domingo, 30 de novembro de 2014

Supercopa FIFUBO 2014 - Final - 30/11/2014

O tempo voltou a fechar. A ameaça constante de chuva, somada ao vento frio e forte, poderiam afastar o público do Itaquá Dome. Mas os 60 mil lugares foram ocupados igualmente pelos torcedores de Velez e Boca, que vieram acompanhar a grande final da Supercopa FIFUBO.

O Velez, campeão da Copa Olé, vinha empolgado após derrubar o River Plate na semifinal (5x3). O treinador, Tripa Seca, aplicou um nó tático no campeão do Clausura e tinha em mente uma nova ideia para aplicar um nó tático no campeão do Apertura e sair campeão da Supercopa.

O Velez foi a campo com 1. Sosa, 2. Peruzzi, 4. Sabia, 6. Sebá Dominguez, 3. Emiliano Papa; 5. Gago, 8. Claudio Hussain (c), 7. Romero, 11. Insua; 10. Dario Hussain, 9. Turco Assad. O treinador, Tripa Seca, auxiliado por Parraguez, levou para o banco 12. Lucas Pratto e 13. Cubero
O Boca, campeão do Torneio Apertura, vinha empolgado também por derrubar um gigante. A vitória sobre o Vasco mostrou que a torcida tem que ter paciência, pois vaiar desde o início só vai atrapalhar a concentração. A ideia é fazer o mesmo que contra o Vasco, minando as forças do adversário para procurar a vitória.

O Boca foi a campo com 1. Abbondanzieri, 4. Ibarra, 2. Escudero, 6. Schiavi, 3. Arruabarrena; 5. Serna (c), 8. Cagna, 11. Basualdo, 10. Riquelme; 19. Palacio, 9. Palermo. O treinador, Madeirite, auxiliado por Buchanan's Special Reserve 7, levou para o banco de reservas 7. Viatri, 12. Battaglia e 13. Guillermo Barros Schelloto.
VELEZ SARSFIELD 2x0 BOCA JUNIORS
O Velez à direita e o Boca à esquerda. A saída foi do Boca.
O jogo começou nervoso, com muita marcação e pouco espaço para jogar, típicos de uma final. Logo ficou clara a estratégia do Velez, de marcar forte e superpovoar o meio de campo, sem dar espaços para o Boca. Aos 3 minutos, Cagna tentou ir ao ataque e Romero lhe tomou a frente, roubando a bola. Cagna, então, fez falta no camisa 7. Romero cobrou para Claudio Hussain, que devolveu a Emiliano Papa atrás e saiu correndo pela esquerda. Papa avançou trazendo a bola para o meio e puxou a marcação. Com um toque, deu a Claudio Hussain livre na esquerda e o camisa 8 avançou, invadiu a área e chutou na saída de Abbondanzieri, fazendo Velez 1x0.

No intervalo, Tripa Seca tirou Romero e Dario Hussain para colocar Lucas Pratto e Cubero. Já Madeirite tirou Riquelme e Palácio e colocou Schelloto e Viatri.

A estratégia do Velez era clara. Não deixar o adversário jogar com uma marcação forte e tentar sair em contra ataques. O Boca se viu preso a essa armadilha e não conseguiu jogar.

Exemplo da marcação do Velez, em estilo Chapéu de Bruxa, impedindo o Boca de avançar.
O Boca se viu preso e o Velez tocou a bola para esperar o tempo passar. Aos 10 minutos, Cubero levou a bola para a lateral e os jogadores do Boca o cercaram para roubar a bola. Com um toque, Cubero tocou para Claudio Hussain, que entrou na área do Boca driblando, até ser derrubado por Abbondanzieri. Insua cobrou o pênalti no canto esquerdo, para onde o goleiro do Boca pulou, mas não chegou: Velez 2x0.

VELEZ SARSFIELD CAMPEÃO DA SUPERCOPA FIFUBO 2014

O título coroa o belíssimo trabalho feito por Tripa Seca para esta competição, pensando em estratégias jogo a jogo e conseguindo triunfar brilhantemente. O Velez ganha, com isso, a alcunha de Rei de Copas, que também pertence ao Racing, por encerrar o ano com o título das duas copas disputadas no ano (Olé e FIFUBO).

O capitão do Velez, Claudio Hussain, recebe o troféu das mãos do presidente da FIFUBO, Batistuta
Tripa Seca falou após o jogo: "Essa competição mostra uma nova tendência do futebol. Pensar jogo a jogo, estratégia personalizada. Estou muito orgulhoso de fazer parte dessa história. Disputar quatro competições, no ano de estreia, e ganhar dois títulos, é maravilhoso! Os jogadores estão de parabéns!"

Jogadores do Velez fazem a festa com as taças da Supercopa FIFUBO e da Copa Olé 2014
NOTAS RÁPIDAS

  • O ano de 2014 se encerra para a FIFUBO. No próximo final de semana, Independiente e Imperatriz decidirão o simbólico e estatístico título da Supercopa FIFUBO de 2012.
  • Federico Insua, do Velez, terminou como artilheiro da Supercopa FIFUBO, com 4 gols.
  • O jogo de hoje foi dedicado a Roberto Gomes Bolaños, que tantas alegrias deu a todos e nos fez rir quando não tínhamos motivos para tal. A FIFUBO agradece ao eterno Chaves, Chapolin, Chompiras e tantos outros por seu trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!