sábado, 1 de junho de 2019

Arte e Botões - Fórmula Indy - 01/06/2019

Pra ser sincero, está muito difícil arrumar tempo para tocar a Liga FIFUBO. As semanas vão passando, coisas vão acontecendo e os jogos não ocorrem. O campeonato parou na quinta rodada e não consegui mais retomar. Para piorar, agora no meio do ano ocorre o Mundial de Futibou de Butaum e as seleções pedem passagem para seus amistosos de preparação.

Mas a aventura não vai parar aqui no blog. Vamos apresentar mais uma arte. Desta vez, vamos falar de Fórmula Indy!

Quando programei as duas artes alternativas (F1 e NBA), não imaginei que a de F1 fosse dar tanto retorno (e você pode conferir aqui. Foi um sucesso tremendo, muita gente comentou e disse que adorou a ideia. Assim, pensei em fazer uma arte similar, da F-Indy que rolava na época da F1 cuja arte postei.

Naqueles anos 90 maravilhosos, enquanto McLarens, Williams e Ferraris duelavam nas manhãs de domingo na Globo, as tardes eram reservadas para as Penskes, Lolas e Chip Ganassis nas tardes da Bandeirantes. Bons pilotos, velocidade altíssima em circuitos ovais e diversão garantida na Fórmula Indy. Tivemos alguns anos depois uma geração muito melhor, com Alessandro Zanardi, Gil de Ferran, André Ribeiro e outros. Mas o foco é naquela geração de Fittipaldi, Mansell, Andrettis e afins. São apenas 10 botões, mas cada um com uma história rica.


  • Al Unser Jr - Bicampeão da Indy (1990 e 1994), vencedor das 500 Milhas de Indianapolis (1992 e 1994) e campeão em outras categorias. Aqui, nas cores da Galles/Kraco Racing.
  • Bobby Rahal - Tricampeão da Indy (1986, 1987 e 1992) e vencedor das 500 Milhas em 1986. Aqui, nas cores da Lola Chevrolet.
  • Arie Luyendyk - Com apenas 7 vitórias na F-Indy, não conquistou títulos, mas seu apelido de "O Holandês Voador" era garantia de muita velocidade. Aqui, nas cores da Doug Shierson Racing.
  • Mario Andretti - Nascido na Itália, mas genuinamente americano, campeão da Fórmula 1 (1978) e da Fórmula Indy (1984) e vencedor das 500 Milhas (1969), representa aqui as cores Newman/Haas.
  • Michael Andretti - Filho de Mario, tinha fama de ser um corredor veloz e arrojado, mas era na verdade um maluco. Jogava o carro de qualquer jeito e dava muita sorte. Conquistou o título da F-Indy em 1991. Aqui, representa as cores da Newman/Haas.
  • Eddie Cheever - Piloto mediano, sempre tinha seu nome citado no pelotão, mas nunca entre os primeiros. Por esse motivo, jamais foi campeão. Mas tem um registro histórico com a vitória nas 500 Milhas de Indianapolis em 1996. Aqui, representa a Chip Ganassi.
  • Emerson Fittipaldi - Nosso grande ídolo, o "Ayrton Senna da Fórmula Indy", corria com as mesmas cores da Marlboro que Senna ostentava na McLaren na mesma época. Bicampeão da Fórmula 1 (1972 e 1974) e campeão da Fórmula Indy (1989), curiosamente no mesmo ano em que Senna era campeão na F1. Venceu as 500 Milhas de Indianapolis em duas ocasiões (1989 e 1993) e causou polêmica ao preferir beber suco de laranja de suas fazendas ao invés do tradicional leite dos campeões. Aqui, representando a sua imortal Penske.
  • Paul Tracy - O canadense que surgiu muito bem como segundo piloto e logo engoliu Fittipaldi, ganhou a F-Indy (2003) e a Indy Lights (1990). Aqui, corre pela Penske.
  • Rick Mears - Companheiro de Emerson, era conhecido por alguns como "Gerhard Berger americano", por causa da comparação entre Senna e Fittipaldi. Mas a realidade era bem diferente, pois Mears levou o título da Indy em 3 ocasiões (1979, 1981 e 1982) e as 500 Milhas de Indianapolis em quatro (1979, 1984, 1988 e 1991), todas pela Penske que defende aqui.
  • Raul Boesel - Um piloto fraco, sem a menor expressão. Passou pela F1 sem conquistar um pódio sequer e, na F-Indy, também não fez nada. A não ser a mágica prova das 500 Milhas em 1989, quando terminou em terceiro. Mas era brasileiro e nós torcíamos por ele como torcíamos para Maurício Gugelmin na F1. Aqui, defende as cores da Lola Judd.

NOTAS RÁPIDAS

  • Era para a Liga parar na nona rodada para o Mundial, mas o meio do ano chegou, o Mundial pede passagem e a Liga FIFUBO fez sua pausa na quinta rodada.
  • A partir deste domingo, teremos amistosos de preparação e a Liga só retorna após o novo campeão mundial ser coroado. As 9 seleções usarão os próximos dias com amistosos e as equipes farão papel de sparring nessa brincadeira. Algumas serão chamadas para enfrentar as seleções, enquanto outras ficarão em férias forçadas.
  • Na LMC, por outro lado, as coisas continuam funcionando. Neste sábado, começou o Giro D'Italia, o primeiro Grand Slam do ano. Composta por 12 etapas, a difícil competição atravessará a Bota para coroar seu campeão com direito ao tradicional troféu em forma de mola.
  • A primeira etapa foi o contra relógio, que terminou com vitória do espanhol Oscar Freire, da Rabobank, que se emocionou ao ver confirmado seu primeiro triunfo na LMC. Em segundo ficou o brasileiro Murilo Fischer (Française De Jeux) e, em terceiro, o inglês Chris Froome (Sky).

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