quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Torneio Clausura 2017 - Balanço Final

Em 29/07/2017, foi iniciado o Torneio Clausura, a liga do segundo semestre do ano. De lá para cá, foram quase 5 meses até o dia 08/12/2017, onde o All Star Game encerrou a competição mais acirrada dos últimos anos. O campeonato foi tão disputado que, à exceção do Estudiantes e do River numa ponta e do San Lorenzo na outra, todos os outros times disputaram vagas nos playoffs até a última rodada. E todas as equipes tiveram representantes no All Star Game, o que mostrou o equilíbrio na escolha dos melhores de cada partida.

Somados temporada regular, playoffs e All Star Game, foram 62 jogos, com 306 gols marcados, uma média de 4,9 gols por jogo. Já protegido pelo Ato Normativo 4, que diz que se uma Liga não puder ser completada por problemas de calendários, serão realizados os jogos necessários para encerrar o primeiro turno e a Liga avançará para os playoffs (se o primeiro turno já tiver sido encerrado, será encerrada a rodada já iniciada e, aí, os playoffs serão disputados), não foi necessário cumprir este Ato, pois o calendário foi cumprido perfeitamente e o campeonato pôde se encerrar sem problemas. Abaixo, um resumo de cada equipe:

EQUIPES

Boca Juniors - O vexame no Torneio Apertura (foi a primeira equipe argolada a não se classificar para um playoff desde que o campeonato passou a ser disputado por times argolados e fechados) trouxe um pacto. Os jogadores e a comissão técnica do Boca prometeram esforços redobrados para a equipe voltar aos seus dias de glória. O vice campeonato na Copa Olé trouxe um misto de alegria e tristeza, pois se mostrou que a equipe voltava a disputar títulos, perder para o maior rival deixava aquela nuvem negra sobre La Boca. Mudanças táticas e a confiança no trabalho do treinador Sr Rússia levaram os torcedores ao Itaquá Dome na primeira rodada, para verem o Boca arrasar. Mas a posse de bola não se traduziu em vitória e a derrota para o Huracán (2x3) dava a sensação de que nada mudou. Sr Rússia se encheu de coragem e barrou Riquelme, que era o craque do time, mas não se esforçava. Com Schelloto na armação, o Boca começou a jogar bem e engrenou 3 vitórias, incluindo o Superclássico do primeiro turno, onde encerrou um jejum de muitos anos sem derrotar o rival (4x2 no River). Ali, na quarta rodada do campeonato, o Boca chegou a liderar o Clausura e deu a impressão de que brigaria sempre na parte de cima da tabela. Com altos e baixos na tabela, o time foi descendo na tabela até sair da zona de classificação. Desde a segunda rodada do returno onde derrotou o Racing (2x1), o Boca empatou apenas uma partida e perdeu as outras três, conseguindo novo vexame e se tornou a primeira equipe argolada a encerrar um ano inteiro sem ir para os playoffs das Ligas. Com 5 vitórias, 2 empates e 7 derrotas, o Boca fez 17 pontos, terminando na vexatória sexta posição no campeonato. O time marcou 34 gols e sofreu 37, tendo em Martin Palermo seu destaque. O camisa 9 marcou 13 gols, chegou a 97 na carreira e ficou em terceiro lugar na tabela de artilheiros. A campanha do Boca foi a seguinte:

2x3 e 4x4 Huracán
3x2 e 2x4 Velez
4x1 e 2x1 Racing
4x2 e 2x3 River
0x1 e 1x3 Independiente
4x3 e 2x2 San Lorenzo
2x4 e 2x4 Estudiantes

Estudiantes de La Plata - Após terminar o Apertura na penúltima posição, o time veio com uma meta muito modesta. O sonho era vencer duas partidas e terminar o campeonato na sexta posição. Mas as vitórias foram surgindo, surgindo, surgindo e o time ficou sempre na parte de cima da tabela. Os gols também apareceram em profusão, foram 51 anotados na temporada regular (contra 25 do Apertura), o melhor ataque da competição. A defesa, outrora uma peneira (sofreu 42 no Apertura), foi a melhor do Clausura, com apenas 29 gols sofridos. O voo do Estudiantes neste Clausura foi tão alto que a equipe terminou a temporada regular em primeiro lugar, despachou o Independiente nas semifinais e só caiu na final contra o River, cujo revés foi considerado pelos analistas fruto da inexperiência em jogos decisivos. Mesmo assim, o Estudiantes termina o Clausura como vice campeão, sua melhor colocação em qualquer campeonato já disputado na FIFUBO, mas como o grande vencedor deste Torneio. As vitórias eram quase sempre por goleada. Mas o que causou esta reviravolta fantástica? Uma combinação de fatores, começando pela melhora física dos jogadores. O plano de recondicionamento foi cumprido à perfeição. A mudança tática da equipe também é latente. Antes, o Estudiantes entrava em campo para embolar o meio de campo e não deixar o adversário jogar. Agora, cada jogador tem a sua função em campo e a cumpre muito bem. Os atacantes atuam abertos pelas pontas, ora interagindo com os laterais, ora abrindo espaço e tabelando com os armadores. Assim, o Estudiantes abre um leque gigantesco de opções e confunde a marcação adversária. A equipe venceu 10 jogos, empatando 2 e perdendo 2, fazendo 32 pontos e se classificando com 4 rodadas de antecedência. O destaque da equipe foi Enzo Perez. Apesar de Verón ter sido o artilheiro da equipe no campeonato (13 gols, terminando em terceiro na lista), foi no camisa 7 que o Estudiantes encontrou as melhores saídas de jogo. Enzo Perez foi o segundo melhor jogador do campeonato. O time foi tão superior aos demais que teve 6 jogadores na Seleção do Clausura (Andujar, Federico Fernandez, Rodrigo Braña, Enzo Perez, Leandro Benítez e Verón). A campanha espetacular foi a seguinte:

4x1 e 5x2 San Lorenzo
2x0 e 5x1 Huracán
2x3 e 4x1 Velez
2x1 e 4x3 Racing
4x4, 3x5 e 1x5 River
6x2, 2x2, 5x3 e 2x3 Independiente
4x2 e 4x2 Boca

Huracán - De volta a seu lugar na parte intermediária da tabela, o Huracán oscilou muito. Os problemas internos da equipe fizeram com que os jogadores não tocassem a bola uns para os outros. Outrora considerado o ponto forte da equipe, o setor defensivo falhou bastante e isso deixou a equipe sempre distante da zona de classificação. O único a jogar intensamente o campeonato foi Ruben Masantonio que, sozinho, não pôde fazer muito. No primeiro turno, a equipe venceu 2 jogos e perdeu 4. No segundo, já com os problemas internos resolvidos, o time engrenou 3 vitórias seguidas e passou a buscar a classificação. Na última rodada, abriu 2x0 no Independiente, mas sofreu a virada no segundo tempo e ficou fora das semifinais, terminando o campeonato na sétima posição, com 16 pontos (5 vitórias, 1 empate e 8 derrotas). O ataque marcou 34 gols, mas a defesa sofreu 40. O destaque da equipe não poderia ser outro que não o mito Daniel Cigogna. Com 12 gols e 3 indicações como melhor em campo, ele acabou indo como suplente para a Seleção do Clausura, mas acabou jogando de titular porque o atacante titular era Trezeguet, que jogou o All Star Game pelo River. A campanha foi a seguinte:

3x2 e 4x4 Boca
0x2 e 1x5 Estudiantes
2x4 e 4x1 San Lorenzo
4x1 e 4x2 Velez
1x3 e 3x2 Racing
3x6 e 2x3 River
1x2 e 2x3 Independiente

Independiente - A eterna tradição de prometer uma campanha incrível, coroada com o título, e cumprir um campeonato de altos e baixos. Mais uma vez, o Independiente conseguiu uma classificação aos playoffs sem brilho, sendo eliminado nas semifinais. A equipe perdeu seus 3 primeiros jogos e só foi vencer na quarta rodada. Dali, se estabilizou e fez uma campanha com 6 vitórias, 1 empate e 7 derrotas, marcando míseros 27 gols (o pior ataque da competição) e sofrendo 32. A classificação, suada, só foi possível porque os outros times também não arrancavam. Na última rodada, o Independiente precisava vencer o Huracán e torcer por outros resultados. Foi para o intervalo perdendo por 2x0, mas virou incrivelmente para 3x2 e ficou com o quarto lugar. O treinador Bayer percebeu que a equipe não tinha ligação entre a defesa e o ataque. Avisado de que o esperado reforço para a armação não viria, apostou em Gracián e se decepcionou. Com coragem, barrou o camisa 19 e investiu em um meio campo de forte marcação, com 4 volantes para segurar as investidas do adversário e jogando a bola para os atacantes se virarem na frente. A virada épica sobre o Huracán na última rodada deu aos torcedores a impressão de que uma arrancada para o título era possível. A derrota no primeiro jogo das semifinais deu uma freada neste sonho, mas a equipe não se entregou e derrotou o Estudiantes no jogo de volta. Pena que o número de gols não foi suficiente para levá-los à final. O Independiente termina o campeonato em quarto lugar e com a sensação de que se mostrar seriedade desde o início pode, enfim, disputar o título. O destaque da equipe foi Nestor Silvera. Com 15 gols, ele foi o vice artilheiro do campeonato e abriu contagem regressiva para o centésimo gol (chegou a 90). Com 4 indicações como melhor em campo, foi o terceiro melhor jogador do campeonato e foi convocado para a Seleção do Clausura. A campanha do Independiente foi a seguinte:

1x2 e 1x3 Velez
2x3 e 0x2 Racing
2x3 e 3x4 River
2x1 e 3x2 San Lorenzo
1x0 e 3x1 Boca
2x6, 2x2, 3x5 e 3x2 Estudiantes
2x1 e 3x2 Huracán

Racing Club de Avellaneda - Sensação do Apertura, onde terminou como vice campeão, o Racing foi decepcionante neste Clausura. Em nenhum momento se viu aquele futebol brilhante e envolvente que fez os torcedores do clube acreditarem no título. Parece que os jogadores deram tudo no primeiro semestre e cansaram no segundo, tamanha a apatia que se abateu no time. O único consolo da equipe foi ter vencido o Clássico de Avellaneda nos dois turnos. De resto, uma campanha pobre, com 6 vitórias e 8 derrotas, marcando 31 gols e sofrendo igual número de tentos. Os 18 pontos os deixaram na quinta posição, um mísero ponto atrás do Independiente, que ficou com a última vaga nas semifinais. A queda de rendimento da equipe foi latente. O craque Ruben Capria teve brilharecos. Acosta, Martin Simeone, Enrique e Latorre jamais mostraram em campo a fama que lhes precede. Assim, o Racing ficou sempre fora da zona de classificação e protagoniza uma das maiores decepções do ano. Só para se ter ideia do quão pobre foi o futebol apresentado pelo time, o destaque da equipe foi Ruben Capria, que anotou somente 9 gols, o décimo segundo artilheiro do campeonato. Mesmo assim, o Racing conseguiu emplacar o lateral esquerdo Enrique na Seleção do Clausura. A campanha foi a seguinte:

1x3 e 2x3 River
3x2 e 2x0 Independiente
1x4 e 1x2 Boca
3x1 e 2x3 Huracán
2x3 e 3x0 Velez
5x3 e 2x1 San Lorenzo

River Plate - O grande campeão do Clausura fez História. Ao derrotar o Estudiantes na final, o River se tornou a primeira equipe da FIFUBO a conquistar a Tríplice Coroa, desde que este título foi criado. Alguns dias depois, o River vencia também a Supercopa FIFUBO e encerrava o ano de 2017 no que foi chamada de Temporada Perfeita. O time de Nuñez ganhou, simplesmente, todos os campeonatos disputados pelos times argentinos (Torneios Início do Apertura e do Clausura, Torneios Apertura e Clausura, Copa Olé e Supercopa FIFUBO). Nem a primeira derrota no campeonato (2x4 Boca) já na quarta rodada foi o suficiente para trazer alguma crise para a equipe millonaria. O River só terminou em segundo na classificação geral porque fez dois gols a menos que o Estudiantes (49x51), já que fez o mesmo número de pontos do adversário (32), com as mesmas 10 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. Nas semifinais, venceu o Velez duas vezes e, na final, aplicou uma humilhante goleada no Estudiantes para acabar com qualquer sonho e fechar o campeonato com mais um troféu. Ou troféus! O River ganhou não só o Clausura, mas teve o artilheiro e o melhor jogador do campeonato. David Trezeguet foi este destaque, anotando incríveis 28 gols (Silvera, o segundo artilheiro, fez 15) e sendo eleito o melhor jogador da partida em 6 ocasiões. Foi o primeiro jogador de um time argentino a chegar aos 100 gols na FIFUBO (o terceiro na História), mas não parou por aí. Terminou o ano com incríveis 117 gols anotados em sua carreira. Ao contrário do Apertura, o River também teve Pablo Ferrari e José Maria Paz na Seleção do Clausura, o que mostra que nem só dos gols do artilheiro francês vive o super campeão. A campanha espetacular foi a seguinte:

3x1 e 3x2 Racing
4x0 e 3x3 San Lorenzo
3x2 e 4x3 Independiente
3x2 e 2x4 Boca
4x4, 5x3 e 5x1 Estudiantes
6x3 e 3x2 Huracán
5x2, 1x2, 2x1 e 3x0 Velez

San Lorenzo de Almagro - O abençoado time papal foi abandonado. Sempre acostumado a ter o Estudiantes como companhia na parte de baixo da tabela, viu o time de La Plata partir em voo solo e ficou sozinho na última posição desde o início. Ainda sem encontrar a formação ideal, o time de Almagro fixou o 4-3-3, mas jamais teve o entrosamento para tal e, com isso, encerrou o campeonato na última posição, com modestos 8 pontos (2 vitórias, 2 empates, 10 derrotas, 29 gols pró e 47 gols contra), sendo eliminado com três rodadas de antecedência. Curiosamente, foi a partir da eliminação que começou a jogar bem, conseguindo a virada do campeonato sobre o Velez e empatando com o Boca. Como sempre, o destaque da equipe foi Leandro Romagnoli. O camisa 10 marcou 13 gols (terminando em terceiro na artilharia) e foi eleito em 3 ocasiões o melhor em campo, se tornando o armador da Seleção do Clausura. De quebra, chegou a 98 gols e está muito próximo de bater no peito, apontar ao chão e fazer a taunt da Paloma pela centésima vez. A campanha do San Lorenzo foi a seguinte:

1x4 e 2x5 Estudiantes
0x4 e 3x3 River
4x2 e 1x4 Huracán
1x2 e 2x3 Independiente
2x4 e 4x3 Velez
3x4 e 2x2 Boca
3x5 e 1x2 Racing

Velez Sarsfield - De todas as equipes que sempre prometem brigar pelo título, a maior queda foi a do Velez. O time fez uma campanha regular no primeiro turno e se fixou na terceira posição. Mas engrenou quatro derrotas no segundo turno e viu o sonho do título começar a ruir. Menos mal que o equilíbrio no campeonato não o tirou jamais da terceira posição, mas as derrotas constantes davam nos nervos do torcedor. Os problemas no vestiário começaram com Lucas Pratto e logo se estenderam para os demais jogadores. Ninguém colaborava, todo mundo passeava em campo e o time perdia. O caldo entornou de vez na quinta rodada do returno, quando o Velez fez 3x0 no primeiro tempo contra o já eliminado San Lorenzo e permitiu a virada para 4x3. Ainda no campo de jogo, o técnico Tripa Seca pediu demissão. Os jogadores e a diretoria fizeram um pacto e o convenceram a adiar a demissão, pelo menos até o time ser eliminado do campeonato. Classificado em terceiro (21 pontos, 7 vitórias, 7 derrotas, 32 gols marcados e 38 gols sofridos), o Velez caiu nas semifinais com duas derrotas para o River (a quem tinham derrotado na última rodada da temporada regular) e viram seu treinador dizer adeus com duas Copas Olé e duas Supercopas FIFUBO no currículo. Um fim melancólico a um casamento que prometia muitas conquistas. Apesar de Turco Assad ter sido convocado para a Seleção do Clausura (em substituição a David Trezeguet), o destaque da equipe no campeonato foi Dario Hussain. Mesmo com a equipe em crise, o camisa 10 chamou a responsabilidade para si e marcou gols, fazendo 10 no campeonato. A campanha do Velez, terceiro colocado, foi a seguinte:

2x1 e 3x1 Independiente
2x3 e 4x2 Boca
3x2 e 1x4 Estudiantes
1x4 e 2x4 Huracán
4x2 e 3x4 San Lorenzo
3x2 e 0x3 Racing
2x5, 2x1, 1x2 e 0x3 River

CLASSIFICAÇÃO FINAL

1° River Plate
2° Estudiantes de La Plata
3° Velez Sarsfield
4° Independiente
5° Racing Club Avellaneda
6° Boca Juniors
7° Huracán
8° San Lorenzo

ARTILHARIA

1° David Trezeguet (River Plate) - 28 gols
2° Nestor Silvera (Independiente) - 15 gols
3° Martin Palermo (Boca Juniors), Juan Sebastian Verón (Estudiantes) e Leandro Romagnoli (San Lorenzo) - 13 gols
4° Enzo Perez (Estudiantes) e Daniel Cigogna (Huracán) - 12 gols
5° Gastón Fernandez (Estudiantes), Mauro Boselli (Estudiantes), Pablo Ferrari (River Plate) e Dario Hussain (Velez Sarsfield) - 10 gols
6° Ruben Capria (Racing) - 9 gols
7° Facundo Parra (Independiente), Diego Buonanotte (River Plate) e Turco Assad (Velez Sarsfield) - 8 gols
8° Ruben Masantonio (Huracán), Acosta (Racing) e Federico Insua (Velez Sarsfield) - 7 gols
8° Juan Roman Riquelme (Boca Juniors) e Leandro Benítez (Estudiantes) - 6 gols
9° Diego Latorre (Racing), Martin Simeone (Racing) e Erviti (San Lorenzo) - 5 gols
10° Guillermo Barros Schelloto (Boca Juniors), Hernan Rodrigo Lopez (Estudiantes), Centurión (Huracán), Ariel Ortega (River Plate) e Denis Stracqualursi (San Lorenzo) - 4 gols
11° Diego Cagna (Boca Juniors), Rodrigo Palacio (Boca Juniors), Mauro Milano (Huracán), Daniel Montenegro (Independiente), Marcelo Gallardo (River Plate), Fabian Bordagaray (San Lorenzo), Claudio Hussain (Velez Sarsfield), Lucas Pratto (Velez Sarsfield) - 3 gols
12° Hugo Ibarra (Boca Juniors), José Horácio Basualdo (Boca Juniors), Marcos Angeleri (Estudiantes), Nicolas Minici (Huracán), Walter Ferrero (Huracán), Leandro Gracián (Independiente), Walter Busse (Independiente), Enrique (Racing), Funes Mori (River Plate), Ignacio Piatti (San Lorenzo) e Raul Estevez (San Lorenzo) - 2 gols
13° Damian Escudero (Boca Juniors), Marco Rojo (Estudiantes), Alexis Ferrero (Huracán), Lucas Villarruel (Huracán), Hernan Fredes (Independiente), Lucas Mareque (Independiente), Walter Acevedo (Independiente), Diego Capria (Racing), Gabriel Hauche (Racing), Luis Carlos Fariña (Racing), Eduardo Berizzo (River Plate), Eduardo Coudet (River Plate), Mathias Almeyda (River Plate), Fabian Cubero (Velez Sarsfield) - 1 gol

NOTAS RÁPIDAS

  • 45 jogadores não marcaram gol neste Torneio Clausura
  • Encerrada a competição e o calendário oficial com a Supercopa FIFUBO, a Federação entra em recesso oficial, mas os jogos não param!
  • Amistosos ainda serão realizados até o final do ano, com destaque para o primeiro jogo de seleções da História da FIFUBO, que será disputado ainda durante esta semana ou no próximo domingo. Brasil e França mostrarão o novo rumo que a FIFUBO está tomando. Destaque, também, para o amistoso entre o Dallas Stars e a Seleção da FIFUBO, a aposentadoria do primeiro time argolado da FIFUBO. Ainda teremos mais duas seleções estreando neste ano, com partidas a serem definidas.
  • Teremos, também, a primeira competição de seleções da História da FIFUBO. A Jarra Tropon será um triangular entre Brasil, França e Japão, onde a equipe com mais pontos será declarada a campeã. Se houver empates em pontos, gols pró e gols contra, o título será dividido.
  • Nos bastidores, a FIFUBO pega fogo! A dança das cadeiras no comando técnico atingiu duas equipes.
  • A diretoria do Velez confirmou a demissão de Tripa Seca e aproveitou para demitir, também, seu auxiliar técnico, Parraguez. O novo treinador da equipe é Pearl Jam, que será auxiliado por Ledbetter. Os dois formarão uma dupla nos moldes da junta técnica utilizada pelo Bangu, mas com Pearl Jam confirmado como treinador.
  • Mas Tripa Seca não ficou nem um minuto desempregado. O Boca Juniors, decepcionado com o pior ano de sua história na FIFUBO, demitiu o treinador Sr Rússia. Para o seu lugar, Tripa Seca foi contratado e espera levar para o time de La Boca a mesma filosofia que o levou a ganhar copas pelo Velez. Mas o Boca manteve o auxiliar Buchanan's Special Reserve 7 e, com isso, Parraguez está agora à procura de um novo cargo.
  • A FIFUBO volta oficialmente em 2018. Em janeiro, o Bootecon abrirá o calendário oficial, com os debates, apresentações e relatórios para o ano que se iniciará. Na sequência, a Copa 3 Corações levará a bola ao campo pela primeira vez e, a partir daí, teremos muito futibou de butaum o ano inteiro.
  • O blog continuará, pelo menos com a cobertura do amistoso Brasil x França, da Jarra Tropon e do amistoso de despedida do Dallas Stars. Postagens especiais também serão feitas para apresentar as novas equipes da FIFUBO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!