domingo, 23 de março de 2014

Torneio Apertura 2014 - Sétima Rodada - 23/03/2014

Foi com muita chuva que o público que compareceu neste domingo ao Itaquá Dome assistiu aos dois jogos que encerraram o primeiro turno do Apertura 2014. E não faltou emoção!

HURACÁN 4x4 RIVER PLATE

Vindo de três vitórias, o Huracán deu uma subida no campeonato. Mas pegava a equipe que sempre lhe aplicava sonoras goleadas. Confiante no acerto de seu esquema, Sr Rabina tinha a certeza de que agora as coisas seriam diferentes. Já Francescoli não acreditava que uma goleada viria sempre. Mesmo assim, o único invicto do campeonato queria a vitória para não deixar o Estudiantes se isolar na liderança. Com campanha irregular no campeonato (3 vitórias e 3 empates), o River vinha sob desconfiança de sua torcida.

Bastou a bola rolar para qualquer dúvida se desvanecer. Com um futebol envolvente, fazendo jus à alcunha de "Barcelona do Futebol de Botão", o River Plate foi forçando o Huracán a se desfazer da bola, empurrando a equipe oposta para o campo de defesa e rondando a área. O gol era questão de tempo e bastaram 2 minutos de jogo para aparecer. Ferrari desarmou Ruben Masantonio e tocou para José Maria Paz, que saiu em velocidade ao ataque. O camisa 4 procurou Ortega e foi tabelando com ele até o bico direito da área, quando o zagueiro chutou forte e venceu Islas, para fazer River 1x0.

O Huracán errou a saída de bola. Aos 3 minutos, Ruben Masantonio tocou para Villarruel e correu para receber, mas o camisa 13 errou e a bola caiu nos pés de Gallardo. Rapidamente, o camisa 11 tocou para Diego Armando Barrado, que avançou em velocidade pela intermediária esquerda e chutou da entrada da área para fazer River 2x0.

A partir daí, surgiu o temor de uma goleada. O Huracán não acertava mais nada e o River dominava as ações. Aos 7 minutos, em lance polêmico, Ortega recebeu de Ferrari na direita, deu lindo drible em Minici e chutou por cobertura. A bola bateu na parte de cima da rede, próximo ao travessão, e Islas tirou com um tapa. O juiz deu gol e foi cercado pelos jogadores do Huracán, que só saíram com a chegada do policiamento: River 3x0.

Perdendo de 3, nervosos com o que achavam ser um erro de arbitragem e vendo o mesmo filme, os jogadores do Huracán já tinham jogado a toalha, o que foi uma armadilha muito boa. Aos 9 minutos, Almeyda saiu para armar o jogo e o River desperdiçou o ataque. Rapidamente, Alexis Ferrero tocou para Villarruel na direita e o camisa 13 inverteu o jogo para a esquerda, encontrando Cigogna livre. O mito invadiu a área e tocou na saída de Carrizzo para descontar ainda no primeiro tempo: Huracán 1x3.

No intervalo, Sr Rabina tratou de acalmar seus jogadores. Tirou Danelon (que já havia recebido o cartão amarelo) e Milano (opção tática) para colocar Erramuspe e Barrales. Já Francescoli, ciente da vitória fácil, resolveu dar ritmo aos reservas. Sacou Almeyda e Trezeguet e colocou Coudet e Funes Mori, com Ferrari passando a ser o capitão na ausência de Almeyda. Depois do jogo, Francescoli explicou que a saída de seu capitão em nada teve a ver com a falha de marcação, mas com o ritmo dos reservas e o bom jogo que Barrado realizava.

A soberba de Francescoli derrubou o River. O Huracán passou a rondar o ataque e o futebol de Barrado sumiu, pois teve que jogar mais recuado. Aos 2 minutos, Berizzo errou passe, interceptado por Erramuspe. Ele tocou para Villarruel, que tocou em profundidade a Cigogna. O mito entrou na área pela direita e, com belo toque de cobertura, tirou Carrizzo da jogada para fazer Huracán 2x3.

O gol recolocou o Huracán no jogo e tirou o River completamente. A equipe de Nuñez não acertava mais nada e o Huracán começou a rondar mais a área. Aos 4 minutos, Masantonio avançou pelo meio e tocou à esquerda para Barrales. O camisa 11 chamou a marcação e, com toque de gênio, deu a Cigogna livre na direita. O mito chutou de fora da área e empatou o jogo: Huracán 3x3.

A partir daí, desespero total em Nuñez. O Huracán, feliz com o empate, passou a jogar mais leve e encontrou a virada aos 7 minutos. Centurión desarmou Funes Mori e tocou em profundidade para Barrales. O camisa 11 foi ao fundo e cruzou rasteiro no primeiro pau, onde Ruben Masantonio entrou e chutou de primeira, virando fantasticamente para o Huracán: 4x3.

A torcida do River já saía do estádio quando Barrado roubou uma bola e tocou para Berizzo, que deu rapidamente a Buonanotte na esquerda. O camisa 30 trouxe para o meio, driblou Barrientos e chutou de fora da área para vencer Islas e dar números finais ao jogo: Huracán 4x4.

Destaque do jogo: Daniel Cigogna. No ótimo jogo, muitos se destacaram. Mas só quem fez um hat trick pode sair com o prêmio. Cigogna fez o que se espera dele e deu ao Huracán um ponto valioso em jogo que estava perdido.

BOCA JUNIORS 2x2 VELEZ SARSFIELD

O último jogo do turno colocava duas equipes em crise. Vindo de uma goleada humilhante (3x6 para o Huracán), o Boca tinha mudanças. Guillermo Barros Schelloto finalmente barrava Palácio. Com isso, a equipe passava a ter mais qualidade no passe, para desafogar Riquelme. Já o Velez, também vindo de humilhante goleada (0x5 para o Estudiantes) tinha a ameaça de demissão ao seu treinador, Valdir Espinoza, o combustível para virar o jogo. As experiências acabaram e Lucas Romero ganhava de Cubero a vaga.

A atitude do Velez foi outra neste jogo. Com uma marcação forte no meio de campo, com Gago plantado à frente da zaga, a equipe não viu o Boca se aproximar de sua área. As saídas eram pelas pontas, onde Gino Peruzzi e Emiliano Papa atacavam o tempo inteiro e municiavam Dario Hussain e Turco Assad. Mesmo assim, a pontaria não esteve boa e Abbondanzieri salvou o Boca de ir para o intervalo com derrota, mantendo o 0x0.

No intervalo, Paralelo sacou Serna e Schelloto, colocando Battaglia e Viatri. Palermo passou a ser o capitão com a saída de Serna e teria Viatri como companheiro de ataque, passando a atuar com dois jogadores próximos à área. Já Valdir Espinoza só trocou Dario Hussain por Lucas Pratto. O time funcionava, mas precisava de melhor pontaria, por isso a entrada do centroavante.

E bastaram 40 segundos para a justiça ser feita no placar. Forçando o Boca a se desfazer da bola, Gago tocou atrás a Sebá Dominguez, que tocou mais à frente para Lucas Romero. O camisa 7 avançou pela esquerda, driblou Cagna e chutou cruzado para, enfim, vencer Abbondanzieri: Velez 1x0.

A equipe continuou jogando bem, mas Insua foi desaparecendo aos poucos e errando passes. Aos 6 minutos, tentou inverter uma bola para a subida de Emiliano Papa e Battaglia recuperou, tocando para Cagna. O camisa 8 avançou com dificuldades para dominar e chutou mascado da intermediária. A bola pegou um efeito maluco e enganou Sosa, empatando o jogo: Boca 1x1.

A torcida perdeu a paciência com Insua e passou a vaiá-lo, o que foi crucial para a virada injusta do Boca. Ele errou mais um passe e Riquelme pegou a bola, invertendo para Palermo, que invadiu a área e chutou na saída de Sosa para fazer Boca 2x1 aos 9 minutos.

Vaiado cada vez que chegava perto da bola, Insua ainda teve uma pequena redenção nos acréscimos, quando recebeu de Claudio Hussain, driblou três adversários e chutou da direita para vencer Abbondanzieri, empatando em 2x2 e criticando os torcedores. Menos, Insua...

Destaque do jogo: Emiliano Papa. Principal arma ofensiva do Velez, o camisa 3 avançou pela lateral esquerda, distribuiu o jogo, tabelou, concluiu e desarmou. Levou um cartão amarelo e está pendurado.

CLASSIFICAÇÃO

1° Estudiantes - 15 pontos, 5 vitórias, 0 empate, 1 derrota, 25 gols pró, 16 gols contra
2° River Plate - 13 pontos, 3 vitórias, 4 empates, 0 derrota, 21 gols pró, 16 gols contra
3° Independiente - 12 pontos, 3 vitórias, 3 empates, 1 derrota, 20 gols pró, 16 gols contra
4° Huracán - 10 pontos, 3 vitórias, 1 empate, 3 derrotas, 22 gols pró, 20 gols contra
5° Boca Juniors - 10 pontos, 3 vitórias, 1 empate, 3 derrotas, 19 gols pró, 19 gols contra
6° San Lorenzo - 10 pontos, 3 vitórias, 1 empate, 3 derrotas, 14 gols pró, 14 gols contra
7° Velez Sarsfield - 4 pontos, 1 vitória, 1 empate, 5 derrotas, 11 gols pró, 20 gols contra
8° Racing - 2 pontos, 0 vitória, 2 empates, 5 derrotas, 11 gols pró, 22 gols contra

ARTILHARIA

1° Daniel Cigogna (Huracán) - 10 gols
2° Nestor Silvera (Independiente) - 9 gols
3° Juan Sebastian Verón (Estudiantes), David Trezeguet (River Plate) - 7 gols

NOTAS RÁPIDAS

  • Após a rodada, o TJB teve atividade intensa. Retornando de suspensão, o juiz Wilson Neca desagradou a Huracán e River Plate ao validar um gol para o River e não validar outro para a mesma equipe. Os auditores o suspenderam por 2 sorteios. Assim sendo, ele fica fora da primeira rodada do returno.
  • Desta vez, seu auxiliar Defensor não escapou. Como é o segundo jogo de polêmica da dupla, os auditores estenderam a suspensão de 2 sorteios para o Defensor.
  • Além deles, o auxiliar do jogo entre Boca Juniors e Velez Sarsfield, Promotor, foi suspenso por 2 sorteios, por irregularidades na formalidade das substituições. Como só há um auxiliar disponível (Promotor Corregedor), o Promotor auxilia o árbitro no segundo jogo do returno com efeito suspensivo, cumprindo sua suspensão quando terminar a suspensão do Defensor.
  • O milestone da rodada vai para Daniel Cigogna. O primeiro que fez contra o River foi o vigésimo do mito com a camisa do Huracán.
  • Ao final do primeiro turno, o ataque mais positivo fica com o líder Estudiantes, com 25 gols, uma média de mais de 3 gols por jogo. O pior ataque, por sua vez, é dos dois últimos colocados (Velez e Racing), com 11 gols cada, o que dá uma média inferior a um gol por jogo.
  • Já a melhor defesa é do San Lorenzo, com apenas 14 gols sofridos, média de 2 por partida. Já a pior defesa é do Racing, último colocado, com 22 sofridos. A média é de mais de 3 por jogo.
  • No próximo final de semana, a FIFUBO fecha para balanço. O returno começa em duas semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!