domingo, 21 de janeiro de 2018

Copa Rio 2018 - Final jogo de volta - 21/01/2018

Domingo, temperatura alta, Itaquá Dome lotado. Condições perfeitas para a grande final da Copa Rio.

Mera formalidade, já que o Imperatriz praticamente liquidou a fatura na partida de ida. A vitória por 8x1 lhes dá o direito de perder por até 6 gols de diferença, que ainda assim levantará a taça. Com isso, Dircys resolveu dar oportunidades a Roque Junior e Romário, para ver como eles se sairiam no time titular.

O Imperatriz foi a campo com 1. Charlie Brown; 2. Cafu (c), 3. Lucio, 4. Roque Junior, 6. Roberto Carlos; 15. Kleberson, 19. Juninho, 10. Rivaldo; 11. Romário, 9. Ronaldo, 17. Denilson. O time, treinado por Dircys, auxiliado por Buchanan's e Etcheverry, tendo Frômio como preparador físico e MST como médico, tinha ainda no banco de reservas 5. Edmilson, 7. Ronaldinho, 19. Elton, 21. Rodrigo Pimpão e 33. Ramon
O Vasco não admite publicamente, mas já jogou a toalha. Precisando vencer por 8 gols de diferença para ser campeão, não acredita em um milagre tão grande. Por isso, Antonio Lopes levou a campo o time reserva, com o ataque titular. Seu único objetivo neste jogo, além de brindar os torcedores com um bom futebol, era dar a Edmundo a artilharia do torneio.

O Vasco foi a campo com 22. Márcio; 18. Thiago Maciel, 5. Nasa, 14. Rogério Pinheiro (c), 6. Gilberto; 19. Beto, 11. Siston, 28. Allan Delon, 15. Dominguez; 10. Edmundo, 13. Donizete. A equipe treinada por Antônio Lopes e tendo William como auxiliar, contava ainda no banco com 1. Carlos Germano, 2. Maricá, 3. Tinho, 4. Mauro Galvão, 7. Léo Lima, 8. Marcelinho, 9. Marques, 12. Bruno Lazaroni, 17. Alex Alves, 20. Petkovic

IMPERATRIZ 4x3 VASCO

Com estas cartas na mesa, o jogo se iniciou. O Imperatriz armou boa jogada na saída de bola, tocando com inteligência até Rivaldo receber na entrada da área. Mas Márcio saiu e abafou rapidamente. No contra ataque, Nasa despachou para Beto no meio e o camisa 19 tocou a Dominguez. O camisa 15 deu ótimo passe na esquerda para Donizete, que avançou em velocidade e chutou cruzado, sem chances para Charlie Brown, fazendo Vasco 1x0 logo a um minuto.

O empate do Imperatriz não demorou a sair. Logo na saída de bola, aos 2, a equipe armou nova linda jogada coletiva. Rivaldo fez um 'toca y me voy' com Juninho, recebeu na frente, mas recuou o jogo. Ronaldo procurou Roberto Carlos mais atrás e o camisa 6 saiu da ponta para o meio, avançando. A marcação correu para cercá-lo, mas Roberto Carlos abriu na esquerda, para Rivaldo. O camisa 10 recebeu próximo à entrada da área, sem marcação e com ângulo mais aberto. O chute foi perfeito e venceu Márcio, para deixar tudo igual: Imperatriz 1x1.

Mas o Vasco não queria perder a taça sem oferecer resistência. Na saída de bola, uma figura 8 clássica foi armada entre Siston, Dominguez e Gilberto. A jogada confundiu a marcação adversária e o passe de Gilberto, da esquerda, para Siston, na direita, encontrou o camisa 11 livre. Siston girou o corpo para chutar de pé esquerdo e apanhou Charlie Brown no contrapé: Vasco 2x1.

A partir daí, o jogo ganhou em emoção. O Imperatriz criava boas jogadas, principalmente com Juninho e Rivaldo, enquanto o Vasco saía em contra ataques. Aos 6 minutos, Rogério Pinheiro desarmou Denilson e se lançou ao ataque, tabelando com Allan Delon e buscando o passe para Donizete. Kleberson roubou a bola, mas se atrapalhou e acabou mandando para lateral. Edmundo repôs para Rogério Pinheiro, que invadiu a área sem oposição e tocou na saída de Charlie Brown, fazendo Vasco 3x1.

O Imperatriz não queria comemorar um título com uma derrota. Por isso, no intervalo, Dircys tirou Kleberson e Rivaldo e colocou Edmilson e Ronaldinho. Embora Rivaldo fosse o melhor do time, a ideia era testar Ronaldinho na posição de enganche. Já Edmilson entraria na volância, no lugar de alguém que não estava tão bem. Já no Vasco, Antonio Lopes tirou Thiago Maciel e Donizete e colocou Maricá e Marques.

As mudanças de Dircys foram acertadas e, com isso, o Imperatriz ganhou terreno. Bem postado, o time de Niterói não deixava o Vasco trançar jogadas de contra ataque e ainda partia ordenado para o campo do adversário. Assim, conseguiu descontar logo aos 2 minutos. Edmilson desarmou Marques e tocou a Cafu na direita. O camisa 2 procurou Ronaldinho no meio, que tocou a Romário na ponta. Contrariando os ensinamentos de Euller, o camisa 11 não cortou para dentro quando Gilberto apareceu para marcá-lo. Ao contrário, deu um drible para fora e avançou pela ponta, invadindo a área e chutando cruzado para vencer Márcio e fazer Imperatriz 2x3. Tal qual no jogo de ida, Romário não comemorou o gol contra o ex clube.

O Vasco cozinhava o jogo, contente com a vitória, enquanto o Imperatriz tentava empatar. A partida foi assim, com os dois goleiros fazendo defesas e a trave salvando quando possível. Esta situação durou até os 9 minutos, quando uma bola isolada encontrou Marques livre. O camisa 9 avançou, invadiu a área e foi derrubado por Charlie Brown. Edmundo pegou a bola para cobrar o pênalti e encostar em Roberto Carlos na disputa pela artilharia. Mas a cobrança, no canto esquerdo, encontrou as mãos de Charlie Brown, que fez uma defesa espetacular e embalou de vez a equipe. Roberto Carlos pegou o rebote e tocou a Edmilson no meio, enquanto começava a correr pela ponta. Edmilson procurou Ronaldinho, que tentou abrir a Romário na direita. A defesa do Vasco bloqueou os avanços do camisa 11, que voltou a Juninho no meio. O camisa 19 procurou Ronaldo na esquerda e o camisa 9 avançou, atraindo a marcação. Quando ficou sem opções, deu um lindo passe na esquerda, onde Roberto Carlos apareceu, ainda em sua correria. O camisa 6 chutou forte e de primeira e venceu Márcio, empatando o jogo no último minuto: Imperatriz 3x3.

Mas ainda faltava a cereja do bolo. O Vasco tentou desempatar na saída, mas o Imperatriz bloqueou bem, com Edmilson impedindo o 'toca y me voy' de Dominguez para Siston e, depois, desarmando Allan Delon. O camisa 5 do Imperatriz tocou a Ronaldo, que deu mais atrás para Denilson. O camisa 17 inverteu para Juninho e, com isso, foi abrindo o campo, pois os vascaínos corriam para tentar roubar a bola. De lá pra cá, o Imperatriz foi jogando, até Romário receber na ponta e dar um passe para o meio. Quem recebeu ali, livre de marcação, foi Ronaldinho. O camisa 7 avançou e, da meia lua, chutou colocado e venceu Márcio, saindo em disparada na comemoração do título: Imperatriz 4x3.

IMPERATRIZ CAMPEÃO DA COPA RIO 2018

A capacidade do treinador Dircys de perceber rapidamente os defeitos da equipe e corrigi-los mostra o verdadeiro sentimento que faz um time ser campeão. O Imperatriz mudou o esquema tático durante a Copa Rio, ganhou força na defesa e ainda melhorou a chegada ao ataque. Outra excelente iniciativa foi chamar Euller para ajudar Romário em sua nova posição na ponta direita. Desde a chegada do antigo camisa 7, Romário marcou dois gols em dois jogos. Fora isso, o poder de superação de alguns jogadores, criticados na Copa 3 Corações, mostra que o Imperatriz finalmente começa a pegar o ritmo de jogar com uma equipe fechada e, classificado para a Supercopa no final do ano, pode muito bem alçar voos mais altos.

ARTILHARIA

Roberto Carlos se superou, aparecendo de surpresa na ponta esquerda para desferir potentes chutes, que levaram a equipe à final e, depois, lhes deu o título. Com 5 gols, Roberto Carlos leva para o Imperatriz o prêmio de artilheiro.

O vice presidente da FIFUBO, Ruben Paz, parabeniza Roberto Carlos pela artilharia da Copa Rio.
"Eu entendo a posição do torcedor, que esperava já a conquista da Copa 3 Corações. Mas nós estamos nos entrosando ainda, tentando absorver as ideias de um treinador e, além disso, conhecer a posição dos companheiros em campo. Fico feliz pelo prêmio de artilheiro, mas mais feliz ainda pelo reconhecimento do torcedor" - Roberto Carlos, após ser anunciado como artilheiro do campeonato.
Jogadores e comissão técnica do Vasco posam após receberem a medalha de prata
O Vasco jogou a Copa Rio desde o início em ritmo de treino. Não se sabe ao certo se foi a ressaca da Copa 3 Corações ou desinteresse, mas a equipe não se esforçou como alguém que queria vencer. Antonio Lopes, no entanto, deu um panorama diferente: "Nos esforçamos como deu. Demos movimentação a todos os jogadores, mas era muito difícil reverter a situação do primeiro jogo. Parabéns ao Imperatriz, que conseguiu aquele resultado fantástico e, por isso, pôde comemorar o título".

O presidente da FIFUBO, Batistuta, entrega o troféu da Copa Rio ao capitão do Imperatriz,Cafu
O Imperatriz, realmente, abriu a vantagem que lhes garantiu o título no primeiro jogo. Mas, ao lado do Bangu, foi quem quis jogar esta competição. Tanto o Vasco quanto o CROL pareciam cumprir mera formalidade. Assim, o Imperatriz celebra a competição que lhes escapou no ano passado e foi justamente o motivo que rendeu a renovação da equipe.

Jogadores e comissão técnica do Imperatriz posam com o troféu da Copa Rio 2018
"É uma sensação fantástica. Depois de mais de 15 anos jogando com botões argolados, o Imperatriz mudou o esquema e, hoje, conquista seu primeiro título na Era Fechada. A diretoria percebeu rapidamente e investiu pesado; nós identificamos os problemas da equipe e corrigimos tudo, com muito treino. Assim, fica fácil conquistar um título..." - Dircys, treinador do Imperatriz.
NOTAS RÁPIDAS

  • O Imperatriz é a primeira equipe a se classificar para a Supercopa FIFUBO, em dezembro. Os outros participantes sairão dos Torneios Apertura e Clausura e da Copa Olé.
  • O próximo torneio da FIFUBO é um torneio amistoso entre seleções, a Copa Stanley Rous. Os confrontos foram decididos por sorteio na sede da FIFUBO, na tarde deste domingo. As semifinais serão disputadas em jogo único. Os jogos são os seguintes: Inglaterra x Argentina e França x Brasil. Os vencedores se enfrentam, também em jogo único, na final.
  • Argentina e Japão fizeram, após a final da Copa Rio, um amistoso entre as duas únicas seleções que ainda não venceram na FIFUBO. Os japoneses se saíram melhor e venceram por 3x2, após estarem perdendo por 2x0. Conca e Messi abriram para os sulamericanos, mas Tsubasa e Hyuga (2) viraram para os japoneses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!