quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Troféu do Presidente - Final jogo de volta - 14/11/2018

Véspera de feriado, prévia de verão, Imperatriz Arena lotado e final do Troféu do Presidente 2018. As cartas estão na mesa e a probabilidade de um jogão é alta. Em campo, aquelas que são consideradas as duas melhores seleções da FIFUBO na atualidade: a Inglaterra, campeã da Copa Stanley Rous e terceira colocada na Copa do Mundo, e o Japão, campeão da Copa do Mundo. Duas seleções vindas de projetos consolidados e esquemas bem assimilados fazendo uma sonhada final.

A Inglaterra passou pela Alemanha nas quartas de final, vencendo o primeiro jogo (3x2) e empatando o segundo (2x2). Nas semifinais, matou o Brasil no jogo de ida (4x0) e segurou o empate na volta (1x1) e, no primeiro jogo da final, derrotou o Japão por 2x0. Com isso, pode empatar ou até perder o jogo de volta por um gol de diferença que fica com o título. Ainda sem Alex Ferguson à beira do campo (cumprindo suspensão de dois jogos), o time é novamente comandado por seu auxiliar, Kevin Keegan.
A Inglaterra foi a campo com 1. Paul Robinson; 2. Wayne Bridge, 5. Rio Ferdinand, 6. John Terry (c), 3. Ashley Cole; 7. David Beckham, 8. Frank Lampard, 4. Steven Gerrard, 11. Joe Cole; 10. Michael Owen e 15. Peter Crouch. O técnico Kevin Keegan, sem auxiliar, tinha no banco 9. Wayne Rooney e 12. Jamie Carragher.

O Japão teve uma campanha parecida com a de seus rivais, vencendo o primeiro jogo e empatando o segundo. Nas quartas de final, ganharam da Argentina (2x0) na ida e buscaram o empate (2x2) na volta. Nas semifinais, passaram por Camarões no jogo de ida (2x1) e, novamente, buscaram o empate (2x2) na volta. No primeiro jogo da final, após perderem para os ingleses (0x2), precisavam vencer por 3 gols de diferença para levantar o troféu. Se vencessem por 2 de diferença, levariam a disputa do título para os pênaltis. Sr Mikami intensificou os treinamentos durante a semana e preparou psicologicamente seus jogadores para o desafio que viria.O Japão avançou à final da Copa do Mundo derrotando justamente a Inglaterra e justamente por 3x0. É possível sim!

O Japão foi a campo com 1. Genzo Wakabayashi (c); 2. Ryo Ishizaki, 3. Jito Hiroshi, 4. Shingo Takasugi, 6. Makoto Soda; 5. Shingo Aoi, 8. Jun Misugi, 7. Takeshi Sawada, 10. Oliver Tsubasa; 11. Taro Misaki e 9. Kojiro Hyuga. O técnico, Tatsuo Mikami, auxiliado por Shiroyama Tadashi, tinha no banco de reservas 12. Hikaru Matsuyama e 13. Shun Nitta.

A arbitragem tinha papel crucial em um jogo tão importante e o sorteio colocou na final um árbitro disciplinador e um auxiliar acostumado a grandes decisões. Assim, a direção do espetáculo estaria em ótimas mãos.
O árbitro do jogo seria Luis Carlos Félix, auxiliado por Nestor Pitana.

E assim estava tudo pronto para a grande decisão do Troféu do Presidente 2018! Quem leva o título, o primeiro do Imperatriz Arena?
A saída pertenceu ao selecionado japonês

INGLATERRA 0x2 JAPÃO

Quem vê o resultado do jogo acha que o Japão devolveu aos ingleses o domínio sofrido no jogo de dia. Mas não foi nada disso. Com estratégias distintas e brilhantes, os dois treinadores armaram arapucas um para o outro e o resultado foi um espetáculo de decisão. Tal qual no jogo de ida, a Inglaterra dominou a partida, propondo o jogo e ficando com a bola. Com Lampard, Beckham e Owen criando jogadas pelo campo de ataque e Crouch, em menor escala, aparecendo na conclusão, a equipe europeia levava perigo ao arco japonês o tempo inteiro. Owen uma vez e Beckham duas acertaram a trave de Wakabayashi, que defendeu bem duas conclusões, uma de Owen e outra de Lampard. Crouch chutou uma bola cruzada que Takasugi desviou no último instante.

O Japão, por outro lado, percebeu o domínio inglês e se segurou lá atrás, saindo em contra ataques perigoso por ambos os lados. Sawada e Misugi armavam o jogo, enquanto Tsubasa encostou no ataque pelo centro, com Hyuga na esquerda e Misaki na direita, obrigando Paul Robinson a fazer defesas difíceis.

Parecia que o gol inglês era questão de tempo, mas foi o Japão quem encontrou a felicidade no finalzinho do primeiro tempo. Beckham tocou a Lampard na meia direita e o camisa 8 levantou a cabeça para procurar opções. Neste centésimo de segundo, Shingo Aoi apareceu por trás e lhe roubou a bola, rolando a Soda na esquerda. O camisa 6 fez um excelente passe em profundidade para Tsubasa, que avançou pela ponta, driblou Wayne Bridge e invadiu a área. Paul Robinson saiu, o atropelou e Luis Carlos Félix marcou pênalti. Hyuga já tinha voltado para seu campo e, de repente, balançou a cabeça e foi à área, tomando a bola de Tsubasa. O camisa 10 ficou sem entender, mas Hyuga mostrou confiança na cobrança. O pênalti cobrado pelo camisa 9 foi no ângulo esquerdo de Paul Robinson, que se esticou, mas não achou: Japão 1x0, aos 10 minutos.

No intervalo, Kevin Keegan tirou Ferdinand e Crouch para colocar Carragher e Rooney, apostando que o Japão viria com tudo e se abriria para os contra ataques. Já Sr Mikami tirou Hiroshi e Misaki para colocar Matsuyama e Shun Nitta, buscando deixar a equipe mais leve e veloz.

A Inglaterra voltou mal e desorganizada no segundo tempo, contrastando com tudo aquilo que fez durante o campeonato. Cansado, Beckham não rendia o que rendeu no primeiro tempo. Para piorar, Owen e Rooney atuavam muito próximos e se atrapalhavam. O Japão, por sua vez, veio um rolo compressor. Atacando pelos dois lados, colocava até cinco jogadores no campo de ataque e dificultava a confusa marcação inglesa. Neste momento, Paul Robinson era a principal figura do jogo, saindo do gol corajosamente, fazendo defesas difíceis e torcendo quando a bola passava perto do seu gol e saía.

De tanto tentarem os japoneses acabaram premiados. Aos 6 minutos, Beckham rolou a Owen na direita, que foi ao fundo e cruzou fraco. Takasugi afastou com um bico para o campo de ataque, Tsubasa ganhou na cabeça contra Carragher e a bola sobrou para Sawada. O camisa 7 invadiu a área em velocidade e tocou na saída de Robinson, fazendo Japão 2x0.

O jogo ficou dramático. Os ingleses queriam diminuir, mas não podiam se abrir muito ou os japoneses podiam ampliar e ficar com o título. A torcida ficou com o coração na boca, mas o jogo acabou sem mais alterações. Assim, o campeão seria decidido nos pênaltis!
A primeira cobrança foi de David Beckham, que perderia...
Beckham foi para a primeira cobrança e chutou bem no canto, batendo e saindo. Luis Carlos Félix disse que foi na trave, enquanto Beckham protestava que a bola tinha batido na parede da rede. O árbitro manteve a marcação e chamou Tsubasa para bater para os japoneses. O camisa 10 acertou no ângulo de Robinson e fez Japão 1x0.

Na série seguinte, Gerrard cobrou rasteiro no canto de Wakabayashi e empatou. Sawada bateu à meia altura, no canto esquerdo, e a bola bateu na trave, deixando a disputa em 1x1.

A temida terceira série de cobranças chegava, com as batidas do meio. Rooney inovou e mandou um torpedo no meio do gol, pelo alto, enquanto Wakabayashi caía para o canto direito. Shingo Aoi também cobrou no meio pelo alto, mas Robinson tocou na bola e ela bateu no travessão. Assim, a Inglaterra fazia 2x1.

Na quarta série de cobranças, Lampard bateu rasteiro no canto direito de Wakabayashi, aumentando para a Inglaterra e jogando a pressão para os asiáticos. Se Misugi perdesse, a Inglaterra seria campeã. Mas o camisa 8 mostrou toda a sua categoria mandando no ângulo de Robinson, que se esticou mas não achou: Inglaterra 3x2.

Assim, bastava a Inglaterra converter sua última cobrança, que levantaria a taça sem que o Japão precisasse bater a sua última penalidade. John Terry colocou a bola na marca, esperou o apito, correu e chutou à meia altura no canto esquerdo. Wakabayashi se esticou todo, mas a cobrança foi perfeita e estufou as redes, finalizando a disputa em Inglaterra 4x2 Japão.

INGLATERRA CAMPEÃ DO TROFÉU DO PRESIDENTE 2018

O título consolida o belíssimo Projeto Premier League da Inglaterra, que preparou não só jogadores, mas treinadores para exercerem um cargo tão difícil. Alex Ferguson é o treinador e, suspenso das finais, viu seu auxiliar mostrar que é tão bom quanto ele na beira do campo. Kevin Keegan mostrou que conhece seus jogadores e o esquema e, por isso, conseguiu segurar a pressão japonesa e sair de campo com o título. A Inglaterra também mostrou ter elenco, com muitos jogadores decidindo jogos importantes, além de uma frieza ímpar na decisão por pênaltis.

Peter Crouch deu espetáculo nas quartas de final, marcando quatro gols em dois jogos e, depois, passou em branco os quatro jogos seguintes. Mesmo assim, terminou a competição como artilheiro, com aqueles quatro gols lá de trás.
Peter Crouch é premiado pelo ciclista holandês Bauke Mollema, da Rabobank, vencedor do Troféu Brasil de ciclismo e convidado de honra da final, numa demonstração da união dos esportes de butaum.
"Fiquei feliz com a mudança de comando. Ferguson e Keegan entenderam meu estilo e acertaram meu posicionamento para que eu pudesse render mais. Os gols contra a Alemanha mostram isso. Depois, a marcação apertou e serviu para mostrar que temos outros ótimos jogadores para decidir." - Peter Crouch, após ser premiado artilheiro da competição.

O capitão da Inglaterra, John Terry, recebe o Troféu do Presidente 2018 das mãos do presidente da república, Fernando Henrique Cardoso.
Antes que alguém venha invocar política no futibou de butaum, devo deixar claro que o presidente da república é escolhido no início do ano, através de uma "votação", onde são jogados 5 dados de 20 lados para cada candidato e aquele que somar mais pontos é eleito o presidente. Nesta eleição, Fernando Henrique Cardoso levou a melhor.

Explicada a parte política, o capitão John Terry recebeu o troféu das mãos do presidente da república, um belo prêmio em prata, com borda de ouro, que mostra a posição final da equipe campeã (número 1) e dá um toque de realeza ao troféu com a palavra "Real" embaixo.

"A Inglaterra é isso, uma geração talentosa de jogadores, combinada com uma comissão técnica de altíssimo nível e um trabalho de primeira. Na Copa do Mundo fraquejamos na final, mas mostramos aqui que somos sim a melhor equipe." - John Terry, capitão da Inglaterra, após receber o troféu.

Os jogadores e a comissão técnica da Inglaterra posam na foto oficial com o troféu. Neste momento, o técnico Alex Ferguson pôde entrar no campo para celebrar com seus jogadores

NOTAS RÁPIDAS
  • Assim termina o Troféu do Presidente, o penúltimo torneio de seleções do ano. A FIFUBO dá uma pausa em competições e volta em dezembro, com a Supercopa FIFUBO e a Jarra Tropon. Mas isso não quer dizer que os jogos vão parar. Amistosos serão realizados, equipes entrarão no Imperatriz Arena para conhecer o novo estádio e as três equipes que disputarão a Supercopa (Imperatriz, Independiente e Vasco) farão partidas de reconhecimento de gramado e aprumo de forma.
  • A aventura da FIFUBO na FMN pode estar com os dias contados. Mudanças de sede podem inviabilizar a participação. Mas isso será discutido mais para a frente e, se acontecer, a FIFUBO soltará nota esclarecendo tudo.
Parabéns à Inglaterra, campeã do Troféu do Presidente 2018!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!