domingo, 30 de junho de 2019

Mundial de Futibou de Butaum 2019 - Primeira Rodada, Grupo C e Segunda Rodada, Grupo A - 30/06/2019

O inverno com cara de verão de Niterói incomoda demais. Mas quando um dia desses cai no domingo, dá praia e todo mundo fica feliz. Quando tem jogo no Imperatriz Arena, a felicidade é maior. Quando a rodada é do Mundial de Futibou de Butaum, a felicidade é completa. Desta forma, o estádio lotou, com torcedores ávidos por jogos de qualidade e os atletas não decepcionaram. Vamos aos jogos!

INGLATERRA 0x2 COREIA DO SUL

Finalizando a primeira rodada, o Grupo C apresentou a primeira grande zebra da competição. A Inglaterra, terceira colocada na Copa do Mundo 2018 e franca favorita ao título desta edição, estreava com toda a confiança de quem sabe ser protagonista na FIFUBO. A Coreia do Sul, estreando em mundiais e fazendo seu primeiro jogo contra outra seleção, sabia estar diante de um gigante do Futibou de Butaum.

Mas foi só a bola rolar para as diferenças desaparecerem. Com uma pré temporada relaxante, os jogadores não focaram nos treinos e, assim, não estavam no melhor de sua forma. O esquema 4-4-2 em linha força o passe longo e a Coreia do Sul já estava preparada para tal. Com uma defesa bem posicionada, os asiáticos conseguiam repelir os ataques ingleses e ainda saíam em qualidade para o contra ataque. O jogo foi passando com os coreanos tocando a bola no campo adversário e os ingleses, acuados, sem conseguir criar jogadas de perigo.

As coisas começaram a ficar bem difíceis aos 6 minutos, quando Beckham tentou esticar para Owen, mas Akai Tomeya cortou, tocando a Masao Tachibana na meia esquerda. O camisa 7 tocou no campo de ataque para Jayeon e viu o craque do time avançar para o contragolpe. Com um belo passe nas costas de Bridge, o camisa 10 encontrou Lee Young-Un livre. O camisa 11 invadiu a área e chutou rasteiro para vencer Paul Robinson e fazer Coreia do Sul 1x0.

No intervalo, Alex Ferguson tentou fazer as coisas funcionarem para os britânicos. Tirou Wayne Bridge e Peter Crouch para colocar Carragher e Rooney. Com isso, pretendia melhorar a marcação na defesa e ganhar em velocidade no ataque. Já Kozo Kira, sabendo que teria o contra ataque à disposição, preferiu apostar na velocidade. Tirou Urabe e Joo Sung para colocar Kishida e Taki. Kishida iria para a zaga, com Tomeya na lateral, para impedir os avanços de Beckham. Taki faria as jogadas em velocidade pela ponta direita.

O fato é que Ferguson errou na leitura do jogo. A Coreia do Sul é conhecida pela sua velocidade. Querer apostar corrida contra os asiáticos é suicídio. Talvez se tivesse apostado no jogo aéreo, mantendo Crouch em campo, a Inglaterra teria alguma chance. Apostar que Rooney e Owen fariam tabelas em alta velocidade, auxiliados por Joe Cole, foi um grande erro. A Coreia do Sul continuou levando vantagem na marcação e tinha os contra ataques à disposição, onde os irmãos Tachibana tabelavam com Jayeon e levavam a bola para Lee Young-Un e Taki desperdiçarem ótimas chances.

Aos 5 minutos, a Coreia do Sul matou o jogo, depois de tanto tentar. Em mais uma jogada de contra ataque, Jayeon tocou a Kazuo Tachibana na ponta direita. O camisa 8 trouxe a bola para o meio e rolou na entrada da área para Masao Tachibana. O camisa 7 chutou de primeira e pegou mal, mandando a bola fraca para a direção do gol. Mas Paul Robinson abaixou para pegá-la, falhou e a bola passou pelo meio dos seus braços, em um frango incrível: Coreia do Sul 2x0.

Destaque do jogo: Masao Tachibana. Considerado o gêmeo menos talentoso, o camisa 7 mostrou suas credenciais logo no primeiro jogo do Mundial. Iniciou a jogada do primeiro gol, fez o segundo, apareceu bem na marcação e como principal armador da equipe. Se multiplicou em campo e saiu consagrado.

Assim, a primeira rodada foi encerrada. Mas como a rodada na FIFUBO é dupla, a segunda rodada do Grupo A começou na sequência. Vamos ver mais este jogo!

ARGENTINA 2x1 HOLANDA

Com uma boa pré temporada, os argentinos chegam ao Mundial esperançosos na conquista do título. Já a Holanda joga sua sorte na competição. Após perderem pro Brasil na estreia (1x3), precisam vencer fazendo muitos gols, se quiserem ainda ter alguma chance de classificação.

Os torcedores que vieram ao Imperatriz Arena foram presenteados com o melhor jogo da competição até aqui. Desde o início, a Argentina dominou as ações e, com jogadas inteligentes, se fartou de perder oportunidades. Só no primeiro tempo, foram quatro bolas na trave, fora as defesas de Van Der Sar. A Holanda não ficou atrás e, passado o susto de ver os argentinos sufocando, botaram a bola no chão e foram ao ataque. Com Zenden atuando com liberdade, as jogadas fluíam para as pontas e, de lá, procuravam Kluivert no meio para a conclusão. Com uma bola na trave e duas defesas difíceis de Abbondanzieri, os holandeses mostraram que não aguardariam a desclassificação passivamente.

Quando o primeiro tempo se encaminhava para terminar em branco, aconteceu o primeiro gol da partida. Aos 9 minutos, Abbondanzieri cobrou tiro de meta, Kluivert se esticou todo e conseguiu desviar a bola, que caiu nos pés de Zenden. O camisa 10 abriu na esquerda para Overmars, que rolou no meio para Kluivert, na clássica jogada do River Plate. O camisa 9 recebeu na meia lua, olhou o posicionamento do goleiro e desferiu um ótimo chute no canto esquerdo, fazendo Holanda 1x0.

No intervalo, Carlos Bianchi tirou Mercado e Scocco para colocar Kranevitter e Tevez. Assim, reforçava a marcação e mantinha a formação ofensiva no mesmo estilo. Cruyff, por sua vez, melhorou o equilíbrio defensivo e a saída de bola, tirando Van Bronckhorst e Seedorf para colocar Triton e Jordi Cruyff. Triton faria a lateral direita e Numan iria para a esquerda.

O segundo tempo continuou em um nível altíssimo, mas a arbitragem prejudicou o andamento do espetáculo logo a um minuto. A Holanda deu a saída de bola, com Zenden e Jordi Cruyff tabelando até o campo de ataque. Mas Gabriel Milito apareceu e desarmou o ataque adversário, tocando a Messi no meio. O camisa 10 puxou o contra ataque e, com um passe na direita, encontrou Conca. O camisa 8 recebeu uma bola esticada com mais força. Stam veio para o combate e Conca acabou ganhando com um tranco de corpo. Enquanto os holandeses pediram a falta óbvia, Conca ajeitou a bola para o pé esquerdo e, da meia lua, acertou um bonito chute no canto direito de Van Der Sar, para fazer Argentina 1x1.

Os jogadores holandeses já tinham cercado Chris Kavanagh por conta daquele lance e reclamaram mais ainda quando o árbitro não marcou uma falta claríssima de Mascherano em Bergkamp na entrada da área. Mesmo assim, a partida continuou espetacular, com as duas equipes criando e desperdiçando oportunidades. Cada posse de bola era uma jogada de perigo.

A situação permaneceu assim até os 7 minutos, quando Abbondanzieri cobrou tiro de meta e, desta vez, acertou a jogada. Messi recebeu no meio, avançou até o campo de ataque e abriu na esquerda para Tevez. Deixando a bola correr um pouco, o camisa 11 levou mais para a ponta, driblou Triton para entrar na área e chutou cruzado, vencendo Van Der Sar e fazendo Argentina 2x1.

Destaque do jogo: Lionel Messi. O camisa 10 fez uma partida espetacular. Com duas assistências, liderou a virada de sua equipe. Com presença constante do meio para a frente, conduziu as jogadas, ditou o ritmo do jogo e concluiu com perigo várias vezes, exigindo sempre o melhor de seus companheiros.

NOTAS RÁPIDAS

  • O Mundial continua no final de semana que vem onde, espera-se, terá a fase de grupos concluída. No sábado, os jogos da segunda rodada dos grupos B e C. No domingo, os três jogos da terceira rodada.
  • Com os resultados no sábado e no domingo, a Holanda é a primeira equipe eliminada da competição. Mas, até o momento, tem o artilheiro da competição. Patrick Kluivert anotou dois gols e lidera a corrida pela Bola de Ouro de artilheiro.
  • Já o TJB teve a sua primeira atuação neste domingo. A Holanda entrou com uma reclamação, aceita pelos auditores. O árbitro Chris Kavanagh e o auxiliar Daniel Pomeroy foram suspensos por uma rodada, por conta da falta não marcada que resultou no gol de empate da Argentina. Assim, estão fora do sorteio da terceira rodada, retornando na fase final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!