segunda-feira, 31 de março de 2014

Avaliação das equipes, ao término do primeiro turno do Apertura 2014

Boca Juniors - Em quinto lugar, a equipe passou por altos e baixos. Da derrota no Superclássico, a equipe passou rodadas em que vencia uma, perdia outra, até tomar uma goleada do Huracán (3x6) que destrambelhou tudo. Seu destaque é Riquelme, que vem tendo atuações de gala, mas sem ninguém com quem dialogar. Palermo não repete as atuações do Clausura 2013, quando foi o artilheiro com 14 gols. Fez apenas 4 neste primeiro turno. Paralelo parece estar de saída mesmo...

Estudiantes de La Plata - A sensação do campeonato, lidera com uma incrível campanha, onde venceu 5 jogos e perdeu só 2. A equipe estreou com uma sonora goleada no Racing (6x2) e ainda contou com outros resultados expressivos, como o 5x0 no Velez. Das derrotas, a mais dolorosa foi para o River Plate (2x5). Com um esquema de jogo eficiente, contando com bons passes e marcação forte, a equipe já marcou gols com vários jogadores diferentes. Cristaldo parece ter o time nas mãos, pronto para levantar a taça.

Huracán - Um começo muito ruim, com 3 derrotas nos 3 primeiros jogos. Na quarta rodada, no entanto, a equipe engrenou, com 3 vitórias (uma delas a goleada sobre o Boca) e um empate, assegurando uma invencibilidade que lhe colocou na zona de classificação, em quarto lugar. Muito disso se deve ao equilíbrio que Sr Rabina trouxe à equipe, marcando forte e saindo em velozes contra ataques o jogo todo. Isso e os gols de Cigogna, que já marcou 10 e é o artilheiro do campeonato.

Independiente - Apresenta seu futebol eficiente, que sempre o mantém na zona de classificação. Está em segundo lugar, com 4 vitórias, 2 empates e apenas 1 derrota. As constantes lesões, no entanto, prejudicam o avanço da equipe. Mesmo assim, somente um ponto os separa do líder. Tem em Nestor Silvera seu destaque. Vice artilheiro do certame, já marcou 9 gols.

Racing - A grande decepção do campeonato, mais uma vez. Após vencer o Torneio Início, se esperava que fosse afastar a má impressão da péssima campanha no Clausura 2013. Mas as 5 derrotas nas 5 primeiras rodadas mostraram exatamente o oposto. Depois disso, dois empates e a equipe termina o primeiro turno em último, a única que ainda não venceu. Apesar de ter a pior defesa, o grande problema está na pouca eficiência do ataque, que só marcou 11 gols (1 a mais que Cigogna). Rumores indicam que Madeirite pode deixar o clube e acertar com o Boca e isso talvez explique o esquema fraco. O único destaque é o brilhareco que Ruben Capria apresenta de quando em quando. Para eles, o campeonato já parece perdido.

River Plate - A vitória no Superclássico, seguida de um triunfo diante do Velez, dava a impressão de que o River ia deixar seus adversários comendo poeira. Apelidado de "Barcelona do Futebol de Botão", pelo toque de bola envolvente, a equipe deixou a desejar neste primeiro turno, com uma campanha muito irregular. Se está invicto, também não chega a muitas vitórias. Venceu 3 e empatou 4 até aqui, se mantendo no terceiro lugar. Seu grande destaque até o momento é David Trezeguet, autor de 7 gols. Para Francescoli, no entanto, o desafio será melhorar o rendimento entre todos os setores a fim de evitar que esta sina de empates se mantenha no segundo turno.

San Lorenzo - Sensação no início do campeonato, ao vencer seus três primeiros jogos, a equipe decepcionou na sequência, perdendo três e empatando uma. A grande campanha que o levou a dividir a liderança com o Estudiantes foi freada e, hoje, o time está em sexto lugar. Romagnoli alterna bons e maus momentos, cabendo a Piatti ser o grande destaque da equipe até aqui. Porém, Nilson precisa recolocar o San Lorenzo no rumo das vitórias, se quiser coroar seu belo início de temporada com a classificação aos playoffs.

Velez Sarsfield - Tido como uma grande incógnita pelos times que enfrentava pela primeira vez, é uma incógnita até hoje. Sem um padrão de jogo decidido, com muitas experiências e nenhuma conclusão, o Velez é o sétimo e penúltimo colocado, com 1 vitória, 1 empate e 5 derrotas. Perdeu dois jogos, venceu um (contra o combalido Racing), voltou a perder até a última rodada, quando conseguiu empatar com o Boca. Seu destaque até aqui é Romero, que andou flertando com o banco e, quando entrou, mostrou que não pode haver dúvidas quanto a seu aproveitamento. Valdir Espinoza já balança no cargo e, se não mostrar evolução no segundo turno, pode ser demitido tão logo acabe o campeonato.

NOTAS RÁPIDAS

  • O campeonato recomeça neste sábado, com o Superclássico Boca Juniors x River Plate abrindo os trabalhos.
  • Houve um erro na contagem de pontos na última semana, com o River aparecendo em segundo lugar. Porém o Independiente é quem ocupa tal posição, com 14 pontos ganhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!