segunda-feira, 2 de julho de 2018

Copa do Mundo de Futibou de Butaum - Grupo B - Segunda Rodada - 29/06/2018

Segunda-feira, jogo do Brasil na Copa do Mundo de Futebol, meio que um dia de folga e um tempo bom, com poucas nuvens e temperatura agradável. Ingredientes perfeitos para os torcedores lotarem o Itaquá Dome em busca de diversão, com a segunda rodada do grupo B da Copa do Mundo de Futibou de Butaum. Ao contrário do grupo A, nenhuma equipe poderia se classificar ou ser eliminada antecipadamente, mas os resultados seriam como gasolina para a última rodada. Vamos aos jogos!

CAMARÕES 1x4 INGLATERRA

A estreia oficial direto na Copa do Mundo, com um empate contra a Argentina (2x2) já seria considerado um bom resultado para Camarões. No entanto, o resultado não foi considerado apenas "bom", mas sim ótimo, porque os camaroneses estavam perdendo por 0x2 e chegaram à igualdade na base da raça. Aqui, outro difícil adversário e a ordem de manter o futebol alegre, mas com responsabilidade. A Inglaterra também pode comemorar o empate na primeira rodada (3x3 Brasil), pois estava perdendo por 0x3 e foi buscar a igualdade. Mas a falta de atenção em um jogo equilibrado quase lhes custa caro e, por isso, devem manter a concentração desde o início do jogo, ainda mais contra uma equipe que joga de maneira descontraída, mas com tabelas rápidas.

Quem vê o placar do jogo acha que foi um festival de gols do início ao fim, mas se engana. O primeiro tempo foi de uma ruindade ímpar, o pior jogo da Copa até aqui. As duas equipes erravam passes em profusão e não conseguiam chegar ao ataque. A Inglaterra chegou duas vezes, ambas com Owen, em chutes fracos que Nkono defendeu. Camarões chegou uma única vez, mas Oman Biyik chutou fraco e torto. Assim, o primeiro tempo terminou num 0x0 horroroso.

No intervalo, Arenoso tirou Tataw e Oman Biyik, para colocar Ndip e Roger Milla. O lateral nem estava mal, mas Owen criou as duas jogadas nas costas dele. Já Oman Biyik simplesmente não parece ser o artilheiro que Camarões espera. David English também mudou, tirando Gerrard e Rooney, para colocar Carragher e Crouch, promovendo grande mudança tática. Gerrard errava tudo e precisava da ajuda de Lampard na marcação, enquanto Rooney não fazia absolutamente nada. Carragher iria para a lateral direita, Bridge iria para o meio de campo, marcando e liberando Lampard para atuar mais à frente.

Com essas mudanças, o jogo também mudou e os gols começaram a aparecer. Camarões perdeu ótima oportunidade logo com um minuto, quando Roger Milla fez ótima tabela com Mfede, mas foi desarmado por Terry na hora da conclusão, fazendo falta no zagueiro e recebendo o primeiro cartão amarelo da Copa do Mundo.

O atacante inglês agiu completamente diferente. Aos 2 minutos, Terry tocou a Bridge, que buscou Lampard mais à frente. O camisa 8 fez ótimo passe nas costas da zaga e Crouch, dentro da área, só teve que chutar no canto de Nkono e sair para comemorar: Inglaterra 1x0.

Camarões buscou sair pro jogo e igualar o marcador. Com isso, as tabelas em velocidade apareceram. Aos 4 minutos, Pagal interceptou passe de Beckham para Owen e tocou a Makanaky. O camisa 20 puxou o contra ataque em velocidade e passou a Roger Milla no meio. O camisa 9 abriu na direita para Mfede, que deu um corte para dentro, trazendo a bola pro pé esquerdo e chutando cruzado, sem chances para Robinson: Camarões 1x1.

O jogo ganhou em emoção. A Inglaterra tomava a iniciativa e Camarões levava perigo nos contra ataques, num toma lá dá cá frenético, mas o placar não parecia querer se alterar. Isso foi até os 7 minutos, quando um corte providencial de Ashley Cole impediu o avanço de Mbouh Mbouh e propiciou aos ingleses a melhor jogada da partida. O camisa 3 tocou a Bridge na meia lua defensiva e o camisa 2 procurou Joe Cole mais à frente. Marcado, o camisa 11 devolveu a Bridge, que fez um lançamento magistral para Peter Crouch, na meia lua de ataque. O camisa 15, de costas pro gol e marcado por dois zagueiros camaroneses, resolveu abrir na direita e encontrou David Beckham livre. O camisa 7 recebeu no bico da área, sem marcação, e acertou um lindo chute, cheio de efeito, que fez uma curva para entrar no ângulo oposto de Nkono: Inglaterra 2x1.

A partir daí, se abriu a porteira. Camarões tentou a saída na base do drible. Mfede tocava a Roger Milla, que partia em velocidade, driblando os marcadores e chutando da entrada da área. Aos 8 minutos, o chute saiu forte, mas no meio do gol e Robinson defendeu. Ferdinand rebateu para a entrada da área, onde Bridge tocou rápido para Lampard, mais à frente. O camisa 8 viu Crouch partindo pela esquerda e lhe passou a bola. O camisa 15 pegou a defesa camaronesa aberta e, da entrada da área, mandou ótimo chute de pé esquerdo para vencer Nkono e fazer Inglaterra 3x1.

Os camaroneses entraram em desespero com a desvantagem de dois gols e apenas 2 minutos pela frente para tentarem a igualdade. Na saída de bola, Mfede rolou para Roger Milla que, novamente, partiu em velocidade e driblando. Mas John Terry já estava escolado e, com um desarme impecável, tirou a bola do atacante adversário, deixando para Ashley Cole na esquerda. O camisa 3 procurou Bridge no meio, que tocou a Lampard mais à frente. O camisa 8 resolveu gastar o tempo e foi tabelando com Crouch. Quando recebeu o último passe do camisa 15, Lampard já estava na entrada da área, pelo lado esquerdo e marcado por Kana Biyik. O camisa 8 inglês resolveu partir para cima, deu um corte para dentro e, de pé direito, chutou em arco para dar números finais ao confronto: Inglaterra 4x1.

A goleada dá a falsa impressão que os ingleses dominaram o jogo, mas a verdade é que jogaram mal novamente, crescendo somente no segundo tempo. Camarões ainda padece de ritmo de jogo e a inexperiência pesou caro contra uma seleção implacável.

Destaque do jogo: Peter Crouch. A torcida sempre quer ver o centroavante gigante no time titular, mas é difícil tirar Rooney ou Owen. Depois do jogo de hoje, David English terá que dar um jeito nisso. A Inglaterra jogava mal até o camisa 15 entrar em campo. Ele precisou de pouco tempo para marcar e o fez duas vezes, dando o passe para os outros dois gols, que deixaram sua equipe muito próxima das semifinais.

BRASIL 2x2 ARGENTINA

O jogo que encerrou a segunda rodada era nada mais, nada menos, que o Superclássico das Américas. Brasil e Argentina, os dois grandes rivais se enfrentando em igualdade. Ambos tiveram um período muito ruim, chegando a serem considerados os dois piores times no pré-Copa. Ambos recomeçaram o trabalho do zero e evoluíram dali. Ambos estrearam com empates amargos, depois de abrirem uma boa vantagem. O Brasil, depois de fazer 3x0 na Inglaterra, permitiu o empate, enquanto a Argentina abriu 2x0 contra Camarões e deixou o adversário igualar. Prenúncio de um jogão.

E foi mesmo, uma partida daquelas de tirar o fôlego, bem ao estilo de Brasil e Argentina. Os argentinos começaram melhor o jogo, com Messi ocupando o campo de ataque e buscando tabelas, acuando o time brasileiro. Rivaldo jogava recuado, tentando ajudar na marcação ao time rival, mas deixando o Brasil sem saída de bola, o que obrigava Denilson a voltar para buscar o jogo. Aos 3 minutos, um lance polêmico. Messi triangulou com Mercado e Di Maria e chutou da entrada da área. A bola desviou em Edmilson e Carlos Germano se esticou todo para dar um tapa na bola. Os argentinos alegam que o goleiro brasileiro tirou de dentro do gol, mas o árbitro Pedro Carlos Bregalda mandou o jogo seguir.

O Brasil tinha um Romário muito abaixo do nível que se espera, mas um Denilson muito inspirado. Aos 7 minutos, Romário foi repor o lateral no campo de ataque, podendo tocar a Ronaldo na área ou Denilson fora dela. Não escolheu nem uma nem outra, tocando mais atrás ainda, onde Mercado já se preparava para o contra ataque. Denilson percebeu o equívoco do camisa 11 brasileiro e se antecipou, ficando com a bola e girando em direção à área. Mercado tentou desarmá-lo, mas o camisa 17 tem no drible sua arma mais letal. Com uma finta, Denilson se livrou do marcador argentino, invadiu a área pela esquerda e chutou cruzado para vencer Abbondanzieri: Brasil 1x0.

No intervalo, Madeirite tirou Kleberson e Romário para colocar Roque Junior e Ronaldinho. Edmilson passaria à cabeça de área e Roque Junior faria a dupla de zaga com Lúcio, enquanto Ronaldinho entraria na ponta direita, mas com a missão de trazer a bola pro meio e ajudar Rivaldo na armação. Argentino, por sua vez, tirou os apagados Conca e Alario para colocar Kranevitter e Tevez.

As mudanças melhoraram a Argentina, que passou a ter mais peças no campo de ataque, forçando o time brasileiro ao erro. Eram apenas dois minutos de jogo quando Di Maria arrancou pela esquerda e Cafu o derrubou na entrada da área, em uma falta desnecessária, pois Lúcio vinha na cobertura. Messi cobrou a falta com maestria ímpar, por cima da barreira, vencendo Carlos Germano e empatando o jogo: Argentina 1x1.

O crescimento da Argentina era nítido e o erro abalou Cafu. O Brasil deu a saída de bola, aos 3 minutos e ainda tentava se organizar quando a bola chegou ao seu camisa 2. Cafu tentou sair driblando e foi desarmado por Di Maria próximo à entrada da área brasileira. O camisa 7 pegou a defesa desarrumada e, da meia lua, chutou com força e venceu Carlos Germano, fazendo Argentina 2x1.

A partir daí, o Brasil passou a buscar o empate no desespero, enquanto os argentinos tinham o contra ataque à sua disposição. A entrada de Kranevitter foi essencial para isso, pois o camisa 5 estava bem posicionado em campo para impedir o último passe brasileiro e reiniciava as jogadas com categoria. Mas o Brasil foi se arrumando aos poucos e Rivaldo começou a jogar melhor. Primeiro, anulava Messi, o responsável pelas jogadas de ataque do rival. Depois, com a bola dominada, abria o jogo nas pontas e dava a Denilson e Ronaldinho, que procuravam Ronaldo no comando de ataque. Dessa forma, o jogo ficou bom e os dois goleiros tiveram que trabalhar muito para evitarem outros gols.

O jogo se encaminhava para o final quando Rivaldo acionou Denilson na esquerda. O camisa 17 partiu com a bola dominada e se embolou com Mascherano próximo à entrada da área argentina. O árbitro marcou falta, para desespero dos argentinos, que alegam não ter havido a infração. O temor da Argentina era justificável, pois uma falta na entrada da área, no último minuto de partida, contra o Brasil, era suicídio. Roberto Carlos, Rivaldo, Denilson, Juninho e Ronaldinho se apresentaram para cobrar. Pelo local e características, Ronaldinho foi para a bola e, tal qual Messi no início do segundo tempo, cobrou de forma magistral. A bola passou por cima da barreira e morreu no fundo das redes, mesmo com Abbondanzieri se atirando desesperadamente: Brasil 2x2.

Em um jogo onde a Argentina foi melhor, os brasileiros devem agradecer aos céus pelo empate. Dominados na maior parte do jogo, ainda tiveram a ajuda da arbitragem para não saírem derrotados. Já os argentinos lamentam o segundo 2x2 depois de jogarem melhor.

Destaque do jogo: Lionel Messi. Novamente, o camisa 10 argentino se destacou. Com movimentação constante no campo de ataque, buscou tabelas, finalizou e levou perigo constante ao arco brasileiro. Marcou seu gol com uma cobrança de falta magistral.

CLASSIFICAÇÃO

Grupo A
1° Japão - 6 pontos
2° Alemanha - 3 pontos
3° França - 1 ponto, 5 gols pró
4° Holanda - 1 ponto, 3 gols pró

Grupo B
1° Inglaterra - 4 pontos
2° Brasil - 2 pontos, 5 gols pró
3° Argentina - 2 pontos, 4 gols pró
4° Camarões - 1 ponto

ARTILHARIA

1° Kojiro Hyuga (Japão) - 4 gols
2° Thomas Muller (Alemanha), Angel Di Maria (Argentina), Lionel Messi (Argentina), Denilson (Brasil), Zinedine Zidane (França), David Beckham (Inglaterra), Peter Crouch (Inglaterra), Sawada (Japão), Oliver Tsubasa (Japão) - 2 gols

NOTAS RÁPIDAS

  • A terceira e decisiva rodada deve acontecer entre domingo e terça-feira. No grupo A, o Japão já está classificado. Alemanha, França e Holanda ainda têm chances. No grupo B, todas as equipes têm chances de avançar. Vai ser uma rodada eletrizante!
  • No último domingo (01/07), a FMN (Futebol de Mesa Niterói) promoveu uma clínica de futebol de mesa no shopping Itaipu Multicenter, na Região Oceânica de Niterói. Ação pioneira na região, levou mesas à praça de alimentação do local e convidou as pessoas a tentarem umas palhetadas. Não havia outra opção de jogo além de dadinho, mas foi feito um convite para iniciarmos a divisão da regra paulista 12 toques e, assim, é possível que equipes da FIFUBO passem a jogar na FMN. Os jogos acontecem no Praia Clube São Francisco, nas terças e quartas-feiras, de 19 às 22h. Uma ótima iniciativa, que leva todo o nosso apoio.

Crianças e adultos jogando futebol de botão na praça de alimentação do Itaipu Multicenter. Parabéns a quem teve a ideia. Que seja a primeira de muitas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!