sábado, 14 de julho de 2018

Copa do Mundo de Futibou de Butaum - Grupo B - Terceira Rodada - 14/07/2018

A ideia era finalizar a fase de grupos durante a semana, fazer as semifinais na sexta, a disputa do terceiro lugar no sábado e a final no domingo, finalizando o torneio junto com a Copa do Mundo de Futebol. Mas sabe como são os calendários no futibou de butaum... enfim, o sábado chegou com um dia de céu azul mas muito frio. O público nem quis saber e lotou o Itaquá Dome para conhecer os semifinalistas da Copa do Mundo de Futibou de Butaum.

A situação no grupo B era a seguinte: Camarões e Brasil se enfrentavam no primeiro jogo, enquanto Inglaterra e Argentina faziam a segunda partida. Todos tinham chances de classificação. Para se classificar, Camarões precisava vencer e torcer para a Argentina não vencer a Inglaterra. Se o Brasil vencesse, se classificava, mas o empate também o levaria às semifinais desde que a Inglaterra derrotasse a Argentina ou os argentinos empatassem marcando menos gols que os brasileiros. A Inglaterra se classificaria com vitória ou empate. A Argentina teria que vencer os ingleses ou, em caso de empate entre Camarões e Brasil, poderia empatar. Com o grupo tão embolado assim, vamos ver quem avança no torneio!

CAMARÕES 1x4 BRASIL

Inexperientes e desentrosados, os africanos não podiam pensar em outro resultado que não a vitória. Desta vez, Arenoso resolveu dar chance a Roger Milla desde o início, colocando-o no lugar de Oman Biyik, mas o esquema continuava no 4-5-1, visando barrar o poderio ofensivo do rival. Os sulamericanos podiam até empatar para avançar e tinham todo o favoritismo ao seu lado. Por isso, Madeirite resolveu dar chance aos reservas. Roque Junior e Ronaldinho iriam para o jogo, enquanto Romário e Edmilson ficariam no banco.

O jogo começou muito bem. Mfede deu a saída para Roger Milla, que avançou em velocidade pela direita. Roque Junior apareceu bem na marcação e desarmou o camaronês, tocando a Kleberson na entrada da área. O camisa 15 tocou a Rivaldo no meio e o camisa 10 tabelou com Juninho, recebendo de volta no campo de ataque. Próximo à entrada da área, Rivaldo viu o posicionamento do goleiro e mandou um lindo chute, sem chances para Nkono, abrindo o marcador com apenas 40 segundos: Brasil 1x0.

Com esse início arrasador, se esperava um massacre dos brasileiros ou uma reação dos camaroneses, mas não foi nada disso que aconteceu. O jogo ficou muito ruim, com erros de passe de lado a lado e os dois times marcando dentro de seus próprios campos, deixando a torcida impaciente.

Somente aos 9 minutos aconteceu algo para levantar o torcedor. Carlos Germano cobrou tiro de meta para Rivaldo no meio e o camisa 10 abriu na esquerda para Denilson. O meio de campo camaronês, recuado e marcando forte, dificultava o prosseguimento da jogada, mas Denilson é mestre em abrir defesas com seus dribles. Com um toque, o camisa 17 se livrou de Mbouh Mbouh e, com outro, saiu da marcação de Kana Biyik, rolando a Ronaldo dentro da área. De frente pro gol, o camisa 9 brasileiro só precisou escolher o canto e sair para o abraço, completando bela jogada coletiva: Brasil 2x0.

No intervalo, Arenoso resolveu mudar o esquema e tentar levar a sua equipe a uma virada quase impossível. Tirou Massing e Pagal, colocando Ndip e Oman Biyik em seus lugares, passando a jogar no 4-4-2. Já Madeirite resolveu reforçar a defesa e tentar os contra ataques. Tirou Juninho e Ronaldinho e colocou Edmilson e Romário.

O panorama não mudou no segundo tempo e o jogo continuou muito ruim. As equipes erravam tudo e não conseguiam dar sequência às jogadas. O primeiro chute a gol só saiu aos 3 minutos e, mesmo assim, completamente torto.

Quando as boas jogadas não saem, o drama aparece e, neste jogo, foi o zagueiro Lucio quem tentou complicar as coisas. Aos 5 minutos, ele fez uma falta totalmente desnecessária em cima de Oman Biyik, na entrada da área. Mfede cobrou com perfeição, por cima da barreira, e descontou para Camarões: 1x2.

Nesse momento, o Brasil passou a calcular muito bem o que faria, pois um erro poderia lhes custar caro. Camarões passou a frequentar o campo de ataque com jogadas de velocidade, mas a falta de entrosamento era um preço alto a se pagar. Cada lance era um pequeno drama e é nesses momentos que a experiência e a genialidade precisam fazer a diferença. Aos 8 minutos, Roque Junior afastou bola da área e Roberto Carlos pegou o rebote no meio de campo. O camisa 6 avançou com a bola dominada e deu um ótimo passe no corredor, encontrando Denilson. O camisa 17 deu mais um drible espetacular, desta vez em Ndip, para entrar na área e chutar cruzado, sem chances para Nkono, fazendo Brasil 3x1.

Camarões foi para o tudo ou nada, pois precisava de 3 gols para avançar às semifinais, mas errou a saída. Edmilson roubou a bola de Oman Biyik e tocou a Kleberson, que avançou para o campo de ataque. Da intermediária, o camisa 15 resolveu arriscar um chute, que saiu fraco, rasteiro e cruzado. Nkono resolveu fazer golpe de vista e acabou falhando feio: Brasil 4x1.

Camarões está eliminado da Copa. O atraso na chegada foi crucial para uma equipe que tem um esquema de jogo interessante, velocidade e bom toque de bola, mas não teve tempo para se entrosar. O Brasil, por sua vez, consegue a vaga sem brilho. Apesar da goleada, a equipe não jogou bem. Precisa melhorar muito se quiser continuar sonhando com o título.

Destaque do jogo: Rivaldo. Em um jogo tão ruim, o camisa 10 foi um toque de talento. Ficou a partida inteira no campo de ataque, buscando tabelas e organizando o jogo. Fez o primeiro gol e participou da jogada do segundo, sendo crucial para a classificação brasileira.

INGLATERRA 1x1 ARGENTINA

Com a vitória do Brasil, a Inglaterra ainda se classificaria com vitória ou empate. David English atendeu aos apelos dos torcedores e lançou Peter Crouch no lugar de Wayne Rooney. Já a Argentina só podia pensar em vitória. Qualquer outro resultado eliminaria os sulamericanos e, por isso, Argentino mandou a campo a equipe que vinha atuando.

A Argentina começou o jogo em cima, pressionando os adversários e fazendo com que a defesa inglesa tivesse muito trabalho para impedir os ataques argentinos. Mas os europeus mostraram muita organização e entrega e, assim, não só conseguiu repelir as tentativas do rival, como abriram o marcador.

Aos 3 minutos, Scocco partiu com a bola dominada pela esquerda, mas Beckham apareceu e conseguiu desarmá-lo de forma espetacular, tocando a Gerrard na cabeça da área inglesa. O camisa 4 levantou a cabeça e fez um lançamento magistral. De meia lua a meia lua, a bola viajou e encontrou Michael Owen livre, no buraco deixado por Gabriel Milito na zaga. O camisa 10 invadiu a área e chutou na saída de Abbondanzieri, fazendo Inglaterra 1x0.

A partir deste momento, a Inglaterra passou a dominar o jogo, ocupando muito o campo de ataque e desperdiçando várias oportunidades. A Argentina, aos poucos, foi se recuperando e reequilibrando as forças do jogo, também criando suas oportunidades. Mas o empate veio apenas aos 9 minutos, quando Abbondanzieri cobrou tiro de meta para Messi no meio de campo e o camisa 10 tabelou com Di Maria, recebendo de volta no campo de ataque. A marcação veio para cima de Messi que, com o canto do olho, percebeu Scocco livre na esquerda. O passe foi preciso e o camisa 9 invadiu a área após driblar Ferdinand, chutando na saída de Robinson e empatando o jogo: Argentina 1x1.

No intervalo, David English tirou Bridge e Crouch para colocar Carragher e Rooney. Argentino também mexeu, tirando Conca e Alario, para colocar Kranevitter e Tevez em seus lugares.

O jogo ficou eletrizante, um dos melhores do torneio. As duas equipes se fartaram de perder oportunidades. Enquanto Owen obrigava Abbondanzieri a fazer ótima defesa, Robinson fazia milagre em finalização de Scocco. Joe Cole concluía para fora uma ótima jogada coletiva aqui e Di Maria desperdiçava uma chance lá.

As duas chances mais claras de gol ocorreram em cobranças de falta na entrada da área. David Beckham mandou uma no travessão, aos 5 minutos, que saiu pela linha de lado. No último minuto de jogo, Messi cobrou uma falta com violência que explodiu no travessão, quicou próximo à linha e a defesa aliviou. Assim, apesar do jogo espetacular, o placar não se alterou.

A Inglaterra avança em segundo lugar no grupo, com o mesmo número de pontos que o Brasil, mas com menos gols marcados (8x9). A Argentina sai com um gosto muito amargo, pois jogou muito bem as três partidas (dominando as duas primeiras), mas sem conseguir sair do empate nas três ocasiões.

Destaque do jogo: David Beckham. Com tantos jogadores se destacando, fica difícil escolher o melhor, mas o camisa 7 inglês conseguiu ficar um nível acima dos demais. Foi bem na defesa, ajudando a afastar o ataque argentino; armou bem o jogo tanto pela direita, quanto pelo meio, quanto na esquerda; e concluiu muito bem. Se multiplicou em campo e ajudou seus companheiros a avançarem à semifinal.

CLASSIFICAÇÃO

Grupo A
1° Japão - 7 pontos
2° Alemanha - 4 pontos
3° França - 2 pontos, 8 gols pró
4° Holanda - 2 pontos, 4 gols pró

Grupo B
1° Brasil - 5 pontos, 9 gols pró
2° Inglaterra - 5 pontos, 8 gols pró
3° Argentina - 3 pontos
4° Camarões - 1 ponto

ARTILHARIA

1° Kojiro Hyuga (Japão) - 4 gols
2° Thomas Muller (Alemanha), Denilson (Brasil), Djorkaeff (França) - 3 gols
3° Di Maria (Argentina), Messi (Argentina), Rivaldo (Brasil), Mfede (Camarões), Zinedine Zidane (França), David Beckham (Inglaterra), Peter Crouch (Inglaterra), Jun Misugi (Japão), Sawada (Japão), Taro Misaki (Japão), Oliver Tsubasa (Japão) - 2 gols

NOTAS RÁPIDAS

  • Com os resultados, a classificação e o sorteio, ficou decidido que as semifinais serão, nesta ordem, Japão x Inglaterra e Brasil x Alemanha, provavelmente neste domingo. Se tudo der certo, a disputa do terceiro lugar será no próximo sábado e a final, no domingo.
  • Os registros antigos foram recuperados e os gols, atualizados. Assim, mais jogadores conseguiram atingir marcas históricas ou ficar perto delas. Mike Modano se aposentou com 105 gols; Zenden tem 112 gols, tanto por Imperatriz quanto pela seleção holandesa e, assim, se torna o primeiro jogador de seleção a passar dos 100 gols; Edmundo está muito próximo da marca centenária, com 91 gols anotados pelo Vasco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!