domingo, 7 de maio de 2017

Torneio Apertura 2017 - Décima Segunda Rodada - 07/05/2017

O domingo foi de céu azul, temperatura amena e um sentimento melhor. Os torcedores foram em maior número do que no sábado e o Itaquá Dome se encheu de cores e cantos, para o complemento da rodada, onde um jogo poderia decidir a temporada regular.

BOCA JUNIORS 0x3 VELEZ SARSFIELD

Este é o jogo que decide a temporada regular. Se o Velez vencer, os quatro classificados aos playoffs serão conhecidos. O Boca precisa da vitória para não ser o primeiro time argolado a ficar de fora dos playoffs na história da FIFUBO. É até injusto que, em seu segundo jogo à frente do Boca, Sr Rússia tenha tamanha pressão. Este é o grande erro do Boca, a diretoria e suas decisões equivocadas. Já o Velez tem caminho aberto para a classificação. Basta jogar com a tranquilidade com que vem atuando e repetir o bom jogo que fez na jogada anterior, quando venceu o San Lorenzo por 5x2. No primeiro turno, Velez 3x2 Boca.

O jogo começou meio truncado, com as equipes errando muitos passes. Riquelme se limitava a distribuir passes na faixa central do campo e errava todos. Palacio tentava correr pelas pontas e buscava tabelas, mas não recebia em condições. Sr Rússia tentou uma nova tática para o Boca, adiantando os volantes com a bola e os recuando sem. Palacio passou a jogar um pouco mais atrás, a fim de ser mais uma peça na engrenagem que levaria a bola à frente. Já o Velez demorou a encontrar seus espaços no campo, devido à nova marcação do adversário.

O Velez abriu o marcador aos 3 minutos, quando Gino Peruzzi recebeu de Sabia e resolveu armar o jogo. Atacando pela ponta, o camisa 2 passou no corredor para Dario Hussain, que invadiu a área em diagonal e chutou. Abbondanzieri defendeu e Schiavi mandou a córner. Dario Hussain cobrou no segundo pau e lá apareceu Insua, cabeceando sem chances para o goleiro adversário e fazendo Velez 1x0.

O gol desmotivou os jogadores do Boca, que não conseguiram mais se encontrar em campo. O Velez, por sua vez, passou a jogar com mais tranquilidade. O segundo gol veio em linda jogada coletiva, aos 7 minutos. Sosa cobrou tiro de meta e Dario Hussain recuou para armar o jogo. Ele inverteu para a esquerda, encontrando Insua, que avançou com tranquilidade e esperou o momento certo para desferir um preciso passe. Turco Assad recebeu livre, invadiu a área e tocou na saída do goleiro, com muita calma, para fazer Velez 2x0.

No intervalo, Sr Rússia ousou. Tirou Palacio e Cagna para colocar Viatri e Guillermo Barros Schelloto. Parecia que ele iria jogar  no 4-3-3, mas Schelloto entrou para jogar de volante e ajudar Riquelme a armar o jogo, com Viatri e Palermo jogando na área. Já Tripa Seca tirou Emiliano Papa, que não atacava e tomava um baile de Palacio na defesa, para colocar Cubero, a fim de melhorar a marcação.

O Boca melhorou bastante com a entrada de Schelloto e passou a povoar mais o campo de ataque. Só que Riquelme não ajudou, se limitando a ficar no meio de campo. Assim, Schelloto atuou como armador o tempo todo e o Boca perdeu algumas oportunidades com Viatri e Palermo. Já o Velez tocava a bola, esperando o tempo passar e a classificação ser comemorada.

E foi tocando de pé em pé que a equipe chegou aos números finais. Já nos acréscimos, a bola foi recuperada por Sabia, que tocou a Claudio Hussain, que procurou Insua. O camisa 11 tocou a Romero, que recuou a Cubero, que procurou Gago. o camisa 5 tocou mais á frente a Insua, que deu mais um belo toque em profundidade para Turco Assad. O camisa 9 invadiu a área e, novamente, teve muita tranquilidade para esperar Abbondanzieri sair. O toque foi por cima e a bola entrou: Velez 3x0.

Destaque do jogo: Turco Assad. Com dois gols, o camisa 9 foi o grande nome da partida. Atuou no campo de ataque na conclusão de jogadas e foi lá que o Velez concentrou-se. Deu certo e a equipe conseguiu a vaga nos playoffs.

RACING 4x2 SAN LORENZO

O Racing já entraria em campo tranquilo, por enfrentar uma equipe já desclassificada. Mas a vitória do Velez fez com que a equipe viesse mais tranquila ainda, por entrar em campo já classificada. Assim, no vestiário, Paralelo resolveu promover mudanças e colocar seus dois reservas em campo, para adquirirem ritmo. Fariña e Hauche viriam nos lugares de Pelletieri e Latorre. Já o San Lorenzo, por entrar sem ambição alguma no campeonato, fazia experiências. Nilson promoveu as entradas de Reynoso, Tellechea e Erviti nos lugares de Buffarini, Piatti e Raul 'Pipa' Estevez. Assim, o time de Almagro faria o 4-3-3 com a bola (Reynoso e Tellechea garantiriam a proteção à zaga e Erviti seria ponta esquerda) e o 4-4-2 losango sem a bola, com Erviti jogando de volante pelo lado esquerdo. No primeiro turno, San Lorenzo 1x4 Racing.

O jogo começou e as equipes demoraram um pouco a acharem seus lugares em campo. O jogo ficou meio que com cara de pelada, sem posição definida e com muitas jogadas individuais. Em uma delas, aos 2 minutos, o time de Almagro abriu o marcador. Tellechea interceptou um passe que iria para Acosta e tocou a Johnathan Ferrari na direita. O camisa 2 tocou em profundidade para Stracqualursi, que recebeu e chutou de primeira, rasteiro, no canto direito de Saja: San Lorenzo 1x0.

O Racing não desanimou. Pelo contrário, o gol fez a equipe se organizar e partir de forma ordenada ao ataque. Do outro lado, Tellechea atuava mais adiantado, interceptando passes que tinham os atacantes adversários como alvo. Mas, se o camisa 20 atuava tão bem, o seu companheiro de volância era o oposto. Reynoso ficava mais atrás, pegando a sobra e errava todas as divididas. Em uma delas, aos 5 minutos, foi pro pé de ferro com Diego Capria e perdeu. O camisa 2 ficou com a bola, invadiu a área e Migliore não teve outra alternativa a não ser agarrá-lo. Pênalti que Ruben Capria cobrou no canto direito. Migliore se esticou, mas não chegou: Racing 1x1.

Com o empate, a tranquilidade do Racing aumentou. A equipe conseguiu dominar os avanços do San Lorenzo e ocupou o campo de ataque. Fariña anulava Romagnoli e Ruben Capria se mexia com desenvoltura para municiar Acosta e Hauche. E Reynoso continuava errando muito. Aos 8 minutos, ele tentou sair jogando e errou o passe. Diego Capria roubou-lhe a bola e tocou a Ruben Capria, tabelando com seu irmão até deixá-lo livre na meia lua. Com tranquilidade, o camisa 10 escolheu onde colocar a bola e Migliore não pôde alcançar: Racing 2x1.

No último lance do primeiro tempo, o Racing ainda teve uma oportunidade de encaminhar a vitória. Romagnoli tentou um lançamento e Quiroz interceptou, passando a Fariña no meio. O camisa 12 abriu na ponta para Diego Capria, que tocou a Ruben Capria mais à frente. Com tranquilidade, o camisa 10 levantou a cabeça e viu Hauche livre na esquerda. O passe foi preciso e o camisa 13 trouxe a bola para o pé direito, driblando Tulla, antes de chutar cruzado. Migliore ainda tocou na bola, que ganhou efeito, tocou no chão e rolou mansa para o gol: Racing 3x1.

No intervalo, Paralelo quis aprofundar as experiências e foi ousado. Sacou dois de seus principais jogadores, Ruben Capria e Martin Simeone, e colocou Pelletieri e Latorre. Fariña passaria a ser o volante pelo lado esquerdo, Latorre armaria e Acosta seria o capitão do time. Já Nilson resolveu abandonar o 4-3-3 e buscar o reequilíbrio. Saíram Reynoso e Erviti e entraram Buffarini e Piatti. Tellechea passaria a ser o primeiro volante.

A despeito do ótimo segundo tempo, as mudanças de Nilson desmontaram o time. Com Tellechea indo para primeiro volante, seu futebol sumiu. Mesmo assim, após uma rebatida do camisa 20 para a esquerda, Luciatti passou a Stracqualursi, que procurou Bordagaray mais à frente. O camisa 13 pegou a bola, esperou a marcação chegar e tocou na esquerda para Romagnoli. O camisa 10 recebeu, trouxe para o pé direito e chutou no ângulo de Saja, antes de bater no peito, apontar ao chão e fazer a taunt da Paloma: San Lorenzo 2x3, a um minuto.

Mas o gol não incendiou de vez o time de Almagro. Ainda tentando se adaptar a mais uma mudança tática, os jogadores demoraram a ocupar os seus lugares no campo e viram o Racing tocar a bola com muita tranquilidade. Tamanho foi o controle do Racing que o gol derradeiro veio só aos 8 minutos, mas sem sustos neste período. Em linda jogada coletiva, Pocchetino abriu na esquerda a Enrique, tocou no meio para Quiroz. O camisa 5 tocou mais à frente para Fariña, que abriu na direita para Pelletieri. O camisa 7 tocou no meio para Latorre, que abriu na direita para Diego Capria. Apoiando, o lateral deu um passe em profundidade para Acosta, já dentro da área. Sem oposição, o camisa 9 recebeu, esperou Migliore sair e tocou por baixo: Racing 4x2.

Destaque do jogo: Diego Capria. Apesar da equipe inteira ter jogado bem e de seu irmão Ruben ter feito dois gols, foi o criticado camisa 2 o grande nome do jogo. Foi presença constante no ataque, armando o jogo e aparecendo na conclusão. Sofreu pênalti, deu assistência e participou dos 4 gols de sua equipe. No final do jogo, ainda voltou às origens e atuou como zagueiro, quando Gamboa se arriscava no ataque.

CLASSIFICAÇÃO

1° River Plate - 28 pontos
2° Racing - 24 pontos
3° Independiente - 21 pontos, 34 gols pró
4° Velez Sarsfield - 21 pontos, 33 gols pró
5° Boca Juniors - 14 pontos
6° Huracán - 13 pontos
7° Estudiantes - 8 pontos
8° San Lorenzo - 6 pontos

ARTILHARIA

1° David Trezeguet (River Plate) - 17 gols
2° Leandro Romagnoli (San Lorenzo) - 12 gols
3° Nestor Silvera (Independiente) - 11 gols

NOTAS RÁPIDAS

  • Com os resultados da rodada, River, Racing, Independiente e Velez garantem a vaga nos playoffs, enquanto Boca, Huracán, Estudiantes e San Lorenzo já estão eliminados, com duas rodadas de antecedência. Agora, resta aos 4 times classificados definirem suas posições, lembrando que os times de melhor campanha jogam por resultados iguais em saldo nas semifinais e a equipe de melhor campanha joga por resultados iguais em saldo nas finais.
  • A única certeza até agora é que uma das duas equipes com vantagem nos playoffs semifinais é o River Plate. Com 28 pontos, não pode mais ser alcançado por Independiente e Velez (que só podem chegar a 27), garantindo no mínimo o segundo lugar. Se a diferença pro Racing se mantiver na próxima rodada, o River garante a liderança da temporada regular com uma rodada de antecedência.
  • Com os classificados já definidos, é possível que a décima terceira rodada seja realizada durante a semana, em um único dia. Como não deverá haver rodada no domingo, é capaz que haja jogos na sexta também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!