quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Torneio Apertura 2011 - Primeira Rodada (19/01/2011)

Em uma quarta-feira de muito sol, calor intenso e estádio cheio, começou o Torneio Apertura 2011 com dois jogos. Esta rodada é realizada em homenagem a Pierre Berens e sua loja www.jogodebotao.com.br, cuja fábrica em Itaipava, foi atingida pelas chuvas que castigaram a região serrana do RJ. Sucesso para você, amigo!

Imperatriz 6x2 Vasco

Tradição nos torneios da FIFUBO, o campeão abre o torneio e, por tabela, fez a repetição da final do ano passado.

O Imperatriz, supercampeão de 2010 (Torneio Início do Apertura, Apertura, Clausura e Supercopa), com mudanças no time. Saíram Palermo e Guillermo Barros Schelloto para o Boca e vieram Rodrigo Pimpão, Elton e Ramon. De quebra, a nova equipe já faturou o Torneio Início do Apertura 2011. O treinador Dircys manteve o esquema de uma vida, um 4-3-3 com um único cabeça de área e jogou com a seguinte escalação: 1. Charlie Brown; 14. Anderson Lima, 2. Leão, 4. Stam, 33. Ramon; 6. Cristóvão, 7. Etcheverry (c), 10. Zenden; 21. Rodrigo Pimpão, 9. Elton, 11. Denilson.

O Vasco vinha de uma situação inédita. Foi o primeiro ano que a equipe da Cruz de Malta não levou um troféu sequer. As mudanças não foram no time ou na tática, mas na filosofia. A partir de agora, a equipe de Antonio Lopes (que não mudará tanto o time) deve forçar ainda a marcação e garantir uma das quatro vagas nos playoffs (antes se falava em ser o primeiro a todo custo). O Vasco jogou com: 1. Carlos Germano; 2. Maricá, 3. Tinho, 4. Mauro Galvão (c), 6. Gilberto; 12. Bruno Lazaroni, 7. Leo Lima, 28. Allan Delon, 15. Dominguez; 10. Edmundo, 13. Donizete.

E o jogo começou com as duas equipes se estudando, mas logo o Imperatriz começou a tomar conta do jogo. Aos 2 minutos, Etcheverry recebeu a bola no meio e lateralizou para Rodrigo Pimpão. O estreante avançou pela ponta e desferiu potente chute cruzado, acertando o ângulo de Carlos Germano para marcar o primeiro gol do campeonato: Imperatriz 1x0.

O Vasco errou a saída e o Imperatriz encaixou contra-ataque. Zenden tocou para Elton, que descobriu Pimpão sozinho dentro da área. O camisa 21 tentou passar por Carlos Germano e foi derrubado. Pênati que Zenden cobrou deslocando Carlos Germano, mas acertou a trave.

O Imperatriz não se desesperou com isso. Aos 5 minutos, Cristovão fez um lançamento longo que encontrou Pimpão sozinho na ponta. Ele entrou na área e tirou Carlos Germano do lance para fazer Imperatriz 2x0.

Aos 9, o Imperatriz mostrou por que é considerada a equipe imbatível. Ramon roubou a bola de Leo Lima com extrema facilidade e tocou para Etcheverry no meio. O capitão foi do meio campo até a entrada da área tabelando com Elton com muita tranquilidade e mandou belo chute no ângulo de Germano para fazer Imperatriz 3x0.

No intervalo, o treinador Dircys resolveu poupar alguns jogadores. Tirou Denilson (que anulou Edmundo), Zenden (poupado devido ao calor) e Anderson Lima (que já não tem o mesmo vigor físico) por Dinei, Romagnoli e Triton. O Vasco mudou Siston, Allan Delon e Dominguez por Gilberto, Marcelinho e Petkovic, visando empatar a partida e tentar a vitória nos penais.

E parecia que o panorama ia mudar mesmo. Na saída de bola, Petkovic recebeu de Leo Lima, driblou Elton e chutou bonito, sem chances para Charlie Brown para fazer Vasco 1x3 aos 15 segundos.

Ledo engano! Aos 40 segundos, o Imperatriz deu a saída. Romagnoli adiantou demais, mas Elton disputou e ganhou no pé de ferro com Maricá e chutou forte, de esquerda, para fazer Imperatriz 4x1.

A partir daí, o Vasco desanimou. Bastaram 2 minutos para Etcheverry receber de Romagnoli para chutar colocado e fazer Imperatriz 5x1.

O Vasco não tinha mais forças para reagir e o Imperatriz resolveu tocar a bola. Aos 7, Marcelinho tocou para Petkovic, que resolveu arriscar de longe. O sérvio acertou o ângulo de Charlie Brown e o Vasco descontou: 2x5.

Aos 9 minutos, o Imperatriz fechou o placar com um contra-ataque rápido. Cristovão recuperou uma bola e tocou para Etcheverry, que inverteu o jogo para Elton. O camisa 9 entrou na área e encobriu Carlos Germano para dar ares de goleada e finalizar o jogo: Imperatriz 6x2.

Destaque do jogo: Rodrigo Pimpão. Dos reforços do Imperatriz, Rodrigo Pimpão era o menos badalado. Mas bastaram dois minutos para ele entrar no panteão dos grandes craques. Marcou os dois gols do campeonato, sofreu pênalti, deu passe para gols, armou jogadas e infernizou o lado esquerdo da defesa vascaína.


São Paulo 2x1 Bangu

O jogo de fundo foi disputado sob um calor mais forte ainda e o campo muito sujo. O São Paulo tentava se recuperar do vice-campeonato no Clausura 2010 após liderar o campeonato inteiro. Jogava com a mesma equipe vice-campeã: 1. Rogério Ceni (c); 2. Cafu, 3. Antonio Carlos, 4. Ronaldão, 6. Serginho; 5. Hernanes, 8. Toninho Cerezo, 9. Palhinha, 10. Raí; 7. Müller, 11. Catê.

O Bangu, por sua vez, tentava se reerguer. A equipe é a mesma, com 1. Ricardo Cruz; 2. Zanata, 3. Paulo Paiva, 4. Wilson Gottardo (c), 6. Eduardo Cachaça; 5. Borçato, 11. Macula, 8. Arturzinho, 10. Mendonça; 7. Marinho, 9. Claudio Adão.

O jogo foi uma sucessão de passes errados e pouca disposição. O primeiro gol só saiu aos 7 minutos, quando Antonio Carlos recebeu de Raí e resolveu arriscar de muito longe. A bola pegou efeito e venceu Ricardo Cruz: São Paulo 1x0.

No intervalo, o treinador Paralelo tirou Müller e Serginho e colocou Pintado e Elivelton; o Bangu trocou Marinho e Eduardo Cachaça e colocou André Biquinho e Messias.

O São Paulo continuou errando muito e o Bangu ia na marra para o ataque. A muito custo conseguiu empatar, aos 5 minutos. Claudio Adão recebeu livre na esquerda, driblou Antonio Carlos duas vezes e mandou para o fundo das redes. Bangu 1x1.

A alegria durou até o minuto seguinte. Na saída de bola, Palhinha passou da bola e recuou para Cerezo. O camisa 8 encheu o pé e, de bico, venceu Ricardo Cruz para fazer São Paulo 2x1.

Destaque do jogo: Rogério Ceni. Não teve muito trabalho com o inoperante ataque do Bangu, mas quando a equipe chegou na área, o camisa 1 estava lá para garantir a vitória de sua equipe.

Nesta quinta ou na sexta a primeira rodada se encerra, com CROL x Americano e o Superclássico Boca Juniors x River Plate!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!