quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Torneio Clausura 2017 - Final - 06/12/2017

Quarta-feira, 6 de dezembro de 2017. Um lindo dia de céu azul e temperatura agradável. O público lotou o Itaquá Dome para assistir à grande final do Torneio Clausura 2017. Estudiantes e River decidiriam quem iria levar para casa o tão cobiçado troféu.

O Estudiantes vive um sonho. Com uma modesta ambição de tentar o sexto lugar no campeonato, acabou a temporada regular em primeiro, com o ataque mais positivo (51 gols) e a defesa menos vazada (29). Perdeu apenas dois jogos na temporada regular e mais um na semifinal. Despachou o Independiente e vinha a campo disposto a conquistas seu primeiro título na FIFUBO.

O Estudiantes foi a campo com a seguinte escalação: 21. Andujar; 2. Angeleri, 3. Desábato, 4. Federico Fernandez, 6. Marco Rojo; 5. Rodrigo Braña, 11. Verón (c), 7. Enzo Perez, 8. Leandro Benítez; 10. Gastón Fernandez, 9. Mauro Boselli. A equipe, treinada por Cristaldo e auxiliado por Douradino, ainda tinha 12. Mathias Sanchez e 13. Hernan Rodrigo Lopez na reserva

Segundo colocado na temporada regular, o River quer conquistar o tricampeonato do Clausura (foi campeão em 2013 e 2014, sendo que em 2015 e 2016 não houve disputa) e, de quebra, a Tríplice Coroa. Com apenas duas derrotas na competição, empatou em pontos com o Estudiantes e só não foi primeiro pelo critério de gols pró (49 a 51). Nas semifinais, venceu os dois jogos e despachou o Velez.

O River foi a campo com 1. Carrizzo; 2. Pablo Ferrari, 3. Placente, 4. José Maria Paz, 6. Berizzo; 5. Almeyda (c), 19. Diego Armando Barrado, 11. Gallardo; 10. Ortega, 7. Francescoli e 30. Buonanotte. O time, treinado por Francescoli e auxiliado por Blue Steel, ainda tinha 8. Coudet e 9. Funes Mori na reserva

Por ter melhor campanha na temporada regular, a única vantagem que o Estudiantes tinha era o mando de campo e a divisão das torcidas, ficando com 60%, contra 40% do rival. As duas equipes foram para o campo com o estádio lotado, tudo pronto para um grande duelo!

A saída pertencia ao Estudiantes

ESTUDIANTES 1x5 RIVER PLATE 

Tão logo a saída foi dada, o Estudiantes partiu para cima. Verón foi auxiliado por Enzo Perez e Leandro Benítez em boas tabelas e chutou a gol para Carrizzo espalmar. Placente não quis inventar e mandou a córner no rebote. Verón cobrou para fora da área, buscando Leandro Benítez, que tabelou com Enzo Perez para receber na meia lua. Benítez chutou em curva e venceu Carrizzo, fazendo Estudiantes 1x0 logo a um minuto.

O gol relâmpago desestruturaria qualquer equipe. Mas o River não ganhou todos os campeonatos disputados em 2017 por se desequilibrar fácil. Na saída de bola, uma linda jogada ensaiada foi armada. Gallardo fez o 'toca y me voy' com Barrado e, mesmo de frente pro gol, preferiu recuar para Ferrari. O camisa 2 tocou a Barrado e, nesta triangulação, a defesa do Estudiantes ficou perdida. Ferrari recebeu de volta dentro da área, livre. Andujar saiu desesperado e derrubou o camisa 2. O próprio Ferrari cobrou o pênalti no ângulo esquerdo de Andujar, que se esticou, mas não alcançou: River 1x1, aos 2 minutos.

A partir daí, o jogo ficou eletrizante. As duas equipes jogaram em alto nível e desperdiçaram oportunidades. Os volantes do River se adiantavam para anular os armadores do Estudiantes. Do outro lado, Rodrigo Braña marcava Trezeguet individualmente e não deixava o camisa 7 receber em condições de concluir. Mas o River foi ganhando campo à medida que o Estudiantes vacilava. Após errar uma saída de bola, Verón sentiu o golpe que quase lhes custou caro e passou a ficar mais no campo de defesa. Com isso, o time do River adiantou a marcação.

Aos 8 minutos, Gallardo tocou a Ortega na direita e o camisa 10 levantou a cabeça para procurar Trezeguet, mas Rodrigo Braña ainda o marcava em cima. Trezeguet correu para o meio e abriu o lado esquerdo, onde Ortega passou a bola. Buonanotte recebeu sem marcação e, da entrada da área, chutou alto e sem chances para Andujar, fazendo River 2x1.

No intervalo, Cristaldo sacou Angeleri e Mauro Boselli, colocando Mathias Sanchez e Hernan Rodrigo Lopez em seus lugares. Pediu, também, que seus jogadores colocassem a bola no chão e tentassem a virada, mas os jogadores pareciam nervosos pela primeira final. Já Francescoli resolveu apostar nos contra ataques. Tirou Ortega e Gallardo e colocou Coudet e Funes Mori em seus lugares.

O fato é que o Estudiantes voltou melhor, mas o River fez um triângulo com seus volantes e impediu o time de La Plata de criar jogadas. O contra ataque se oferecia ao River, mas Verón se recuperou do susto no primeiro tempo e conseguiu impedir que o time de Buenos Aires avançasse.

Mas o River tem uma jogada que é a mais tradicional da FIFUBO. Aos 4 minutos, Carrizzo cobrou tiro de meta para Coudet, que recuou a Barrado. Com ótimo passe em profundidade, ele encontrou Funes Mori livre na direita. Rodrigo Braña teve que sair para bloquear a jogada e Mori, esperto, tocou no meio para Trezeguet. O camisa 7 recebeu de frente, sozinho, e mandou um chute colocado para vencer Andujar e ampliar: River 3x1.

O gol fez os jogadores do Estudiantes se desesperarem. Eles tinham 6 minutos para marcar dois gols e, assim, se lançaram ao ataque. Mas o nervosismo bateu e eles continuaram errando passes. Aos 6 minutos, Gastón Fernandez recuou a Enzo Perez, que titubeou antes de ir para a bola e foi desarmado por Barrado, que tocou a Berizzo na esquerda. O camisa 6 fez ótimo lançamento para Funes Mori na direita e o camisa 9, novamente, rolou para Trezeguet no meio. Livre, o camisa 7 dominou e chutou forte, sem chances para Andujar, aumentando para a sua equipe: 4x1.

Daí em diante, o Estudiantes não conseguiu fazer mais nada. Verón se adiantou e tentou levar a equipe, ao menos, a diminuir o placar. Mas os outros jogadores se desesperaram e assistiram, atônitos, ao rival comemorar. Aos 9 minutos, Verón tentou o passe para Hernan Rodrigo Lopez, mas Ferrari se antecipou e roubou a bola, tocando a Funes Mori na direita. O camisa 9 partiu em velocidade pela ponta, se livrando de Marco Rojo e, da ponta, deu uma caneta desmoralizante em Federico Fernandez para trazer a bola para dentro e chutar cruzado, vencendo Andujar e dando números finais ao confronto: River 5x1.

RIVER CAMPEÃO DO TORNEIO CLAUSURA 2017

A goleada faz jus ao belíssimo futebol praticado pela equipe de Nuñez, que mais uma vez mostrou estar um degrau acima dos demais. O River jogou uma final impecável e, mesmo tomando um gol logo no início do jogo, jamais se desesperou, saindo de campo com a tão sonhada taça.

Destaque do jogo: David Trezeguet. Mais uma vez, o centroavante francês foi perfeito. Anulado por Rodrigo Braña no primeiro tempo, levou o marcador para o outro lado do campo, abrindo espaços para Buonanotte virar o jogo. No segundo tempo, deixou sua marca duas vezes e comemorou mais um título com seus companheiros.

PREMIAÇÃO

Troféu Brasil (MVP do campeonato) - O melhor jogador das Ligas é aquele que mais vezes foi eleito o destaque do jogo. Se houver empate, uma junta técnica composta pelo presidente, o vice presidente e o diretor técnico da FIFUBO decide quem é o MVP. Mas, tal qual no Apertura, não houve dúvidas. O melhor jogador do campeonato foi David Trezeguet, eleito o melhor em campo por 6 vezes. Ele recebe o Troféu Brasil, como já havia sido no Apertura. Depois, houve um empate. Dois jogadores foram eleitos como melhor por 4 vezes. Mas, na decisão da junta técnica, Enzo Perez (Estudiantes) foi eleito o segundo melhor jogador do Torneio, enquanto Nestor Silvera (Independiente) ficou com o terceiro lugar

O presidente do Imperatriz, Brasil, entrega o troféu que leva o seu nome a David Trezeguet, do River Plate, eleito o MVP do Torneio Clausura 2017
Troféu Van Basten (artilheiro do campeonato) - Nas Ligas não há mistério quanto à artilharia. O artilheiro é aquele que marcar mais gols e, se houver empate, o prêmio é dividido. Mas no Clausura (tal qual no Apertura) não teve jeito. Ninguém foi páreo para David Trezeguet. O craque francês terminou o campeonato com incríveis 28 gols e recebeu o prêmio. Em segundo lugar, Nestor Silvera (Independiente) marcou 15 gols. Em terceiro, Martin Palermo (Boca Juniors), Juan Sebastian Verón (Estudiantes) e Leandro Romagnoli (San Lorenzo) empataram, com 13 gols cada.

A lenda da FIFUBO, Marco Van Basten, entrega o troféu que leva o seu nome a David Trezeguet, artilheiro do campeonato, que recebe a honraria junto com o troféu de MVP.
"Com companheiros como esses, fica fácil ser artilheiro. O time tem um sistema de jogo em que a bola flui de pé em pé até chegar a mim em condições de concluir. Dedico aos meus companheiros esta temporada fantástica" - David Trezeguet.

A medalha de prata fica com o Estudiantes, que é derrotado pelo River na final, mas deixa uma sensação espetacular no campeonato. A evolução da equipe é latente e, mesmo sem o título, os torcedores podem celebrar a posição mais alta já alcançada pelo Estudiantes em um campeonato da FIFUBO.

Jogadores e comissão técnica do Estudiantes posam em campo após receberem a medalha de prata pelo vice campeonato no Torneio Clausura 2017
"Temos que encarar os fatos. Para quem achava que esta equipe ficaria em penúltimo ou último lugar, terminar a temporada regular em primeiro e só ser parado pela equipe do River na final é um grande feito. É lógico que estamos tristes por chegarmos tão perto da conquista do título, mas já demos um passo enorme com este vice campeonato e, em 2018, daremos um passo maior ainda." - Cristaldo, técnico do Estudiantes
O título fica com o River Plate, que celebra o tricampeonato do Torneio Clausura. Desde que o campeonato passou a ser disputado somente pelos times argentinos, ninguém além do River levou este troféu para casa, o que mostra como a equipe gosta de jogar esta competição.

O presidente da FIFUBO, Batistuta, entrega o troféu do Torneio Clausura ao capitão do River, Mathias Almeyda
O ano de 2017 é para ser lembrado por muito tempo. O River está fazendo história atrás de história. Além da conquista do Clausura, é o primeiro clube da FIFUBO a conquistar a Tríplice Coroa, o troféu dado ao time que vence três competições no mesmo ano (Torneio Início não entra nesta conta).

O presidente da FIFUBO, Batistuta, entrega o troféu da Tríplice Coroa ao capitão do River, Mathias Almeyda
"Este título mostra que o trabalho está sendo bem feito. Vamos admitir. Temos excelentes jogadores, uma comissão técnica competente e uma torcida apaixonada. A isso, se soma a camisa histórica do River e a Tríplice Coroa se justifica." - Enzo Francescoli, treinador do River
E assim o River celebra mais uma conquista em um ano mágico. Por ter vencido o Apertura, a Copa Olé e o Clausura, o time de Buenos Aires espera o vencedor de Vasco (campeão da Copa 3 Corações) e Bangu (campeão da Copa Rio) para decidir a Supercopa FIFUBO. Mas o River, além de já estar na final, será campeão se empatar o jogo decisivo. Antes da Supercopa, disputada em domingo, teremos o All Star Game do Clausura, disputado entre o River Plate e a seleção do Clausura (jogadores do River na seleção serão substituídos), provavelmente na sexta-feira. Após o encerramento oficial do Clausura, o relatório do campeonato será apresentado, em postagem à parte.

Jogadores e comissão técnica do River posam com os troféus do Torneio Clausura 2017 e da Tríplice Coroa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!