sábado, 4 de março de 2017

Torneio Apertura 2017 - Sexta Rodada - 04/03/2017

A noite de sábado terá como atração o desfile das campeãs do carnaval, mas a manhã deste mesmo dia apresentou o desfile dos campeões do futibou de butaum, os craques que abriram a sexta rodada do Torneio Apertura 2017. Como nas rodadas anteriores, não faltou emoção ao bom público que compareceu ao Itaquá Dome.

BOCA JUNIORS 4x2 SAN LORENZO

Sem vencer há duas rodadas, o Boca preocupa seu torcedor. O empate com o Estudiantes (1x1) foi ruim, mas a derrota para o Velez (2x3), embora pudesse ser esperada, fez a equipe despencar para o quarto lugar na tabela. A grande preocupação de Madeirite é com Palermo, que não se movimenta, não procura o jogo, fica se omitindo diante da marcação. Do lado do San Lorenzo, a derrota na última rodada (1x4 para o Racing) esfriou sua ascensão, mas é compreensível, já que o time ainda está à procura da formação ideal. Nilson manteve Piatti e Buffarini como dupla de volantes, já que o Boca tem por característica deixar Riquelme solto. Adiantar a marcação seria uma boa forma de impedir os avanços do time rival.

Foi um jogo muito bom, com as duas equipes criando e desperdiçando oportunidades. A marcação também era boa, principalmente do lado do Boca, que usava Cagna para impedir Romagnoli de receber e armar o jogo. Com isso, o Boca foi dominando aos poucos e rondou a área do rival com grande movimentação de Palacio, Riquelme, Cagna e Basualdo.

O primeiro gol veio aos 3 minutos, em jogada de contra ataque. Escudero rebateu bola cruzada na área e Ibarra pegou na direita. Com um passe em profundidade, o camisa 4 tocou a Palacio na ponta. O camisa 19 chamou a marcação, deu uma quebra para o meio e inverteu o jogo. Basualdo dominou e chutou cruzado, de pé esquerdo, para vencer Migliore e fazer Boca 1x0.

O gol fez a equipe xeneize dominar mais ainda as ações e rondar a área do rival em busca do segundo gol. Nilson berrava na beira do campo, tentando consertar as coisas. Aos 7 minutos, conseguiu se fazer entender. Stracqualursi saiu da esquerda e foi para a direita, tabelar com Raul 'Pipa' Estevez. O camisa 7 chutou, Schiavi bloqueou e a bola saiu para escanteio. Estevez cruzou para o meio da área e Stracqualursi cabeceou bonito, sem chances para Abbondanzieri, fazendo San Lorenzo 1x1.

Mas o Boca estava inspirado e não queria ir para o intervalo em desvantagem. Na saída de bola, aos 8, Riquelme fez o 'toca y me voy' com Cagna e recebeu na frente. Migliore tentava voltar para o gol desesperadamente, mas Riquelme já havia percebido e mandado um chute de cobertura, que morreu nas redes rivais: Boca 2x1.

O San Lorenzo partiu para o empate e o Boca se fechou, à espera do contra ataque. Nos acréscimos, Palermo desarmou Raul 'Pipa' Estevez no meio de campo e tocou a Basualdo. O camisa 11 avançou e Tulla veio para lhe desarmar. Com um lindo drible e um chute de extrema categoria, Basualdo mandou a bola no canto direito de Migliore, que ainda viu a bola tocar na trave antes de entrar: Boca 3x1.

No intervalo, Madeirite viu que não teria jeito. Mais uma vez apagado, Palermo foi sacado, com Schiavi lhe fazendo companhia. Entraram Viatri e Battaglia. Palacio iria fazer a ponta esquerda, com Viatri de centroavante mais para o lado direito. Já Nilson resolveu desfazer o 4-3-3, que não funcionava, voltando ao 4-4-2 losango. Além de Bordagaray, Luciatti saiu, pois se mandava ao ataque e abria espaços por onde Palacio criava os contra ataques. Entraram Reynoso e Tellechea.

É difícil prever o impacto da mudança de Nilson, porque o San Lorenzo cometeu um erro gravíssimo com apenas 50 segundos de jogo. Em nova jogada ensaiada na saída de bola, Riquelme recebeu de Cagna, mas Tulla conseguiu entrar de carrinho e mandar para lateral. Battaglia cobrou para Riquelme já dentro da área e Migliore, inexplicavelmente, abriu um vão gigantesco entre a trave e ele. Riquelme deu um toquinho bem leve, para fazer a bola passar naquele espaço e saiu para comemorar, enquanto Nilson gritava com seu goleiro: Boca 4x1.

A partir daí, o San Lorenzo não acertou mais nada e o Boca dominou completamente. Em duas ocasiões, acertou a trave com Viatri. De resto, a torcida vibrava cada vez que seu time colocava o rival na roda. Bem marcado, Romagnoli só conseguiu jogar uma vez, aos 7 minutos. Foi quando Migliore cobrou tiro de meta para Piatti, que abriu a Tellechea na esquerda. O camisa 20 tocou a Romagnoli no meio e o camisa 10 teve espaço para trabalhar. Percebendo a marcação, ele deu lindo passe em profundidade para Stracqualursi, que invadiu a área já chutando na saída de Abbondanzieri, fazendo San Lorenzo 2x4.

O San Lorenzo ainda teve uma chance no último lance, após Abbondanzieri derrubar Raul Estevez na área. Romagnoli cobrou o pênalti na trave direita de Abbondanzieri, que estava no lance.

Destaque do jogo: Juan Roman Riquelme. Basualdo foi a grande figura do primeiro tempo, com dois gols. Mas recuou para marcar no segundo e sumiu. Já Riquelme, além de aparecer muito bem no primeiro tempo, tomou conta do segundo. Dois gols, movimentação constante e passes que deixaram seus companheiros na cara do gol. Uma manhã de gala do camisa 10.

INDEPENDIENTE 2x4 VELEZ SARSFIELD

Um jogo de 6 pontos, era assim que se definia este encontro. O Independiente visava a liderança na última rodada, mas perdeu pro último colocado (2x3 Estudiantes) e precisava se recuperar a todo custo. Já o Velez, único invicto do campeonato, vinha empolgado pela vitória sobre o Boca (3x2), que lhe colocou na segunda posição. Uma vitória lhe possibilitaria dormir na liderança.

O jogo foi muito bom e equilibrado, marca constante dessa edição do Apertura, mas pode-se dizer que cada equipe dominou um tempo. No primeiro tempo, apesar do Velez fazer boas jogadas, o Independiente dominava. Montenegro e Busse se encarregavam de anular Insua, deixando a cargo de Fredes, Gracián, Facundo Parra e Silvera a tarefa de armar jogadas de  ataque.

O primeiro gol veio em jogada de contra ataque, aos 5 minutos. Após Matheu desarmar Turco Assad, a bola foi no meio para Montenegro, que tocou a Fredes mais à frente. O camisa 8 buscou Gracián, que abriu na ponta para Facundo Parra. O camisa 17 trouxe da ponta para o meio e inverteu, buscando Silvera. Livre na esquerda, o camisa 11 dominou, invadiu a área e chutou colocado, vencendo Sosa e fazendo Independiente 1x0.

O Velez empatou no minuto seguinte. Na saída de bola, Insua e Romero fizeram ótima tabela e o camisa 7 chutou, para ótima defesa de Navarro. Insua cobrou o escanteio à meia altura e a bola passou pela defesa do Independiente, quicando na altura da marca do pênalti. Romero deu um salto e chutou de pé direito, no canto direito de Navarro, para fazer um lindo gol: Velez 1x1, aos 6 minutos.

O jogo ganhou emoção. Aos 9 minutos, o Independiente armou boa jogada, mas Juan Sabia impediu que a bola chegasse a Silvera. Reiniciando o ataque, o camisa 4 tocou a Gino Peruzzi, que deu mais á frente para Dario Hussain. O camisa 10 foi tabelando com seu irmão, Claudio, até a entrada da área do Independiente, mas Claudio Hussain se atrapalhou e Tuzzio estourou. A bola tocou em Claudio Hussain e foi sair em lateral no campo de defesa do Velez. Busse viu Fredes correndo para a área e repôs rapidamente. O camisa 8 invadiu e chutou rasteiro, na saída de Sosa, para fazer Independiente 2x1.

No intervalo, Bayer estava contente. Tirou Vella e colocou Acevedo porque o camisa 2 errava na saída de bola. Já Tripa Seca não viu alternativa e, novamente, sacou os apagados irmãos Hussain. Cubero e Pratto entraram e Gago passou a ser o capitão.

A mudança surtiu efeito e o Velez armou ótima jogada na saída de bola. Novamente, Insua e Romero tramaram bela jogada. Insua girou e chamou a marcação, dando um ótimo passe no último instante, para Romero invadir e chutar na saída de Navarro, fazendo Velez 2x2 logo a um minuto.

A partir daí, o Velez passou a dominar. Além das mudanças feitas no intervalo, o time vinha melhor fisicamente e, já que o Independiente cansou, as ações passaram a ser ditadas pelo time de Buenos Aires. A virada, no entanto, só veio aos 7 minutos, em nova cobrança de córner. Insua cobrou para o meio da área e Gino Peruzzi chegou cabeceando forte, para fazer Velez 3x2.

O gol fez o Independiente se desesperar em busca do empate. Esse desespero, somado ao cansaço (afinal, foram 3 rodadas em uma semana), fez com que a equipe se abrisse para os contra ataques, perfeito para o Velez finalizar a partida. Aos 9 minutos, Sebá Dominguez desarmou Facundo Parra e tocou a Gago, que tocou a Insua no meio. O camisa 11 abriu na esquerda para Emiliano Papa, que avançou e deu ótimo passe no meio para Turco Assad. O camisa 9 evitou o contato com Montenegro e desferiu ótimo chute da entrada da área, rasteiro no canto direito de Navarro: Velez 4x2.

Destaque do jogo: Lucas Romero. Com movimentação constante, boa marcação e dois gols, o camisa 7 foi o grande nome da partida que levou seu time à liderança.

NOTAS RÁPIDAS
  • A rodada se encerra neste domingo, com River x Estudiantes e Racing x Huracán.
  • Dois jogadores atingiram milestones na rodada. Ao marcar já nos acréscimos do primeiro tempo contra o San Lorenzo, Basualdo chegou a 40 com a camisa do Boca. Já os dois gols contra o Independiente deram a Romero não só o prêmio de melhor em campo, mas fizeram-no chegar a 10 gols com a camisa do Velez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!