de gols pró e número de gols contra. Caso o empate persista e seja entre duas equipes, uma partida extra definirá o campeão e, caso termine empatada, o campeão será coroado após disputa de pênaltis. Se os critérios de desempate abraçarem as três equipes, o título será dividido entre os três. Caso uma equipe conquiste duas competições, irá decidir o título da Supercopa em uma partida contra o outro campeão. Neste caso, o que conquistou dois títulos jogará por empate para ser campeão.

3.       Aspectos técnicos de 2018 – Sr Alemanha – Diretor Técnico da FIFUBO

O diretor técnico da FIFUBO, Sr Alemanha, discursa sobre os aspectos técnicos do ano que passou.

O diretor técnico da FIFUBO, Sr Alemanha, leu o relatório sobre as inovações táticas, técnicas, físicas e outros aspectos do jogo que surgiram na FIFUBO e no exterior em 2018, apresentando as novas tendências em cada setor. Destacou o novo tipo de preparo físico, com silicone grandprix ultrabrilho, que faz com que os botões deslizem muito mais. Também destacou as novas formas de armação de defesa apresentadas durante o Campeonato Brasileiro Modalidade 12 Toques, disputado no H Hotel de Niterói, e como elas poderiam influenciar as equipes da FIFUBO.

Sr Alemanha também falou, em tom de lamento, sobre as mudanças na regra 12 toques, que modificaram bastante (e para pior) o jogo e ressaltou que a FIFUBO não aderiu a essas regras, continuando a usar as suas, ampliadas agora com o novo tamanho de mesa. Também ressaltou que a FIFUBO não aderiu ao novo tipo de bolinha utilizado na CBFM, feito em material muito mais duro e pesado. A FIFUBO continuará usando as suas bolinhas.

4.       Seleções – Sr  Concha Marítima – Diretor de Seleções da FIFUBO

Discurso do diretor de seleções da FIFUBO, Sr Concha Marítima, exaltando a Copa do Mundo de Futibou de Butaum.

O diretor de seleções da FIFUBO, Sr Concha Marítima, falou sobre a moda iniciada em 2017 e aprofundada em 2018, de aderir ao jogo de seleções. Destacou as oito equipes que se inscreveram na FIFUBO e disputaram, pela primeira vez, a Copa do Mundo. Parabenizou o Japão pela conquista, mas também outras equipes que disputaram e venceram torneios como a Inglaterra (campeã da Copa Stanley Rous e do Troféu do Presidente e terceira colocada na Copa do Mundo), a Argentina (campeã da Copa do Rei) e o Brasil (vice campeão da Copa do Mundo).

5.       Aspectos disciplinares do campo – José Roberto Wright – Diretor de Arbitragem da FIFUBO

O diretor de arbitragem da FIFUBO, José Roberto Wright, discursa sobre as mudanças no quadro de árbitros.

O diretor de arbitragem da FIFUBO, José Roberto Wright, leu o relatório sobre o papel da arbitragem em 2018, destacando a mudança no quadro de árbitros no segundo semestre. Falou sobre os antigos árbitros e assistentes e também dos oito novos árbitros e da nova função dupla deles, servindo tanto como árbitros quanto como auxiliares, a depender do sorteio. Wright destacou a qualidade técnica dos novos membros, escolhidos com base numa comissão formada pelos antigos, e desejou sucesso a eles no ano que se inicia.

6.       Aspectos disciplinares no TJB – Paraguaio – Diretor e auditor do TJB da FIFUBO

O auditor do TJB, Paraguaio, falando dos casos que chegaram ao tribunal.

O auditor chefe do TJB, diretor da entidade, Paraguaio, leu o relatório dos casos julgados pelo Tribunal em 2018, destacando o ínfimo número de causas que chegaram para apreciação e agradecendo o bom senso das equipes em não levar pequenas demandas ao crivo dos julgadores. O diretor disse que as questões têm sido resolvidas em campo, com a autoridade do árbitro prevalecendo.

7.       O papel da imprensa – Jorge Mario Trasmonte – Diretor de Imprensa da FIFUBO e do Grupo Olé

Diretor de imprensa da FIFUBO, o narrador e diretor do Grupo Olé Jorge Mario Trasmonte falou acerca do papel da imprensa na FIFUBO, elogiando Federação, equipes, atletas, comissões e dirigentes por facilitarem o acesso dos veículos cadastrados e agradecendo a cooperação de todos os jornalistas para levar aos torcedores as informações de tudo o que acontece dentro da FIFUBO.

8.       Liga Mundial de Ciclismo – Lothaire Bluteau – Presidente da LMC

O presidente da LMC, Lothaire Bluteau, muito aplaudido pelos presentes.

O presidente da Liga Mundial de Ciclismo, o canadense Lothaire Bluteau, falou sobre a criação da LMC, apresentou o regulamento geral de competições e o calendário, que ainda pode incluir corridas e voltas, mas que já tem suas principais provas devidamente registradas. Bluteau anunciou a criação de um ranking geral em 2019, cujo maior pontuador ao final do calendário será coroado campeão da LMC.

O presidente da LMC agradeceu o convite não só dele, mas também do ciclista Mark Cavendish no Bootecon, reforçando a parceria entre a LMC e a FIFUBO. Ambas são entidades diferentes, mas a FIFUBO usará seu prestígio para fazer a LMC crescer e noticiará em suas notas rápidas no site os principais resultados das provas ciclísticas, além de convidar seus atletas para acompanharem partidas importantes do calendário da FIFUBO, como foi feito em 2018, ao convidarem o vencedor do Troféu Brasil de Ciclismo, Bauke Mollema, para premiar o artilheiro da Supercopa FIFUBO.

9.       Mesas Redondas

As tradicionais mesas redondas, com seus debates diversos, e a confraternização entre todos.

O Bootecon encerra seu ciclo de palestras e encerra suas atividades com as mesas redondas, onde são debatidos diversos assuntos. A mesa principal era a da diretoria da FIFUBO. O presidente Batistuta e o vice, Ruben Paz, convidaram Jorge Mario Trasmonte, Paraguaio e José Roberto Wright como membros da FIFUBO; Fan Ziyhi e Sr Katagiri como membros da Federação Japonesa de Futibou de Butaum; Brasil, Bolinha de Ouro, Quiñonez e São Paulo como membros do Imperatriz F.B; e Lothaire Bluteau, como membro da LMC.

Abaixo da mesa principal, à esquerda, está a mesa dos clubes. O diretor técnico da FIFUBO, Sr Alemanha, convidou os treinadores Dircys (Imperatriz), Tripa Seca (Boca Juniors), Francescoli (River Plate), Takashi e Minato Gamo (Federação Japonesa), Paralelo (Racing), Bayer (Independiente), Antonio Lopes (Vasco), Ken Hitchcock (Dallas Stars), Madrepérola (CROL), Sr Rabina (Huracán), Pearl Jam (Velez Sarsfield), Cristaldo (Estudiantes) e Nilson (San Lorenzo). Como este ano são muitos convidados, os auxiliares não puderam comparecer. Desta forma, os aspectos táticos, físicos e técnicos da FIFUBO serão debatidos com os treinadores.

Ao lado da mesa dos clubes, está a mesa das seleções. O diretor de seleções da FIFUBO, Sr Concha Marítima, convidou os treinadores Carlos Bianchi (Argentina), Julio Falcioni (futuro treinador da Bolívia), Tetsuo Mikami (Japão), Kozo Kira (futuro treinador da Coreia do Sul), Shiroyama (futuro auxiliar técnico da Coreia do Sul), Lothar Matthaus (Alemanha), Johan Cruyff (Holanda), Zlatko Dalic (Camarões), José Mourinho (desempregado), Terry Venables (desempregado), Roy Hodgson (desempregado), Alex Ferguson (Inglaterra), Sam Allardyce (França) e Sergio Cosme (futuro auxiliar técnico da Bolívia). Apenas os auxiliares de equipes ainda não inscritas na FIFUBO puderam comparecer, assim como os treinadores sem equipe, para se inteirarem dos assuntos e puderem aplica-los quando empregados.

No fundo, próximo à mesa dos clubes, está a tradicional mesa dos irmãos Buchanan’s, membros eternos da FIFUBO, com história ampla nas comissões técnicas. Além do pioneiro Buchanan’s, auxiliar do Imperatriz, os irmãos Special Reserve 7 e 3 são auxiliares, respectivamente, no Boca Juniors e no Racing. Os irmãos Deluxe 8 e 14, com a desfiliação do Bangu, foram incorporados à comissão técnica do Vasco, respectivamente como preparador físico e médico.

E assim se encerra o Bootecon 2019. Os assuntos teóricos foram debatidos, as tendências foram apresentadas e o planejamento está feito. Agora, é deixar os atletas entrarem em campo e a bola rolar, para delírio dos torcedores ao redor do planeta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!