domingo, 9 de novembro de 2014

Torneio Clausura 2014 - Décima Quarta Rodada - 09/11/2014

O domingo foi de tempo fechado, mas com temperatura ainda elevada. Nada disso impediu o público de comparecer em bom número ao Itaquá Dome, para assistir a dois jogos bem mais interessantes que os do dia anterior:

BOCA JUNIORS 2x4 RIVER PLATE

O Superclássico não tinha aplicação prática para a tabela do campeonato, mas só ser o Superclássico já lhe garante a promessa de espetáculo. Do lado do Boca, além de uma derrota aqui e uma vitória do Velez lhe colocar em quarto lugar, ser o único a derrotar o maior rival poderia desestabilizar o River e empolgar o Boca de vez para a arrancada final. Do lado do River, as únicas empolgações eram terminar invictos e desestabilizar os rivais para as semifinais. No primeiro turno, River 3x2 Boca.

As equipes demoraram a se adaptar à nova bola, mas não erraram tanto quanto os times dos jogos de sábado. O River percebeu mais cedo e tocou a bola curto. Jogando assim, só demorou 2 minutos para encontrar o gol. Buonanotte saiu da ponta para o meio, tabelou com Ortega e, com um passe de gênio, tirou toda a zaga da jogada e tocou a Trezeguet. Livre na área, o camisa 7 chutou. A bola tocou no travessão, tocou no chão e o River comemorava 1x0. Os jogadores do Boca partiram para cima do árbitro, mas este validou corretamente o gol e ainda advertiu o treinador Madeirite pela invasão.

O Boca se enervou e demorou muito a voltar para o jogo. Quando o fez, o River já tinha ampliado. Aos 5 minutos, após Palacio esticar bola e dividir com Carrizzo, Gallardo pegou e puxou o contra ataque, tabelando com Trezeguet. O último passe foi muito esticado e Abbondanzieri saiu para dividir. Mas Trezeguet percebeu e, ao invés de chutar prensado, devolveu atrás a Gallardo. O camisa 11 pegou de frente, com o gol aberto, e só teve o trabalho de empurrar e comemorar: River 2x0.

No intervalo, Madeirite tentou acalmar seus jogadores. Tirou Palacio e Cagna, que erravam tudo, colocando Battaglia e Guillermo Barros Schelloto em seus lugares. Já Francescoli, feliz com o resultado e a boa apresentação, tirou Ferrari e Buonanotte para colocar Coudet e Funes Mori. Não que seus atletas estivessem mal, mas para dar ritmo aos reservas.

O River continuou dominando, jogando fácil. Já o Boca, continuou errando muito, querendo fugir às suas características. Melhor para o rival de Nuñez, que não fugiu às suas e continuou tocando a bola do meio para a ponta e da ponta para o meio. Assim, aos 2 minutos, Schelloto tentou driblar Almeyda e perdeu a bola. O camisa 5 tocou a Gallardo no meio e o camisa 11 abriu a Ortega na ponta. O camisa 10 avançou e tocou a Trezeguet no meio, já dentro da área, e o francês não perdoou, com belo chute no canto de Abbondanzieri: River 3x0.

O River se empolgou de vez e partiu para massacrar o maior rival. Aos 5 minutos, em novo erro do Boca, Placente recuperou e tocou a Paz na linha de zaga. O camisa 4 abriu na esquerda para Berizzo, que fez lindo lançamento para Funes Mori. O camisa 9 recebeu livre na entrada da área, invadiu e mandou por cobertura, fazendo River 4x0.

A partir daí, a equipe de Nuñez passou a tocar a bola para segurar o resultado, aos gritos de "olé" de sua torcida. A torcida do Boca começou a deixar o estádio e não viu quando Basualdo descontou na saída de bola. Riquelme tocou a ele, que driblou Gallardo e Almeyda antes de chutar em curva aos 6 minutos: Boca 1x4.

O Boca ainda faria mais um, aos 8 minutos, quando Riquelme abriu na direita para Schelloto e o camisa 13 inverteu para Palermo. O camisa 9 chutou no ângulo de Carrizzo e fez Boca 2x4. Mas, no Superclássico, o River mostrou o futebol superior aos demais e saiu com merecida goleada.

Destaque do jogo: David Trezeguet. Ao marcar dois gols e dar o passe para mais um, o camisa 7 coroou sua tarde de gala e saiu de campo como o melhor.

VELEZ SARSFIELD 3x4 INDEPENDIENTE

O único jogo que valia alguma coisa nesta última rodada era justamente o que encerrava a temporada regular. O Velez precisava de uma vitória ou empate para se classificar às semifinais, podendo inclusive ficar em terceiro. Já para o Independiente, só a vitória interessava. No primeiro turno, Independiente 3x3 Velez.

O Independiente mostrou que queria a classificação e partiu para cima desde o início. Antes dos dois minutos, já tinha obrigado o goleiro a fazer duas lindas defesas, uma delas em cobrança de falta de Gracián que Sosa voou para mandar a córner. Na cobrança, Gracián mandou para a área e Tuzzio subiria livre para cabecear, mas Sosa tentou impedi-lo e acabou derrubando-o. Pênalti que Silvera cobrou no canto direito. Sosa foi no canto esquerdo e o Independiente fazia 1x0 aos 2 minutos.

A equipe de Avellaneda continuou em cima e acertou a trave de Sosa algumas vezes. Seguindo a lógica do "quem não faz, leva", o Velez começou a se soltar e empatou aos 5 minutos. Após Papa chutar e Navarro defender para lateral, Claudio Hussain repôs para seu irmão Dario na entrada da área. O camisa 10 chutou no ângulo de Navarro e deixou tudo igual: Velez 1x1.

O Independiente fez o segundo logo na saída de bola. Gracián tocou a Fredes e os dois se atrapalharam na tabela. Busse gritou para tocarem atrás e chutou de primeira ao receber. Conseguiu acertar um chute Adhemar, a bola subiu e desceu dentro do gol: Independiente 2x1 aos 6 minutos.

No intervalo, Tripa Seca tirou Romero e Turco Assad, colocando Cubero e Lucas Pratto. Já Bayer trocou Montenegro e Facundo Parra por Acevedo e Gandin.

O Independiente continuou mandando no jogo e ampliou aos 3 minutos. Fredes recebeu de Busse em jogada de contra ataque e, da entrada da área, mandou uma bola no ângulo de Sosa, colocando o Independiente cada vez mais nas semifinais: 3x1.

Mas a equipe se deu por satisfeita e parou de jogar. O Velez foi, aos poucos, se soltando e se organizando para buscar o empate. O Independiente passou a irritar sua torcida, pois não saía jogando, mas sim mandando a bola a lateral. Assim, aos 7 minutos, após Tuzzio mandar para lateral, Emiliano Papa cobrou para Insua. O camisa 11 se livrou de Acevedo e chutou em curva para vencer Navarro e fazer Velez 2x3.

O Independiente se desesperou e errou a saída. O Velez armou o ataque rápido e Insua rolou para Lucas Pratto dentro da área. O camisa 12 tentou driblar Navarro e foi derrubado. Pênalti que o próprio Lucas Pratto cobrou no canto esquerdo do goleiro, que tentou ir na bola mas não a encontrou: Velez 3x3.

O empate classificava o Velez e o Independiente partiu desesperadamente para o ataque, sob críticas de sua torcida. Mas, neste jogo eletrizante, a classificação teria que ser decidida na última bola, já nos acréscimos. Sebá Dominguez fez falta em Gandin na lateral da área. Gracián cobrou encobrindo o goleiro e a bola entrou no ângulo oposto: Independiente 4x3.

Destaque do jogo: Leandro Gracián. Em uma partida onde ninguém se destacou de fato, resta àquele que classificou sua equipe na última bola tal honraria. Gracián era o mais criticado pela torcida, mas sua cobrança de falta magistral levou o Independiente às semifinais.

CLASSIFICAÇÃO

1° River Plate - 38 pontos, 12 vitórias, 2 empates, 0 derrota, 53 gols pró, 27 gols contra
2° Racing - 28 pontos, 8 vitórias, 4 empates, 2 derrotas, 45 gols pró, 35 gols contra
3° Boca Juniors - 21 pontos, 6 vitórias, 3 empates, 5 derrotas, 39 gols pró, 31 gols contra
4° Independiente - 20 pontos, 5 vitórias, 5 empates, 4 derrotas, 47 gols pró, 43 gols contra
5° Velez Sarsfield - 19 pontos, 5 vitórias, 4 empates, 5 derrotas, 46 gols pró, 41 gols contra
6° Huracán - 15 pontos, 4 vitórias, 3 empates, 7 derrotas, 27 gols pró, 39 gols contra
7° Estudiantes - 8 pontos, 2 vitórias, 2 empates, 10 derrotas, 30 gols pró, 46 gols contra
8° San Lorenzo - 7 pontos, 2 vitórias, 1 empate, 11 derrotas, 27 gols pró, 52 gols contra

ARTILHARIA

1° Ruben Capria (Racing) - 17 gols
2° David Trezeguet (River Plate) - 15 gols
3° Martin Palermo (Boca Juniors) e Leandro Romagnoli (San Lorenzo) - 14 gols

NOTAS RÁPIDAS

  • As semifinais começam nesta sexta, com Independiente x River e Boca x Racing. No domingo, os jogos de volta com o mando invertido e, no outro fim de semana, a grande final do Torneio Clausura 2014!
  • Por terem melhor campanha na primeira fase, River e Racing jogam por resultados iguais, sem vantagem de gol marcado fora de casa. Ou seja, se um dos dois vencer por 2x1 e perder por 1x0, por exemplo, irá à final.
  • O River terminou em primeiro na temporada regular e, por isso, é o vencedor do Troféu Guterres, que receberá antes do jogo contra o Independiente pelas semifinais.
  • O River também teve o melhor ataque da temporada (53 gols), a melhor defesa (27 gols sofridos), foi a equipe que mais venceu (12 vitórias) e a única equipe a terminar invicta.
  • A equipe que menos venceu foi o San Lorenzo (2 vitórias), além de ser a que menos empatou (1 vez) e a que mais perdeu (11 vezes), dividindo o pior ataque com o Huracán (cada um marcou 27 gols), mas sendo a defesa mais vazada (52 gols sofridos).
  • O milestone da rodada vai para Lucas Pratto. Sua equipe não chegou às semifinais, mas o gol de pênalti foi o seu décimo com a camisa do Velez.
  • Em agitada sessão no TJB, os auditores puniram o árbitro Juan Carlos Loustau por um sorteio, por conta da confusão ao validar o primeiro gol do River no Superclássico. Não pela validação do gol, que é um ato soberano, mas por conta da confusão que causou e que desequilibrou os jogadores do Boca.
  • Também puniram o árbitro Pedro Carlos Bregalda por um sorteio, por irregularidades na súmula do jogo entre Velez e Independiente.
  • O Independiente atuou como mandante, ao invés de visitante e, por isso, foi multado pelo TJB em 9.330 reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!