sexta-feira, 26 de maio de 2017

Torneio Apertura 2017 - Playoff final - Jogo de ida - 26/05/2017

Enfim chegamos à grande final! O Torneio Apertura atravessou o primeiro semestre, com as oito equipes disputando as quatro vagas nos playoffs e, dali, duas equipes avançaram ao playoff final. A sexta-feira foi de céu azul e temperatura em elevação, condições ideais para o Itaquá Dome lotar. Os torcedores vieram ver o primeiro jogo da final e saíram brindados com um espetáculo de primeira grandeza, digno do que foi este Torneio Apertura.

RACING 3x3 RIVER PLATE

Desde que assumiu a segunda posição na oitava rodada, o Racing não saiu mais de lá. Com uma campanha espetacular, engrenou quatro vitórias seguidas até perder no jogo de volta das semifinais (1x2 Independiente). Mesmo assim, o gol marcado no último minuto foi importantíssimo para levar a equipe à final. Para este primeiro jogo, Paralelo queria que a equipe segurasse o ímpeto do adversário, pois uma derrota por diferença grande praticamente decidira o campeonato. Do outro lado, título do Torneio Início, título da temporada regular, líder desde a primeira rodada. Essas são as credenciais do River para esta decisão. A ordem é jogar o futebol de sempre, com toque de bola inteligente, envolvendo o adversário. As duas equipes se enfrentaram duas vezes neste campeonato, ambas com vitória do River (3x0 e 4x2).

Este primeiro jogo da final entrará para a história como um dos maiores jogos finais já vistos na FIFUBO. Teve de tudo: chances de lado a lado, bolas na trave, viradas, drama do início ao fim. As duas equipes começaram jogando para a frente, num toma lá dá cá frenético, mas o gol não saía. Ora os goleiros operavam milagres, ora a trave salvava, ora um desarme de última hora acontecia.

O primeiro gol foi sair somente aos 6 minutos. Buonanotte fez falta em Pelletieri no meio de campo e o camisa 7 cobrou para Ruben Capria. O camisa 10 foi avançando pelo meio e deu passe em profundidade para Acosta. O camisa 9 recebeu acossado por Almeyda, ganhou no corpo e desferiu um potente chute cruzado, vencendo Carrizzo e fazendo Racing 1x0.

O River não se acanhou e partiu em busca do empate, mas o Racing era seguro na defesa e impedia os atacantes rivais de trocarem passes. A solução, então, era partir para o não convencional. Aos 9 minutos, Paz desarmou Acosta e tocou a Barrado no meio. O camisa 19 abriu na esquerda para Buonanotte, que tocou mais à esquerda para Gallardo. O camisa 11 deu um lindo drible em Diego Capria e trouxe a bola para o pé esquerdo. Com um chute violento, a bola desferiu uma curva incrível e entrou no ângulo oposto de Saja, lembrando os gols de Josimar na Copa do Mundo de 1986: River 1x1.

Aos 10, o Racing fez a jogada na saída de bola. Ruben Capria fez o 'toca y me voy' com Pelletieri, recebendo de volta na esquerda um passe esticado. Carrizzo saiu do gol e conseguiu afastar. A bola subiu e foi parar no meio de campo, onde Gallardo disputou com Quiroz. Com um toque de primeira, o camisa 11 conseguiu encontrar Trezeguet, que invadiu a área sem marcação e, dali, não perdoou. Um chute potente e o River virava para 2x1.

No intervalo, Paralelo não perdoou o erro de Quiroz ao largar Trezeguet livre. Tirou o camisa 5 junto com Latorre, que foi figura nula em campo. Entraram Fariña e Hauche. Já Francescoli teve que tirar Jose Maria Paz, que já tinha cartão amarelo. Além dele, saiu Buonanotte, que não se movimentou em campo. Entraram Coudet e Funes Mori. Apesar de estar bem na armação de jogadas, Barrado teve que ser recuado para a zaga e Coudet fez a volância em seu lugar.

Paralelo não é um gênio estrategista à toa. O treinador do Racing percebeu que o River teria um volante improvisado na zaga. Era ali que sua equipe tinha que atacar. E chegou ao empate logo aos 40 segundos, da forma mais improvável. Acosta recuou para puxar a marcação e deixou Gamboa avançar para o campo de ataque livre. O camisa 4 foi pela ponta direita e Berizzo deu um carrinho, mandando para lateral. Fariña cobrou rápido para Gamboa, que entrou como elemento surpresa na área, vencendo Barrado na velocidade e chutando primeira na saída de Carrizzo: Racing 2x2.

O jogo ficou muito bom. O River tentava sair pro jogo, mas o Racing era bem postado na defesa e contra atacava pelo lado esquerdo da defesa rival, para complicar a vida de Barrado. Trezeguet  era marcado individualmente por Martin Simeone e não conseguia tocar na bola. O jogo ganhou um tempero extra aos 5 minutos, quando Barrado tentou sair jogando no meio de três marcadores e o juiz viu falta em Acosta. Os jogadores do River protestaram, mas o árbitro manteve a marcação, na lateral da área. Ruben Capria cobrou com extrema maestria, no ângulo oposto de Carrizzo, e fez Racing 3x2.

A partir dali, o River se desesperou, coisa rara nos dias atuais. Sem tática, os jogadores tentavam abrir a defesa do Racing na marra, mas o time de Avellaneda estava muito bem postado no campo de defesa. Nos acréscimos, o River teve sua única chance de criar a jogada tradicional. Carrizzo cobrou tiro de meta no meio para Gallardo e o camisa 11 elegeu abrir na ponta direita. Quando viu, Ortega era marcado e, assim recuou para Almeyda. O camisa 5 avançou na marcação e tencionou abrir na direita para Ortega, mas o camisa 10 continuava marcado. Almeyda, então, resolveu passar direto no meio, buscando Trezeguet. Com a parte externa do pé, o camisa  7 recebeu já abrindo à direita, para se livrar da marcação de Fariña. Com esse drible, Trezeguet invadiu a área e, cara a cara com Saja, não perdoou: River 3x3.

Destaque do jogo: David Trezeguet. Bem marcado, o camisa 7 teve dificuldades para receber em condições. No entanto, usou sua inteligência para ser decisivo. Nos acréscimos dos dois tempos, se desmarcou para receber e saiu de campo com dois gols que mantêm a vantagem da sua equipe.

ARTILHARIA

1° David Trezeguet  (River Plate) - 23 gols
2° Nestor Silvera (Independiente) - 16 gols
3° Leandro Romagnoli (San Lorenzo) - 15 gols

NOTAS RÁPIDAS

  • O campeão do Torneio Apertura 2017 será conhecido neste sábado, com a partida de volta entre River Plate e Racing. Após a partida, ocorrerá a cerimônia de premiação, onde serão laureados o campeão da temporada regular, o time com ataque mais positivo e o de defesa menos vazada da temporada regular, o MVP, o artilheiro, o vice campeão e, ao final, o campeão. Também será conhecida a seleção do campeonato, que disputará o All Star Game contra o campeão no meio da próxima semana, provavelmente na terça-feira.
  • O Racing teve motivo duplo para celebrar ao final da partida. O primeiro gol da final fez com que Acosta alcançasse um milestone, ao chegar a 40 gols com a camisa do Racing.
  • O outro motivo foi que o gol de Gamboa deu ao Racing o Prêmio 100% de Gols, destinado à equipe em que todos os atletas já marcaram gols. O Racing é a segunda equipe a atingir esta marca. A outra foi o Boca Juniors, que conquistou este prêmio em 2014. Lembrando que o Prêmio 100% de Gols só é dado quando todos os atletas (incluindo o goleiro) marcam ao menos um gol na carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!