sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

All Star Game do Torneio Clausura 2018

A tarde de sexta-feira é aquele momento ideal para jogar uma bola com os amigos. Ao lado da noite de quarta-feira, é o momento onde os problemas são deixados de lado e o relaxamento tem vez, disputando uma boa pelada e esquecendo que o resto do mundo existe. Nem a chuva que caiu durante todo o dia afastou o público de ir ao Itaquá Dome para assistir a "pelada oficial" da FIFUBO, o All Star Game. O jogo festivo, que encerra a Liga em disputa (no caso aqui, o Clausura), é uma partida entre o time campeão (no caso, o River Plate) e a seleção do campeonato.

Se houver jogadores do time campeão na seleção do campeonato, eles são substituídos por jogadores da mesma posição que ficaram logo atrás na eleição dos melhores jogadores. Lembrando que a seleção do campeonato joga no sistema 4-4-2 losango, ou seja, são convocados para o All Star Game um goleiro, um lateral direito, um lateral esquerdo, dois zagueiros, um primeiro volante, dois segundos volantes, um armador, dois atacantes, um reserva para a defesa (lateral, zagueiro ou volante) e um reserva para o ataque (armador ou atacante), que são escolhidos de acordo com a quantidade de jogos em que foram eleitos destaque durante o campeonato. Se houver empate, o treinador da seleção e diretor técnico da FIFUBO, Sr Alemanha, faz a escolha final.

A Seleção do Torneio Clausura 2017 foi a seguinte: 21. Andujar (Estudiantes); 2. Pablo Ferrari (River Plate), 4. José Maria Paz (River Plate), 4. Federico Fernandez (Estudiantes), 3. Enrique; 5. Rodrigo Braña (Estudiantes), 7. Enzo Perez (Estudiantes), 8. Leandro Benítez (Estudiantes), 10. Leandro Romagnoli (San Lorenzo); 7. David Trezeguet (River Plate) e 11. Nestor Silvera (Independiente). Os reservas escolhidos foram 11. Juan Sebastian Verón (Estudiantes) e 9. Daniel Cigogna (Huracán). Os jogadores do River Ferrari, Paz e Trezeguet foram substituídos, respectivamente, por Hugo Ibarra (Boca Juniors), Walter Ferrero (Huracán) e Daniel Cigogna, que passou de reserva a titular. Em seu lugar na reserva foi convocado Turco Assad (Velez Sarsfield).
RIVER PLATE 1x4 SELEÇÃO DO CLAUSURA

O River entrou em campo ovacionado pela sua torcida, mas ciente de que precisava poupar esforços. Após um jogo épico na quarta, onde se sagrou campeão do Clausura, o time de Nuñez tinha que descansar para entrar com força máxima na decisão da Supercopa FIFUBO, que será no domingo.

A Seleção do Clausura, composta por jogadores de todas as equipes que disputaram o campeonato, mostra o equilíbrio que marcou a competição. Eleito o segundo melhor jogador do certame (4 vezes eleito o melhor em campo, contra 6 de Trezeguet), Enzo Perez teve a honra de ser o capitão da equipe. Além dele, Romagnoli (com 97 gols) e Silvera (com 90) queriam fazer gols aqui, pois o All Star Game é chamado de "pelada oficial" porque, apesar de ser um jogo festivo, os gols marcados entram na contabilidade de cada jogador.

Mas não deixa de ser uma pelada, um jogo festivo, onde os jogadores entram em marcha lenta, cansados após um campeonato longo e exaustivo. Outro fator que impede grandes jogadas é o fato de a seleção do campeonato ser uma mistura de jogadores de vários times, prejudicando o entrosamento. Para piorar a situação, o campo estava encharcado. Somando-se isso tudo, o que se viu foi um festival de erros de passe e poucas finalizações.

O River estava visivelmente se poupando, mas é um time que tem no toque de bola sua principal característica. E foi assim, tocando de pé em pé, que abriu o marcador aos 5 minutos. Berizzo tocou a Almeyda, que devolveu a Barrado, que tocou a Ortega, que tocou a Gallardo, que tocou a Ferrari, que tocou a Buonanotte. Em todos esses toques, a bola saiu de um lado para o outro do campo, num zigue-zague que deixou tontos os adversários. Quando Buonanotte recebeu, do lado esquerdo da meia lua, não havia marcação. Ele, então, chutou alto e forte e venceu Andujar, fazendo River 1x0.

O campeão do Clausura iria para o intervalo com a vantagem não fosse uma jogada bem armada no final do primeiro tempo. Aos 9 minutos, Andujar cobrou tiro de meta para Enzo Perez, que recuou a Rodrigo Braña. O camisa 5 procurou Romagnoli mais à frente e o camisa 10 deu lindo passe em profundidade para Cigogna. O camisa 9 recebeu a bola um pouco á frente, na distância ideal para soltar um scopetazzo e mandar a bola e o goleiro adversário para o fundo das redes: Seleção do Clausura 1x1.

No intervalo, Francescoli decidiu poupar dois de seus principais jogadores, Barrado e Trezeguet, colocando Coudet e Funes Mori em seus lugares. Já Sr Alemanha sacou Silvera (que já tinha cartão amarelo) e Rodrigo Braña, colocando Turco Assad e Verón em seus lugares.

O River não mudou no segundo tempo. Os jogadores, cansados e se poupando, jogavam em ritmo de pelada e ninguém se preocupava com tática. Já a Seleção do Clausura melhorou com Verón de primeiro volante, pois tinha qualidade para sair jogando.

Aos 3 minutos, o camisa 11 do Estudiantes roubou a bola de Funes Mori e tocou a Ibarra na direita. O camisa 4 encontrou Romagnoli no meio e o camisa 10 deu ótimo passe na direita para Cigogna. O camisa 9 recebeu a bola novamente naquela distância perfeita para mandar um scopetazzo e, de novo, mandou Carrizzo junto com a bola para o fundo das redes: Seleção do Clausura 2x1.

O River parecia não se importar. Jogava em ritmo de pelada e esperava o tempo passar. A Seleção do Clausura foi ganhando terreno e passou a ter mais chances. Turco Assad e Cigogna desperdiçaram algumas chances até que, aos 8 minutos, Verón tocou a Ibarra na direita. Jogador do Boca quando enfrenta o River já entra com sangue nos olhos, então o camisa 4 avançou pela ponta, se livrou de Paz, invadiu a área e chutou forte na saída de Carrizzo, fazendo Seleção do Clausura 3x1 e comemorando bastante.

O jogo já estava no fim quando Romagnoli, Cigogna e Turco Assad fizeram uma linda triangulação. O camisa 9 do Velez invadiu a área, deu um toque pro lado e foi derrubado por Carrizzo. Como um cavalheiro, entregou a bola para Romagnoli, que cobrou o pênalti no ângulo esquerdo do goleiro, que foi para o outro lado. Romagnoli bateu no peito, apontou ao chão e fez a taunt da Paloma enquanto o juiz encerrava o jogo festivo: Seleção do Clausura 4x1.

Destaque do jogo: Daniel Cigogna. Em um All Star Game, é comum vermos os jogadores mais descontraídos, andando mais do que correndo. Mas o mito do Huracán jogou sério, correu o tempo todo e deixou sua marca duas vezes.

NOTAS RÁPIDAS

  • Com o All Star Game jogado, o Torneio Clausura se encerra oficialmente. Agora, a última competição oficial do ano é a Supercopa FIFUBO, a ser disputada no domingo.
  • Vasco e Bangu se enfrentarão na semifinal, onde o vencedor avança à final (empate leva a disputa para os pênaltis). O vencedor enfrenta o River, que será campeão com vitória ou empate. Ao vencedor da semifinal, só resta derrotar o River para levantar a taça.
  • Em amistoso disputado após o All Star Game, a seleção do Japão estreou vencendo o CROL por 3x2. O destaque foi Kojiro Hyuga, que marcou duas vezes. Tsubasa deu a vitória aos japoneses, ao marcar no último lance do jogo. Para o CROL, marcaram André e Mosquito.
  • O amistoso foi a primeira partida dos japoneses, sendo cedo para fazer qualquer prognóstico. Mas já deu para perceber que Hyuga tem tudo para ser um dos maiores centroavantes da FIFUBO, com seu faro de gol apuradíssimo. Além dele, destacaram-se o lateral direito Ishizaki, o zagueiro Hiroshi e os meias Sawada e Jun Misugi.
  • Na próxima semana, o amistoso que levantará o torcedor é Brasil x França, o primeiro jogo de seleções da História da FIFUBO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!