terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Torneio Clausura 2017 - Semifinais jogos de volta - 05/12/2017

Sem tempo a perder, a terça-feira se abre para os jogos de volta das semifinais do Clausura. Ao contrário da segunda, o público compareceu em bom número ao Itaquá Dome e foi brindado com pura emoção. Vamos conhecer os finalistas!

ESTUDIANTES 2x3 INDEPENDIENTE

Após a vitória no jogo de ida (5x3), o Estudiantes pode perder por até dois gols de diferença para avançar à inédita final. O treinador Cristaldo pediu aos seus jogadores que continuassem jogando sério, pois pouco mais de 20 minutos lhes separavam da sonhada decisão. Já o Independiente não tem outra alternativa a não ser vencer por 3 gols de diferença. Mareque retornava de suspensão, mas o meio de campo com 4 volantes não retornou. Gracián foi mantido em campo, para que a equipe tivesse volume de jogo. A ordem é atacar desde o início. Os jogos entre as duas equipes até aqui foram Estudiantes 6x2, 2x2 e Estudiantes 5x3.

O Independiente até tentou amassar o Estudiantes contra o seu campo, mas os jogadores do time de La Plata mostraram desde o início por que lideraram o campeonato com uma campanha fantástica. A equipe segurou o ímpeto inicial do Independiente, se organizou em campo e abriu o marcador logo aos 2 minutos. Após uma tentativa de ataque, Rodrigo Braña interceptou o passe que ia para Facundo Parra e tocou a Verón no meio, que inverteu na direita para Enzo Perez. O camisa 7 abriu na direita para Angeleri, que avançou pela ponta. Trazendo para o meio, o camisa 2 ganhou ângulo e chutou cruzado, aproveitando-se do fato de Leandro Benítez atrapalhar Navarro: Estudiantes 1x0.

O Independiente tentou atacar, mas o Estudiantes marcou bem e ficou tocando a bola no campo do adversário. Mesmo assim, o placar não se alterou.

No intervalo, Cristaldo tirou Marco Rojo e Gastón Fernandez para colocar Mathias Sanchez e Hernan Rodrigo Lopez. Podendo tomar 3 gols no segundo tempo e, ainda assim se classificar, o time de La Plata começou a fazer experiências já de olho na final. Já Bayer resolveu ir para o tudo ou nada. Saíram os dois volantes que saem mais para o jogo, Fredes e Busse, entrando Acevedo e Gandin em seus lugares. A equipe iria para o 4-3-3, com Acevedo e Montenegro de volantes, Gracián na armação, Gandin e Silvera nas pontas e Facundo Parra de centroavante.

A ousadia de Bayer foi recompensada e, com apenas dois minutos, o time de Avellaneda empatava o jogo. Tuzzio reiniciou o jogo tocando a Mareque, que procurou Gracián no meio. O camisa 19 deu ótimo passe para Silvera, que deu lindo drible em Rodrigo Braña e chutou colocado, sem chances para Andujar: Independiente 1x1.

Nada parecia estragar a festa do Estudiantes, mas o Independiente tinha mais opções de ataque e começou a ocupar o campo do adversário. Aos 5 minutos, Matheu interceptou passe para Boselli e tocou a Montenegro, que deu a Gracián no meio. O camisa 19 abriu na esquerda para Mareque, que deu passe em profundidade para Silvera. Dentro da área, o camisa 11 girou e acertou lindo chute para vencer Andujar  novamente e fazer Independiente 2x1.

O jogo começou a ficar preocupante para o time de La Plata, que viu o Independiente se incendiar de vez. A equipe de Avellaneda desperdiçou algumas chances de ampliar, enquanto Cristaldo berrava exigindo calma de seus jogadores. Aos 8 minutos, Hernan Rodrigo Lopez recebeu bola esticada, mas Tuzzio apareceu e interceptou, tocando a Mareque na esquerda. O camisa 3 tocou no meio para Acevedo, que buscou Gracián mais à frente. O camisa 19 tocou na esquerda para Silvera, que girou, driblou Rodrigo Braña, invadiu a área e chutou forte para bater Andujar, fazendo Independiente 3x1.

Neste momento, o estádio balançava com o barulho das duas torcidas. A do Estudiantes tentava incentivar seus jogadores, enquanto a do Independiente via como possível o milagre da classificação, pois só faltava um gol para a vaga. E é nessas horas que a genialidade de um jogador aparece. Na saída de bola, aos 9, Verón fez o 'toca y me voy' com Enzo Perez, mas não avançou. Ao contrário, 'La Brujita' resolveu recuar e cadenciar o jogo, gastando o tempo. A bola passou pelos pés de Mauro Boselli, Leandro Benítez e Rodrigo Braña, que abriu na esquerda para Mathias Sanchez. O camisa 12 esticou para Verón na meia esquerda e o camisa 11 recebeu com liberdade, avançando quase até a entrada da área para mandar um chute forte e colocado e vencer Navarro: Estudiantes 2x3.

A derrota por um gol de diferença coloca o Estudiantes na final. Seus jogadores comemoraram efusivamente em campo a inédita vaga e, agora, querem o campeonato. Já o Independiente termina em quarto, mas pode celebrar a ótima vitória sobre um adversário que surpreende a todos. O campeonato se encerra aqui para o time de Avellaneda, mas o sentimento é de que o caminho certo para conquistas foi encontrado.

Destaque do jogo: Nestor Silvera. Com um hat trick, o camisa 11 deu esperanças à sua equipe de chegar à final. Termina a fase final do campeonato com incríveis 5 gols em dois jogos e dá a sensação de que se fosse mais bem assessorado, o time poderia estar ainda na disputa.

RIVER PLATE 3x0 VELEZ SARSFIELD

Após vencer o jogo de ida (2x1), o River vai à final com vitória, empate ou derrota por até um gol de diferença, já que tem melhor campanha que o adversário. Francescoli pede concentração e a volta do toque de bola característico da equipe. Para isso, Gallardo tem que jogar o que não jogou no primeiro jogo. Já o Velez precisa vencer por dois gols de diferença, no mínimo, para ir à final. O time tem tempo para tirar a diferença, mas precisa ter volume de jogo e a chave para isso é Insua, que não apareceu no primeiro jogo. Até aqui, os confrontos foram os seguintes: River 5x2, Velez 2x1 e River 2x1.

Se o Velez precisava empurrar o River contra seu campo, não parecia saber como. A equipe mostrou a costumeira falta de organização e dependia dos avanços de Claudio Hussain, que esqueceu suas funções defensivas e se lançou de vez no ataque. Aos 2 minutos, ele concluiu bem, mas acertou a trave. A jogada prosseguiu para o campo de defesa do Velez, onde saiu para lateral. Ferrari cobrou para Trezeguet, que fez o trabalho de pivô e devolveu ao camisa 2, que chutou forte e cruzado e venceu Sosa, fazendo River 1x0.

O gol fez bem ao jogo e, depois disso, as duas equipes se lançaram ao ataque. O Velez correu para buscar os três gols necessários para a vaga e o River resolveu continuar em cima, para tentar ampliar a vantagem. Turco Assad uma vez e Trezeguet, duas, acertaram a trave. Carrizzo e Sosa fizeram boas defesas e o primeiro tempo terminou com apenas um gol.

No intervalo, Francescoli tirou Almeyda e Buonanotte, colocando Coudet e Funes Mori em seus lugares, com Ferrari passando a ser o capitão do time. Já Tripa Seca arriscou tudo. Tirou Gino Peruzzi e Romero e colocou Lucas Pratto e Cubero em seus lugares. A equipe iria para o 4-3-3 com Cubero na lateral direita, Claudio Hussain e Gago de volantes, Insua armando, Dario Hussain e Turco Assad nas pontas e Lucas Pratto no meio.

O Velez melhorou bastante com a mudança e teve mais volume de jogo. Com apenas um minuto, Insua desperdiçou ótima chance, chutando para fora. Na cobrança de tiro de meta, o River mostrou sua clássica jogada. Carrizzo cobrou para Gallardo no meio e o camisa 11 abriu na direita para Ortega. Livre, o camisa 10 tocou no meio para Trezeguet, que chutou de primeira com força para vencer Sosa e fazer River 2x0.

O Velez se lançou de vez ao ataque, pois agora precisava de 4 gols para se classificar. O River, tranquilo, esperava o erro do adversário para matar o jogo. Aos 6 minutos, Coudet roubou bola de Turco Assad e sofreu falta. Ele repôs para Gallardo, que tocou a Ortega na direita. Novamente, o camisa 10 rolou no meio para Trezeguet que, novamente, chutou forte e de primeira para vencer Sosa, fazendo River 3x0 na tradicional jogada da equipe.

Gallardo mandou a bola para fora nos acréscimos e os jogadores do River celebraram a vaga na final e, agora, avançam para fazerem história. Se conquistarem o Clausura, conquistam também a inédita Tríplice Coroa da FIFUBO e vencerão todos os torneios disputados no ano, já que também ganharam os dois Torneios Início. Já o Velez, apesar da péssima campanha no segundo turno que culminou com a crise entre jogadores e comissão técnica, encerra o Clausura em terceiro lugar. Fica a sensação de que, superados os problemas internos, o time pode disputar títulos novamente.

Destaque do jogo: Diego Armando Barrado. Apesar dos dois gols de Trezeguet levarem o River à final, a tranquilidade da equipe para segurar o adversário se deve ao camisa 19, que tomou conta da intermediária defensiva, impedindo os avanços do Velez e reiniciando as jogadas de ataque.

ARTILHARIA

1° David Trezeguet (River Plate) - 26 gols
2° Nestor Silvera (Independiente) - 15 gols
3° Martin Palermo (Boca Juniors), Juan Sebastian Verón (Estudiantes) e Leandro Romagnoli (San Lorenzo) - 13 gols

NOTAS RÁPIDAS

  • Agora é a grande final! Estudiantes e River Plate decidem, nesta quarta-feira, quem será o campeão do Torneio Clausura 2017!
  • O Estudiantes celebra a inédita classificação à final e, depois de ter sido líder na temporada regular, tenta agora sua primeira conquista. Já o River, campeão em 2013 e 2014, busca o tricampeonato, já que não tivemos Clausura em 2015 e 2016.
  • Pelo regulamento do Clausura, não há vantagem na final. A equipe de melhor campanha tem o mando de campo e esta é sua única vantagem. Quem vencer, leva o título. Se houver empate, o campeão será decidido nos pênaltis.
  • O milestone da rodada vai para Nestor Silvera. O incrível hat trick marcado contra o Estudiantes o fez chegar a 90 gols com a camisa do Independiente e abrir contagem para o centésimo gol. Em 2018, teremos muitas celebrações, com Silvera, Palermo e Romagnoli à beira dos 100 gols!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!