terça-feira, 25 de junho de 2019

LMC - Giro D'Italia 2019

Enquanto a bola não rola para o Mundial de Futibou de Butaum, os ciclistas dão o seu show. Conforme prometido, o Giro D'Italia foi encerrado nesta semana, com uma grande festa, uma corrida de arrepiar e emoção até o fim. Vamos a um relatório das doze etapas do primeiro Grand Slam do ano!

Primeira Etapa

O Giro D'Italia começou com um contra relógio, um tipo de prova meio chato, onde a grande emoção é saber quem chegará ao final em menos tempo. E ali começaram as surpresas. Em uma prova deste tipo, espera-se que os especialistas fiquem na frente e, neste quesito, era de se esperar que Lance Armstrong, Chris Froome, Bauke Mollema, Alberto Contador, Romain Bardet e, principalmente, Fabian Cancellara dessem o ar de sua graça. Mas foram os sprinters quem brilharam. Oscar Freire venceu sua primeira prova na LMC, com Murilo Fischer em segundo e Chris Froome em terceiro. Um começo surpreendente de Giro e Maglia Rosa para Oscar Freire.

Segunda Etapa

Com a primeira corrida de verdade, não faltou emoção. Etapa plana e chegada em sprint, tudo pronto para um final eletrizante. Luciano Pagliarini despontou na última reta em primeiro, mas se sabia que sua função ali era embalar, pois haviam três sprinters logo atrás. Coube a Fernando Gaviria conquistar sua primeira vitória na LMC, com Tom Boonen em segundo e Mark Cavendish em terceiro. Pagliarini embalou os três sprinters mas não teve forças e acabou em quarto. O ponto negativo desta prova foi o primeiro abandono da competição e justamente Chris Froome, que despontava como favorito ao título da competição. A Maglia Rosa continuou com Oscar Freire.

Terceira Etapa

Nova etapa totalmente plana, um paraíso para os sprinters. Tudo indicava uma nova chegada em sprint, mas ninguém contava que a fuga iria vingar. Ela vingou e Bauke Mollema venceu, levando também a Maglia Rosa. Em segundo ficou Lance Armstrong e, em terceiro, Tom Dumoulin. Gaizka Lejarreta abandonou a prova.

Quarta Etapa

Aqui, as coisas começavam a ficar complicadas. Com algumas subidas em 5 e 6%, os sprinters teriam que mostrar resistência se quisessem chegar ao final em condições de disputar a vitória. No final, o estilo combativo de Phillipe Gilbert lhe trouxe a vitória, com Murilo Fischer em segundo e Sylvain Chavanel em terceiro, em uma etapa sem abandonos e Maglia Rosa mantida para Bauke Mollema.

Quinta Etapa

As montanhas continuavam a aparecer, mas ficando mais inclinadas. Aqui, a média ficou entre 6 e 8%, exigindo ainda mais dos sprinters, que teriam uma chegada plana, mas um meio de prova difícil. Desta vez, ninguém conseguiu se embalar e Luciano Pagliarini venceu, com Oscar Freire em segundo e André Greipel em terceiro. Bauke Mollema foi o quarto e manteve a Maglia Rosa.

Sexta Etapa

A última etapa antes das montanhas, mas com alguma inclinação ainda nos 6 e 8%. Os italianos finalmente deram o ar de sua graça e levaram o público ao delírio, na esperança da vitória de Vincenzo Nibali, que liderava com folga. Mas a chegada foi apertada e a disputa por posições acabou levando o "Tubarão de Messina" ao chão. O público italiano vibrou da mesma forma, porque quem venceu foi Fabio Aru. Thor Hushovd foi o segundo e Mark Cavendish, o terceiro. Indignado por ter sido atingido, Vincenzo Nibali recorreu ao TCB, que puniu Aru e Hushovd com a perda de dois pontos de esforço na prova seguinte. Bauke Mollema continuava com a Maglia Rosa.

Sétima Etapa

Perder dois pontos na largada era tudo o que os dois não precisavam, porque a sétima etapa marcava o início das provas de montanha. Apenas um ponto da prova era plano; todo o resto era subindo. As subidas nesta etapa começaram em 6%, mas chegaram a 9% em alguns pontos e muitos ciclistas não aguentaram, foram quatro abandonos nesta etapa. Phillipe Gilbert, Thibaut Pinot, Romain Bardet e Bauke Mollema ficaram pelo caminho e a disputa da Maglia Rosa se acirrou. André Greipel venceu, com Danilo Di Luca em segundo e Tom Dumoulin em terceiro. Oscar Freire herdou a Maglia Rosa.

Oitava Etapa

As montanhas ficavam cada vez mais difíceis. Com as primeiras inclinações em 7% e a máxima chegando a 10%, os ciclistas ficaram bem espaçados e quem atacou cedo deu sorte. Rafael Andriato surpreendeu a todos e deu à equipe de ciclismo do Imperatriz F.B. sua primeira vitória no Giro D'Italia e na LMC. Em segundo ficou Oscar Pereiro Sio e Vincenzo Nibali, enfim, foi ao pódio com a terceira colocação. Beneficiado com o quarto lugar e alguns pontos em metas volante, André Greipel assumiu a Maglia Rosa, em etapa sem abandonos.

Nona Etapa

A última das etapas de montanha seria a mais dura de todas. Com inclinações entre 9 e 12% e chegada em 10%, os ciclistas sabiam que teriam seu pior dia ao redor da Itália. Por isso, optaram em andar juntos e revezarem-se na cabeça do pelotão, deixando para a parte final os ataques. Desta forma, quem se beneficiou foi Thor Hushovd, que venceu sua primeira corrida na LMC e comemorou muito a vitória. Em segundo, ficou Tom Boonen e, em terceiro, Julian Alaphilippe. A Maglia Rosa continuou com André Greipel, que foi quem somou mais pontos nas montanhas e, por isso, ficou com este título. Todos conseguiram chegar ao final das montanhas.

Décima Etapa

De volta ao plano, os ciclistas tiveram mais refresco, mesmo que ainda pegassem algumas inclinações entre 5 e 6%. Com chegada em sprint, todos puderam acelerar. Luciano Pagliarini resistiu ao sprint de Tom Boonen e venceu sua segunda prova no Giro, deixando o belga em segundo. Em terceiro, Oscar Pereiro Sio. Peter Sagan e Julian Alaphilippe não resistiram ao cansaço das montanhas e abandonaram, enquanto André Greipel continuou com a Maglia Rosa.

Décima Primeira Etapa

A penúltima etapa do Giro trouxe uma leve inclinação de 5% no meio da prova e o resto plano e perfeito para os sprinters se destacarem. Foi a última etapa com metas volantes, então era bom acelerar para pegar os pontos e chegar na última etapa com chances de título. E quem se aproveitou disso foi Oscar Pereiro Sio e Luciano Pagliarini. Os dois lideraram desde o início e, ao final, o espanhol celebrou sua vitória, com o brasileiro em segundo e André Greipel em terceiro, se esforçando enlouquecidamente para tentar ultrapassar os dois primeiros. O esforço foi em vão e Luciano Pagliarini vestiu a Maglia Rosa pela primeira vez.

Décima Segunda Etapa

E enfim chegamos à etapa final do Giro D'Italia 2019! Nada menos que cinco ciclistas chegaram ao final com chances, sendo que Luciano Pagliarini e André Greipel eram separados por apenas um ponto. Três pontos atrás, Oscar Pereiro Sio ainda estava muito próximo dos líderes. Oscar Freire e Tom Boonen tinham chances remotíssimas de título, mas ainda estavam na disputa. Uma etapa emocionante se desenrolou, com aqueles ciclistas que não conquistaram nada no Giro tentando um último brilho. Os postulantes ao título se espantaram com o ritmo elevado e não conseguiram sair do pelotão intermediário, até que Oscar Freire resolveu arrancar para o título. O ciclista espanhol da Rabobank era o único na disputa do título a andar na fuga e o público prendeu a respiração, à espera do final.

Oscar Freire suou sangue, ficou de pé na bicicleta, arrancou em um sprint eletrizante, mas não conseguiu vencer. Alberto Contador venceu na fuga, com Oscar Freire em segundo quase colado no compatriota. Rafael Andriato liderou a prova inteira, com folga, mas o cansaço falou mais alto e ele não conseguiu emplacar mais uma vitória. Mesmo assim, deu mais uma glória ao Imperatriz F.B. ao chegar em terceiro.

Para ser campeão, André Greipel precisava de um quinto lugar, se Luciano Pagliarini não chegasse entre os seis. Mas andou sempre no pelotão intermediário e acabou em décimo sexto. Tom Boonen tinha chances matemáticas, mas a fadiga acumulada nas onze etapas anteriores falou mais alto e ele terminou apenas em décimo oitavo. Pior fez Oscar Pereiro Sio, que só precisava chegar ao pódio para ser campeão e terminou em vigésimo segundo, na antepenúltima colocação.

Melhor para Luciano Pagliarini, que controlou a corrida e contou com a sorte. Foi o nono na etapa e, como nenhum dos postulantes conseguiu o resultado que desejava, cruzou a linha de chegada comemorando o título.

O pódio da última etapa. O vencedor, Alberto Contador (Astana) no meio, ladeado por Oscar Freire (Rabobank) e Rafael Andriato (Imperatriz)

LUCIANO PAGLIARINI CAMPEÃO DO GIRO D'ITALIA 2019

O brasileiro da equipe Saunier Duval deu uma arrancada surpreendente. Com bons resultados durante toda a competição, vestiu a Maglia Rosa na penúltima etapa e soube administrar para conquistar seu primeiro título na LMC e logo um Grand Slam. André Greipel foi muito bem nas montanhas, mas vacilou em algumas chegadas e ficou com um amargo vice campeonato com apenas um ponto de diferença para o campeão. O esforço de Oscar Freire pode não ter lhe dado o título, mas o fez finalizar em terceiro na classificação e subir ao pódio.

O pódio do Giro D'Italia 2019. Luciano Pagliarini (Saunier Duval) venceu e, ladeado pelo segundo colocado, André Greipel (Lotto Belisol) e o terceiro, Oscar Freire (Rabobank) posou para a foto oficial.

André Greipel pode não ter conseguido o título do Giro, mas seus bons resultados nas etapas de montanha lhe renderam o prêmio de montanha, uma honraria dada aos ciclistas mais resistentes.

André Greipel (Lotto Belisol) após receber o prêmio de montanha.
Já Luciano Pagliarini era só sorrisos. O alívio ao ver que Alberto Contador não deixou Oscar Freire passar era latente na Saunier Duval. O Brasil conquista seu primeiro Grand Slam e Pagliarini, seu primeiro título na LMC.

O presidente da LMC, Lothaire Bluteau, entrega o troféu do Giro D'Italia ao grande vencedor, Luciano Pagliarini.

NOTAS RÁPIDAS
  • Luciano Pagliarini foi o ciclista que mais venceu, com duas vitórias. Ainda teve um segundo lugar.
  • Oscar Freire também subiu ao pódio três vezes, com uma vitória e dois segundos lugares. André Greipel também subiu ao pódio três vezes, mas com uma vitória e dois terceiros lugares.
  • Os brasileiros não brilharam só com o título de Pagliarini. Rafael Andriato venceu uma prova e ficou em terceiro em outra, enquanto Murilo Fischer foi segundo em duas ocasiões.
  • Os italianos poderiam sair frustrados com a falta de resultados de seus ciclistas. Mas a vitória de Fabio Aru, o segundo lugar de Danilo Di Luca, o terceiro de Vincenzo Nibali e o fato de todos terem completado o Giro é motivo de festa no país.
  • Por falar em abandonos, um quarto dos ciclistas deixou a prova mais cedo. Oito ciclistas abandonaram a competição, deixando apenas 24 para completar o Giro.
  • Bauke Mollema foi um dos que abandonou, mas sua frustração é maior que a dos demais, por ter saído quando liderava a competição e despontava como favorito ao título. Mesmo com o abandono, só foi superado em pontos duas etapas depois. O número de pontos que tinha conquistado até então fez dele o quinto melhor, mas seu abandono o obriga a ir para a última colocação, levando os pontos conquistados até então (27) para o ranking geral.
  • Só para se ter uma ideia do que Mollema fazia até então no Giro, dos ciclistas que levam pontos extra para o ranking, além dos pontos conquistados na competição (do primeiro ao sexto), o quinto e o sexto tiveram menos pontos que o ciclista holandês. Tom Boonen fez 25 e Sylvain Chavanel, 24.
  • Agora, os ciclistas se preparam para os campeonatos continentais. O campeonato europeu e o campeonato panamericano não contam pontos para o ranking, mas servem como preparação para a Copa do Mundo e, também, uma vitória sempre vale.
  • O sucesso do Giro D'Italia já rendeu frutos. O Tour de France e a Vuelta a Espanha estão confirmados e, em reunião com o presidente da FIFUBO, Gabriel Batistuta, o presidente da LMC, Lothaire Bluteau, conseguiu os troféus que serão dados naquela competição. Além disso, ficou acertada a criação da Liga das Nações de Ciclismo, mais uma competição para agitar o calendário.
  • Mas, a hora é de voltar as baterias para o Mundial de Futibou de Butaum! A competição começa nesta sexta, com jogos de arrepiar e o campeão do Giro D'Italia, Luciano Pagliarini, dando o pontapé inicial da competição!

O campeão do Giro D'Italia, Luciano Pagliarini, com o troféu da competição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!