segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Troféu do Presidente 2018 - Quartas de Final Jogos de volta - 22/10/2018

A segunda feira chegou com sol forte, mas temperatura ainda amena. O Imperatriz Arena se abriu novamente para o encerramento das quartas de final do Troféu do Presidente e um bom público compareceu. Vamos conhecer os semifinalistas!

BRASIL 2x2 HOLANDA

Após vencer no jogo de ida (1x0), o Brasil podia até empatar para avançar à fase seguinte. Mas o jogo pobre preocupava o treinador Dorival Junior. A equipe se trancou na defesa no segundo tempo, conseguiu garantir a vantagem, mas não convenceu. Já a Holanda precisa vencer por dois gols de vantagem para ir à próxima fase e aposta no bom futebol apresentado. Johan Cruyff pediu a seus jogadores que caprichassem na finalização desta vez.

Novamente, o Brasil teve muita dificuldade para se organizar. O campo também estava um pouco sujo, dificultando à bola rolar com tranquilidade. Mas o Brasil era desorganizado e não criava nada. A Holanda, por outro lado, tinha uma boa gama de jogadas, triangulando com seus três atacantes e levando perigo. Assim, aos 3 minutos, conseguiu marcar seu gol após Kluivert chutar e Carlos Germano espalmar para lateral. Heitinga cobrou para a ponta esquerda e correu para a área. Kluivert recebeu, girou para o pé direito e cruzou. O próprio Heitinga subiu mais que Lúcio e cabeceou sem chances para Carlos Germano, fazendo Holanda 1x0.

Neste momento, a vaga parecia se abrir para os holandeses. O Brasil não tinha forças para reagir e a Holanda, com boa marcação, roubava a bola e saía rápido no contra ataque. Mas o excesso de confiança dos europeus acabou se virando contra eles. Aos 7 minutos, Denilson tentou a jogada pela ponta esquerda e foi desarmado por Numan, que entrou com a bola na área e passou por trás de Van Der Sar para sair jogando. Ao tentar inverter o jogo para o outro lado, no entanto, o camisa 4 holandês acertou a bola nas costas de seu próprio goleiro e a bola entrou, em um dos gols contra mais bizarros da História da FIFUBO: Brasil 1x1.

No intervalo, Dorival Junior foi ousado e sacou os dois principais jogadores do time. Saíram Rivaldo e Ronaldo e entraram Roque Junior e Romário. Roque Junior formaria a zaga com Lúcio; Edmilson se adiantaria para jogar de volante com Kleberson; e Juninho se adiantaria para formar a dupla de armação com Ronaldinho, que continuaria variando entre a armação e a ponta direita. Já Johan Cruyff resolveu corrigir os problemas pontuais da equipe, sacando Numan e Seedorf e colocando Triton e Jordi Cruyff.

O Brasil melhorou no segundo tempo e passou a ter mais criatividade. Romário pedia a bola o tempo inteiro, Juninho armava e Denilson infernizava pela ponta esquerda. Mas a Holanda também jogava bem e criava boas jogadas pelos dois lados do campo. Kluivert era o alvo das bolas e andou obrigando Carlos Germano a fazer excelentes defesas.

Aos 5 minutos, Ronaldinho tocou a Juninho e o camisa 19, em condições de chute, tentou um drible para entrar na área. Stam o desarmou e tocou a Jordi Cruyff no meio. O camisa 14 deu um bom passe para Zenden no ataque e o camisa 10, parecendo voltar à velha forma, trouxe a bola para o lado esquerdo, driblando Edmilson e Lucio e chutando da entrada da área para vencer Carlos Germano: Holanda 2x1.

A vaga estava nas mãos dos europeus e parecia cada vez mais próxima, porque o Brasil não conseguia criar mais nada. Mas a defesa holandesa voltaria a falhar aos 8 minutos. Romário protegeu a bola na entrada da área e Stam, afoito, tentou chegar na bola de qualquer jeito, atropelando o camisa 11 brasileiro. Tal qual Messi no dia anterior, Ronaldinho percebeu que Van Der Sar sairia para cobrir a barreira e, assim, o camisa 7 brasileiro chutou rasteira no outro lado. Quando o goleiro holandês percebeu, a bola já estava no fundo do gol: Brasil 2x2.

O Brasil avançou às semifinais em um jogo muito bom, mas precisa melhorar muito para conseguir algo mais na competição. Aos holandeses, resta a lição de não cometerem tantos erros defensivos para triunfar.

FRANÇA 1x2 CAMARÕES

O pior dos jogos de ida prometia ser bem diferente na volta. A França ainda procura uma identidade sob o comando de Sam Allardyce, que pediu aos jogadores mais empenho para derrotarem seus adversários. Já Camarões, empolgado pela conquista de seu primeiro ponto na FIFUBO (1x1 na ida), queria mais. Zlatko Dalic pediu a seus jogadores que jogassem mais sério, pois poderiam ter vencido na ida se tivessem se aplicado. Quem vencesse, avançaria. Empate levaria para os pênaltis.

A França, realmente, teve uma atitude diferente neste jogo. Desde o início, Zidane e Djorkaeff ocuparam o campo de ataque e, dali, criaram as jogadas do time, acuando os africanos, que não conseguiam sair para o ataque. E a história do jogo poderia ser outra, quando aos 3 minutos, Zidane e Djorkaeff provocaram um carnaval no lado esquerdo do ataque, até o camisa 10 ser derrubado por Nkono na área. Aristeu Tavares marcou o primeiro pênalti da História do Imperatriz Arena. Zidane cobrou no ângulo de Nkono, mas acertou a trave e a bola saiu para lateral.

Após a penalidade desperdiçada, Zidane desanimou e a França parou de criar. Com dificuldades para fazer a transição, erravam sempre que chegavam à intermediária de ataque e foi neste momento que Camarões viu que poderia vencer. Com Pagal em tarde inspirada, o time africano tinha uma marcação mais apertada e conseguia sair em contra ataques velozes. Em um deles, aos 9 minutos, abriu o marcador. Tataw desarmou Henry na lateral direita e avançou com a bola pela ponta até o meio de campo, onde tocou a Mbouh. O camisa 8 foi ao campo de ataque e deu um excelente toque em profundidade para área. Barthez saiu do gol, mas Roger Milla foi mais rápido e, com um leve toque, tirou do goleiro e fez Camarões 1x0.

No intervalo, Sam Allardyce foi bem claro. Disse que não iria entregar o cargo mesmo que a equipe fosse eliminada em mais uma competição. Fez uma mudança muito ousada e colocou o time para jogar no 4-4-2 losango. Saíram Laurent Blanc e Thierry Henry e entraram Pires e Trezeguet. Deschamps seria deslocado para a quarta zaga e o losango do meio ficaria com Vieira de volante, Djorkaeff e Pires nos lados e Zidane centralizado mais à frente. Já Zlatko Dalic tirou Kunde e Roger Milla (que já tinha cartão amarelo) e colocou Ndip e Oman Biyik.

Se a mudança de Camarões era para evitar mais cartões, o tiro foi pela culatra. Oman Biyik recebeu seu cartão logo com um minuto de segundo tempo. Já a França cresceu com a mudança de Allardyce e passou a dominar o jogo. Lizarazu já tinha feito uma ótima jogada aos 2 minutos, quando acertou o travessão. Aos 4, fez a mesma jogada e foi mais feliz. Pires tocou para o camisa 3 na lateral esquerda e Lizarazu avançou pela ponta, dando um drible desmoralizante em Tataw antes de chutar cruzado da lateral da área e vencer Nkono, fazendo França 1x1.

O jogo ficou eletrizante. Se não tinha muita técnica, sobrava disposição. As duas equipes se fartaram de perder oportunidades. Enquanto Camarões atacava com Mfede distribuindo o jogo e Makanaky, Mbouh e Oman Biyik acertando a trave e obrigando Barthez a se virar, a França tinha um Zidane que recuperou a confiança e era auxiliado por Pires e Djorkaeff na artilharia contra Nkono. Mas o gol insistia em não sair. Até que o herói virou vilão...

Aos 9 minutos, Makanaky rolou a Oman Biyik, mas a bola foi longa demais. Lizarazu correu para cortar, mas o camisa 7 camaronês usou sua velocidade e chegou primeiro. O lateral francês acabou acertando o adversário na meia lua. Mfede cobrou a falta com perfeição, por cima da barreira, e venceu Barthez, fazendo Camarões 2x1.

Em um jogo tenso, com cartões amarelos sendo distribuídos e os dois treinadores advertidos por saírem da zona técnica, Camarões vence sua primeira partida na FIFUBO e consegue uma inédita classificação às semifinais. À França, resta mais uma eliminação traumática, se somando à Copa do Mundo e à Copa do Rei e deixando nuvens pesadíssimas em cima do time.

NOTAS RÁPIDAS
  • No próximo final de semana, teremos compromissos e eleições. Por isso, não teremos jogos. As semifinais devem ser disputadas só no outro final de semana.
  • O sorteio decidiu que Brasil x Inglaterra e Camarões x Japão serão os duelos semifinais. A volta será Inglaterra x Brasil e Japão x Camarões no dia seguinte ao jogo de ida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!