segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Copa Olé 2011

Foi dado o pontapé inicial do calendário 2011 da FIFUBO, dentro de campo. Agora é oficial, a Copa Olé abrirá os trabalhos da FIFUBO todos os anos. Por ser a primeira edição, vale uma explicação:

A FIFUBO só pôde se reerguer graças os esforços argentinos de refazê-la. O Grupo Olé arrendou a FIFUBO, pagou suas dívidas, recuperou o campo e deu nova injeção às equipes. Como troca, passou a ter direitos exclusivos de transmissão, passou a ter um cargo dentro da federação e indicou o presidente (Batistuta), bem como conseguiu inserir uma parte argentina no futebol. River Plate e Boca Juniors começam o ano como participantes da Liga, nos lugares de Fluminense e Viradouro e, no meio do ano, o Independiente se juntará aos 8 clubes participantes da Liga, no lugar do Americano.

A fim de exaltar a cultura futebolística argentina, o grupo Olé criou a Copa Olé, um campeonato disputado pelas equipes argentinas presentes na FIFUBO. A edição deste ano foi apenas um jogo, logo o Superclássico River x Boca. Mas, com a entrada do Independiente, passará a ser um triangular de pontos corridos, em turno único. Explicado este torneio amistoso, vamos ver como foi o Superclássico!

River Plate 2x3 Boca Juniors

O River Plate já havia atuado em alguns amistosos, mas fazia seu primeiro jogo oficial. Já o Boca fazia o primeiro jogo de sua existência, seja oficial ou amistoso. Seus jogadores nem haviam feito um treino sequer até então.

O jogo foi um pouco amarrado, pois havia um calor intenso, o campo estava muito sujo e os times voltavam de férias, completamente fora de forma. O Boca Juniors dominava o meio de campo, com uma marcação forte e boa troca de passes, mas errava o passe mais importante e a bola não chegava aos atacantes. O River Plate, por sua vez, não tinha a posse de bola mas, quando o tinha, levava mais perigo. Foi assim que Ortega acertou o travessão de Abbondanzieri logo aos 2 minutos.

O primeiro gol saiu aos 7 minutos, quando Abbondanzieri errou uma cobrança de tiro de meta que caiu nos pés de Funes Mori. O camisa 9 dominou e descobriu Ortega entrando pela ponta. O passe saiu perfeito e o camisa 10 chutou forte, de dentro da área, para fazer River 1x0.

O Boca deu a resposta imediata. Aos 8 minutos, na saída de bola, Basualdo tabelou com Riquelme e chutou de trivela. A bola fez uma curva e entrou no ângulo de Carrizo, que nada pôde fazer: Boca 1x1.

No intervalo, o River trocou Buonanotte e Coudet por Medina Bello e Barrado; o Boca trocou Serna, Palácio e Palermo por Battaglia, Guillermo Barros Schelloto (que passou a ser o capitão) e Viatri.

E o River já fez o segundo gol logo de cara. Aos 46 segundos, Riquelme cruzou uma bola na área e Carrizo se antecipou. O goleiro deu um chute para o campo de ataque que caiu aos pés de Gallardo. O camisa 11 tocou para Funes Mori livre na área tirar de Abbondanzieri e fazer River 2x1.

O Boca demorou a se encontrar desta vez e o empate só saiu aos 4 minutos. Após Berizzo tocar para lateral, Basualdo cobrou para Riquelme. O camisa 10 trouxe da ponta para o meio e chutou com categoria, de trivela, no ângulo oposto de Carrizo: Boca 2x2.

A partir daí, o River se desorganizou em campo e o Boca mantinha a formação, mas os problemas físicos começaram a aparecer. Com os jogadores cansados, a equipe xeneize dominava, mas não conseguia levar perigo. Isso foi até os acréscimos, quando Ferrari fez uma falta boba na entrada da área, em dois lances. Riquelme rolou para Viatri que encheu o pé e venceu a marcação de Carrizo para fazer Boca 3x2.

BOCA JUNIORS CAMPEÃO DA COPA OLÉ 2011

Destaque do jogo: Riquelme. Apesar da falta de condicionamento físico e entrosamento, o camisa 10 do Boca foi o melhor em campo. Se desdobrou em todos os pontos do meio de campo e no ataque. Marcou, iniciou jogadas e concluiu. Marcou o segundo gol e foi sempre uma importante peça ofensiva.

Após o jogo, Basualdo comentou sua boa participação na partida: "Eu sou um jogador que pode atuar na cabeça de área, na armação ou nas laterais. Bato faltas, pênaltis e escanteios. Mas não pensei que pudesse ir à frente com tanta facilidade e marcar um gol, já que minha função neste time é mais de marcar e reiniciar jogadas. Foi mágico, principalmente por ser em um Superclássico. Espero que meus companheiros me ajudem a fazer isso mais vezes e que eu possa ir ao ataque tabelar com Riquelme outras vezes. É ótimo estrear pelo Boca já marcando gol e ganhando um título!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!