domingo, 2 de agosto de 2020

Liga FIFUBO 2020 - Décima Oitava Rodada - 02/08/2020

Domingo gelado de céu azul, muito vento, aquele dia preguiçoso. Mas o público lotou o Imperatriz Arena para assistir à última rodada da temporada regular da Liga FIFUBO 2020. Apesar dos semifinalistas já estarem decididos, as posições ainda não estavam resolvidas e, além de tudo, o último jogo era o maior clássico entre seleções do mundo.


COREIA DO SUL 2x5 INGLATERRA

A situação deste jogo era incrível, pois qualquer um dos resultados possíveis mudaria completamente as semifinais. Após a derrota na última rodada (1x3 França), a Coreia do Sul precisa vencer para ir à liderança ou, em caso de empate ou derrota, ficar em quarto lugar. A Inglaterra vem em uma ascensão incrível e a vitória na última rodada (5x0 Brasil) mostra isso. Se vencer, a Inglaterra termina como líder. Se empatar, vai para os critérios de desempate com a França e a Alemanha. No primeiro turno, Inglaterra 1x1 Coreia do Sul.

O placar mostra exatamente o que foi o jogo. A Inglaterra dominou desde o pontapé inicial e jamais deu chances aos rivais asiáticos. A evolução da equipe sob o comando de Alan Shearer é incrível; os jogadores finalmente abraçaram as ideias do treinador.

O primeiro gol levou apenas 45 segundos para acontecer. Jayeon fez o "toca y me voy" com Kazuo Tachibana e recebeu de volta pelo lado direito da defesa inglesa. Ao tentar uma finta, foi desarmado por Wayne Bridge, que tocou no corredor para Beckham. O camisa 7 partiu para o contra ataque fazendo uma tabela incrível com Owen, envolvendo completamente a defesa sul coreana. Owen cortou para o meio, chamou a marcação e abriu na ponta para Beckham. O camisa 7 recebeu no bico da área e acertou um chute espetacular, com a sua assinatura, para fazer Inglaterra 1x0.

O gol relâmpago mostrou que os ingleses começaram bem, mas os sul coreanos ainda podiam se recuperar. Para a infelicidade dos Tigres Asiáticos, os Súditos da Rainha estavam dominando todas as ações. Bem plantados na defesa, impediam os adversários de avançarem até a área e, atacando bem pelos lados e pelo meio, criavam oportunidades de tudo quanto era canto.

O segundo gol veio aos 3 minutos, após Crouch desarmar Nakanishi na direita da área sul coreana. O camisa 15 inverteu para o lado esquerdo e correu para a área. Joe Cole recebeu na esquerda, cortou para o pé direito e cruzou para a área, onde encontrou Crouch na marca do pênalti. O camisa 15 cabeceou no canto de Wakashimazu e fez Inglaterra 2x0.

O show não tinha acabado. Aos 7 minutos, Ashley Cole desarmou Joo Sung e tocou a Lampard no meio. O camisa 8 avançou até a intermediária de ataque e passou a Owen na entrada da área. Marcado e de costas para o gol, o camisa 10 abriu na direita e encontrou Beckham livre. O camisa 7 acertou um chute em curva e surpreendeu Wakashimazu, fazendo a bola entrar entre ele e a trave: Inglaterra 3x0.

No intervalo, Kozo Kira tentava juntar os cacos. Tirou Nakanishi e Lee Young-Un para colocar Kishida e Taki. Alan Shearer aproveitou para testar variações e ousou, tirando John Terry e Gerrard para colocar Carragher e Rooney. A Inglaterra iria para o 4-3-3.

E o massacre continuou com o novo esquema. O meio formado com Lampard pelo centro, Beckham na direita e Joe Cole na esquerda dominava as ações e o ataque com Crouch no centro, Owen na direita e Rooney na esquerda era letal por todos os lados.

O quarto gol veio aos 2 minutos, após Paul Robinson cobrar tiro de meta para Lampard no meio. O camisa 8 abriu na esquerda para Joe Cole, que avançou com a bola dominada e tocou a Rooney na esquerda da área. O camisa 9 encarou Okawa, driblou o camisa 2, invadiu a área e chutou cruzado para vencer Wakashimazu e fazer Inglaterra 4x0.

A Coreia do Sul descontou somente aos 5 minutos, quando Kazuo Tachibana e Owen travaram um excelente duelo no meio de campo. Owen desarmou Tachibana e tentou driblá-lo, sendo desarmado novamente. Kazuo partiu para o campo de ataque e foi novamente desarmado, mas conseguiu roubar a bola de Owen quando o camisa 10 tentava ir à frente. Assim, Kazuo Tachibana invadiu a área e soltou um lindo chute para, enfim, vencer Paul Robinson e fazer Coreia do Sul 1x4.

Na saída de bola, a Inglaterra voltou a ampliar. Crouch fez o "toca y me voy" com Rooney e recebeu de volta na entrada da área. O camisa 15 não pegou bem na bola e chutou fraco, mas Wakashimazu não se abaixou o suficiente e a bola passou por baixo dele, em um frango incrível: Inglaterra 5x1, aos 6 minutos.

A Coreia do Sul também marcou na saída de bola. Aos 7 minutos, Jayeon fez o "toca y me voy" com Kazuo Tachibana, recebeu de volta na entrada da área, driblou Ferdinand e acertou um lindo chute da meia lua para bater Paul Robinson e dar números finais ao confronto: Coreia do Sul 2x5.

Destaque do jogo: Peter Crouch. Novamente, o camisa 15 foi decisivo. Se movimentou pelo campo de ataque inteiro, distribuiu o jogo, deu opções e marcou dois gols.

BRASIL 0x1 ARGENTINA

O último jogo da temporada regular era justamente o Superclássico das Américas. Mesmo sem nada em jogo, a partida sempre atrai o público. Em quinto na tabela e sem poder ser superado pelos rivais, o Brasil quer apenas encerrar sua participação na Liga recuperado da derrota na rodada anterior (0x5 Inglaterra). Alex volta ao time titular e Ronaldinho vai para o banco. A Argentina vem em uma ascendente incrível sob o comando de Iniesta e quer engrenar a terceira vitória seguida, depois de vencer por 2x1 a Inglaterra e o Japão. Em sexto na tabela, não tem pode nem ultrapassar o Brasil, nem ser ultrapassada por quem está embaixo. No primeiro turno, Argentina 3x1 Brasil.

Mesmo sem ter nada mais a alterar na tabela da competição, os rivais sulamericanos entregaram uma partida espetacular aos fãs, para encerrar bem a primeira fase da competição. Desde o início, Brasil e Argentina jogaram para cima e fizeram grandes jogadas. O Brasil começava bem com Alex de trás, levando a bola para o campo de ataque, onde Rivaldo, Denilson e Ronaldo trançavam bolas e tentavam a conclusão. A Argentina também tinha um bom trio de ataque, com Messi caindo pelas duas pontas para encostar em Alario e Tevez.

O gol único da partida saiu aos 7 minutos, quando Vangioni desarmou Ronaldo e tocou a Mascherano na meia lua defensiva, recebendo de volta mais à frente. Invertendo para a direita, o camisa 3 encontrou Mercado, que se lançou ao ataque. O camisa 2 fez um ótimo passe em profundidade para Messi, que invadiu a área pelo bico direito, trouxe para o pé esquerdo e acertou um lindo chute cruzado para vencer Carlos Germano e fazer Argentina 1x0.

No intervalo, Dorival Junior tirou Zé Roberto e Denilson (que jogava bem, mas já tinha cartão amarelo) para colocar Roque Junior e Ronaldinho. Iniesta tirou Demichelis e Alario para colocar Kranevitter e Scocco.

O jogo continuou espetacular. A Argentina tinha maior poder de marcação e um trio veloz, que fazia triangulações incríveis e levava a defesa brasileira à loucura. O Brasil mudou as peças de lugar. Roque Junior foi para a zaga, Edmilson se adiantou para formar a dupla de volantes com Kleberson. Este, mais próximo dos armadores, conseguiu criar boas situações. Alex e Ronaldinho armavam bem o jogo e Rivaldo, agora como atacante, se entendeu muito bem com Ronaldo. O Brasil começou a dominar as ações e criar jogadas de tudo quanto era lado, mas Abbondanzieri afastava todas. A emoção foi até o último minuto, quando Cafu fez boa jogada pela direita e cruzou rasteiro para a entrada da área, onde Alex chutou de primeira e Abbondanzieri espalmou para córner.

Destaque do jogo: Roberto Abbondanzieri. O placar magro não reflete o que foi o jogo; as defesas do goleiro argentino, sim. Muito criticado durante a temporada, Abbondanzieri fez verdadeiros milagres para evitar o gol brasileiro e saiu de campo aplaudido pelo público.

CLASSIFICAÇÃO

1º Inglaterra - 33 pontos;
2º França - 31 pontos, 33 gols pró;
3º Alemanha - 31 pontos, 30 gols pró;
4º Coreia do Sul - 28 pontos;
5º Brasil - 24 pontos;
6º Argentina - 19 pontos;
7º Camarões - 14 pontos;
8º Japão - 13 pontos;
9º Holanda - 9 pontos

ARTILHARIA

1º Jayeon (Coreia do Sul) - 16 gols;
2º Zinedine Zidane (França) - 14 gols;
3º Peter Crouch (Inglaterra) - 13 gols

NOTAS RÁPIDAS
  • A Inglaterra goleou impiedosamente a Coreia do Sul e ficou com o simbólico título da temporada regular, marcando 10 gols nos últimos dois jogos;
  • A Coreia do Sul conhece uma humilhante derrota pela primeira vez na FIFUBO. Desde o início, os Tigres Asiáticos ficaram no G4, muitas vezes na liderança, terminando na quarta colocação;
  • O Brasil encerra de forma melancólica sua participação na Liga, completando o quarto jogo sem vencer e o segundo sem sequer marcar gols. A última vitória foi em 26 de junho, no 3x1 sobre Camarões;
  • Já a Argentina mostra que se não tivesse sido assolada por problemas políticos, poderia ter ido muito mais longe na competição. Completou sua terceira vitória seguida e encerra a competição de cabeça erguida;
  • Encerrada a temporada regular, as semifinais da competição ficaram: Inglaterra x Coreia do Sul e França x Alemanha. Inglaterra e França jogam por resultados iguais em saldo para avançarem à final. As semifinais ocorrem no próximo final de semana, com os jogos de ida no sábado e a volta no domingo. A final é no final de semana seguinte;
  • Durante a semana, será publicado um balanço do segundo turno, com as curiosidades, classificação do turno e detalhamento de cada equipe;
  • A goleada inglesa não rendeu só a liderança ao final da temporada regular; dois jogadores também atingiram milestones na rodada. Ao inaugurar o placar contra a Coreia do Sul, David Beckham chegou a 20 gols com a camisa inglesa. Ao entrar no segundo tempo e continuar com a goleada, Rooney chegou à marca de 10 gols pelo English Team.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!