domingo, 2 de novembro de 2014

Torneio Clausura 2014 - Décima Terceira Rodada - 02/11/2014

Dia de finados, o sol ficou meio escondido entre nuvens, mas seu calor continua sendo sentido. Isso fez o público sair de casa e ir ao Itaquá Dome, para assistir a dois grandes jogos. Vamos a eles!

RACING 3x2 ESTUDIANTES

Depois de se classificar sem entrar em campo, os jogadores do Racing ficaram muito mais tranquilos. Jogavam para cumprir tabela, mas de olho na vitória que lhes garantiria o segundo lugar ao final da temporada regular. Do outro lado, o clima de fim de festa que terminou mais cedo devido a uma briga era o que ditava o ritmo. Os jogadores do Estudiantes já pensam nas férias, onde acertarão as contas para voltar a brilhar. No primeiro turno, Estudiantes 0x4 Racing.

O clima de pelada tomou conta do jogo desde o início. Os jogadores não guardavam posição e tentavam jogadas de efeito. O único que quis jogar sério criou a jogada do primeiro gol logo a um minuto. Ruben Capria recebeu no meio de três jogadores e, de canto de olho, descobriu Latorre correndo livre pela esquerda. O passe foi preciso e o camisa 11 invadiu a área antes de tocar na saída de Andujar, fazendo Racing 1x0.

Se esperava uma goleada da equipe de Avellaneda, mas o clima de pelada continuou e, com isso, ninguém é de ninguém. O Estudiantes se aproveitou disso e foi se soltando. Aos 4 minutos, Marco Rojo cobrou lateral para Leandro Benítez, que tocou mais à frente para Boselli. O camisa 9 avançou até o bico esquerdo da área, de onde acertou belo e raro chute cruzado para vencer Saja e fazer Estudiantes 1x1.

No intervalo, Paralelo tirou Diego Capria e colocou Fariña, seu único reserva disponível (Hauche cumpria o segundo de três jogos de suspensão), mas armou uma jogada para o início do segundo tempo. Já Cristaldo tirou Gastón Fernandez e Desábato para colocar Hernan Rodrigo Lopez e Mathias Sanchez.

A jogada do início do segundo tempo era uma figura oito. Ruben Capria tocou para Martin Simeone e correu para um lado. O camisa 8 tocou para Fariña e correu para outro. O camisa 12, que havia acabado de entrar, pegou de primeira e acertou o ângulo de Andujar em seu primeiro toque na bola, aos 30 segundos: Racing 2x1.

O Estudiantes não se abateu com o gol e com o clima de pelada ainda reinante e continuou se arriscando. Sem Gastón em campo, Verón resolveu participar muito mais, talvez para mostrar que o camisa 10 não é necessário ali. E foi assim que a equipe de La Plata empatou aos 3 minutos.  Leandro Benítez tocou a Enzo Perez, que descobriu Verón na direita. O camisa 11 ganhou no pé de ferro contra Enrique, ficou com a bola e chutou rasteiro, cruzado, para vencer Saja: Estudiantes 2x2.

O Racing não queria empatar, mesmo já classificado, e partiu pra cima. Aos 8 minutos, em boa jogada pelo lado esquerdo que começou com Pocchetino e passou por Enrique, Latorre recebeu, trouxe para o pé direito na entrada da área e chutou cruzado para dar a vitória à sua equipe: Racing 3x2.

Destaque do jogo: Diego Latorre. O jogo não teve muita tática, o clima de pelada reinou. Mas o camisa 11 do Racing procurou o ataque o tempo todo e foi premiado com 2 gols, que deram ao seu time o triunfo.

HURACÁN 2x7 VELEZ SARSFIELD

O jogo de fundo colocava o Huracán em situação complicadíssima. Precisando vencer ou empatar para ainda ter chances remotas, a equipe não tinha Ruben Masantonio, suspenso por três cartões amarelos. Para não fugir à característica defensiva da equipe, Sr Rabina optou por colocar Erramuspe e fazer um meio de campo com 4 volantes encaixotando a entrada da área. Do outro lado, a vitória era obrigação, uma vez que se o Independiente não perdeu para o River, ao menos não ganhou. Era a oportunidade para recuperar a quarta posição. No primeiro turno, Velez 2x3 Huracán.

Quando a bola rolou, o Velez mostrou bem sua estratégia. Marcando pressão e correndo atrás da bola, a equipe forçava o erro do Huracán e saía rápido no contra ataque. Foi assim que chegou ao primeiro gol logo a um minuto. Sebá Dominguez roubou a bola de Milano e tocou a Gago, que abriu na ponta para Peruzzi. O camisa 2 tocou mais à frente para Claudio Hussain. O camisa 8 avançou até a intermediária e se aproveitou do posicionamento de Insua, que atrapalhava a visão de Islas. Hussain, então, tocou por cobertura e fez Velez 1x0.

Se esperava que a equipe dominasse o jogo completamente, ainda mais depois da expulsão de Milano aos 2 minutos. Mas uma sucessão de erros fez o jogo ficar dramático. Aos 3 minutos, Gago resolveu pegar a bola, mas trombou com Sosa. Os dois caíram e a bola sobrou para Erramuspe tocar para o gol vazio: Huracán 1x1.

A partir daí, não só Gago, mas Turco Assad também era vaiado, tamanha a quantidade de erros que cometia. Curiosamente, foram os dois vaiados que recolocaram o Velez na frente. Aos 8 minutos, Gago roubou bola de Erramuspe e inverteu para Insua. O camisa 11 tocou na direita para Dario Hussain, que foi ao fundo e cruzou para Turco Assad testar para dentro do gol e mandar a torcida calar a boca: Velez 2x1.

O Huracán empatou na saída de bola, em linda tabela aos 9 minutos. Centurión e Villarruel foram tabelando sem serem incomodados, até que Centurión recebeu livre dentro da área, driblou Sosa e empurrou para o gol vazio: Huracán 2x2.

No intervalo, Sr Rabina preferiu não mudar. Como só tinha Barrales  no banco, não iria tirar Cigogna. A ordem era se trancar na defesa e deixar o mito livre para fazer as jogadas na frente. Já Tripa Seca tirou os vaiados Gago e Turco Assad e colocou Cubero e Lucas Pratto, além de criar jogadas para aproveitar que a equipe tinha um homem a mais.

A tática de Tripa Seca deu certo e o Velez conseguiu o terceiro gol logo a um minuto. Cubero estourou com Erramuspe e ganhou a bola. Sebá Dominguez saiu da zaga para cobrir o volante e tocou a Insua. O camisa 11 tabelou com Claudio Hussain, até que o camisa 8 recebeu sozinho dentro da área para chutar na saída de Islas e fazer seu segundo gol no jogo: Velez 3x2.

O Huracán ainda tentou se reerguer, mas caiu na armadilha do Velez. Lucas Pratto não procurava jogo, mais preocupado em marcar Cigogna e, com isso, o Huracán não teve mais opções de ataque. Para piorar, o Velez jogava do outro lado, onde havia um buraco. Foi ali que Gino Peruzzi começou jogada, tabelando com Claudio Hussain até o camisa 8 descobrir o irmão Dario livre no bico da área. O camisa 10 ajeitou para o pé direito e chutou com efeito, sem chances para Islas, fazendo Velez 4x2 aos 4 minutos.

Na saída de bola, aos 5, a jogada polêmica da partida. Villarruel tentou sair jogando e foi desarmado por Romero, que tocou rápido a Peruzzi na direita. O camisa 2 procurou Claudio Hussain novamente e o camisa 8 tocou a Dario, que bateu cruzado. A bola tocou no alto da rede e saiu, mas o juiz validou o gol. Os jogadores do Huracán partiram para cima dele, alegando bola na trave, mas o placar já estava consolidado: Velez 5x2.

Com um jogador a menos, sem o armador, perdendo de 5x2 e irritado com o juiz, o time do Huracán nada mais tinha a fazer. Apenas olhou o baile do Velez, que encontrou o sexto gol aos 8 minutos, quando Gino Peruzzi foi ao fundo e cruzou para Juan Sabia testar e fazer seu primeiro gol com a camisa do Velez: 6x2.

Quando se achava que não podia piorar, nova bola isolada pelo Huracán encontrou Sabia. O camisa 4 tocou a Gino Peruzzi na direita, que tocou a Claudio Hussain mais à frente. Com um passe preciso, o camisa 8 encontrou Dario livre dentro da área e o camisa 10 só teve o trabalho de tocar na saída de Islas, para fazer Velez 7x2 aos 10.

Destaque do jogo: Dario Hussain. O lado direito do Velez foi perfeito, com os dois gols e participação de Claudio Hussain em outros, os cruzamentos de Peruzzi e as subidas de Sabia ao ataque. Mas o hat trick de Dario Hussain foi o grande destaque.

CLASSIFICAÇÃO

1° River Plate - 35 pontos
2° Racing - 25 pontos
3° Boca Juniors - 21 pontos
4° Velez Sarsfield - 19 pontos
5° Independiente - 17 pontos
6° Huracán - 15 pontos
7° Estudiantes - 8 pontos
8° San Lorenzo - 4 pontos

ARTILHARIA

1° Ruben Capria (Racing) - 15 gols
2° Leandro Romagnoli (San Lorenzo) - 14 gols
3° Martin Palermo (Boca Juniors) e David Trezeguet (River Plate) - 13 gols

NOTAS RÁPIDAS

  • A vitória sobre o Estudiantes deu ao Racing a classificação definitiva em segundo lugar, uma vez que o Boca só pode chegar a 24 pontos. Assim sendo, o time de Avellaneda joga por dois resultados com o mesmo saldo nas semifinais e terá o mando de campo na final, caso o River não se classifique.
  • Por outro lado, a derrota do Huracán garantiu também o Boca Juniors. A equipe chega aos 21 pontos e não pode mais ser alcançada pelo quinto colocado, hoje o Independiente.
  • A derrota também consolidou a sorte do Huracán no campeonato. A equipe do Globo não pode mais alcançar o quarto colocado, hoje o Velez, por ter uma diferença de quatro pontos.
  • Assim sendo, Velez e Independiente disputam a última vaga  nas semifinais. Curiosamente, as duas equipes fecham a última rodada, bastando ao Velez empatar para conseguir a vaga.
  • O milestone da rodada vai para Dario Hussain. O primeiro gol marcado contra o Huracán foi o décimo dele com a camisa 10 do Velez.
  • Em reunião no TJB após a rodada, os auditores resolveram suspender novamente o árbitro Wilson Neca por dois sorteios. Pesaram contra o árbitro (processado pelo Huracán por ter validado um gol supostamente irregular) a reincidência e algumas irregularidades na súmula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!