sábado, 22 de março de 2014

Torneio Apertura 2014 - Sétima Rodada - 22/03/2014

Neste sábado meio nublado foi iniciada a última rodada do primeiro turno do Apertura 2014, com dois jogos muito interessantes. Vamos a eles!

SAN LORENZO 1x3 ESTUDIANTES

As duas equipes que mais empolgaram neste início de campeonato se enfrentavam justamente na última rodada. Sem vencer há 3 jogos, o San Lorenzo patina para deixar o G4 e precisava da vitória a todo custo. A equipe, a mesma dos últimos jogos, havia treinado marcação forte no meio e saídas pelas pontas. Já o Estudiantes, líder e vindo de uma goleada (5x0 no Velez), tinha na manutenção da liderança na virada de turno o combustível para  a vitória. O uruguaio Hernan Rodrigo Lopez continuava no comando de ataque.

E o primeiro tempo foi inteiro do Estudiantes. A equipe de La Plata tocava a bola com várias opções na frente e desperdiçava chances. Já o San Lorenzo tinha dificuldades em se organizar, fruto do péssimo jogo que Romagnoli e Piatti desempenhavam. Mesmo assim, o placar foi inaugurado aos 8 minutos, quando Angeleri cobrou lateral com força, invertendo o jogo. Gastón Fernandez deu só um toquinho e a bola sobrou no bico da área, pelo lado esquerdo, para Marco Rojo chutar cruzado e vencer Migliore: Estudiantes 1x0.

Preocupado com sua equipe, Nilson sacou Johnathan Ferrari e Raul 'Pipa' Estevez para colocar Tellechea e Bordagaray. Com isso, pretendia mudar o estilo de jogo praticado no primeiro tempo, reforçando a marcação pelas pontas, atacando pelo meio e com os dois atacantes mais próximos um do outro. Já Cristaldo sacou Angeleri e Hernan Rodrigo Lopez para colocar Mathias Sanchez e Mauro Boselli, visando dar descanso aos sacados.

Com isso, o jogo continuou do Estudiantes, que dominava as ações e marcava eficientemente as saídas do San Lorenzo. Aos 3 minutos, Desábato cobrou falta para Enzo Perez no meio. O camisa 7 tocou a Verón mais à frente e o capitão driblou Quiroz para chutar da entrada da área e fazer Estudiantes 2x0.

O gol desanimou de vez o San Lorenzo e deu ao Estudiantes um descanso. A equipe passou a tocar a bola e esperar o fim do jogo. Mas, aos 6 minutos, Romagnoli tentou atear fogo no jogo. Em linda jogada coletiva, ele tocou mais atrás para Piatti. O camisa 12 tocou a Stracqualursi na área, mas como estava de costas, o camisa 9 devolveu a Romagnoli, que pegou de primeira, venceu Andujar, bateu no peito, apontou ao chão e fez a taunt da Paloma: San Lorenzo 1x2.

Romagnoli tentou, mas não conseguiu incendiar o jogo. Na saída de bola, aos 7 minutos, Verón tocou para Leandro Benítez, recebeu à frente e deu um contorno para trás, para levar a bola mais à direita. Migliore percebeu que o camisa 11 tentava ganhar ângulo para o chute e correu para voltar à linha do gol (pois estava mais adiantado). Mas a genialidade de Verón falou mais alto e o camisa 11 deu belo toque por cobertura para vencer o goleiro, enquanto este não teve tempo de retornar para tentar a defesa: Estudiantes 3x1.

Destaque do jogo: Juan Sebastian Verón. Novamente atuando mais adiantado, o capitão da equipe foi o grande nome. Ditou o ritmo do jogo. Distribuiu bons passes, ajudou na marcação e ainda fez dois gols. Espera-se a chuva para mais tarde...

RACING 2x2 INDEPENDIENTE

O jogo de fundo foi o Clássico de Avellaneda. Com apenas um ponto no campeonato, podia-se pensar que o Racing era o grande azarão para esta partida. Mas, além de ser um clássico (onde tudo pode mudar), o empate havia sido na última rodada, justamente contra o poderoso River Plate (3x3), o que dava aos jogadores do Racing um novo ânimo para barrar seus grandes rivais. Já do lado vermelho, a empolgação não vinha só da vitória na última rodada contra um rival direto (3x2 no San Lorenzo), mas da derrota do mesmo San Lorenzo no primeiro jogo, o que fazia com que uma vitória aqui afastasse o Independiente mais ainda de seus rivais, o consolidando em terceiro ou até segundo na virada de turno, dependendo do resultado do jogo do River no domingo. Além disso, o retorno de Acevedo ao banco de reservas após suspensão (no lugar do goleiro Navarro) era um combustível a mais para a equipe vermelha.

O jogo começou nervoso. O Racing errava demais e fazia faltas violentas (só no primeiro tempo, Diego Capria, Acosta e Enrique levaram cartão amarelo), enquanto o Independiente tentava controlar o jogo, mas sem muita organização. Aos poucos, o Independiente foi tomando conta do jogo. Só que o gol só surgiu aos 8 minutos, em uma falha do Racing. Gamboa conseguiu afastar o perigo e tocou a Diego Capria para reiniciar o ataque. O camisa 2, no entanto, começou a retornar com a bola para a defesa e acabou "esquecendo" a redonda próximo ao bico esquerdo da área. Mareque estava lá e, vendo a bola para ele, chutou de primeira e venceu Saja para fazer Independiente 1x0.

No intervalo, aos berros, Madeirite tentava consertar a equipe. Sacou Diego Capria e Latorre e colocou Fariña e Hauche. Já Bayer trocou Vella e Facundo Parra (duas figuras nulas) e pôs Acevedo e Gandin.

Os berros acordaram e o Racing precisou de apenas 14 segundos para empatar o clássico. Numa jogada chamada de "Figura Oito Meio de Campo", Ruben Capria tocou para Pelletieri, mas quem ficou com ela foi Martin Simeone, que passou por trás do camisa 7 para pegar a bola. Ele avançou até a entrada da área e, sem se intimidar com a tentativa de bloqueio de Montenegro, chutou bonito e venceu Navarro: Racing 1x1.

A partir daí, o quadro se inverteu. O Racing passou a dominar o jogo. Marcava bem e saía em bons ataques, levando perigo à meta de Navarro. Já o Independiente se desorganizou e passou a errar passes.

A virada veio aos 3 minutos, quando Martin Simeone avançou pela esquerda, tabelou com Bordagaray e inverteu o jogo para a direita, encontrando Acosta livre. O camisa 9 avançou e chutou no ângulo de Navarro para fazer Racing 2x1.

O jogo continuou à feição do Racing, mas a equipe não conseguiu matar o jogo. O Independiente, por sua vez, começou a variar jogadas na tentativa de encontrar o gol. E conseguiu, aos 9 minutos, em trama muito bonita. Fredes tocou a Gracián no meio, que deu a Gandin na ponta direita. O camisa 9 avançou e tocou no meio, no ponto futuro, para Silvera, que entrava vindo da esquerda. O camisa 11, figura nula até então, invadiu a área e chutou com extrema categoria, tirando Saja da jogada e fazendo Independiente 2x2.

Destaque do jogo: Martin Simeone. No primeiro tempo péssimo de sua equipe, foi o único que tentou levar o Racing ao ataque. No segundo tempo, marcou o primeiro gol, deu o passe para o segundo e foi o principal organizador de jogadas, saindo consagrado, mas ainda sem a vitória.

NOTAS RÁPIDAS

  • O primeiro turno se encerra neste domingo, com Huracán x River Plate e Boca Juniors x Velez Sarsfield. No final de semana seguinte não haverá disputa de partidas. O período entre turnos servirá para as equipes fazerem um balanço de suas participações e treinarem mais forte.
  • A FIFUBO, no entanto, não parará. Na segunda-feira, 31 de março, haverá um resumo geral do primeiro turno, esmiuçando a participação de cada equipe e o que eles poderão almejar para o resto do campeonato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!