sábado, 15 de agosto de 2020

Liga FIFUBO 2020 - Final - 15/08/2020

Sábado, 15 de agosto de 2020. Um dia típico de verão com calor, céu azul e ventando forte levou uma verdadeira multidão ao Imperatriz Arena para a grande decisão da Liga FIFUBO 2020. As duas melhores seleções da competição chegaram à final e se prepararam para entregar um espetáculo digno do que foi a competição deste ano.
Hoje é dia de decisão.
A Inglaterra foi a campeã simbólica da temporada regular e despachou a Coreia do Sul nas semifinais com vitória dupla (2x1 e 4x2), chegando embalada para procurar o seu lugar de direito no futibou de butaum: o de campeã.

A Inglaterra foi a campo com 1. Paul Robinson; 2. Wayne Bridge, 5. Rio Ferdinand, 6. John Terry (c), 3. Ashley Cole; 7. David Beckham, 8. Frank Lampard, 4. Steven Gerrard, 11. Joe Cole; 10. Michael Owen, 15. Peter Crouch. O técnico Alan Shearer, auxiliado por Lee Duxbury, tinha no banco 9. Wayne Rooney e 12. Jamie Carragher.

A França fez uma arrancada impressionante no segundo turno e conquistou a classificação em segundo lugar, fazendo valer sua vantagem nas semifinais (3x1 e 0x1 Alemanha) para chegar à final. Se a classificação veio com derrota, a equipe tem a seu favor o retrospecto. Nos dois jogos em que enfrentou a Inglaterra na Liga, venceu por 1x0. A equipe também vem embalada para a disputa do título.

A França veio a campo com 16. Fabien Barthez; 2. Lilian Thuram, 8. Marcel Desailly, 5. Laurent Blanc, 3. Bixente Lizarazu; 4. Patrick Vieira, 6. Yuri Djorkaeff, 7. Didier Deschamps (c), 10. Zinedine Zidane; 9. Stephane Guivarch, 12. Thierry Henry. O técnico Figo, auxiliado por David Moyes, tinha no banco 11. Robert Pires e 13. David Trezeguet.

As duas equipes trocaram de treinador com a competição em andamento e tiveram ótimos resultados, mas foram sem dúvida as que mais mereceram chegar a esta final. Só para se ter uma ideia, até este jogo, três jogadores lideravam a disputa para levar a Bola de Prata de MVP do campeonato e mais dois poderiam se juntar a eles na briga. E dois jogadores tinham chances de levarem a Bola de Prata de artilheiro, embora fosse muito difícil.

A arbitragem ficou a cargo de Nestor Pitana, auxiliado por Anderson Daronco.

Antes do jogo, foi chamado para ir ao centro do gramado o ciclista Bradley Wiggins, vencedor do GP do Iraque da Liga das Nações de Ciclismo, para dar o pontapé inicial. O inglês da Sky como campeão seria um prenúncio do que veríamos ao apito final? Vamos conferir!

O ciclista Bradley Wiggins dá o pontapé da final.

INGLATERRA 2x2 FRANÇA

Esta final foi, realmente, um resumo do que vimos da Liga inteira. As duas melhores equipes chegaram à final com justiça e entregaram um espetáculo de primeiríssima grandeza. A final foi tão emocionante que o primeiro gol saiu logo com 30 segundos de jogo.

Zidane fez o "toca y me voy" com Deschamps e recebeu de volta na ponta, trazendo a marcação. O camisa 10 trouxe a bola para o meio e rolou de volta na entrada da área. Como elemento surpresa, Deschamps apareceu e, com um lindo chute colocado, venceu Paul Robinson para fazer França 1x0.

O gol relâmpago surpreendeu os ingleses, mas eles trataram de colocar a bola no chão e partirem em busca do empate. Com Michael Owen se movimentando por todo o campo de ataque, os Súditos da Rainha tinham opções e desperdiçavam. Owen chegou a acertar a trave de Barthez em um chute incrível aos 2 minutos.

O empate, no entanto, só veio aos 5 minutos, quando John Terry forçou Guivarch a se desfazer da bola e esta saiu em tiro de meta. Paul Robinson cobrou para Lampard no meio e o camisa 8 abriu a Beckham na direita. O camisa 7 se lançou ao ataque e tocou a Owen no meio. O camisa 10 atraiu a marcação e devolveu a Beckham na direita. O camisa 7 invadiu nas costas de Lizarazu e, com um chute com a sua marca, surpreendeu Barthez do bico da área para fazer Inglaterra 1x1.

A França nem quis saber e tratou de ficar na frente novamente na saída. Aos 6 minutos, Zidane fez novo "toca y me voy" com Deschamps, mas ficou com a bola, driblando Ashley Cole para ajeitar no bico da área e mandar um chute incrível no ângulo de Robinson e fazer França 2x1.

O jogo era assim, tipo partida de xadrez. Cada movimento de uma equipe tinha que ser minuciosamente calculado, para não deixar espaços para o adversário contra atacar. A Inglaterra acertou a trave adversária mais duas vezes, com Owen e Crouch, e a França respondeu com Guivarch perdendo ótima chance diante de Paul Robinson. E o primeiro tempo terminou assim, sob aplausos dos 150 mil presentes ao estádio.

No intervalo, Alan Shearer partiu para o tudo ou nada. Tirou Wayne Bridge e Joe Cole para colocar Jamie Carragher e Wayne Rooney. Ia para o esquema flutuante, ora no 4-4-2 em linha, ora no 4-3-3. Figo tirou Lizarazu (que levava um baile) e Henry para colocar Pires e Trezeguet. Deschamps iria para a lateral esquerda e Pires faria o meio de campo.

As mudanças de Shearer melhoraram a Inglaterra. A marcação ficou mais forte e o ataque era mais organizado. Rooney oscilava entre a meia e a ponta esquerda, dando mais opções para Crouch no ataque. A França, por sua vez, perdeu um ótimo jogador no meio com Deschamps indo para a lateral. Zidane ainda dominava as ações, mas perdeu o diálogo que tinha com o camisa 7. Para piorar, ventou bastante e o campo ficou empoeirado. Mas a partida continuou muito emocionante.

O empate veio aos 5 minutos, quando Ashley Cole desarmou Guivarch e tocou a Gerrard no meio. O camisa 4 foi até a intermediária de ataque e abriu para Rooney na esquerda. O camisa 9 foi à linha de fundo e cruzou para a área, encontrando Peter Crouch livre na marca do pênalti. O camisa 15 executou uma cabeçada perfeita e bateu o goleiro adversário para fazer Inglaterra 2x2.

O jogo ficou mais emocionante ainda. Trezeguet e Guivarch tiveram oportunidades, mas Paul Robinson defendeu. A Inglaterra também teve chances, mas Barthez salvou. No último lance do jogo, a bola do título caiu nos pés de Lampard, mas ele chutou de esquerda para muito longe. Assim, o campeão seria decidido nos pênaltis e nós vamos ver quem levou foto a foto!

Zidane bateu no ângulo direito de Paul Robinson, que se esticou mas não achou: França 1x0.

Beckham cobrou no ângulo direito de Barthez, que também se esticou mas não achou: Inglaterra 1x1.

Deschamps bateu forte no canto esquerdo de Robinson, que foi na bola. A cobrança, no entanto, foi na trave: França 1x1.

Lampard cobrou ao seu estilo, à meia altura no canto esquerdo de Barthez, que foi para o outro lado: Inglaterra 2x1.

Começavam as temidas cobranças do meio. Djorkaeff bateu com extrema categoria no canto esquerdo de Robinson, que foi para o direito: França 2x2.

John Terry cobrou com força no canto direito. Barthez se esticou, mas não achou: Inglaterra 3x2.

A tensão começava a aumentar. Guivarch passou a fase final inteira em branco, mas cobrou perfeitamente no canto direito de Paul Robinson, que não alcançou: França 3x3.

Gerrard também cobrou ao seu estilo, no canto direito, no lugar onde chama de "spot". Barthez foi para o outro lado e a Inglaterra fez 4x3.

A pressão era gigantesca. Se Trezeguet perdesse, a Inglaterra era a campeã. Mas o camisa 13 bateu rasteira no canto direito e tirou de Robinson, que se esticou todinho: França 4x4.

A última cobrança daria o título para a Inglaterra. Mas Crouch cobrou muito mal no canto esquerdo, quase no meio do gol. Barthez se encolheu e espalmou: Inglaterra 4x4.

As cobranças alternadas também seriam da série do meio. Thuram foi o primeiro a bater e, com força, chutou no meio do gol. Paul Robinson caiu para o lado direito: França 5x4.

A pressão virou de lado e Wayne Rooney foi para a cobrança. O camisa 9 chutou no canto esquerdo com violência, Barthez espalmou para cima e a bola bateu no travessão antes de sair: Inglaterra 4x5.

FRANÇA CAMPEÃ DA LIGA FIFUBO 2020

A França bate a Inglaterra nos pênaltis e conquista o título da Liga FIFUBO 2020, pela primeira vez disputado entre seleções. Com uma campanha incrível no segundo turno (7 vitórias e 1 empate), os bleus foram demolindo seus adversários e se tornando cada vez mais favoritos à conquista. Lideraram a final duas vezes e, na adversidade nos pênaltis, souberam ter a frieza necessária para esperar o erro inglês e conquistar o tão sonhado troféu.

Destaque do jogo: Fabien Barthez. O goleiro francês fez defesas espetaculares durante o jogo e tomou dois gols em bolas indefensáveis. Mas foi o grande herói da conquista ao pegar os dois últimos pênaltis na disputa e saiu de campo carregado pelos torcedores.

PREMIAÇÃO

Nem tudo foi festa na final da Liga FIFUBO 2020. A Federação polemizou nos prêmios e foi extremamente criticada. Vamos ver por que os torcedores ficaram com cara de paisagem na premiação final.

  • Bola de Prata de Artilheiro - Jayeon (Coreia do Sul) - 18 gols. O craque sul coreano sobrou na competição mais uma vez. Um dos artilheiros do Mundial, fez gol atrás de gol nesta Liga e terminou consagrado novamente. Marcou 18 vezes, enquanto o vice (Zidane) fez 15 e o terceiro (Crouch), 14. Jogou muito durante a Liga inteira, mas cansou no final e não teve quem o ajudasse a ir adiante.

O diretor de seleções da FIFUBO, Sr. Concha Marítima, entrega a Bola de Prata de artilheiro a Jayeon.

"Mais uma vez, provei meu valor. Fiz muitos gols e ajudei a minha equipe a chegar longe. Mas fico triste por não ter conseguido um título ainda. Seguimos trabalhando duro." - Jayeon, o artilheiro sul coreano, após receber o seu troféu.

  • Bola de Prata de MVP - Oliver Tsubasa (Japão). A grande polêmica da Liga foi este prêmio. Disputavam a Bola de Prata os artilheiros da França (Guivarch) e da Inglaterra (Crouch), além de Tsubasa, com Zidane e Beckham podendo chegar à disputa, se tivessem levado o destaque da final. A Junta Técnica da FIFUBO se reuniu para votar entre Guivarch, Crouch e Tsubasa, escolhendo o japonês que marcou 8 gols na competição e viu sua equipe terminar em penúltimo.

O diretor técnico da FIFUBO, Sr. Alemanha, entrega a Bola de Prata de MVP a Oliver Tsubasa.

"Fiquei muito surpreso com este prêmio. Para falar a verdade, o Japão não fez nada de memorável em 2020. Acharia muito mais justo um dos dois centroavantes levar este prêmio, mas os critérios da FIFUBO me deixaram na disputa, então tudo bem. Ao menos os japoneses encerram a temporada com um título..." - Oliver Tsubasa, bem surpreso por levar o troféu.

  • Seleção da Liga - Escolhida com base no esquema 4-4-2 losango, a Seleção da Liga é formada por aqueles jogadores com mais escolhas como destaque do jogo em cada posição. Se houver empate ou não houver ninguém daquela posição (o que ocorreu na zaga), a Junta Técnica se une para votar o(s) eleito(s). E a Junta Técnica também polemizou aqui... Assim, a Seleção da Liga FIFUBO 2020 é a seguinte:
  • Goleiro - Paul Robinson (Inglaterra);
  • Lateral direito - Okawa (Coreia do Sul);
  • Zagueiros - Per Mertesacker (Alemanha) e John Terry (Inglaterra);
  • Lateral esquerdo - Leonel Vangioni (Argentina);
  • Volante - Kleberson (Brasil);
  • Volantes pelos lados - David Beckham (Inglaterra) e Zinedine Zidane (França);
  • Armador - Oliver Tsubasa (Japão);
  • Atacantes - Stephane Guivarch (França) e Peter Crouch (Inglaterra);
  • Reserva da defesa - Hanji Urabe (Coreia do Sul);
  • Reserva do ataque - Denilson (Brasil).


  • Vice campeão - Inglaterra. A seleção inglesa ficou sempre entre os primeiros e, após o vexame no Mundial, criou a Academia Inglesa de Futebol, trocou a comissão técnica e soube se reinventar. Alan Shearer chegou como treinador e mudou a forma da equipe de jogar. O esquema é mais flexível e os jogadores entendem seus papéis de protagonistas. Recuperou o jogo de Michael Owen e tornou-o um grande craque. Lee Duxbury chegou como auxiliar e deu uma forma física incrível para os seus atletas. A equipe vendeu caro a derrota.

Jogadores e comissão técnica da Inglaterra, após receberem a medalha de prata pelo vice campeonato da Liga FIFUBO 2020.

"É difícil falar que o trabalho foi positivo após perder uma final, ainda mais da forma como foi. Mas é um trabalho positivo sim. Recuperamos os atletas, demos o protagonismo que se espera de nossa equipe, lideramos a Liga e enfrentamos um rival dificílimo na final, que esteve à frente duas vezes. Soubemos buscar o empate, mas infelizmente faltou um 'algo a mais' para conquistarmos o título" - Alan Shearer, treinador inglês, após receber a medalha de prata.

  • Campeão - França. Os bleus superaram toda a desconfiança da temporada para darem a volta por cima e vencerem. Eliminados nas semifinais do Torneio Início, fizeram um primeiro turno muito ruim e terminaram em sexto. No Mundial, eliminados na primeira fase, terminaram a competição em quinto e trocaram o treinador. Voltaram para um segundo turno brilhante, vencendo 7 jogos e empatando apenas 1, fazendo gols e dando espetáculo. Na final, estiveram na frente do marcador por duas vezes e ainda tiveram sangue frio para superarem a adversidade nos pênaltis. O técnico Figo chegou com o aval de Zidane e implementou uma filosofia de espetáculo que deu resultado. O treinador recuperou o futebol de Guivarch, fez dele o artilheiro que se esperava e conseguiu dar aos demais um sentimento de grandeza, que trouxe aquilo que a torcida esperava. A França é campeã da Liga FIFUBO 2020 com inteira justiça.

O presidente da FIFUBO, Gabriel Batistuta, entrega o troféu da Liga FIFUBO 2020 para o capitão da França, Didier Deschamps.
"Fico feliz de ver que tudo o que apresentei com a bola nos pés foi reconhecido por uma nação tão importante para o futebol como a francesa. Cheguei com o aval do craque do time, fui abraçado pelo elenco e consegui implementar minha filosofia. Eles entenderam rápido e trouxeram o resultado e agora? Ah, meu amigo, agora é só comemorar!" - Figo, treinador da França, após conquistar o título da Liga FIFUBO 2020.

NOTAS RÁPIDAS
  • A França conquista o seu segundo título na FIFUBO. O anterior havia sido a Jarra Tropon em 2017. Esta é a primeira vez que a Liga é disputada entre seleções e, tal qual o primeiro torneio entre nações (justamente a Jarra Tropon), é a França quem levanta o troféu.
  • Com a conquista, a França se qualifica para a disputa da Copa dos Campeões no final do ano, contra a campeã do Mundial, a Alemanha.
  • No domingo ou na próxima semana, teremos o All Star Game entre a campeã França e a Seleção da Liga FIFUBO, jogo que promete ser polêmico por conta das escolhas da Junta Técnica para a Seleção.
  • Dois jogadores da Seleção jogarão pela França e serão substituídos. Zidane e Guivarch serão substituídos por Urabe e Denilson. O lateral sul coreano jogará como volante pelo lado esquerdo para evitar nova polêmica, já que serão convocados para a reserva da Seleção os jogadores Ashley Cole e Ronaldo.
  • A escolha anterior da FIFUBO colocava Denilson como volante, Ronaldo como atacante e Hyuga como atacante reserva. Mas o diretor técnico, Sr. Alemanha, alertou para o fato de que Denilson não é defensor, então o 17 brasileiro jogará no ataque e dará a Ronaldo a vaga no banco de reservas.
  • O relatório final da Liga será elaborado após o All Star Game e trará a classificação completa, análise dos times, estatísticas, etc.
  • Assim, a FIFUBO dará uma pausa enorme em suas competições, retornando só no final do ano com a Copa dos Campeões (Alemanha x França) e a Supercopa FIFUBO (Imperatriz x River Plate). Mas até lá, partidas e torneios amistosos, peladas e outros jogos serão disputados. A FIFUBO estuda, inclusive, fazer as Olimpíadas no futsal, mas isso vai depender de uma série de fatores.


Jogadores e comissão técnica da França posam com o troféu da Liga FIFUBO 2020.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!