sábado, 12 de janeiro de 2019

Copa 3 Corações 2019 - 12/01/2019

Sábado, doze de janeiro de dois mil e dezenove. Um dia de sol forte, calor intenso, nenhuma nuvem no céu e aquele desejo de curtir uma praia com a família. Mas 150 mil pessoas escolheram outro programa, bem mais atraente. Foram ao Imperatriz Arena, para a primeira competição do ano da FIFUBO. A décima edição da Copa 3 Corações abre o calendário e já traz muita emoção. Frente a frente o maior clássico da FIFUBO, Vasco x Imperatriz!

O Vasco é o atual bicampeão da competição e tem, ao todo, cinco conquistas da Copa 3 Corações. Quer manter a primazia nesta competição e alcançar o seu rival no total de conquistas na FIFUBO. Atualmente, a equipe da Colina conta com 14 troféus. Para a partida de hoje, Antonio Lopes corrigiu o posicionamento de Felipe e Juninho, para que se ajustassem à posição em que joga Nilton.

O Vasco foi a campo com 1. Carlos Germano; 23. Fagner, 26. Dedé, 25. Anderson Martins, 33. Ramon; 5. Nilton, 8. Juninho (c), 6. Felipe; 7. Eder Luis, 9. Adriano, 10. Diego Souza. O técnico Antonio Lopes, auxiliado por William, tendo Buchanan's Deluxe 8 como preparador físico e Buchanan's Deluxe 14 como médico, tinha no banco de reservas 2. Allan e 11 Bernardo.
4 vezes campeão da Copa 3 Corações, o Imperatriz quer voltar a se igualar ao Vasco na primazia da competição e, de quebra, impedir o tricampeonato do rival, o que seria inédito. Maior vencedor da FIFUBO, com 15 títulos, também quer manter essa dianteira, impedindo o Vasco de o igualar. Após uma pré temporada intensa, que exigiu muito do preparo físico, o time tem um novo posicionamento de laterais e volantes, visando dar mais mobilidade a Douglas na armação, para municiar o ataque. A equipe veio mordida pela derrota para o mesmo Vasco (0x4) na final da Supercopa FIFUBO 2018 e queria mostrar que não estava atrás do rival.

O Imperatriz foi a campo com 1. Charlie Brown; 2. Claudio Winck, 3. Victor Ramos, 4. Luan, 6. Juan; 5. Emerson (c), 14. Mendieta, 10. Douglas; 7. Robinho, 9. Suker, 17. Maikon Leite. O técnico Dircys, auxiliado por Buchanan's e Etcheverry, com Frômio como preparador físico e MST como médico, tinha no banco 8. Yago Pikachu e 11. Dagoberto.

A arbitragem ficou a cargo de Carlos Eugênio Simon, auxiliado por Nestor Pitana.

E assim estava tudo pronto para a grande decisão da Copa 3 Corações! A torcida fez o Imperatriz Arena tremer neste clássico do nosso futibou de butaum! Por ser o atual campeão, o Vasco teve o mando de campo. Mas, no intervalo, as equipes trocaram de lado. Em caso de empate, o campeão seria decidido nos pênaltis.

A saída pertenceu ao Vasco.

VASCO 1x3 IMPERATRIZ

Tão logo se deu a saída de jogo, o Imperatriz já dominou as ações. Dircys percebeu que o baile vascaíno na Supercopa se deu pelas pontas, principalmente com Diego Souza caindo bem para a lateral e cruzando para a área. Assim, mandou os laterais abrirem bem para cobrir as pontas e recuou os volantes para a entrada da área, fechando junto com os zagueiros o centro do campo. Desta forma, Douglas tinha liberdade para armar o jogo. Correndo no meio de campo, o camisa 10 distribuiu o jogo para as duas pontas, onde Robinho e Maikon Leite avançavam em velocidade e procuravam Suker para a conclusão. Mesmo quando a marcação apertava, o camisa 9 voltava o jogo para as pontas, de onde Robinho e Maikon Leite concluíam. O Vasco tentava impor seu ritmo. Juninho se movia pelo campo de ataque e buscava Eder Luis e Diego Souza nas pontas, mas os laterais do Imperatriz não deixavam as jogadas seguirem e, quando a bola chegava ao meio, Victor Ramos afastava antes que Adriano dominasse.

O primeiro gol da partida veio aos 5 minutos, numa variação da clássica River Plate. Charlie Brown cobrou tiro de meta para Douglas no meio. De costas, o camisa 10 recuou a Mendieta, para o camisa 14 armar o jogo. Mendieta avançou pela meia esquerda e esticou para Maikon Leite na ponta. O camisa 17 trouxe para o meio e rolou a Suker. De frente pro gol, o camisa 9 poderia concluir, mas Nilton e Dedé chegaram para bloquear. Assim, Suker rolou de volta na esquerda, pelo meio da zaga. Maikon Leite recebeu, invadiu a área e chutou rasteiro na saída de Carlos Germano, fazendo Imperatriz 1x0.

O primeiro tempo terminou desta forma, apesar de Robinho e Suker terem acertado a trave e Carlos Germano ter feito duas defesas muito difíceis. O Imperatriz poderia ter liquidado a fatura ainda na primeira etapa, mas preferiu guardar forças para o segundo tempo.

No intervalo, Antonio Lopes tentava reorganizar o time e sair da armadilha do rival. Tirou Ramon e Diego Souza (este, completamente anulado pela marcação adversária) e colocou Allan e Bernardo. Allan revezaria com Felipe entre lateral esquerda e meio de campo, ajudando na saída de bola, enquanto Bernardo tentaria recuar para armar e usaria sua velocidade para atacar.

Já Dircys optou por descansar jogadores, uma vez que o calor era intenso. Tirou Claudio Winck e Robinho, que jogavam bem, colocando Yago Pikachu e Dagoberto em seus lugares. Chegou a ser criticado por tirar o camisa 7, que jogava muito bem, mas as críticas foram poucas e sumiram logo...

Com apenas 2 minutos de jogo, o Vasco partia em busca do empate, com Juninho tocando a Adriano pelo meio e o camisa 9 abrindo na esquerda para Bernardo. Mas Victor Ramos apareceu de surpresa e desarmou o camisa 11, tocando a Emerson no meio. O camisa 5 procurou Suker mais à frente e o camisa 9 recuou a Mendieta na meia esquerda. Trazendo a bola pro centro, o camisa 14 viu Dagoberto correndo pela ponta direita. O passe saiu preciso, no meio da zaga. Dagoberto invadiu a área e chutou na saída de Carlos Germano, fazendo Imperatriz 2x0 e mandando a torcida do Vasco se calar.

Neste momento, ficava claro que o Vasco não tinha meios de reverter o placar. O jogo era todo do Imperatriz, que dominava desde a marcação até a conclusão da jogada. Aos 4 minutos, Douglas cobrou escanteio e Suker cabeceou no travessão, a terceira bola do Imperatriz que parava nos postes.

Mas, aos 8 minutos, não teve mais jeito. Em bola esticada para Eder Luis, Luan apareceu interceptando e tocando a Juan na lateral esquerda. O camisa 6 tocou a  Maikon Leite, que procurou Mendieta no meio. O camisa 14 tocou mais à frente para Suker, que viu Douglas entrando pela ponta direita. Novamente, o passe foi no meio dos zagueiros vascaínos. Douglas recebeu pelo lado direito, entortou Anderson Martins com um drible moralizante e, com a bola no pé esquerdo, viu o posicionamento de Carlos Germano antes de dar um toque de cobertura que entrou no ângulo do goleiro adversário: Imperatriz 3x0.

O Vasco descontou nos acréscimos, quando Felipe deu bom passe para Adriano na meia direita. O camisa 9 driblou Luan, protegeu de Emerson para entrar na área e, de frente, chutou forte de pé esquerdo no canto de Charlie Brown. O Vasco fazia 1x3, mas na saída de bola, Douglas voltou ao campo de defesa e tocou para trás. O Imperatriz trocou passes até Carlos Eugênio Simon pedir a bola e encerrar o jogo.

IMPERATRIZ CAMPEÃO DA COPA 3 CORAÇÕES 2019

Uma partida perfeita rendeu ao Imperatriz o primeiro título do ano, o quinto da competição e o décimo sexto de toda a sua história na FIFUBO. Douglas foi o melhor em campo, com uma tarde de gala, distribuindo o jogo para tudo quanto era lado e fazendo o gol mais bonito do jogo. Maikon Leite mostrou a todos por que Dircys disse que ele iria surpreender, com jogadas em velocidade pelas pontas e o gol que iniciou a conquista do título. Suker não marcou, mas mandou duas bolas na trave e ainda deu o passe para dois gols. Mendieta também deu duas assistências e mostrou que pode sair do campo de defesa para armar o jogo. Victor Ramos foi um gigante na defesa e anulou Juninho e Diego Souza. Juan fez o trabalho pelo outro lado. Até a estrela de Dagoberto, de entrar no lugar de um Robinho que jogava bem, e fazer o segundo gol. Em resumo, o Imperatriz teve uma tarde inesquecível, dominando um adversário fortíssimo, para conquistar o título da Copa 3 Corações.

O Vasco, por sua vez, fez o seu jogo, com Juninho correndo pelo campo de ataque para distribuir o jogo. Eder Luis apareceu bem na ponta direita e Adriano buscou aproveitar as oportunidades. Mas a marcação do Imperatriz foi perfeita e anulou as tentativas do Vasco de conquistar o sexto título.

Jogadores e comissão técnica do Vasco, após receberem a medalha de prata.

A artilharia não é premiada em copas, mas os jogadores são chamados ao tapete vermelho, para serem homenageados. Como foi partida única e quatro jogadores marcaram um gol, os quatro foram chamados para a homenagem.

O vice presidente da FIFUBO, Ruben Paz, parabeniza Maikon Leite (Imperatriz), Dagoberto (Imperatriz), Douglas (Imperatriz) e Adriano (Vasco), pela artilharia da Copa 3 Corações.

"Já vesti a camisa de grandes clubes; já vesti a camisa de grandes clubes que vestem verde. Quando o Imperatriz me procurou, não tive dúvidas em aceitar. O treinador Dircys disse para eu não ligar para as críticas e procurar me focar no meu jogo, no que era proposto. Ele acreditou em mim e bancou minha titularidade. Eu só podia retribuir. E confiei no meu talento para isso. Estou realizado com o gol e com esta conquista. E que venham outras!" - Maikon Leite, após ser homenageado pela artilharia da competição.

O Imperatriz dá a volta por cima. Mostra que continua gigante pronto para conquistar títulos. De quebra, o triunfo da Copa 3 Corações, que o iguala ao Vasco com cinco conquistas, garante a vaga do verde e branco de Niterói na Supercopa FIFUBO, em dezembro. E ainda se torna a primeira equipe a levantar um dos novos troféus da FIFUBO. O tradicional coração de cristal da Copa 3 Corações foi substituído e, agora, a Copa é representada pelo antigo troféu da Copa do Brasil, em aço inox e prata.

O presidente da FIFUBO, Batistuta, entrega a Emerson, capitão do Imperatriz, a Copa 3 Corações.

"Levantar este troféu, pela primeira vez como capitão do Imperatriz, é uma honra ímpar. Que seja a primeira de muitas vezes que farei isso com essa camisa" - Emerson, capitão do Imperatriz, após levantar o troféu da Copa 3 Corações.

Jogadores e comissão técnica do Imperatriz posam com o troféu da Copa 3 Corações.

"Vamos encarar os fatos. Temos craques no nosso elenco, uma comissão técnica muito capacitada e fizemos uma pré temporada maravilhosa, corrigindo os problemas físicos e acertando o posicionamento. Não dava para ter outro resultado que não fosse o título" - Dircys, treinador do Imperatriz, falando sobre a conquista.

E assim o Imperatriz F.B. levanta o primeiro troféu do ano. Mas 2019 está só começando e a FIFUBO tem muito mais emoção para dar a seus torcedores! Na próxima semana, é a vez dos times argentinos irem a campo, para a disputa da Copa Olé. Os duelos ainda serão sorteados, mas é possível inclusive que tenhamos a rodada inicial neste domingo ou durante a próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!