segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Torneio Clausura 2017 - Semifinais jogos de ida - 04/12/2017

15 dias após o término da temporada regular e nada de jogos! Mas a segunda-feira veio e as semifinais foram jogadas na marra. O tempo nublado não ajudou a encher o Itaquá Dome, mas os jogos foram disputados.

INDEPENDIENTE 3x5 ESTUDIANTES

Após a heroica classificação, virando de 0x2 para 3x2 contra o Huracán, o Independiente queria um empate, para poder decidir no jogo de volta e tencionava continuar usando o meio de campo com 4 volantes. Mas Mareque foi expulso na última rodada e cumpria suspensão. Com isso, Acevedo ia para a lateral esquerda, Montenegro seria o primeiro volante e Gracián voltaria ao time, na armação. Já o Estudiantes quer continuar vivendo seu conto de fadas após terminar a fase de classificação em primeiro. Na temporada regular, Estudiantes 6x2 e 2x2.

O jogo foi bem movimentado. Perdido, o Independiente demorou a se encontrar em campo e, quando se encontrou, já tinha uma enorme desvantagem. O Estudiantes, por sua vez, mostrava toda a organização vista durante a temporada regular.

O primeiro gol veio aos 3 minutos, quando Rodrigo Braña roubou a bola de Facundo Parra e sofreu falta do camisa 17. Braña cobrou a Leandro Benítez na esquerda e o camisa 8 inverteu para Gastón Fernandez na direita. O camisa 10 foi ao fundo e cruzou rasteiro. Mauro Boselli matou a bola e chutou no ângulo esquerdo, deslocando Navarro e fazendo Estudiantes 1x0.

O gol fazia justiça ao melhor futebol do Estudiantes. Bem postado em campo, o time não dava espaços para o Independiente trocar passes e, com isso, roubava a bola e partia no contra ataque. Aos 5 minutos, Rodrigo Braña desarmou Facundo Parra novamente e, novamente, Parra lhe fez falta. Braña cobrou na direita desta vez, onde Gastón Fernandez tabelou rápido com Enzo Perez e encontrou uma avenida para avançar e chutar na saída de Navarro, fazendo Estudiantes 2x0.

O planejamento do Independiente foi todo pro espaço com essa desvantagem. Os jogadores tentavam diminuir o prejuízo, mas o Estudiantes dominava por completo. Aos 8 minutos, Rodrigo Braña desarmou Gracián e tocou a Enzo Perez, que tocou no meio para Verón. O camisa 11 abriu na esquerda para Leandro Benítez, que avançou até a meia lua, de onde chutou forte e colocado e venceu Navarro, fazendo Estudiantes 3x0.

O Independiente encontrou o gol de honra no último lance do primeiro tempo. Fredes chutou por cima do gol, mas Andujar derrubou Gracián para tentar chegar na bola. Silvera cobrou o pênalti no canto direito do goleiro, que se esticou mas não alcançou a bola: Independiente 1x3.

No intervalo, Bayer colocou Gandin (seu único jogador à disposição) no lugar de Facundo Parra. Já Cristaldo, contente com o resultado, resolveu dar ritmo aos reservas, colocando Mathias Sanchez e Hernan Rodrigo Lopez nos lugares de Angeleri e Boselli.

A mudança de Bayer deu novo ânimo ao Independiente, que passou a jogar de forma organizada e em velocidade. Gandin entrou muito bem e, aos 2 minutos, recebeu de Vella na direita, avançou pela ponta, foi ao fundo e rolou atrás para Gracián pegar de primeira e surpreender Andujar: Independiente 2x3.

As mudanças de Cristaldo não funcionaram e o time caiu de produção. Com o crescimento do Independiente, o jogo virou um ataque contra defesa. Aos 6 minutos, Vella repôs o lateral para Fredes, que procurou Busse na esquerda. O camisa 7 rolou a Gracián no meio e o camisa 19 avançou, dando um lindo passe no meio da zaga para Silvera. O camisa 11 se livrou da marcação de Desábato e, de dentro da área, chutou colocado para vencer Andujar e fazer Independiente 3x3

O jogo ganhou em emoção e virou um toma-lá-dá-cá impressionante. Melhor para o Estudiantes, que conta com a genialidade de Verón. Aos 9 minutos, ele avançou pelo meio, driblou dois marcadores, tabelou com Gastón Fernandez e recebeu de volta dentro da área para desferir um chute incrível e vencer Navarro, fazendo Estudiantes 4x3.

O Independiente tentou buscar o empate, mas Rodrigo Braña desarmou Gracián na hora do chute, tocando a Marco Rojo na esquerda. O camisa 6 tocou a Hernan Rodrigo Lopez, que resolveu arriscar de muito longe. Adiantado, Navarro fez pouco caso do chute do adversário e apenas observou a bola alta começar a cair e morrer no fundo de sua meta: Estudiantes 5x3.

Destaque do jogo: Rodrigo Braña. Em uma partida com 8 gols, o destaque não fez nenhum, mas evitou vários e iniciou a jogada de, pelo menos, 3. Braña foi incrível na cabeça da área, desarmando o adversário e reiniciando o jogo para sua equipe.

VELEZ SARSFIELD 1x2 RIVER PLATE

Embalados pela classificação vencendo o próprio River (2x1), os jogadores do Velez querem continuar a boa carreira e convencerem Tripa Seca a desistir da demissão. Já o River não se abala. Mesmo com a derrota, o time fechou em segundo e tem vantagem nas semifinais. Com Trezeguet já consagrado artilheiro (é praticamente impossível alguém tirar a diferença de 11 gols em três jogos), os olhos estão voltados para a classificação à final. Na temporada regular, River 5x2 e Velez 2x1.

O jogo foi bem pobre tecnicamente, bem diferente da partida anterior. Os dois armadores não estavam bem, obrigando os volantes e laterais a tentarem organizar o jogo. Com isso, o que se viu foi muitos erros de passe e poucos lances de emoção.

Esta situação durou até os 6 minutos, quando Berizzo resolveu se arriscar na armação e acertou um lindo passe no corredor para Buonanotte. O camisa 30 recebeu a bola, invadiu a área e chutou na saída de Sosa, fazendo River 1x0.

No intervalo, Tripa Seca sacou Insua e Turco Assad para colocar Cubero e Lucas Pratto. Assim, Gago iria armar o jogo. Já Francescoli tirou Gallardo e Ortega, colocando Coudet e Funes Mori em seus lugares.

Os dois times passaram a jogar com 4 volantes, o que dificultou bastante a armação de jogadas no segundo tempo. Mesmo assim, as equipes tinham mais volume que na primeira etapa e, com isso, boas jogadas foram tramadas.

Aos 4 minutos, Trezeguet fez o papel de pivô e rolou atrás para Buonanotte. Antes que o camisa 30 tentasse a conclusão, Sosa tentou se posicionar melhor e empurrou Barrado. O pênalti foi cobrado por Ferrari, no ângulo esquerdo de Sosa, que foi para o outro lado: River 2x0.

O jogo começava a ficar ruim para o Velez, que tinha uma desvantagem muito grande para tirar no jogo de volta. Os irmãos Hussain começaram a se lançar ao ataque em tabelas, mas Carrizzo fazia milagres. Ele só não conseguiu evitar aos 8 minutos, quando Dario Hussain cobrou córner e Claudio Hussain desviou de cabeça, fazendo Velez 1x2, mas já era tarde para reverter.

Destaque do jogo: Juan Pablo Carrizzo. O Velez não tinha organização para fazer boas jogadas de ataque, mas quando chegou viu suas tentativas pararem nas defesas do goleiro do River. Com verdadeiros milagres, ele garantiu a apertada vitória de sua equipe e uma boa vantagem para o jogo de volta.

ARTILHARIA

1° David Trezeguet (River Plate) - 24 gols
2° Martin Palermo (Boca Juniors) e Leandro Romagnoli (San Lorenzo) - 13 gols
3° Enzo Perez (Estudiantes), Juan Sebastian Verón (Estudiantes), Daniel Cigogna (Huracán) e Nestor Silvera (Independiente) - 12 gols

NOTAS RÁPIDAS

  • Com o enorme rombo aberto no calendário, a FIFUBO terá que correr com seus jogos. Os jogos de volta das semifinais estão previstos para esta terça ou, no mais tardar, quarta. A final acontece logo a seguir e a Supercopa FIFUBO será disputada em um único dia, no domingo.
  • Já começaram as negociações para a FIFUBO conseguir mais uma seleção ainda esse ano. A conferir.
  • O milestone da rodada vai para Diego Buonanotte. O gol que abriu o marcador contra o Velez foi o de número 50 dele com a camisa do River.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!