terça-feira, 28 de março de 2017

Torneio Apertura 2017 - Oitava Rodada - 28/03/2017

Pequenos problemas técnicos impediram o encerramento da primeira rodada do returno no domingo e na segunda. Então, a tarde de terça-feira foi a data escolhida. O dia chuvoso e no meio da semana impediram o Itaquá Dome de receber um bom público, mas os torcedores que compareceram ao estádio foram surpreendidos com os dois jogos disputados. Vamos a eles!

VELEZ SARSFIELD 1x3 HURACÁN

Segundo colocado ao final do primeiro turno, tendo perdido somente na última rodada (1x3 River), o Velez era amplo favorito. A ordem de Tripa Seca é não perder pontos para equipes abaixo da zona de classificação. Último colocado na virada do turno, o Huracán era o único time que ainda não tinha vencido. A classificação é muito difícil, mas os jogadores colocaram na cabeça que é ir jogo a jogo, subindo aos poucos e tentar um milagre. A ordem de Sr Rabina é consertar primeiro a defesa e, depois, partir para o meio e o ataque. No turno, Huracán 3x3 Velez.

Quando a bola rolou, parecia que a tabela estava de ponta cabeça. O Velez errou logo no início. Insua tocou a Claudio Hussain e correu para receber de volta. O camisa 8 se atrapalhou com a bola e Villarruel deu um bico. A bola bateu em Hussain e saiu em lateral, que Minici cobrou rapidamente a Masantonio. O camisa 10 rolou na esquerda e Centurión correu, recebendo na intermediária e avançando até a entrada da área, de onde desferiu belo chute e fez Huracán 1x0, logo aos 30 segundos.

O gol relâmpago assustou o Velez, que tentou se organizar. Mas a equipe não conseguia e era dominada pela defesa do Huracán sem dificuldades. O Huracán, por sua vez, assim que conseguia recuperar a bola, saía rapidamente em contra ataque e aumentou a vantagem aos 3 minutos. Após Minici roubar bola que iria para Dario Hussain, a equipe saiu rápido e Masantonio rolou na esquerda a Centurión. O camisa 8 fez um salseiro, mas Juan Sabia deu um carrinho e mandou a lateral. Walter Ferrero cobrou e Centurión invadiu a área pela diagonal, chutando cruzado e fazendo Huracán 2x0.

A expulsão de Islas, aos 7 minutos, poderia ter complicado a situação. O goleiro tocou com a mão fora da área e, no sorteio, Milano foi escolhido para sair em seu lugar e cumprir a suspensão de um jogo. Na cobrança em dois toques, Dario Hussain tocou a Insua, que recuou a Claudio Hussain, para chutar para fora. O camisa 8 era muito vaiado pela torcida...

A situação poderia ficar pior para o Velez aos 9 minutos. Juan Sabia tentou proteger a bola para sair jogando, mas deu uma cotovelada em Cigogna. Pênalti que o próprio Cigogna cobrou no canto esquerdo, mas Sosa voou e fez a defesa. Foi o segundo pênalti seguido que o mito perdeu...

No intervalo, Tripa Seca tentava recolher os cacos. Tirou o criticadíssimo Claudio Hussain e Turco Assad para colocar Cubero e Lucas Pratto. Já Sr Rabina tratou de melhorar a defesa, tirando Villarruel e colocando Erramuspe.

O Velez continuou jogando muito mal e errando tudo o que tentava. Lucas Pratto perdia bolas incríveis e irritava a torcida. Já o Huracán tocava, à espera de uma brecha para fazer mais um. Aos 4 minutos, em nova bela jogada de contra ataque, a vitória foi assegurada. Alexis Ferrero roubou de Lucas Pratto e inverteu para Minici. O camisa 6 tocou mais à frente para Ruben Masantonio, que deu lindo passe em profundidade para Centurión na esquerda. O camisa 8 recebeu já dentro da área e acertou o ângulo de Sosa para fazer seu hat trick: Huracán 3x0.

Com o terceiro gol, as duas equipes relaxaram de vez. O Velez já contabilizava sua segunda derrota seguida e o Huracán celebrava o primeiro triunfo no campeonato. Com o jogo desinteressante, o Velez encaixou uma única jogada aos 8 minutos, quando Emiliano Papa foi ao fundo e cruzou rasteiro para Lucas Pratto chutar de primeira e vencer Islas. Mas já era tarde: Velez 1x3.

Destaque do jogo: Centurión. Com um hat trick, o camisa 8 coroou uma partida memorável de sua equipe. A defesa estava bem postada e o Velez não ameaçava, então Centurión se lançou como elemento surpresa e, graças à má fase de Cigogna, conseguiu marcar três vezes e levar seu time a vencer pela primeira vez no campeonato.

RACING 5x2 ESTUDIANTES

Escolado com o problema do Velez, Paralelo pediu atenção aos seus jogadores. A primeira meta o Racing conseguiu (virou o turno na zona de classificação), agora é ir subindo posições para conseguir a classificação e vantagem nos playoffs. Já o Estudiantes queria manter seu estilo de jogo, embolando o meio de campo e saindo em contra ataques letais. A ideia era repetir o que o Huracán fez no jogo anterior e tentar um triunfo para embolar o campeonato de vez. No primeiro turno, Estudiantes 2x3 Racing.

O jogo foi o melhor do dia, com as duas equipes procurando impor seu estilo. Aos poucos, o Estudiantes foi embolando o meio de campo e dificultando as coisas pro Racing. O primeiro gol saiu logo aos 2 minutos, em cobrança de tiro de meta de Andujar. Leandro Benítez recebeu e recuou para Verón, que estava de frente pro lance. Com um passe de precisão cirúrgica, o camisa 11 encontrou Mauro Boselli livre dentro da área e o camisa 9 só precisou tocar na saída de Saja e fazer Estudiantes 1x0.

O gol já seria uma bênção ao time de La Plata, mas a partida ainda iria melhorar para eles. O Racing tentou sair jogando e se atrapalhou ante a marcação do Estudiantes, que encaixou um contra ataque veloz. Lá de trás, Federico Fernandez tocou a Marco Rojo na esquerda e o camisa 6 tocou a Leandro Benítez. O camisa 8 tocou a Verón, recebeu de volta e os dois foram tabelando pela esquerda, até que Benítez recebeu no bico da área, deu uma entortada em Gamboa e chutou cruzado, fazendo Estudiantes 2x0.

A partida era a dos sonhos do Estudiantes, mas iria se tornar um pesadelo assim que o Racing acordasse. Aos 7 minutos, Quiroz roubou bola de Gastón Fernandez e o camisa 10 lhe fez falta, na intermediária defensiva do Racing. Enrique tocou a Gamboa, que abriu na direita para Diego Capria. O camisa 2 deu um ótimo passe em profundidade e Pelletieri recebeu próximo à entrada da área, pelo lado direito. Com um belo chute cruzado, o camisa 7 venceu a marcação de Andujar e fez Racing 1x2.

O gol empolgou de vez a equipe de Avellaneda, que apertou a marcação para recuperar a bola. Aos 9 minutos, Verón tentou criar uma jogada na entrada da área, mas Quiroz roubou dele e tocou na esquerda para Enrique. O lateral recuou para Pocchetino, que tocou mais à frente para Quiroz, que recuou a Saja. Enquanto os torcedores vaiavam, o goleiro jogava na intermediária de ataque para Ruben Capria. Marcado por 2, o camisa 10 deu um espetacular passe para Pelletieri, que recebeu sem oposição, avançou até a entrada da área e chutou na saída de Andujar, fazendo Racing 2x2.

Só esse primeiro tempo já seria impressionante, mas a jogada de mestre se daria no segundo tempo. Paralelo tirou Quiroz e Latorre e colocou Fariña e Hauche. Já Cristaldo sacou Rodrigo Braña e Gastón Fernandez para colocar Mathias Sanchez e Hernán Rodrigo Lopez.

Paralelo foi muito criticado, pois Quiroz fazia boa partida na cabeça de área e Fariña é um volante mais adiantado. Mas foi por adiantar a marcação que ele impediu Verón e Benítez de tabelarem e ganhou o meio de campo. Com essa mudança, o Racing dominou o jogo e se aproveitou do cansaço do Estudiantes para conseguir a virada.

Aos 5 minutos, Fariña se adiantou e interceptou passe que ia para Leandro Benítez, tocando na esquerda para Enrique. O camisa 3 avançou pelo meio de campo e Hauche pediu a bola desesperadamente na esquerda. Mas Enrique fez uma jogada de gênio ao inverter a bola para a direita, onde Acosta estava. Livre, o camisa 9 matou a bola dentro da área e chutou quando Andujar tentava fechar o ângulo, para virar o jogo para sua equipe: Racing 3x2.

O gol fez o Estudiantes se desesperar e partir para tentar o empate. Mas seus jogadores correram muito no primeiro tempo e cansaram. Além disso, Fariña ganhava tudo na entrada da área e reiniciava as jogadas com tranquilidade. Assim, aos 7, o camisa 12 voltou a ganhar a bola e passar na esquerda para Enrique. O camisa 3 tocou a Hauche na ponta e o camisa 13 deu um toque de primeira para Martin Simeone, para evitar a marcação. Simeone recebeu livre, avançou pela esquerda e, quando Desábato chegou para marcá-lo, o camisa 8 trouxe a bola pro pé direito e chutou no corredor. A bola entrou no cantinho de Andujar e o Racing ampliou: 4x2.

Com a vitória assegurar e o oponente exausto, o time do Racing tocou a bola e sua torcida delirava com o bom jogo. Ainda teve tempo de marcar mais um, após cobrança de escanteio, aos 9 minutos. Saja saiu do gol e pegou a bola, reiniciando na entrada da área para Fariña. O camisa 12 tocou mais à frente para Ruben Capria, que tocou mais à frente para Pelletieri. O camisa 7 recuou a Diego Capria, que tocou mais à frente para seu irmão, Ruben. O camisa 10 deu lindo passe na direita para Acosta e o camisa 9 recebeu sem marcação, já dentro da área, para completar a jogada com belíssimo chute no ângulo de Andujar e fazer Racing 5x2.

Destaque do jogo: Agustin Pelletieri. A equipe do Racing fez uma partida maravilhosa e conseguiu uma virada espetacular, depois de estar perdendo por 2x0. A mudança de Paralelo foi crucial. Fariña entrou muito bem e dominou as ações defensivas; Ruben Capria apareceu com essa mudança e ditou o ritmo do meio de campo; Martin Simeone também apareceu com essa mudança e ajudou Ruben Capria nas ações ofensivas; Enrique apoiou pela esquerda; Diego Capria apoiou pela direita; Acosta fez sua função de centroavante e marcou duas vezes. Mas nada disso teria acontecido se Pelletieri não chamasse para si a responsabilidade quando o time perdia o jogo. O camisa 7 se multiplicou em campo, defendendo, armando e atacando. Aparecei como elemento surpresa duas vezes no primeiro tempo e empatou a partida. No segundo, ocupou o meio de campo e ajudou a desafogar a equipe.

CLASSIFICAÇÃO

1° River Plate - 19 pontos
2° Racing - 15 pontos
3° Boca Juniors - 13 pontos
4° Independiente - 12 pontos, 20 gols pró
5° Velez Sarsfield - 12 pontos, 19 gols pró
6° Huracán - 7 pontos
7° Estudiantes - 6 pontos
8° San Lorenzo - 5 pontos

ARTILHARIA

1° David Trezeguet (River Plate) - 15 gols
2° Leandro Romagnoli (San Lorenzo) - 8 gols
3° Juan Roman Riquelme (Boca Juniors) - 7 gols

NOTAS RÁPIDAS

  • Durante a rodada, a direção da FIFUBO se reuniu e, diante das novas regras de sorteio de árbitros (o mesmo árbitro ou auxiliar não pode estar em campo duas vezes na mesma rodada), ficou decidido que uma eventual punição não será por jogos, mas sim por rodadas. Assim, um árbitro ou auxiliar pode ser suspenso por até 3 rodadas, se condenado pelo TJB.
  • Ao final da rodada, em sessão no TJB, o árbitro Wilson Neca foi absolvido da acusação de irregularidades na súmula da partida Boca Juniors 4x3 Independiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!