sábado, 11 de março de 2017

Torneio Apertura 2017 - Sétima Rodada - 11/03/2017

Finalmente, a sétima rodada! O sábado de muito calor levou uma multidão ao Itaquá Dome, para ver a rodada que encerra o primeiro turno do campeonato. Os torcedores fizeram muita festa na arquibancada e foram brindados dentro de campo. Vamos conferir o que aconteceu na abertura desta rodada.

ESTUDIANTES 1x1 HURACÁN

As duas últimas equipes do campeonato, estilos muito parecidos e situações bem distintas. O Estudiantes perdeu na última rodada, de virada (2x4 River), mas tem muito o que comemorar. Passou pelo "giro argolado" com uma vitória, um empate e uma derrota, onde chegou a abrir 2x0. A ascensão da equipe é latente e apenas 3 pontos os separam da zona de classificação. A ausência de Marco Rojo (expulso contra o River) era um problema, pois Mathias Sanchez é volante. Por um lado, o time ganha em marcação e passe, mas perde na saída em velocidade, característica do novo esquema do Estudiantes. O Huracán, por outro lado, preocupa bastante. Outrora considerado favorito para brigar pela classificação, amarga o último lugar, sendo a única equipe que ainda não venceu. Precisa urgentemente vencer, para virar o primeiro turno com uma centelha para explodir no segundo.

O jogo começou eletrizante. Na saída de bola, Mathias Sanchez mostrou a preocupação de Cristaldo e tentou avançar como lateral. Acabou adiantando demais e saindo pela linha de fundo. Na cobrança de tiro de meta, Islas tocou a Ruben Masantonio no meio e o camisa 10 recuou a Centurión. O camisa 8 abriu na direita para Danelon e o criticado camisa 2 avançou pela ponta. Tabelando com Milano, Danelon recebeu de volta e desferiu potente chute cruzado, para fazer Huracán 1x0 com apenas um minuto de jogo.

O Estudiantes empatou na saída de bola, em bela jogada ensaiada. Verón e Enzo Perez foram tocando e costurando, passando por trás um do outro para confundir a defesa. Assim, a jogada que começou na esquerda terminou com Verón tocando a Perez na direita. O camisa 7 recebeu e chutou com efeito, sem chances para Islas, fazendo Estudiantes 1x1 aos 2 minutos.

Esse começo espetacular logo se tornou uma partida enfadonha, de intermediária a intermediária. As duas equipes têm a proposta de embolar o meio de campo, marcar forte e sair em contra ataques. Tomar a iniciativa não é característica de nenhum dos dois e, com isso, a partida ficou chata. O único lance de empolgação ocorreu com Ruben Masantonio, já nos acréscimos. Ele fez linda jogada pela direita, consertando as besteiras de Minici e Centurión e cruzando para trás. Minici invadiu a área e foi derrubado por Andujar. Cigogna cobrou o pênalti no canto direito e o goleiro do Estudiantes voou para espalmar, mantendo o jogo empatado.

No intervalo, Cristaldo tirou Gastón Fernandez e colocou Hernan Rodrigo Lopez, seu único reserva disponível. Já Sr Rabina tirou Centurión e Milano e colocou Erramuspe e Barrales. A ideia era passar Cigogna para o lado direito e se aproveitar do fato de Sanchez jogar improvisado.

Mas Cristaldo consertou isso no intervalo. Fez Sanchez ficar fixo na esquerda, marcando e reiniciando jogadas sem, contudo, avançar como lateral. Com isso, Cigogna não conseguiu jogar, vítima da forte marcação. O Estudiantes conseguiu encaixar alguns contra ataques, acertando a trave uma vez, em conclusão de Lopez. Já o Huracán só conseguiu atacar pelo outro lado, com Barrales, Masantonio e até Erramuspe. Mas Andujar garantiu o placar em 1x1.

Destaque do jogo: Mariano Andujar. Danelon jogou muito bem, calando os críticos. Mas a partida só terminou em 1x1 porque o goleiro do Estudiantes estava inspirado. Pegou pênalti do mito e defendeu magistralmente as bolas que chegavam até ele.

VELEZ SARSFIELD 1x3 RIVER PLATE

Quis o destino que os dois primeiros colocados se enfrentassem na última rodada. Se qualquer time saísse vitorioso, iria embolar a tabela. O Velez vinha de vitória sobre seus rivais diretos (3x2 no Boca e 4x2 no Independiente) e queria encerrar seu "giro argolado" com mais uma vitória e, de quebra, a liderança. Para isso, Tripa Seca armou um esquema de marcar Trezeguet por zona, sem alguém específico para acompanhá-lo. O único sem obrigação alguma de marcar seria Insua, com a missão de se movimentar pelo campo todo. O River, vindo de vitória sobre o Estudiantes (4x2), queria se distanciar ainda mais na liderança. O problema é que o meio de campo com apenas 3 homens é um convite para Insua ter liberdade.

Pode-se dizer que o jogo foi o melhor do campeonato. Com apenas 54 segundos de jogo, Insua já tinha começado a se movimentar pelo campo e criar jogadas, parando em ótima defesa de Carrizzo. No rebote, a bola bateu em Insua e saiu para lateral. Berizzo repôs para Barrado, que tocou mais à frente para Gallardo. O camisa 11 começou a tabelar com Buonanotte e terminou com ótimo passe para o camisa 30, que invadiu a área e chutou na saída de Sosa, para fazer River 1x0.

O jogo continuou eletrizante. As duas equipes marcavam com eficiência, criavam jogadas espetaculares de pé em pé e finalizavam para ótimas defesas de Sosa e Carrizzo, ou a bola tocava na trave. Foram 5, só no primeiro tempo (3 pro Velez e 2 pro River). No entanto, o placar continuava do mesmo jeito.

O Velez só foi empatar a partida aos 9 minutos. Ainda se movimentando com liberdade, Insua recebeu de Claudio Hussain na esquerda e foi à linha de fundo. Turco Assad correu para o meio da área e Dario Hussain para o segundo pau. O cruzamento encontrou a cabeça de Turco Assad, que testou no canto direito de Carrizzo e empatou a partida: Velez 1x1.

No intervalo, Tripa Seca mudou o lado direito. Sacou Gino Peruzzi e Dario Hussain para colocar Cubero e Lucas Pratto. A entrada de Cubero serviria para aumentar a marcação, já que Buonanotte deitava e rolava por aquele lado. Já Francescoli tirou Almeyda e Ortega e colocou Coudet e Funes Mori (Ferrari passou a ser o capitão). Coudet vinha com a missão de colar em Insua e Funes Mori deveria jogar na ponta direita, mas cair mais para o meio, a fim de ajudar Trezeguet que, bem marcado, não teve chances no primeiro tempo.

O jogo continuou de altíssimo nível, com as duas equipes fazendo jogadas geniais e parando nas mãos dos goleiros. Mais 6 bolas foram parar na trave, 3 para cada lado. Ainda muito bem marcado, Trezeguet começou a buscar sair da área para armar o jogo e abrir espaços para Funes Mori. Mas o camisa 9 não estava inspirado.

Aos 5 minutos, o River fez sua jogada clássica, porém modificada. Carrizzo cobrou tiro de meta para Gallardo no meio e o camisa 11 abriu na direita. Ao invés de passar para Funes Mori, passou a Ferrari, que surgiu como se fosse ponta direita. Funes Mori correu para o meio e recebeu o passe do camisa  2. Quando Gago correu para marcá-lo, Funes Mori deu um toque leve mais à frente e encontrou Trezeguet. Pela primeira vez no jogo, o camisa 7 recebeu de frente e chutou. Islas se esticou todo e mandou a córner. Trezeguet cobrou no primeiro pau e Gallardo cabeceou cruzado, fazendo River 2x1.

O jogo ganhou emoção e o Velez adiantou a marcação para pressionar o rival. Mas o River  modificou seu esquema de jogo, passando do 4-3-3 para o 4-4-2. Buonanotte recuou para a meia esquerda e, com Gallardo na meia direita, conseguiu impedir que Insua jogasse. Com Funes Mori como centroavante pelo lado direito e Trezeguet como centroavante pelo lado esquerdo, o contra ataque começou a funcionar. Assim, já nos acréscimos, Gallardo roubou bola de Insua e tocou para Buonanotte. O camisa 30 lançou a Funes Mori na direita e o camisa 9 viu Trezeguet saindo do meio para o lado direito, por trás da zaga. Funes Mori tocou no corredor e Trezeguet virou o corpo já chutando, para fazer River 3x1 e isolar seu time na liderança.

Destaque do jogo: David Trezeguet. Buonanotte fez uma partida maravilhosa, marcando o primeiro gol, infernizando do lado esquerdo e recuando para impedir Insua de jogar e, ainda, armar o jogo. Mas Trezeguet é um fenômeno. Sumido no jogo, só foi receber a bola aos 5 minutos. Mostrou sua maestria como cobrador de escanteios no gol que recolocou sua equipe na frente e ainda marcou o terceiro, liquidando a fatura.

NOTA RÁPIDA

  • A rodada se encerra nesse domingo, com San Lorenzo x Independiente e Boca Juniors x Racing. Após a postagem da rodada, haverá outra postagem, com o resumo do primeiro turno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!