domingo, 23 de junho de 2019

Arte e Botões - República Tcheca - 22/06/2019

O inverno chegou, os preparativos para o Mundial de Futibou de Butaum estão a mil e o blog não pode parar. Então, mais uma arte. Vamos apresentar a República Tcheca de 2006!

Em 2004, 2005 e 2006, a República Tcheca pintava com uma das maiores (senão a maior) gerações de sua História. Liderados por Nedved, os tchecos tinham outros grandes nomes, como o goleiraço Petr Cech, os defensores Grygera, Jankulovski, Ujfalusi e Rozehnal, os meias Vladimir Smicer e Rosicky (o Pequeno Mozart) e os atacantes Milan Baros e Jan Koller. O terceiro lugar na Eurocopa 2004 foi o melhor resultado, mas saber que Koller (55), Baros (41), Smicer (27) e Rosicky (23) são os maiores artilheiros da História da seleção, já dá uma mostra do que era aquela geração.

Não foi à toa que, em 2005 e 2006, a República Tcheca foi a segunda colocada no ranking da FIFA, somente atrás dos campeões mundiais, o Brasil de Ronaldinho, Kaká, Ronaldo e companhia. Mesmo assim, para formação dos cabeças de chave no mundial, a FIFA resolveu utilizar, além do ranking, o critério de participações nas últimas Copas. Como os tchecos ficaram de fora em 1998 e 2002, acabaram fora também da lista de cabeças de chave para 2006. Isso não os impediu de vir como favoritos ao título mundial, caindo no grupo E, ao lado de Itália, Estados Unidos e Gana.

A vitória logo na estreia sobre os Estados Unidos (3x0, com um de Koller e dois de Rosicky) mostrava que os tchecos vinham dispostos a marcar de vez seu nome no futebol mundial. Mas as derrotas para Gana e Itália (ambas por 0x2) puseram fim ao sonho da classificação e deixaram os tchecos em vigésimo lugar, de um total de trinta e duas seleções.

Mesmo assim, a geração ficou marcada. Vários jogadores atuaram nos principais times do mundo e ganharam inúmeros títulos, incluindo a Liga dos Campeões da Europa. E, agora, eternizados na FIFUBO, com o goleiro, os doze principais jogadores de linha e o treinador, que arma a equipe num 4-4-2, onde Nedved e Rosicky armam o jogo para Baros e Koller jogarem enfiados na área.

Sempre fui fã da força do futebol tcheco, desde a Copa de 1990, quando golearam os Estados Unidos (5x1) na primeira fase e, nas oitavas de final, golearam a Costa Rica (4x1), caindo nas quartas de final para a campeã Alemanha, com um gol de pênalti e um 1x0 bem disputado. A geração de 2004 a 2006, para mim, é a prova de que os tchecos sabem jogar bola e, por isso, escolhi-os para esta arte.



NOTAS RÁPIDAS

  • Os últimos amistosos de preparação para o Mundial de Futibou de Butaum foram disputados neste domingo, com Inglaterra 2x2 CROL e Holanda 0x1 Camarões. Com isso, acabou-se a fase de amistosos e, agora, só pequenos treinos serão disputados.
  • O Mundial de Futibou de Butaum começa na próxima sexta-feira e sua primeira fase deve se estender por todo o final de semana.
  • No Giro D'Italia, o final de semana serviu para colocar muita coisa em dia. As montanhas chegaram e, logo na primeira das três etapas, quatro ciclistas abandonaram, incluindo o holandês Bauke Mollema, que era o Maglia Rosa até então.
  • Com aquela magia que só jogos de dado podem trazer, as três etapas de montanha terminaram com vitória de sprinters (coisa que você jamais verá no ciclismo de verdade). E, com isso, André Greipel terminou como o grande campeão de montanha do Giro D'Italia 2019.
  • Greipel também aproveitou-se do abandono de Bauke Mollema para ficar com a Maglia Rosa, mas foi ultrapassado por Luciano Pagliarini na décima primeira e penúltima etapa. Agora, o brasileiro lidera a corrida pelo título do primeiro Grand Slam da LMC.
  • Problemas de ordem pessoal impediram o encerramento do Giro D'Italia neste final de semana, mas a última etapa será disputada durante a semana e o campeão será coroado com grande festa.
  • Luciano Pagliarini (34), André Greipel (33), Oscar Pereiro Sio (31), Oscar Freire (26) e Tom Boonen (25) ainda estão na disputa e devem travar duelos emocionantes até o final, em um grande sprint.
  • Vale lembrar que o campeão do Giro D'Italia será convidado para dar o pontapé inicial do Mundial de Futibou de Butaum, além de apresentar o troféu para os presentes ao Imperatriz Arena. O relatório completo da competição será apresentado aqui, na postagem da primeira rodada do Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!