quarta-feira, 14 de junho de 2017

Copa Rio 2017 - Final jogo de volta - 14/06/2017

Quarta-feira, véspera de feriado, dia frio e chuvoso. O clima não parecia o ideal para uma partida de futibou de butaum, mas o dia estava perfeito para uma final emocionante de campeonato. O público lotou o Itaquá Dome e foi brindado com uma partida espetacular. Em pouco tempo, o campeão da Copa Rio seria coroado!

A primeira partida terminou 3x2 a favor do Bangu, o que significa que o Imperatriz precisava de uma vitória por dois ou mais gols de diferença para ficar com a taça. Assim, Dircys pediu a seus jogadores que fizessem o máximo para que a bola chegasse aos pés de Elton no campo de ataque.

O Imperatriz foi a campo com 1. Charlie Brown; 3. Triton, 2. Leão, 4. Stam, 33. Ramon; 6. Cristóvão, 7. Etcheverry (c), 10. Zenden; 11. Rodrigo Pimpão, 9. Elton e 16. Denilson

Uma partida para fazer história. Esse era o lema do Bangu, que levantaria a taça se vencesse ou empatasse o jogo. Os irmãos Buchanan's Deluxe pediram aos seus jogadores que dessem a vida em campo, jogassem intensamente o tempo inteiro, para a equipe levantar sua primeira taça. A ordem era marcar forte e sair em contra ataques.

O Bangu foi a campo com 1. Ricardo Cruz; 2. Zanata, 3. Paulo Paiva, 4. Wilson Gottardo (c), 6. Eduardo Cachaça; 5. Borçato, 11. Macula, 8. Arturzinho, 10. Mendonça; 7. Marinho e 9. Claudio Adão

IMPERATRIZ 2x3 BANGU

À esquerda, os jogadores do Imperatriz, prontos para a saída de bola. À direita, os jogadores do Bangu. A arbitragem era de Pedro Carlos Bregalda, auxiliado pelo Promotor Corregedor

Quando a bola rolou, o Imperatriz tratou de ocupar o campo de ataque, mas o Bangu tinha uma marcação apertada. Sempre que a bola ia para um jogador do Imperatriz, um atleta do Bangu aparecia em cima para roubar-lhe a bola e já reiniciava o contra ataque.

Foi assim aos 2 minutos, quando Wilson Gottardo desarmou Rodrigo Pimpão e tocou no meio para Borçato. O camisa 5 abriu na esquerda para Eduardo Cachaça, que tocou no meio para Mendonça. O camisa 10 deu bonito passe em profundidade para Macula, que veio de trás e pegou a defesa do Imperatriz aberta. Adiantando demais a bola, o camisa 11 levou-a para dentro da área e, percebendo que Charlie Brown saía enlouquecidamente, Macula deu um leve toque pro lado e esperou o contato. Claudio Adão cobrou o pênalti no canto direito de Charlie Brown, que até acertou o canto, mas a bola foi precisa e rasteira: Bangu 1x0.

O Imperatriz precisava, agora, de 3 gols para ser campeão e não conseguia jogar. O Bangu, em cima, continuava roubando a bola. Só que, agora, tocava de pé em pé com calma, gastando o tempo. E assim o primeiro tempo foi passando. Até que, aos 8 minutos, nova linda jogada coletiva começou lá atrás, quando Paulo Paiva interceptou bola que ia para Elton, tocando a Borçato no meio. O camisa 5 passou a Zanata na direita, que procurou Arturzinho no meio. O camisa 8 tabelou com Mendonça e deu mais atrás a Macula, na esquerda. O camisa 11 fez uma esticada e encontrou Claudio Adão já na intermediária de ataque. Com liberdade, o camisa 9 inverteu para o lado direito, onde Marinho recebeu e avançou pela ponta, com Claudio Adão correndo para a área. O camisa 7 foi ao fundo e cruzou. Claudio Adão cabeceou da marca do pênalti e viu a bola tocar no travessão antes de entrar: Bangu 2x0.

No intervalo, Dircys foi para o tudo ou nada. Tirou Stam e Denilson e colocou Paulo Isidoro e Dinei. Cristóvão iria para a zaga, Etcheverry para a volância e Paulo Isidoro armaria, adiantando o time radicalmente. Já os irmãos Buchanan's optaram por poupar jogadores cansados. Saíram Paulo Paiva e Mendonça e entraram André Biquinho e Messias.

O Imperatriz voltou melhor para o segundo tempo, mas se abria perigosamente aos contra ataques, assim o jogo ganhou emoção. As tentativas da equipe de Niterói paravam em defesas espetaculares de Ricardo Cruz, mas aos 4 minutos, ele nada pôde fazer. Marinho fez falta em Ramon, que tocou rápido a Etcheverry. O camisa 7 abriu na direita para Paulo Isidoro, que tocou mais à direita para Zenden. Relembrando os velhos tempos, o melhor jogador de futibou de butaum do mundo arrancou pela direita, driblou Borçato, trouxe a bola pro pé esquerdo e desferiu ótimo chute da entrada da área, fazendo Imperatriz 1x2.

O gol empolgou e a equipe tinha, agora, 6 minutos para buscar pelo menos dois gols e levar pros pênaltis. Assim, o Imperatriz largou a cautela e foi ao ataque. O Bangu adiantou a marcação para abafar, mas o Imperatriz abriu o jogo pelas pontas. Assim, aos 7 minutos, Triton cobrou lateral a Rodrigo Pimpão, que avançou pela ponta e cruzou. Livre, Elton escorou de pé direito e incendiou o jogo: Imperatriz 2x2.

A partir daí, ninguém ousava respirar no estádio. O Bangu era melhor, mas um gol do Imperatriz levaria a partida para os pênaltis. O time de Moça Bonita optou pela retranca, mas o time de Itacoatiara ficava no campo de ataque. Por duas vezes, com Rodrigo Pimpão e Paulo Isidoro, Ricardo Cruz teve que se esticar e fazer defesas milagrosas.

A pressão foi enorme até os acréscimos, quando em cruzamento para a área, Ricardo Cruz afastou de soco e a bola caiu na entrada da área aos pés de Gottardo. O capitão passou na esquerda para Eduardo, que inverteu o jogo para Marinho. Com um passe de primeira, o camisa 7 encontrou Claudio Adão no meio e o centroavante avançou, driblando Leão e chutando na saída de Charlie Brown, para fazer o gol do título: Bangu 3x2.

BANGU CAMPEÃO DA COPA RIO 2017

Os jogadores do Bangu estavam com lágrimas nos olhos, celebrando efusivamente a sua primeira taça. A equipe já venceu um Torneio Início do Apertura, em 2010, mas o título não é considerado oficialmente, então esta Copa Rio é a primeira conquista efetiva do Bangu na FIFUBO. Melhor que isso, a equipe foi campeã invicta, com 3 vitórias e 1 empate, marcando 11 gols e sofrendo 8 gols.

"Eu não tenho palavras. Diziam que nosso time era composto por veteranos peladeiros, que não aguentavam o ritmo de uma partida. Mas, pouco a pouco, nós fomos melhorando e avançando. Fazer o que? Experiência também leva a conquistas..." - Buchanan's Deluxe 14, um dos técnicos do Bangu.

ARTILHARIA

Claudio Adão, do Bangu, e Elton, do Imperatriz, foram os artilheiros da Copa Rio, cada um com 5 gols marcados na competição.

"Já tinha sido artilheiro outras vezes, mas ser artilheiro e campeão é uma coisa inédita... e maravilhosa!" - Claudio Adão
"É doloroso perder uma final, mas ao menos eu posso me consolar por ter feito a minha parte. E esses 5 gols são a prova disso" - Elton.

Os jogadores Claudio Adão e Elton são parabenizados pelo narrador José Carlos Araújo, durante a entrega do prêmio de artilheiros da Copa Rio

No momento da entrega da taça, o capitão Wilson Gottardo não conseguiu esconder a emoção. Em 13 anos de Bangu, era a primeira vez que ele ia ao tradicional tapete vermelho receber um troféu.

"Eu não sei o que dizer. Escolhi o Bangu, virei capitão e fiz amigos aqui, que confiam na minha liderança. Agora, levanto essa taça e passa um filme na minha cabeça, um filme de 13 anos. Não quero esperar outros 13 para levantar outro troféu. Nós vamos para a Supercopa FIFUBO!" - Wilson Gottardo, capitão do Bangu.

O capitão do Bangu, Wilson Gottardo, recebe a taça de campeão da Copa Rio das mãos do vice presidente da FIFUBO, Ruben Paz

A verdade é que o sucesso dessa equipe foi desenhada a muitas mãos. Começando por Ricardo Cruz, uma parede lá atrás, com defesas milagrosas nos momentos mais difíceis; passando por Zanata, que voltou de suspensão para ser uma ameaça constante pelo lado direito; com a dupla de zaga formada por Paulo Paiva e Wilson Gottardo, que trazem segurança e, principalmente, com Gottardo sendo um gigante na grande final; Eduardo Cachaça e toda a sua experiência como lateral esquerdo, tanto atacando pela ponta, como armando o jogo pelo meio; com Borçato como cão de guarda, protegendo a entrada da área; com Macula como segundo volante e ajudando tanto na marcação quanto na armação; com a genialidade de Arturzinho, o Rei Artur, que usava sua experiência para levar o time à frente; com Mendonça como dono do meio de campo e verdadeiro maestro; com Marinho e suas arrancadas pelo lado direito, passando para os gols na final; com Claudio Adão como grande matador, autor de um hat trick e artilheiro do campeonato; com Messias e André Biquinho, que entravam e ajudavam a renovar o elenco; com os irmãos Buchanan's insistindo no trabalho de uma junta técnica, coroados com a conquista. Esse é o Bangu, campeão da Copa Rio 2017!

Jogadores do Bangu dão a volta olímpica, celebrando a conquista da Copa Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!